Opinião > Bolsonarismo dá sinal de descompasso com a base Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Discordo só da última frase: "Eles (os populistas) tendem, inexoravelmente, ao desgaste". Ao desgaste ou à ditadura!
O descompasso se dá com pessoas mais esclarecidas que estão percebendo quem é aquele que os enganou profundamente. No episódio das jóias e na fuga das responsabilidades o indivÃduo mostrou quem é.
É o inÃcio do fim.
Aviso para Sam Duart e Mario Vazquez Amaya: seus dias de guerrilheiros/milicianos digitais estão contados
este jornal no domingo após o 7 de setembro deu ampla manchete ao evento da Paulista e notei também que só fez uma notinha do evento oficial em BrasÃlia, cheguem a sua própria conclusão sobre as escolhas polÃticas deste jornal
Diferentemente do exprimido no editorial, o ato do Dia da Independência na Paulista deixou ainda mais claro que a parte a valer significativa do bolsonarismo se caracteriza pela luta em prol do respeito à Carta Magna. O movimento sabe que o ex-presidente governou defendendo sempre a legalidade. No protesto, houve clamores favoráveis ao Estado de Direito e avessos à maior ameaça a ele no Brasil atual: os abusos cometidos pelo ministro Alexandre de Moraes com o apoio da maioria dos membros do STF.
Só não concordo com a comparação do público presente ao evento de São Paulo com o de BrasÃlia. Esta última, por ter a população ligeiramente menor levou, naturalmente, plateia menor. Que tal se compararmos a porcentagem de assistentes tendo como universo a população das cidades em questão?
Para o desespero da Folha de São Paulo, co-patrocinadora e incentivadora do ato bozoloide do sete de setembro, o mesmo foi um fracasso.
Bolsonaro foi o pior presidente que o paÃs teve . Negacionista ,homenageou torturadores , falsificou cartão de vacinas ....
Diante da perseguição ferrenha que vem enfrentando, até que está sobrevivendo muito bem. As próximas urnas vão dar o troco.
O cara que debochou dos que agonizavam com a covid ainda nem foi preso. Que perseguição é essa?. O mais lamentável disso tudo que apesar do fracasso , é saber que ainda tem 45mil pessoas que são da mesma laia desse sujeito.
O Bolsonarismo mostrou no dia 7 que seus dias de gloria estão chegando ao final, acabou, o gado está acordando, nem falar de Malafaia, eu diz ele, Malafaia precisa do Bozo, e Bozo precisa do malafaia juntos eles deram o sinal que a bola murchou, e agora?
MAS ESTE DESCOMPASSO NASCEU JUNTO COM O BOLZONAZISMO em 2018 qdo inexplicavelmente foi eleito para o cargo da PR, a partir do idiota gesto da arminha apontado com o dedo em riste e as duas agressões cometidas no parlamento... o explosivo populismo surgiu sem significância polÃtica ideológica, sem projetos ou planos, foi mais por "culpa do povo eleitor", q estava escondido no armário da reacionária ultradireita negacionista. Esta insinuosa dedução está registrada nos meus cidadãos apontamentos...
O povo não foi comemorar o 7 de setembro porque estava trabalhando, só os baderneiros puderem participar do dia do vira-latas. Atualmente, feriado só existe para quem não faz falta.
Além do Bolsonaro ter diminuÃdo, o editorial da FSP também diminuiu. Foi lá pra baixo com letras miudinhas. O PGR deve aproveitar a ocasião e enjaular o inelegÃvel.
Se o Bolsonarismo está desgastado, o que dizer do Lulismo??? Aliás, vale uma reflexão... O que foi aquela fotos dos representantes dos 03 poderes se abraçando sem a participação do povo??? Isso diz muito sobre a atual situação do paÃs.
Se o procrastinador geral da república não tivesse segurado os inquéritos da PF, o ato de sabado, com certeza estaria ainda menor . Esperar as eleições para enviar o relatório ao STF deu espaço para essa gente fascistóide ocupar nas ruas e nos cargos públicos. Pena o editorial se “esquecer” disso.
