Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Claro que houve despreparo e abordagem de cunho racista e preconceituosa, pois somente os negros foram revistados de forma truculenta e opressiva, os amigos brancos tiveram tratamento bem diferente. Falta treinamento e inteligência na polícia do país, deve discutir a desmilitarização das polícias, pois devem ser mais policiais e menos militares.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Qual foi e despreparo Roberto? O que você propõe de mudanças na abordagem? Porque ela foi racista? Qual treinanamento que faltou? Qual a diferença da abordagem entre uma policia nao militar e policia militar em sua fantasia ?

  2. Severo Pacelli

    A polícia precisa ser treinada para efetuar abordagens. Esse modelo antigo, baseado na época da ditatura (lembram da veraneio vascaína?), então nos quartéis ainda ensinam antigas lições. Precisam usar perícia e inteligência. E precisam respeitar os pobres. Deram azar, atingiu filhos de diplomatas. Se brasileiros, pobres, sairia uma notinha boba nos jornais e um mero processo administrativo de apenas mudar de mesa ou bairro. PM julga PM e rejeitam câmeras nas fardas. Tem sempre angu nesse caroço.

    Responda
  3. Laudgilson Fernandes

    Quando se tem poder e dinheiro tudo se torna claro e transparente. Imagina se o MP do Rio abordasse todos os policias que usassem de truculência contra negro e pobres. Não teria papel para tanta intimação ou denúncia. Hipocrisia total, não que possa haver erros ou não da polícia. mas neste caso, pura hipocrisia

    Responda
  4. Ivo Broeing

    Sou branco, moro em SC, moro em um dos bairros mais valorizados da ilha e ja fui abordado pela policia 9 vezes, nos ultimos 10 anos, não é agradavel ser revistado questionado e checado, mas é o que garante que eu durma sem sequer trancar a porta de minha casa a noite e nunca tenha sido roubado ou vitima de qualqier tipo de crime em 50 anos , e moro em uma capital ! Aqui a policia esta em todos os lugares entra em qualquer lugar e o gaeco e um missel em colocar corrupto em cana!

    Responda
    1. Ivo Broeing

      E os membros da forca policial também tem mãe, pai, filhos, esposas, netos etc que esperam que ele retorne no fim do dia, por isso as abordagens são feitas com armas a pronto uso, ninguém tem escrito na cara que é criminoso ou não, se abordar de forma displicente sem estar preparado a pronta resposta e sem padrão, pagam com a vida rapidamente pois fazem dezenas de abordagens todos os dias. O que se tem que punir são os excessos, e o cidadão tem que ser educado em como proceder em uma abordagem

    2. Ivo Broeing

      Porque devo me envergonhar Alberto, me ilumine? Severo, nascer Branco não garante que você não sofra violência ou preconceito e nem que você tenha uma vida digna ou livre de sofrimentos, ainda que obviamente os negros estejam mais sujeitos e nisso eu concordo plenamente com você, mas é bom sempre lembrar que a única coisa que impede que um criminoso não te roube, moleste tua mulher, filhos e amigos, e ele exite em fazê-lo livremente é a forca policial!

    3. Ivo Broeing

      Claro que a policias muito corru ptas, RJ e praticamente um narco estado que envolve pol icia mili cias e crimi nosos e esta fora de controle, como também os dados mostram que negros tem mais dificuldade que brancos em liberdade provisoria e sofrem mais violência quando presos, defensoria publica também levantou no RJ que 80% dos presos em flagrante eram negros ou pardos entre 17 e 19

    4. Severo Pacelli

      Deu sorte. Nasceu branco. Tem 90% de sair vivo em abordagens. Na próxima encarnação poderá vir negro e o bicho vai pegar.

    5. Alberto Henrique

      ?

    6. Alberto Henrique

      E eu pergunto: Você ficou vermelho de vergonha,quando leu seu comentário. Rsrsrsrsrs

    7. Ivo Broeing

      Sempre após a abordagem o policial sempre comunicou a justificada suspeita pela abordagem e agradeceu de forma respeitosa e educada a colaboração, e sempre achei plausível as justificativas, seja pelas minhas características, seja pelas características do veículo que eu estava e que algum similar tinha praticado algum crime ou furtado na região.

    8. Luiz Carlos Alberto Heyn Filho

      Natural que morando em local com uma enorme predominância de brancos, sejam feitas mais abordagens em brancos, que sã extrema maioria. Porém, em cidades com equilíbrio racial entre brancos e negros, como SP e RJ, diversos estudos mostraram que negros são mais abordados em bairros de classe média alta, onde são minoria.

    9. Ivo Broeing

      E nossa corregedoria é implacavel em limpar das corporações qualquer policial que ultrapassar seus limites

  5. SWITLANA NOWIKOW

    O comentário do leitor é tão racista como a abordagem.

    Responda
    1. Adriana Dias dos Santos

      Concordo que a policia teve uma abordagem errada, racista e descabida.

  6. Paulo César de Oliveira

    Tanta coisa errada acontecendo no Rio - o estado da corrupção endêmica, dentro fora da polícia - e o ministério público denunciando quem está fazendo seu trabalho corretamente. Cinco adolescentes do sexo masculino juntos, sem a companhia de nenhuma mulher, idoso ou criança, são vistos como suspeitos por qualquer polícia no mundo. Seria interessante ver o que aconteceria se a polícia, em protesto, parasse de abordar negros e pardos.

    Responda
    1. CAROLINE DE AZEVEDO MARTINS

      Comentário racista e distorcido. Grupo de adolescentes não é objeto de suspeição em nenhum lugar do mundo. caracteristicamente adolescentes andam em grupos

    2. Paulo César de Oliveira

      Correção: quatro e não cinco