Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SERGIO NEVES

    Ninguém aguenta essa política toda polida, não pode isso e nem aquilo, cheia de regras na frente do eleitor com a participação da imprensa, mas que por trás não passam de corruptos, onde todos, sim, todos, defendem os seus interesses. Só o povo não tem como defender aquilo que lhes interessa. Certo ou errado, concordem ou não, Bolsonaro e a lava a jato revelaram algumas coisas por trás dos bastidores que poucos conheciam. Não adianta querer reclamar quando surgir um Bolsonaro ou um Marçal.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      É verdade Frederico, mas só o petrolão que foi o segundo maior esquema de corrupção do mundo paga isso tudo e ainda sobra muitos trocados. Sem falar nos desvios dos fundos de pensão. Os aposentados dos correios estão pagando os desvios até hoje. E vem mais por aí. Agora são os fundos de pensão da Caixa e do BB. Quando o a esquerda e o PT metem a mão não perdem viagem.

    2. Frederico de Souza Cruz

      O que Bolsonaro revelou, além das jóias armas, negócios escusos, ministros corruptos, As grandes negociatas da turma de Guedes, dinheiro no exterior. Lavagem de dinheiro e uma total incompetência para governar. Manipulação da PF, conspiração para o golpe, e a covardia para fugir. A política do clã Bolsonaro nunca foi polida, sempre foi um escracho com muita violência.

  2. Paulo Augusto

    Lamarçal puro !!

    Responda
  3. Anete Araujo Guedes

    A esquerda tem um grande líder, em todos os sentidos. Ele possui um partido, sem ter que alugar um para se eleger. Vem de um passado de lutas, tem história e prestígio.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      É Lula 26 pra essa gente que o odeia aprender a eleger oposição minimamente civilizada.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Anete, concordo com tudo que você disse. Mas não passou da hora de reflexão de onde a Esquerda errou? E continua errando? Onde estão as organizações estudantis? Onde estão as organizações civis? Onde estão os sindicatos, se é que algum dia estiveram além da pluto burocracia sindical? Onde estão as Cebs, as Comunidades Eclesiais de Base que abandonaram o carente povo de Deus aos impios pastores? Onde está a formação nas escolas de cidadãos críticos, sem doutrinação? Está em Bolsonaro e Marçal.

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Anete, concordo com tudo que você disse. Mas não passou da hora de reflexão de onde a Esquerda errou? E continua errando? Onde estão as organizações estudantis? Onde estão as organizações civis? Onde estão os sindicatos, se é que algum dia estiveram além da pluto burocracia sindical? Onde estão as Cebs, as Comunidades Eclesiais de Base que abandonaram o carente povo de Deus aos impospastores? Onde está a formação nas escolas de cidadãos críticos, sem doutrinação? Está em Bolsonaro e Marçal.

    4. Antonio Araújo

      Não adianta insistir em contrário. Lula faz parte dos conchavos da República. Um dos principais.

    5. Anete Araujo Guedes

      Ricardo, trata-se de uma ironia.

    6. Ricardo Knudsen

      Acho q vc quis dizer: “Bozo comprou várias mansões etc”, mas escreveu Lula por engano.

    7. Anete Araujo Guedes

      A extrema direita neofascista se agarra a valores ultraconservadores, ultrapassados e autoritários, por não ter propostas, projetos e ideologias. Agarra-se à pauta de costumes como tábua de salvação. Parte para preceitos sobrenaturais, mistura religião com política, leis constitucionais com dogmas e preceitos religiosos.

    8. Marcos Benassi

      Agora, que temos que lutar junto a uma geração nem tão nova, como Haddad e Boulos, para que consigam assumir cargos eletivos, disso não há a menor dúvida. Existem lideranças de esquerda, sim, apenas não têm o porte eleitoral do Lula. E são em menor número do que as da direita; coisa que, em considerando o estofo dessas lideranças destras, explica em parte o porquê de serem poucas. A direita que tem votos, é horrivelmente bárbara: se é para proliferar como cogumelo venenoso, melhor sermos poucos.

