Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

    É incrível como em pleno terceiro milênio, no que diz respeito aos meandros da relação entre homens e mulheres ainda estamos na pré história. Literalmente lidamos com concepções e comportamentos próprios do homem das cavernas. Não fosse a tecnologia jamais conseguiríamos provar os espancamentos e feminicídios em lugares públicos em plena luz do dia. O âmbito privado fica à mercê das versões. Já passou da hora de nos perguntarmos, porque nada muda? O que precisamos fazer para mudar?

    Responda
  2. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

    O texto da colunista está implícito que as mulheres estão sempre perdendo . Neste caso considero que as suas vidas seguirão normalmente e quem perdeu a sua vida foi o ministro Silvio de Almeida . Do jeito que foi desmoralizado por vários setores parece que foi um estuprador.

    Responda
  3. Rai Giovanni

    Fica muito confusa essa situação dos dilemas da esquerda radi cal, explico: Clamar por Ampla Defesa e Devido Processo Legal para um asse diador que foi denunciado pelas vitimas e ao mesmo tempo pedir pri são imediata para Bolsonaro por "supostamente ter cometido cri me". Fica confuso entender o que eles pensam sobre a aplicação das leis.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe dessa caricatura. Até o bozó ele defendeu aqui. Kkkkk. E caiu direitinho na mentirada do bozó. Repete com a boca cheia. Extrema esquerda. Kkkkkk. O Pobre coitado não existe mais. Tem corpo, mas cérebro e mente estão possuídos. Que vida miserável.

  4. José Cardoso

    Certa a colunista. É impressionante que o ministro dos direitos humanos fosse o assediador geral da república. E que tudo isso fosse conhecido e abafado dentro do governo. Graças ao que ainda temos de liberdade de expressão tudo veio à tona e o cara ficou desempregado.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Perfeito. A liberdade de expressão substituindo o devido processo legal. O paraíso do linchamento virtual.

  5. Luis Nascentes

    Sim, vi a cartilha básica mesmo. A destruição de uma carreira sem a devida investigação e processo legal. Já vimos essa cartilha com a Calabreza, com Neymala (só nessa ele não tinha culpa), com a escola Base e em tantos outros casos.

    Responda
  6. Raymundo de Lima Lima

    Faltou mencionar o papel d organização MeToo e o interesse de seus "parceiros": Febraban /Bancos, Uber, MegaModell Brasil, Conamp. Ou estes "pareceiros" são santos ou anjos da guarda das mulheres assediadas??

    Responda
  7. Rubens Souza

    Segundo a articulista a premissa é que se tratam de casos de assédio e que em algum momento, a ambiguidade cederia à verdade. A falácia está em ignorar a premissa complementar, a de que não eram casos de assédio e mesmo assim gozaram de ambiguidade estabelecendo uma mentira. A autora ainda fala do poder do assediador como o grande trunfo. Uma das mulheres mais poderosas no Brasil foi Zélia Cardoso, primeira e única ministra do poderosíssimo Ministério da Fazenda no governo Collor, anos 1990.

    Responda
  8. Camila Falcão Almeida

    sem muita surpresa a misoginia correndo solta aqui nos comentários, por isso não canso de repetir q ómi cis tem q acabar

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O linch(autocensura) virtual também.

  9. Alberto Melis Bianconi

    Se o processo jornalístico, ideia cunhada pela colunista, equivale e substitui o processo judiciário, então o linch(autocensura) é uma forma legítima de justiça. E bem mais barata! Ou o cancelamento, quando de fato acontece e não é puro mimimi. Desculpem, mas se a ministra Anielle realmente precisa de toda essa proteção corporativa do feminismo, não tem maturidade para ser ministra. O que não impede que outras mulheres a tenham, digo antes que me crucifiquem.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Com base em que estamos falando de uma ministra de Estado, segundo escalão, reporta direto à presidência da Republica e quando se sente ameaçada procura ajuda no Me Too? Isso é coisa de quem é imaturo para o cargo que ocupa. Diz que não queria prejudicar o governo mas implicitamente diz que o governo é tóxico (isso para não ser censurado pela BA da Folha) para mulheres.

    2. Camila Falcão Almeida

      baseado em que vc afirma q a ministra não tem maturidade? sua afirmação soa como puro suco de misoginia

    3. Alberto Melis Bianconi

      E, esqueci de dizer, aqui importa se vem antes o ovo ou a galinha, porque todo processo de justiçamento mobiliza grupos que crescem com o tempo, muito e rapidamente, antes de começar a arrefecer. Como neste caso, a propósito.

  10. Alberto Melis Bianconi

    "E o fato é que já existe, há alguns meses, um processo envolvendo o ex-ministro, levado a cabo por várias mulheres." Sou lento, demorei a entender que o tal processo é uma metáfora... é jornalístico não jurídico. Uma metáfora feita para enganar. Distorcer a linguagem é o começo na tentativa de distorcer a realidade. Esse processo se avoluma com o tempo, então sim é importante saber o que veio antes, como qualquer grupo de lincha odores cresce com o tempo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Ai não pegou... vão apagar.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Acabei repetitivo porque o bot de BA da Folha não sabe se come ou sai de cima.

