Juliano Spyer > Decodificando o Evangelho segundo Pablo Marçal Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Edson Muniz de Araujo

    Jesus chegou montado num burro,já a nova direita chegou montada num monte...

    Responda
  2. WALTER MORAIS JUNIOR

    Fiquei com a impressão que o texto nem chegou à metade.

    Responda
  3. Nicola Bartolomeu

    Primeiro, que não um fiel de joelhos que eu imagino quando um neopentecostal, eu imagino os vários que eu conheço, negacionistas científicos que não sabem o que significam as palavras repetidas de seus pastores de ares metrosexuais e moralistas. Segundo, que sim, o Marçal admite publicamente absurdos e utiliza táticas igrejeiras para criar um séquito de fanáticos, que honra, né?

    Responda
  4. Leonardo Trindade

    Já dizia Jesus: quer peixe? Aprende a pescar, vagabundo.

    Responda
  5. ZENON LOTUFO JUNIOR

    Boa análise do Juliano. Toca em uma das funcionalidades do "Cristianismo Bom Brill: a religião de 1001 utilidades". Tanto mais prático e útil quanto mais distante da mensagem de Jesus.

    Responda
  6. Valter Luiz Peluque

    Caro Juliano, não sei se o problema dos seguidores de Marçal é videira ou se é de cegueira mesmo. Se cristão combate o comunismo, provavelmente desconhecem o que seja cristianismo. Tem uma parte de pessoas que frequentam religião e pensam que é o conservadorismo moralista que vai salvar suas almas. Enquanto isso, gente inescrupulosa explora tal ignorância.

    Responda
  7. José Cardoso

    "E o nível da perseguição corresponde à prosperidade que você vai alcançar..." O Brizola, que teve influência de um pastor protestante na infância, dizia: quando mais nos batem, mais crescemos.

    Responda
  8. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Pequenas Igrejas, Grandes Negócios

    Responda
  9. Antonio Ferreira de Castilho

    Pa$$$tores ricos, rebanhos pobres!

    Responda
  10. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Se deixa enganar quem quer.

    Responda
    1. Antonio Carlos Cunha

      Mas o universo de gente que quer ser enganada é imenso. É só ver o número de seguidores de certos "influenciadores", mesmo presos.

  11. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Isso me lembrou uma experiência pessual: um dia na rua um sujeito, que me ajdava pegar um ônibus pergundo: "vida difícil sendo cego não?" "Bem, não é fácil. Mas trabalho no tribunal de Justiça, faço mestrado, sou casado, tenho uma filha" "O senhor é evangélico?" "Não." "Porque Deus tem abençoado sua vida."

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Desculpe-me não ter visto a resposta, Vanderlei. É o segundo, tá correto. Agora preciso lê-lo! Hahahahah!

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      não entendi o teu e-mail: é benassi ponto ou seria: genassi.fsp@gmail.com?

    3. Marcos Benassi

      Vanderlei, caríssimo, escreva pra benassi ponto fsp em gmail, por favor, pra que não percamos o contato quando eu não puder comentar aqui, ok? Tô vazando. Mas sem nenhuma pressa.

    4. Marcos Benassi

      Todo esse seu fantástico histórico, Vanderlei, diz-me somente uma coisa: Deus distribui suas generosidades sem o critério da fé, dos salamaleques, do respeito às minúcias da Bíblia e da guiança dos pastores, sejam honestos ou pppiicaretas. Eu diria, como a professora Kudi Ampola, do deliciosamente subversivo desenho animado "Fudêncio e seus amigos": Ponto Positivo pro Senhor! Hahahahah!

  12. Fabiana Menezes

    Decodificou bem: falso profeta conhece a “essência” do repertório se apropriou e seguiu

    Responda
  13. Marcos Benassi

    Sei lá se os colegas que já deixaram suas impressões aqui embaixo voltarão ao texto; enfim, tento: eu os convidaria a uma nova leitura do artigo do Juliano. Reconheço que não há aqui nenhuma proposta de combate à evângelo-pppiicaretagem, mas há boas chaves de análise. Usá-las pro debate acerca das formas de desconstrução do evangelicalismo que não presta, seria muitíssimo bom. Também eu estou de saco cheio das repercussões sociais e políticas dessas igrejas que propagam ideias de Herda, mas...

    Responda
  14. Marcos Benassi

    Hahahahah, Juliano, delícia de título. Eu, marvado, escreveria "A Exegese de São Paulo Marçial", mas reconheço que de minha boca escorre o veneno da víbora do Paraíso. Entretanto, ao texto: precioso, meu caro, e quem fica lhe dando pauladas é uma bbbeesta que perde a chance intelectual da exegese político-comportamental. Por espremido, só um ponto, prosperidade: se o fiel tivesse suacapacidade de análise estimulada, veria que em Lula 1e2 melhorou mais do que em toda sua vida pregressa na igreja.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, caríssimo Vanderlei, Poi Zé. Eu concordo com o sujeito que te ajudou no buzão: oh, homem abençoado! E nem precisou ir na igreja, óia que beleza?