Nunca sumirão de minhas retinas cansadas a manchete do dia 08 deste veÃculo afirmando que Bolsonaro teria levado milhares à Paulista. Só agora que circulam imagens aéreas submetidas a método de contagem, mostrando um Setembro esvaziado, é que voltam atrás.
Quando o cenário é de crise ambiental e econômica, com o paÃs literalmente queimando, fica difÃcil engolir retórica vazia e mobilizações que parecem cada vez mais desconectadas da realidade. O frisson por datas comemorativas, camisas amarelas e discursos de quanto pior, melhor, já não ressoa tanto, especialmente quando as urgências do cotidiano — como o impacto das queimadas e a situação econômica — demandam soluções concretas e práticas, não bravatas ou show polÃtico. Tem fogo no quintal!
A Folha abraçou de vez o Marçal. Tudo contra Boulos, o terror dos bilionários parasitas. É um lamarçal só essa Folha.
Mais nocivo que o populismo é o judicialismo da polÃtica
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Falha de SP parece chateada com os 10 mil que se encheram das mentiras do Bozo e não perderam seu tempo indo na Paulista rezar para pneus. Esse jornal a cada dia revela sua preferência por simpatizantes de ditaduras e golpistas, assim como foi em 64. Nada mudou.
O jornal chamou o movimento de boçal. Isso é elogio?
Seria um grande feito os especialistas na área de psicologia, psiquiatria traçarem um perfil daqueles que seguem Malafaia, Bolsonaro, gostaria de ver o resultado de estudo destes.
Esse perfil será fácil de tratar pois querem o bem da sociedade e do paÃs. DifÃcil mesmo será traçar o perfil de fanáticos que idolatram, sonham com e defendem corruptos descondenados. Esses, lamentavelmente, só tentam justificar sua ideologia retrógrada e que, onde foi implantada, só gerou pobreza, miséria e sofrimento para o povo. Esse estudo, sim, se bem sucedido, será indicado ao Prêmio Nobel da psiquiatria masoquista e irracional.
Nem Darwin entederia como a linhagem do bolsonarismo saiu tanto da curva de evolução da inteligência do homo sapiens.
Do jeito que tá, poderia incluir no perfil que ainda confia na Folha.
Dona Folha, tivesse esse jornal mais empenho em promover nosso meeting civico-religioso-miliciano não estarÃamos agora a chorar em editoriais.
Infelizmente o infame populismo não dá mostras de acabar ou mesmo de ser atenuado no Brasil. A influência de Bolsonaro continua forte e a ascensão rápida de Pablo Marçal comprova isso. Lula é um vetusto populista que ainda tem muitos fanáticos seguidores. Nem mesmo o envolvimento de Lula com a corrupção abalou a sua influência sobre os seguidores.
Exatamente. Vê-se que o bozismo é agudo e volátil. Já o lulismo é endêmico. No entanto, ambos são nocivos.
Muito bom, um editorial sóbrio, conciso e técnico. O problema não é ser direita , jogar dentro do jogo democrático é o que importa.
Muuuuu
A Folha, covardemente, insiste em chamar os conservadores que amam o Brasil de bolsonaristas. Um pouco mais de decência e propriedade no trato seria ético. Depois, nem de leve arranha a causa de uma eventual diminuição de manifestantes: a censura imposta pelo conluio governo-STF, a continuidade da mudez do Senado e Congresso frente ao arbÃtrio, o desânimo pelo avanço da ditadura. Verdade, muitos cansaram; outros não. Mas fica a pergunta: onde estão os patriotas que elegerem um corrupto? Onde?
Serra e sua fraca argumentação. Parece que quem banca exército digital e fica atrás de teclados não são exatamente eleitores do Lula. Gabinete do ódio é coisa de bolsonarista propagador de fake news. Esse tal Marcos Serra sempre tentando emplacar uma narrativa invertida. DifÃcil não ter argumentação clara.
