Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    Que monte de conversas fiadas, coisa de quem não tem argumentos, falar por falar, sim o capitalismo é aplicado na parte ocidental do planeta e tem sim seus defeitos, mas onde existe uma sociedade mais civilizada, na Rússia de Putin? Precisamos levar o assunto mais a sério! OrasilDemocraciaOcidental!

    Responda
  2. José Eduardo de Oliveira

    infelizmente o capitalismo não é só canibal, é onívoro. e também, infelizmente, as fímbrias não passam de sobremesa dos glutões insaciáveis. o que Freud escreveu em 1915, sobre, a desilusão da guerra, vale para a desilusão do capitalismo, e também, para ele, a história do mundo que nossos filhos aprendem na escola é essencialmente uma série de assassinatos. Sim o capitalismo não come nada vivo, mata primeiro, mesmo que não vá comer.

    Responda
  3. José Eduardo de Oliveira

    infelizmente o capitalismo não é só ca-nibal, é onívoro. e também, infelizmente, as fímbrias não passam de sobremesa dos glutões insaciáveis. o que Freud escreveu em 1915, sobre, a desilusão da guerra, vale para a desilusão do capitalismo, e também, para ele, a história do mundo que nossos filhos aprendem na escola é essencialmente uma série de assassinatos. Sim o capitalismo não come nada vivo, mata primeiro, mesmo que não vá comer.

    Responda
  4. Anete Araujo Guedes

    Esse Capitalismo voraz e predador que vem provocando, ao longo dos anos, um desalento, uma descrença, uma desesperança, um desespero dos que passam a não esperar mais nada de governos. Assim surgiram os que pregam a antipolítica, o anti-sistema, a anti-democracia, a destruição de tudo o que está aí, a crença incondicional no sobrenatural, o aparecimento e avanço da extrema direita neofascista, capitaneada por Trump, Milei, Bolsonaro etc e seus seguidores Tarcísio, Nunes, Nikolas, Marçal, etc

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Eita, Dona Rosane, creio que essa é uma dica bibliográfica que nem minha imensa preguiça intelectual atual será capaz de recusar. Não só porque a dica espicaçou o célebro, mas também porque a cara da dona Fraser é ótima: um sorrisão delicioso, cheio de dentes, que estou certo de que fazem valer a expressão mordaz, deve dar excelentes dentadas. Dia desses, comentei em algum artigo aqui que virou pecado Sonhar, o sonho maiúsculo, que leva à mudança que presta. Dona Fraser tá nessa vibe, né?

    Responda