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Marcão: quando eu falo pros antipetistas de direita e de esquerda, que cego e tudo no governo Lula eu escolhi onde trabalhar, passando em quatro concursos públicos eles e elas ficam desesperados.

    3. Marcos Benassi

      Opa, necessário especificar: *o fiel pobre/médio*. O fiel rico e aqueles poucos que enriqueceram, não são esse grupo: são justamente o grupo que é, matreiramente, usado como exemplo daquilo que eventualmente ocorreria através da fé. O que, pela mera observação sem qualquer instrumental pode ser desmentido: são exceção absoluta, a maioria é pobretalha.

  15. Cleomar Ribeiro

    ... Troféu Passa pano para insurrecionistas-conspiradores nazis-fascis pró-chaos: Ganhadores da semana - Spyer e Da Fonseca!!! Perdedores- Juca Knofury poe sua delação premiada e rendimcao por ter confessado no YouTube que fortaleceu operadores bet schams e agora se diz arrependido depois que ganhou o dinheiro; e Ronaldo Fenômeno, igual Motivo, parece que o cafú dividirá o premio, aguardem, pessoal, o VAR revelerá tudo, a ver!!!

    Responda
  16. Rives Passos

    Texto muito superficial. Até parece matéria paga para fazer apologia ao sujeito e sua doutrina picareta. Sim, conforme o Apocalipse aparecerão muitos falsos profetas e muitos o seguirão. Em dois mil e dezoito surgiu um "Messias" e deixou setecentos e cinco mil m. Sei que o Apocalipse é uma leitura de sabedoria, para uns. Mera invenção, para outros. Mas, nesse caso parece perfeitamente aplicável, hoje, como tem sido desde sempre.

    Responda
  17. Victor Ivar van Halst

    Aplicar golpes financeiros e enganar ingênuos com cursos caros e vazios são os fatores que realmente escravizam o pobre a sua condição de dependência.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô Vanderlei, você é muito marvado, compadre: falar isso para uma espírita repleta de fé, quando está repleta de aflição é coisa de quem está repleto de fel! Hahahahah! Certa vez, tentando consolar uma vizinha de banco de sala de embarque, falei "poxa, se tiver um acidente no voo é muito melhor do que se fosse ônibus: se cairmos, pronto, acabou, não tem nem a remota chance de ficar entrevado na cama". Putz, a mulher ficou uma pilha, numa tremedeira... Arrependido, nunca mais tentei consolar nin

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Isso é verdade. O problema é que as pessoas são tão carentes e tem tão pouca perspectiva, que se agarram a qualquer coisa. Quando zouo minha companheira aqui em casa digo: O univrso é um caos, nada nos salvará. A única certeza é a degenerescência,desagregação e desintegração. Deus existe, mas não vai se envolver. Agora imagine dizer isso a quem já está desesperado.

  18. Marcos Medeiros

    Texto supérfluo, sem nenhuma crítica, apenas uma explanação sem nenhuma profundidade. Apenas o óbvio, faltou falar da p/car3tagem do sujeito.

    Responda
  19. Rodrigo Flexa

    Coluna criacionista.

    Responda
  20. Victor Henriques

    Cresci numa família de católicos apenas denominados, mas agnósticos na prática, porém numa cidade onde evangélicos hoje devem ser maioria. O que sempre vi nesse meio foi um circo de horrores que me fez tomar ojeriza por religião.

    Responda
  21. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Enfim, resumindo, é um grande circo, se é que o "Circo" pode ser comparado com esse universo de evangélicos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Caro Luiz creio que pode, sim: ambos são universos de gente trabalhadora, que dão um duro do Baralho. Evidente que o circo, seríssimo em sua função, não engabela ninguém: na hora correta, o mágico entra, faz seu espetáculo e vai embora. Em muitas igrejas talvez a maioria, só tem o mágico. Ah, e os palhaços, na platéia.

  22. Felipe Araújo Braga

    O Cristianismo Primitivo era muito mais baseado nos sacramentos, na tradição oral, na fé em Cristo e nos Santos Mártires. A Reforma ressignificou o Cristianismo ao insistir na autoridade das escrituras - que foram escolhidas pela própria Igreja - e na justificação da ética burguesa. O Pentecostalismo atual acolhe pessoas pobres que buscam um sentido e uma comunidade.