Ricardo e Marcos (xará)? Enrolaram, enrolaram e não responderam. Por onde vocês andam? No conforto de suas salas ou quartos só escrevendo aqui no fórum? Por que não vão à s ruas defender seu corrupto de estimação? O difÃcil será encontrá-lo, fora dos cercadinhos com seguranças e claque paga, para apoiá-lo ou ficar esticando polegar e indicador em "L" de ludibriados, não é mesmo. Seria bom agendar esse momento para que não dessem com a cara na porta por ele estar em mais uma viagem de turismo.
Conservador? O pessoal quer tirar direitos civis das populações LGBT, são contra vacinas e fatos cientÃficos, acreditam em pastores e em Criacionismo, querem prendem mulheres que foram abusadas, pedem golpe militar e fechamento das instituições e você chama isso de conservadorismo? Isso é reacionarismo, fascismo. Sem contar que Bolsonaro é terrivelmente corrupto.
Odeiam a música nacional, odeiam os filmes nacionais, sequer conhecem manifestações artÃsticas populares brasileiras, odeiam a diversidade étnica e religiosa nacional, odeiam o sistema polÃtico nacional, odeiam o histórico diplomático nacional, odeiam os povos originários do paÃs... fazem passeata implorando para que um norte-americano interfira diretamente na governança, defendem Trump... patriotas de qual paÃs??
Patriotas que beijam a bandeira americana e israelense. Conservadores que anseiam entregar as praias brasileiras para investidores estrangeiros. Os patriotas que elegeram o corrupto não cobram do presidente que ele entregue de mão beijada nossas riquezas para nenhum paÃs estrangeiro, assim como seu Bozo iluminado desejava fazer. Patriota de verdade zela pelo seu paÃs e não admite interferência de outros paÃs aqui, nem pilhagem do bem público. Não promove quebra quebra do que é do povo. Mané!
Bozista seria mais adequado.
Só ver a turminha de patriotas e gente de bem chirando por aqui já valeu fazer o L.
A briga do bolsonarismo é entre mi li ci anos e PCC, . O Cidadão da famÃlia cristã, conservadora e patriota esta dividida.
Segundo a Folha o problema da extrema direita é a divergência provocada por mais um golpista. Se não fosse esta pequena questão duzentos milhões de brasileiros estariam na Paulista aplaudindo o lider ungido pelo jornal eco.
Vejo diferente. Segundo a FSP são ausências de foco e coerência na base de apoio, bastando qualquer outro surgir bradando hostilidades e impropérios para alterar a dinâmica de convergência. Vê-se que a dita base agrada-se e se deixa atrair por determinada conduta, não por indivÃduos lÃderes.
Pelo dindim e patrimônio da Viúva a Folha topa tudo.
Segundo a Folha o problema da extrema direita é a divergência interna provocada por mais um golpista. Se não fosse esta pequena questão, duzentos milhões de brasileiros estariam na Paulista aplaudindo o lider ungido pelo jornal
Continuando, algum elemento da fossa deve tê-lo escrito.
É apenas a verdade perturbando as paixões. Logo passa.
Esse foi o editorial mais engraçado que já vi. Perderam tempo analisando o estouro de esgoto Está certo que foi na Avenida Paulista.
Esse editorial é um "mea culpa". A Folha está pedindo desculpas por sua pouco eficácia na defesa e promoção do bolsonarismo, de Bolsonaro e, por definição ao golpismo que continua a promover contra a democracia brasileira.
Não é isso, ainda que você deseje que fosse.
Acho engraçado alguns leitores da Folha: ao não concordarem com um posicionamento do jornal, dizem que estão cancelando a assinatura. Rs. Ao mesmo tempo é engraçado também o mal caractismo do jornal: comparar os números de um desfile cÃvico e institucional com a baderna Bolsonaro/Malafaia não tem outro nome. RisÃvel. Nem por isso deixarei de assinar o jornal.
Compara Folha com Icl notÃcias, 3 vezes mais confiável pelo publico em pesquisa da fundamento análise, até a Cristina Serra foi pra lá. Hoje temos opções muito melhores, o pessoal está expandindo fontes.
Um posicionamento do jornal? Atacar o Stf, proteger Lira e TarcÃsio, defender anistia Bolsoguedes, propagar Marçal, defender genocÃdio em Gaza, apoiar privatização fraudulenta, defender Musk, apoiar maior juros do mundo? Folha virou só esgoto. Eu entendo a saÃda de muita gente, eu permaneço porque prefiro denunciar.