  11. RODRIGO NAFTAL

    Parabéns pelo texto esclarecedor e didático.

    Responda
  12. Anete Araujo Guedes

    Além de ter utilizado inadequadamente um canal do ministério para se defender, Silvio apegou-se a máxima utilizada pela maioria dos assediadores sexuais. Trata-se de um homem casado, que ama mulher e filha. Um pai de família se encontra acima de qualquer suspeita. As mulheres costumam dar uma interpretação errônea aos gestos carinhosos realizados entre amigos. Esses homens, pobres homens, a experiência evidencia justamente o contrário, o avesso, o que há nas entrelinhas do dito, o não dito.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Anete além de fazer cara feia tem torcida organizada. Perigosa ela!

    2. jose carlos toledo junior

      Coitado do Alberto. Levou uma surra . Kkkkk

    3. Anete Araujo Guedes

      Alberto, você está igual criança esperneando frente às evidências. Sinal que o texto bateu forte. Ou então você está se defendendo. Misoginia na veia!

    4. Alberto Melis Bianconi

      É dentro de casa, eu sei, e daí? Existem maneiras mais eficazes de desopilar o fígado do que ficar jogando acusações a torto e a direito, com ou sem razão. Com certeza você sabe a proporção de pais de família que são tóxicos às mulheres da casa? Seria uma tal maioria que precisamos impedi-los de entrar em casa? Pode chamar homem do que quiser, e a mim também, mas com clareza (em vez de ficar sugerindo). Eu não tenho medo de cara feia.

    5. Anete Araujo Guedes

      No ambiente de trabalho há que se ter um cuidado maior com os pais de família.

    6. Anete Araujo Guedes

      Alberto, é dentro de casa que acontecem, na maioria das vezes, os abusos, os estupros, as violências, realizadas pelos homens de bem, moralistas, casados, pais de família, pastores.

    7. Camila Falcão Almeida

      Alberto, vc é um misógino safa do e tos co

    8. Alberto Melis Bianconi

      E onde foi que ele disse que era santo? Ele está trazendo coisas que acredita falarem a seu favor. Só isso.

    9. Anete Araujo Guedes

      Alberto, ser casado ou pai de família não o torna um santo. Os estupros são, na maioria das vezes, cometidos por homens de bem, pais de família, pastores etc

    10. Alberto Melis Bianconi

      Entendi, um intelectual de maior relevância julgaria irrelevante ser bom pai e bom marido.

    11. Anete Araujo Guedes

      Uma defesa que não corresponde a um intelectual de grande relevância

    12. Alberto Melis Bianconi

      Odioso seria usar o argumento de ser bom pai e bom marido por ser, no caso concreto falso, ou porque ser bom pai e bom marido são coisas irrelevantes?

  13. Giulliano Roman

    A tristeza é ainda maior quando se nota que bastaria o assediador ser branco e de direita para que os atuais defensores da ampla defesa estivessem nas ruas clamando por justiça e pedindo a cabeça do acusado.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe desse. Possuído

    2. Alberto Melis Bianconi

      Muito bem! O sr. Guiliano acredita que somos racistas reversos.

  14. Florentino Fernandes Junior

    Essa sua coluna mostra o quanto as mulheres estao desprotegistas, ate por uma pretensa feminista

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Essa coluna só mostra uma feminista escrevendo o que acha e não demonstrando fatos.

    2. jose carlos toledo junior

      Esse já é um notório pobre coitado que frequenta esse espaço. Um pobre possuído que não existe mais. Tem corpo, mas cérebro e mente pertencem a outro. Hoje ele nem leu a coluna. Que miséria.

  15. Florentino Fernandes Junior

    Posiçao chria de cuidados e rapapés? A ministra anielle mentiria?

    Responda
  16. Florentino Fernandes Junior

    Dona vera, imagine q o acusado fosse o lira ou o malafaia, a senhora rstaria tendo a mesma posiçao?

    Responda
  17. Paulo Jr

    Nesses casos, uma evidência é fundamental. Quando muita gente denuncia o mesmo crime praticado pela mesma pessoa, é impossível imaginar um complô. Infelizmente, até o culpado ser consistentemente acusado, muitas vítimas terão sofrido.

    Responda
    1. Paulo Jr

      Wilson e Raul, seus comentários me deixaram perplexo, mas não sou o dono da verdade. Fica então a hipótese de um imenso complô, envolvendo a ministra Aniele Franco entre diversas outras falsas vítimas, boa parte delas funcionárias de carreira. Pode ser mas, nesse caso, o governo estará envolvido em um problema muitíssimo maior. O tempo dirá.