    9. Anete Araujo Guedes

      Maduro fez na Venezuela o que Bolsonaro pretendia fazer aqui. Dar um golpe de Estado, instalar um regime autoritário.

    10. Anete Araujo Guedes

      Lula comprou varias mansões com dinheiro vivo, praticou, durante longos anos, crimes de peculato ou rachadinhas, surrupiou joias valiosas, transportou drogas e joias no avião da FAB, participou de transações suspeitas na compra de vacinas, abriu loja de chocolate, insuflou seus apoiadores a invadir e destruir as sedes dos três poderes, tentou instalar o caos no país, desmantelar o Estado de Direito e dar um golpe de Estado. Etc.

    11. Anete Araujo Guedes

      Os processos contra Lula foram anulados, no STF e em outras instâncias, por falta de provas e outras tantas irregularidades. Trata-se de processos fraudulentos, com desvios de procedimentos legais, com o evidente intuito de retirar Lula da disputa eleitoral, por ele se encontrar em primeiro lugar nas pesquisas, e abrir caminho para um desqualificado se eleger.

    12. SERGIO NEVES

      A desmoralização da lava a jato não elimina os crimes cometidos. Eles aconteceram! Ser inocentado e descondenado pela justiça não quer dizer que eu tenha que fazer o mesmo.

    13. Anete Araujo Guedes

      A Lava Jato foi desmascarada, desmoralizada. Moro e Dallagnol institucionalizaram a corrupção, agiram em prol de seus interesses pessoais, políticos, financeiros, internacionais e de poder.

    14. SERGIO NEVES

      Diferente da esquerda, a direita não se preocupa com líder, pois eles passam, mas com valores. Valores que a esquerda tenta desmerecer, pois ela não tem nenhum. Esquerda e direita deveriam combinar pelo menos naquilo que é comum, mas nem eles conseguem. O país perde com essa oposição que não chega a lugar nenhum.

    15. SERGIO NEVES

      No meio do caminho, se perdeu, virou corrupto, foi condenado em três instâncias e preso. Abandonou o seu apartamento simples no ABC e foi morar em bairro nobre, muito nobre. Sua luta agora, é dar dinheiro para ditaduras e negociatas com empreiteiros. Seu prestígio não lhe permite sair as ruas como antigamente e quando sai, consegue juntar meia dúzia de simpatizantes.

    16. Paulo Augusto

      ...além de ser um estadista.

    17. adenor Dias

      Verdade! Lula pelo menos, não precisa pular de galho em galho para ser presidente, como faz sempre Ciro Gomes por exemplo...

  4. adenor Dias

    É por causa dos simpatizantes de Pablo Marçal e Bolsonaro, que eu não acredito na lisura das urnas eletrônicas. Entendo que se se mostrar extremamente ruis, não tira voto e sim angaria. Ou as urna elegem que já está combinado pelo sistema, ou o povo brasileiro é mal. Ou seja para ganhar voto, não é necessário prometer coisas boas ao eleitor, e sim conclamar guerra ao adversário. Isso não democracia, é guerra pelo poder...

    Responda
  5. MARCIA CIARALLO PESCUMA

    Pablo Marçal é mais um triste capítulo da decadência da política no Brasil. Pior ainda: é mais um triste capítulo da decadência da sociedade brasileira, em termos éticos, morais e cognitivos. Não há absolutamente nada que daí sairá que poderá ser positivo para o país. O Brasil ruma para uma teocracia neopentecostal delinquente?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Infelizmente temos uma colisão do mal muito forte, que se viu no golpe e surgimento do Bolsoguedes. Forças internas, bancos e ogro usando a Folha e grande imprensa, Edir e Malafaia com seus fieis, e interesses geopolíticos americanos com fakes nas ferramentas de Internet de Musk, face, insta, youtube. Parece parte do povo percebeu o engodo, Lula se elegeu, Boulos está em primeiro.