Só assinantes podem comentar, ou seja, ...
Eu ia escrever exatamente isso. E acrescento , a folha também da sinais de descompasso em seus ataques liberais ao governo lula
Não acreditei no que li, reli e é verdade: a FSP comparou o ato golpista com a celebração federal da Independência? Inacreditável. Mesmo com todo o esforço em desacreditar a luta diária de Alexandre de Moraes contra essa extrema direita boçal, Bolsonaro é a FSP não conseguiram fazer um ato consistente. Agora sejamos francos: o editorial está bem pior do que foi o ato para os golpistas. Continuamos na luta, companheiros.
Esse editorial não é exatamente contra o bolsonarismo, ele é mais um contra o governo Lula. A folha usa de má fé ao comparar um ato cÃvico formal de um governo legÃtimo, com uma mobilização polÃtica, arranjada por um lÃder mercador da fé, que fez propaganda intensiva e mobilizou seu séquito, que se lhe pagam dÃzimo, porque não iriam a um movimento polÃtico a seu favor? E podem esperar que ombudsman com certeza vai comentar que a folha não cobriu satisfatoriamente o futebol estadunidense.
A sua obsessão com a pulga não lhe permite enxergar o cachorro.
O argumento parte de premissas verdadeiras, mas chega a uma conclusão falsa. Não conbater o bolsonarismo e a extrema direita fortalece o movimento. Não há nada de inexorável na perda de energia da extrema direita. É a luta do movimento democrático e progressista que dia-a-dia enfraquece o autoritarismo obscurantista.
Ótimo. Temos outros meios de comunicação denunciando tudo isto. A pesquisa fundamento análise mostrou a queda da confiabilidade da Folha, menos que Globo e 3 vezes menor que o Icl notÃcias, que recomendo.
Novamente a folha passando pano pra nazifascista! Tentaram e estão tentando destruir a nossa democracia e a Folha passando a mão na cabeça parecendo uma viúva chorando o fracasso do contrabandista e chefe môr miliciano
Uma "multidão fsp de 50.000
Faltou lembrar que o chefe supremo da quadrilha bolsonarista, o tal de Jair, em breve irá se mudar para o lugar onde deveria estar há décadas: a prisão.
Vejo uma certa tristeza nesse editorial escrito por estagiários a mando do patrão! "Foi pouca gente na Paulista, ahhh, mas muito mais que no de BrasÃlia". Que coisa, não? Parece um lamento da Folha ver o gado dividido entre os candidatos ruins e os piores, apoiados pelo bucéfalo. Fica triste pelo tranco que o Ministro Moraes deu na divulgação de notÃcias falsas. Novembro está chegando, e com isso o fim da minha assinatura de mais de 40 anos.
A FSP expõe em manchete o bolsonarismo diariamente, como se querendo alertar o declÃnio da opção polÃtica. PouquÃssimo fala das outras opções, exceto para atacar. Quer TarcÃsio 2026 a todo e qualquer custo. Querem Petrobras e BB para os amigos.
Boa.
Disse tudo, Edu.
Em mais um momento de mediocridade, a Folha traz em seu Editorial uma lástima. Comparar a presença de público em um Ato CÃvico como é o da comemoração da Independência em BrasÃlia com a presença de público em ato na Av Paulista cujas pessoas foram convocadas por um golpista e pior, para atentar contra a democracia propondo a derrubada de um ministro apenas por este não lhe agrada em suas decisões. Lamentavel Folha! Ah! A primeira turma do STF referendou a decisão de Alexandre quanto ao "X".
E por que não comparar, ante o franco e reiterado estÃmulo diário à polarização promovido por bozistas e lulistas.
Não adianta. A folha tem fetiche por atacar o Lula. Não perde uma oportunidade. E quando não tem, cria.
E mesmo porque envelhecemos mais do que já éramos !
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Bolsonarismo dá sinal de descompasso com a base Voltar
Comente este texto