    2. Wilson Luiz Antonio

      Sr Paulo, O senhor se lembra ou leu sobre o caso Escola de base? E o caso Dani Calabresa? Pense, é de graça.

    3. Raul de Jesus Duarte

      Justamente o contrario, ai sim se imagina um complô.

  18. Claudio Carvalho

    A desastrosa gestão da crise começa com a postagem da primeira-dama, antes mesmo de o presidente Lula ter escutado o ministro. O presidente Lula, que foi vítima de um juiz imparcial, tinha um excelente precedente para afastar o ministro concedendo-lhe o benefício da dúvida e o direito à presunção da inocência. Apurados os fatos e comprovada a culpa, cumpra-se a lei; inverídicos os fatos, como ficaria a situação da ministra Anielle Franco, que a articulista sequer mencionou no texto?

    Responda
    1. Claudio Carvalho

      José Júnior, queira me desculpar. Não tive acesso às várias denúncias, como você. O que sei foi através da imprensa. Como li, aqui na Folha, que o presidente Lula está preocupado com o Sílvio Almeida. O que acho bizarro, inclusive no texto da articulista, é o ex-ministro ser o único a ser responsabilizado, até pela gestão da crise(!!). Isso não se faz. O nome disso é perversão. Tem muita gente pegando carona nessa história, queimando etapas e instrumentalizando o caso para se autopromover.

    2. jose carlos toledo junior

      Amigo, vc nem sabe o que parcial ou imparcial julgando por suas postagens. O que posso dizer é que vc tem a tendência de ser parcial. Foram várias denúncias de diferentes Mulheres em diferentes posições e em diferentes tempos. A situação política do ministro ficou insustentável. Afasta-lo? Esses processos demoram vários anos! O governo acabaria antes da decisão final. Vc segue a cartilha certinho.

    3. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      Digo, "extrema direita".

    4. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      "Extrema esquerda" "interesses do capital". Parece que esses professores marxistas das federais colam esse tipo de asneira no cérebro do pessoal fã do Che que nunca mais se apaga.

    5. Claudio Carvalho

      Prezada Camila, para mim esse é o "X" da questão. Têm vítimas protegidas pelo anonimato (como deve ser) e uma ministra de Estado que solta uma nota genérica. Mas se o ministro for inocente, segundo a colunista, ele já é culpado por não ter feito a gestão da crise corretamente. Não tem saída. É uma lógica totalitária e perversa! Apontamos a imparcialidade de um juiz contra o Lula, condenamos o que fizeram com reitor da UFSC, o Luis Carlos Cancelier (que se matou) e vamos replicar isso?!

    6. Camila Falcão Almeida

      Claudio, boato e fofoca é diferente de uma denúncia formal, que não houve

    7. Claudio Carvalho

      Caro Samuel, este é o argumento do Mee Too, infelizmente replicado pelo presidente. Se formos por essa via, houve prevaricação no governo porque as denúncias estavam circulando há tempos. Me preocupa é o Tribunal da internet. E se ele for inocente?

    8. SAMUEL COSTA NETO

      Vc assina a Folha mas não parece que lê né. Vamos lá o ex Ministro forjou duas notas do Ministério para se defender! Isso é crime. Talvez no afã de culpar alguém vc tenha escorregado

    9. Claudio Carvalho

      Do ponto de vista político tem sido um desastre por jogar ração no pasto da extrema-direita, criar uma falsa polarização, uma vez que os grupos vulneráveis não encontram condições de luta divididos em partículas elementares que brigam entre si. Trocar a Constituição, com as garantias individuais e universais, pelo punitivismo penal, só serve aos interesses do capital.

    10. Claudio Carvalho

      A questão da violência contra as mulheres, a homofobia e a transfobia só pioram e os números estão aí para demonstrar que tem mais gente se beneficiando da pauta identitária do que as próprias vítimas. Faz parte das políticas ESG das corporações, serve de cortina de fumaça ao aumento da desigualdade social e é um excelente caça-likes com engajamento nas redes sociais.

  19. Flávio Sasso

    Assedio, inclusive, para se defender .

    Responda
  20. Rocia Oliveira

    Muito correto

    Responda
  21. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

    A turminha do amor é pura. O amor venceu . É um absurdo essas acusações.

    Responda
    1. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      Não. É porque fica difícil fugir da realidade. Isso incomoda muito?

    2. Wilson Luiz Antonio

      Tão repetitivos. Falta imaginação?

  22. Larissa Alves da Silva

    Análise impecável. A postura do ex ministro foi extremamente violenta.

    Responda
  23. Carlos Oliveira

    Perfeita a matéria. Desqualificar as denunciantes, usar o cargo de ministro para defesa própria, questionar não haver materialidade dos fatos e contar com uma rede própria de apoio na sua defesa são ações próprias de quem desvaloriza as vítimas sob a bandeira da presunção de inocência.

    Responda
    1. Raul de Jesus Duarte

      Vc e a escriba ja condenaram o cara !! Inacreditável !!