    2. Marcos Benassi

      Não sei se "ruma", cara Márcia, mas temos sido profundamente influenciados por ela/ele, o espírito autocrático delinquente, que se usa da religiosidade para angariar incautos.

    3. adenor Dias

      Positivo!

  6. Maria Irene de Freitas

    A folha quer dar um polimento e um verniz em um sujeito que tem ilicitos criminais em suas costas, tem na essência de sua alma a expertise de manipulação contra velhinhos, contra pessoas ingênuas e ignorantes. Qualquer outro ser humano com as mesmas características emocionais desse candidato seria combatido como nefasto à sociedade, mas aqui é exaltado. Que dias tristes estamos vivendo.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Sinceramente eu não vejo diferença nenhuma entre Marçal e qualquer político. Especificamente, a um presidente condenado em três instâncias. Tanto um quanto o outro, continuam manipulando pessoas ingênuas e ignorantes. Mas assim é a nossa justiça. Já que passou pano pra um, vai ter que passar pano pra todos.

  7. Marcos Benassi

    Joel, admito que minha difícil decisão de interromper um hábito de décadas "de folha" traz-me não poucas vantagens: uma delas, parar de ler bobagens pretensamente reflexivas - ou, muito pior, porcarias escritas especificamente pra alimentar bocós. Se o Marçial incorpora os "(des)valores do movimento", "impossível não pensar" (sic) que seus líderes e seguidores são um bando de selvagens irreflexivos, já que aquilo que há de "liberal" vem acompanhado de barbárie intensa, que legal e destrutiva.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Antônio, calhou de demorar 4dias pra ver... Pena, você não lerá. Mas, nada existe sem vantagens, nenhum DumBão me denunciará. Vá à Herda, uai.

    2. Marcos Benassi

      Maledetta conversão de voz em texto: "que legal", nada. *Ilegal*. Bagúio aflitivo essas descorreções!

    3. Antonio Araújo

      Êitcha que o Farol Moral do Universo está indignado!

  8. Gilberto Rosa

    No fundo, Joel e Marçal são ventrílocos dos mesmos objetivos, manipulação e exploração do povo brasileiro. São 3 colunas na Folha propagando Marçal, nenhuma falando do candidato em primeiro lugar na pesquisa, Boulos, e isto se repete todos os dias. Se for para barrar Boulos, o medo dos bilionários parasitas, até o Pcc serve.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      A preocupação da sinistra é perder a exclusividade nos acordos com os 9cc da vida...

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah, caro Gilberto, o PCC é que nem Bombril, tem mil e uma utilidades... Hahahahah! Não há dúvida de que, no devido tempo, várias outras serão descobertas. Se é que já não foram.

  9. Lucio Flavio Pereira

    Marçal, please, go GO.

    Responda
  10. Rives Passos

    Joelzinho, dessa vez achei interessante seu artigo! Mas, como leitor não posso deixar de fazer algumas observações. 1) a direita, sim, tem valores. Entretanto, os sujeitos do seu artigo são da extrema direita, e, portanto são desprovidos de valores, na essência do termo. Eles, tem sim, violência e preconceito, suportados por um deus que não é O dos evangelhos. E como todo sistema fascista também tem "líder supremo". É justamente a suposta moderação (medo prisão) do B que faz o M crescer.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Então, se a sinistra tem um Líder Supremo, o que é verdade, ela se enquadra no fascyzmo também? Deve, né?

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah, muito bom e divertido. Zorra, muitíssimo mais útil, aliás, do que toda essa franca bobajada do moçoilo articulista, que joga fora a boa educação que papai lhe deu.

