Cotidiano > Animação da FAB mostra alarmes e manobras do avião da Voepass antes de queda em SP Voltar

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  1. Joao Pinheiro

    Complementando meu comentário, o Auto Pilot desse avião só compreende altitude e rumo (proa). Nesse modelo, a velocidade não pode ser plotada, deve ser sempre controlada manualmente, pelos pilotos, através dos acionadores no console central durante todo o voo. Como a velocidade é um aspecto fundamental de todo voo, nesse modelo, ela deveria ter sido acompanhada com muita atenção, principalmente numa condição conhecida de risco de formação de gelo. Por que não foi é o que deverá ser descoberto.

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  2. Daniel Mozena

    Qual o diálogo da chamada da comissária com a cabine? Acho um detalhe importante.

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  3. FRANCISCO ROBERTO ANDRADE DE AGUIAR

    Só não entendi uma coisa! Como um avião começa a cair e a gente ver pelas imagens caseiras feitas por celulares que ele demora um tempo até colidir com o solo e não há registros de gritos, falas dos pilotos em sentido de lutarem para o avião não cair ... da a impressão que o avião parou de ter comando e os mesmos soltaram e deixaram cair .... muito estranho isso ... pelo tempo que demorou a cair nenhum grito ou pedido de socorro dos tripulantes... tá estranho isso aí... é necessário ir a fundo

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  4. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Tudo muito estranho. Diversos avisos de gelo aparentemente ignorados, e agora um aviso de condições de voo degradadas, o que é algo muito sério, também ignorados. Tanto que depois do aviso os pilotos se comunicaram normalmente com a Torre. E durante a queda nenhuma palavra ou mesmo gritos trocados entre a tripulação? Será que esses não foram atacados na cabine ?

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  5. Joao Pinheiro

    Sempre muito abaixo dos 275 kts, que é a velocidade indicada como Average Cruise Speed para essa aeronave. Como ambos os motores estavam, o tempo todo, a 82% de RPM, tecnicamente, a aeronave já estava lutando contra o stoll havia muitos minutos. Instantes antes da perda de controle, a velocidade do avião era de apenas 35 kts acima da velocidade critica para stoll (135 kts). Parece que o gelo sobre as asas foi o elemento final. Por que os pilotos não notaram isso é o que precisa ser descoberto.

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  6. Bruno Miguel Avelar

    Pelo que entendi das gravações, o piloto e copiloto não deram a devida atenção para o gelo formado nas asas ao desligarem sempre o sistema e não religarem para evitar o acúmulo excessivo de gelo. Não posso afirmar, mas provavelmente foi por erro humano em não dar a devida atenção aos sinais que eram visuais e sonoros dentro e fora da aeronave.

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  7. Newton Jose De Oliveira Neves

    Ficou claro que além da falha do equipamento de degelo, houve falha e completo despreparo dos pilotos que, simplesmente, ignoraram os sucessivos alertas de stoll!!!

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  8. LUIZ RODRIGO PIOLA BRANDT

    Olhei diversas vezes a simulação publicada pelo CENIPA, a única coisa relevante que observei foi que a tripulação pouco antes da perda de controle, mesmo que a reportagem mencione que as 13h20min05s O AIRFRAME DE-ICING é ligado pela terceira vez, nos momentos finais da aproximação o sistema estava desligado e a velocidade continuava abaixo do recomendado... Ainda há muito que apurar.

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