    Responda
  23. marcos fernando dauner

    gosto não se discute, mas eu prefiro ser membro de uma denominação com mais de quinhentos anos de história .

    Responda
  24. Edgar Candido Ferreira Candido

    Não é fé pura e simples, é um negócio muito rentável.

    Responda
  25. Marcelo Soares da Silva

    Não é célula, é pirâmide

    Responda
  26. Rafael Moraes

    Quando essas igrejas irão assumir que não seguem o Cristo? Não são cristão, só falam de antigo testamento e parece que não nasceu o Salvador. Fariseus?

    Responda
  27. Maria Aparecida Saraiva Magalhães de Sousa

    Cada uma...

    Responda
  28. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Que o moderador me perdoe. Só falta a f.. a

    Responda
  29. Felipe Araújo Braga

    Eu estudei História e tenho certa dificuldade de entender o Pentecostalismo, porque para mim o Cristianismo fundado por Jesus e praticado nos primeiros séculos é mais próximo das igrejas históricas como a Católica, Ortodoxa e etc. Essas igrejas fast food me parecem mais um produto do nosso tempo: combinam mídias, coach e manipulação. E sinto pena desses pobres que vão em igrejas evangélicas que acham que serão grandes empresarios!

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      cristianismo primitivo ? A Reforma foi um movimento de base econômica na qual a burguesia alemã não concordava mais em pagar as mega edificações em Roma .

    2. Felipe Araújo Braga

      Nelson, você se acha historiador né? As igrejas nascidas da reforma não têm semelhança com o cristianismo primitivo.

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Acredito q cada um na sua praia, os dois têm razão. Já volto. Ou não rsrsrsrs

    4. Nelson Santos

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  30. Cleomar Ribeiro

    ... todos os operadores pró-chaos se defendem até o céu desabar em suas cabeças! Quando o céu desaba eles se canibalizam e jogam a ossada fora e seguem no processo no chaos de pegar e puxar ouro e empurrar a população para suas gaiolas!!!...Sao ladroes ladroes-honestos!!!... No

    Responda
  31. Maria Lopes

    Comecei a ler esta coluna porque prometia ser seria, baseada em pesquisa acadêmica. Hoje, mais que nunca, revela sectarismo e desonestidade intelectual grave. Nem uma palavra sobre os crimes dessa figura nefasta, a lavagem cerebral lucrativa, a exploração, as denúncias e processos legais. O cristianismo dr araque. Não perderei mais tempo, não há mais fiapo de credibilidade.

    Responda
  32. Marcos Araujo

    Só de pensar que este tipo de gente será maioria no Brasil daqui a poucas décadas já me dá calafrios

    Responda
    1. Nelson Santos

      Pessoas querendo levar vantagem sempre foram maioria nestas bandas. A ideia de que os especiais prosperam é muito arraigada Os especiais já foram fidalgos, os brancos, os amigos do rei, os que cursavam universidade põe terem nascido em famílias ricas o bastante pra pagar cursinho. Na verdade essa é a malandragem. Dizer que se você é comum o coach ensina a ser especial. Muitos acham que igreja evangélica é pra gente burra e aí o discurso de perseguição encaixa como uma luva

  33. Emerson Luis de Moraes

    Esquema de pirâmide + jogo do tigrinho + Bets + Curso de Coach + Teologia da Prosperidade = Brasileiro achando que vai ficar rico milagrosamente.

    Responda
    1. Rafael Moraes

      Capitalismo neoliberal atual, financeirizado e todos nas plataformas da internet, produziu esse movimento.

  34. Celia Moura

    MT 19-21

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Mateus , cap. dezenove, verso vinte e um - sábias palavras .

  35. Joabe Souza

    A única opção para o estado de direito é a defesa inflexível, ortodoxa, da laicidade estatal.

    Responda
  36. marcos fernando dauner

    Essa turma não sabe diferenciar o AT do NT. O fim do mundo está próximo - Apocalipse cap., vinte e cinco, verso quinze . Se mandar essa galera procurar o texto acima, vão encontrá-lo ( lá pelo meio da Bíblia ) .

    Responda
  37. Felipe Vasconcelos

    Importante mencionar que quando um religioso fala em prosperidade, ele não se refere somente à prosperidade financeira, mas em algo mais amplo, que remete à visão deles de felicidade. E igreja em células é quase uma tática de guerrilha, para expansão de sua fé.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Não lembro de ele ter sido entrevistado pelo Faustão, pelo Luciano H, nem pelo Ratinho . .

    2. Felipe Araújo Braga

      Engraçado, Jesus era pobre né?

    3. Geraldo de Oliveira Soares

      É algo quase como uma pirâmide da fé!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.