    3. Rives Passos

      Selvageria me parece um bom termo para definir a extrema direita. Você tem razão, dita esquerda tem seguido um líder, mas, a extrema direita também. Se bem que entendo o Lula como centro direita, que tenta distribuir um pouco de pão. Lula abandonou a esquerda em mil nov e noventa, pois viu que jamais teria apoio. O Brasil é conservador e Lula também se tornou conservador. Fique bem! (mesmo sabendo que não lerá).

  11. Jaqueline Mendes de Oliveira

    Tipo de notícia que à princípio é boa, só que não. Assistir à decadência do 'imorrível" seria um prazer, não fosse a queda diretamente proporcional à ascensão de um mau caráter com maior potencial para a degradação moral da sociedade. O que pretende o colunista ao atribuir valores positivos ao "mito" da vez e admitir que o que ele normaliza como 'a direita' é um "cão" (aspas minhas) sem dono à mercê da manada imbecilizada e inconsequente?

    Responda
  12. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Tchau bozo.

    Responda
  13. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Resumo: Bozo já era.

    Responda
  14. Ricardo Santos

    Pô, este Joel é saboneteiro do pablito. Não há outra definição, pois falar de um estelionatário que se apresenta ao eleitorado paulistano como um cara de bem é um acinte ao leitor da FSP. Isto é para o leitor ver a quantas anda a índole de alguns pseudo jornalistas, quando tapam os olhos para estelionatários…

    Responda
  15. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Morrendo de rir do chamado mito. Ex mito aliás.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Devo ser uma pessoa má, caro Luiz Roberto: não tenho dó alguma, só regozijo. Embora, infelizmente, não creio que sua queda melhore sequer um grama de nossa conjuntura: depois que abriu a Fossa de Pandora, o Bozo já deu sua inefável e inextinguível contribuição fecal ao país, e seu eventual desaparecimento, morte ou teletransporte para Marte não mudará essa situação.

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Até o caminhão de som do mala, não respeita mais o mito. É de dar pena.

  16. João Castro

    O infame colunista parece não apenas querer transformar a ausência de ideologia em virtude, mas o faz chamando isso de... fidelidade ideólogica! A extrema direita seria assim "fiel" à sua "anti-ideologia" do caos, da sabotagem e da vingança contra o inimigo, e, agora, demonstra isso por meio da fungibilidade de seus caudilhos... E viva Lamarçal, filho bastardo do neopentecostalismo com o coachismo de autoajuda!

    Responda
    1. Antonio Araújo

      É possível defender valores sem estar preso a ideologias. Portanto, a ausência de ideologia não desvirtua, ao contrário, pode até ajudar na moderação da política afastando-a de extremismos.

  17. SERGIO LUIS PETRASSO CORREA

    Spyer e Joel se merecem. Normalizam e promovem uma candidatura claramente aberrante e perigosa para a cidade. Escamoteiam com suas baboseiras e platitudes a real natureza desse candidato. Será que Spyer e Joel sabem o que é associação criminosa, estelionato e roubo de dados bancários? E poderiam demonstrar a real utilidade das tais mentorias , vendidas aos incautos por esse estelionatário a preços que variam de 25 mil a oitenta cinco mil reais ?

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Pablo Borsal era um estelionatário sem fé, até que no Estádio Serra Dourada em Goiânia, disse ele, ouviu a palavra se Deus. Viu a Luz. Agora é um estelionatário com Fé. Aleluia, Senhor!

  18. Daniel Gustavo Coelho Mercer

    Está lotado de discurso "paz e amor" nos comentários. Já que "discurso de ódio" é só do outro lado. Elogios como "fas cistinha" , "vendido", Neo isso, Neo aquilo... Cadê os moderadores do STF para reclamar?

    Responda
  19. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Pior que surgiu uma sofisticação do crime organizado, infiltrando e se misturando ideologia de extrema direita com religião financiado pelo tráfico de drogas e outros tipos de crimes. Uma aliança nefasta e agora com suavização marketeira, a que nível chegamos.

    Responda
  20. ADONAY ANTHONY EVANS

    Joel e Lygia. A cada artigo enregam mais e mais esgoto. Agora Joel resolveu se declarar ao Neo Fascismo em nu frontal. Com as vergonhas despudoradamente à mostra. Antes, ainda tímido, como gato sondando o terreno, emitiu o famigerado Bolsonarismo Moderado. Agora, mais seguro, sem puxão de orelha da direitoria, defende abertamente as virtudes do proto fascismo de Marçal. Inclusive já rifando e enterrando Bolsonaro. Desculpe senhor Joel, mas não encontro outra palavra, senão a palavra nojo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Agradeço pelas risadas do "estelionatário com fé", acima.

    2. Gilberto Rosa

      O problema é que o senhor nojo é a boca do patrão, que não tem coragem, mas tem dinheiro pra pagar quem não tem vergonha de se expor.

    3. Gilberto Rosa

      Poderíamos inclusive fazer um abaixo assinado para o fim da coluna do senhor nojo na Folha :)

    4. Marcos Benassi

      Depois desse fresco (percepção de temperatura e nada mais) e reflexivo comentário, Mestre Adonay, sinto-me dispensado de progredir nas reflexões e irreflexões acerca deste artiguete de Herda. Grato pelo habeas-porcus, a desobrigação da crítica aos pensamentos porcinos. É nóis, valew!

  21. Ernesto Solis

    Toda vez que leio esse Joel me arrependo, um “filosofo” paulista fascis tinha fantasiado de colunista. Suas colunas são igual vomi to de gato, pegajosas e fedidas.

    Responda
    1. Daniel Gustavo Coelho Mercer

      Esse é o discurso paz e amor. "Discurso de ódio" é só outro lado. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  22. luiz caito

    Nunca mais leio Joelzinho, prometo e cumpro

    Responda
  23. Hernandez Piras

    Respeito o colunista, mas nunca ele foi tão esquemático e superficial quanto neste artigo, a começar por resumir a esquerda brasileira ao PT. Mas a maneira complacente como ele analisa fenômeno Marçal, pondo logo de lado os seus aspectos mais duvidosos, inclusive do ponto de vista ético, é um convite àquela mesma cegueira que produz os fascismos e stalinismos que desgraçaram o século passado.

    Responda
  24. Teri Batelli

    O colunista ainda tá na fase de achar Lula "de esquerda" ou algo próximo disso que o valha Oh paciência...

    Responda
  25. José Roberto Pereira

    Não caiam nas mentiras do Joelzinho Bolsoliberalzinho. São dois candidatos do mesmo Partido Militar, ambos foram forçados a ter um Vice Militar. Isso é tática básica, variante do dividir para conquistar. Na melhor das hipóteses tiram Boulos do segundo turno. Na pior das hipóteses unificam a Milicia Carioca (Nunes) com o PCC Paulista (Farçal) e ganham no segundo turno. Pouco importa qual, ambos são fantoches do golpismo organizado e hierarquizado. Resista! No passarán!

    Responda
  26. Gilberto Rosa

    A normalização do fascismo de Bolsonaro e das fake news de Musk por Joel e a Folha, é o que cria o descrédito na política e o surgimento de Marçal, Nikolas e Lira. Nossa bilionária grande imprensa é contra os interesses do povo, representa nossa bilionária elite do atraso, seus donos são bilionários e com seus calunistas amestrados, manipulam notícias públicas com interesses privados.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Não sei o que é pior, a causa Joel, ou a consequência Marçal.

  27. Emerson César de Campos

    Triste é ver um inconsequente dos jardins paulista posando de democrata e republicano. Tu pensas em enga belar quem menino Joel? Apenas os 45 mil da mana da que esteve na paulista né? Sabes quem te manda lembranças? a professora que te colocou no lugar que mereces, Wania Sant’Anna. Ela foi perfeita em afirmar que se assusta (e com razão) ver alguém que não chegou aos 40 anos ainda, ser tão rea cionario. Tome tenência Joelzinho. Assim papai (do céu) não gosta aí aí aí.

    Responda
  28. Edson Marcos Morozini Júnior

    Esses comentários de ocasião são ridículos. Falar que política não se faz com política é muito fraco

    Responda
  29. alan chaves de jesus

    Com todo o respeito ao nosso colunista, falar que a esquerda possui um único líder desde a década de 90 demonstra um grande desconhecimento da História política brasileira ou uma grande ausência de retidão moral para com os fatos.

    Responda
  30. Rodrigo Flexa

    O Joel todo empolgado com o jovem fascista.

    Responda
  31. Giulliano Roman

    Parece que temos um Xeroque Romes trabalhando na Folha…

    Responda
  32. Amarildo Caetano

    Marçal è voto de gente mal informada , ou mau caráter.

    Responda
    1. adenor Dias

      Marçal é voto de gente mal caráter!

    2. Gilberto Rosa

      Mal informada por jagunços da elite, como Joel, não sei o que é pior, a causa Joel ou a consequencia Marçal.

  33. Felippe Mendonça

    Para protestar, é preciso, antes, ter alguma cognição do cenário... Em uma escala, eleitores do Tiririca estão acima

    Responda
  34. Ricardo Candido de Araujo

    Marçal é prova de que Umberto Eco estava certo, só não se imaginava que eram tantos.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      São muitos. E só ver quem está na presidência do Brasil para ter a dimensão. Um líder substituindo o outro.

    2. Felippe Mendonça

      Pior que essa referência já é para poucos... Tinha um ralinho no fundo do poço e chegamos nele

  35. Sergio Moraes

    O oráculo do bolsonarismo moderado se manifesta mais uma vez. Num jornal sério você não passaria na calçada. Na Folha, tem coluna. Segue o jogo.

    Responda
  36. Cleomar Ribeiro

    ... os obreiros das igrejas de Da Fonseca e de Spyer estão com votos combinados, aparte agora e se juntarãonno Segundo turno!... Corrida de longo percurso cansam-se todos os adversários e os nazis-fascis se revezam na corrida e no sprint final eles entram juntos em disparada... O que nos faltam para confrontar Estes nazis-fascis é nossa União, entre nós!... Eles deitando e rolando de rir na nossa cara!!!... Eles estão pegando e puxando ouro e empurrando a população para suas gaiolas sem parar...

    Responda
  37. Cleomar Ribeiro

    ... o Da Fonseca e o Spyer Sao os ganhadores da semana, por uma mais semana ganhadores da semana! Invictus por semanas desde que entraram no circuito dos ' jabás' de Folha!!!... A Folha tá que ganha o dinheiro destes insurrecionistas-conspiradores e traidores de Estado! Tem-se que drenar as asas Destes associados com a rede pentecostal-global nazis-fascis!!!

    Responda
  38. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    "Marçal não é mero 'voto de protesto', como Tiririca foi no passado". Sem dúvida que não. Já conquistou até o Joel. Votinho certo na urna, Marçal; pode contar.

    Responda
  39. julio alves

    Havia tempo que eu não gastava meu tempo com Joelzinho. Gente! O homem tem piorado muito! Não tem limite a sua preferência por essa gente esquisita que surgiu para representar a extrema direita! Já já vai escrever sobre as razões de orar para um pneu!

    Responda
  40. paulo edson

    Minha alegria é poder ter a escolha de NÃO LER a coluna do Joel. Ele é MUITO RUIM. FRACO.

    Responda
  41. Marco Ferreira

    Quando o nobre missivista declara ‘ O mesmo não se pode dizer da esquerda brasileira, que dos anos 90 até hoje tem apenas um e único líder. ‘ fica explicito que quer compara lula com Bolsonaro, isso não é plausível depois da pandemia, fomo liderados por um lunático irresponsável

    Responda
    1. Raul de Jesus Duarte

      E hj somos liderados por um chefe de quadrilha.

  42. Ricardo Knudsen

    Joel tornou-se um dos maiores normalizadores da extrema direita e do neofascismo no país. Bozo, Borçal e Malafeia são de extrema direita, não são de direita. Seguem uma ideologia autoritária e golpista. Bolsonaro não é um Marco Maciel, Borçal não é um Eduardo Magalhães. Os partidos democráticos na França, Alemanha e Portugal se recusam a normalizar a extrema direita e a compor com ela, unindo-se para derrota-la. Aqui, a cannnalhada sequer a chama pelo nome.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      PC, pelo seu critério, nem a KKK é de extrema direita, q sempre foi um grupo focado exclusivamente em ações racistas. Se contentavam em votar na ala extremista do Republicanos e nunca tomar o poder pela força. Em suma, pra vc não existe extrema direita, um belo modo de normaliza-la. Se Adolf ressurgisse aqui com se discurso do início dos anos 30, vc negaria q ele era de extrema direita. E lhe daria a saudação romana.

    2. Ricardo Knudsen

      O bozista Jesus falando pra outros guardarem o ódio ao mesmo tempo em q promove o agressivo caluniador Borçal, condenado por furto tipo, é de fato hilário. Temos um Jesus q apoia o neofascismo e o golpe militar bozista.

    3. Ricardo Knudsen

      PC, nenhum político de extrema direita admite q tentará um golpe qdo está disputando eleições. Adolf mostrou o caminho na Alemanha. Primeiro obtenha o poder pelo voto, depois enfraqueça as instituições democráticas, corrompa as forças armadas e dê o golpe. Foi o q o Bozo e seus seguidores tentaram. O 8 de janeiro não foi violência suficiente pra vc? Botaram bomba em caminhão tanque! A violência não foi maior pq 2 oficiais generais não toparam o golpe. Vcs apoiadores da extrema negam o óbvio.

    4. Ricardo Knudsen

      PC, o lema do Bozo é “Deus, Pátria, Família” o mesmo criado por Mussolini. Bozo antes de se eleger prometeu dar um golpe, fechar o Congresso e executar todos os opositores. Se elegeu, tentou, felizmente falhou. Defende tortura, exalta torturadores, pratica racismo, homofobia e misoginia. Por muito menos do q isso, Le Pen, Salvini, Orban e o partido alemão AfD são classificados como extrema direita, até na FSP. Quem nega a existência da extrema direita no BR é pq a apoia e quer normaliza-la.

    5. Paulo César de Oliveira

      Correção: peço desculpas a TFP. Embora ultraconservadora, a TFP age dentro da lei e, portanto, não pode ser considerada de extrema direita. Esse conceito é para os conservadores que buscam tomar o poder por meio da violência. Eu não conheço ninguém que preencha os requisitos da definição, no Brasil de hoje.

    6. Paulo César de Oliveira

      Ricardo, meu caro, extrema direita é TFP e Ku Klux Klan. O Brasil não tem nenhum político de extrema direita conhecido.

    7. Raul de Jesus Duarte

      Joel falou tudo, guarde seu ódio aguarde a vitória do Marçal, preste atenção, no planeta a direita está aos poucos, ganhando espaço contra essa doença identitária esquerdista.

    8. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      E quando esse beo*cio diz que Marçal tem valor positivo não esconde esse lado sór*dido de normalizar a extrema direita. FSP um dia já foi jornal.

    9. Cassio A Leite dos Santos

      Na mosca, Ricardo. Assino embaixo.

    10. Ricardo Knudsen

      Por óbvio, fosse o colunista um ser humano decente, o título do artigo deveria ser “A extrema direita tem dono”? Alternativamente, poderia ser “ Neofascistas se estranhando?”. Em tempo: a observação de q a esquerda segue líderes e não valores está a altura da mediocridade do colunista.