Mercado > IPCA tem deflação de 0,02% em agosto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Resumo do artigo de Leo nardo Vie celi. A notÃcia é boa, mas fiquem tranquilos os rentistas, o ipca com percentual positivo vai voltar.
Engraçado é que o nome do Lula ou PT Não aparece notÃcias positivas, nunca é "culpa" deles, só qdo tem teor negativo, aà sempre é culpa deles
O direito de espernear está garantido nos comentários de alguns leitores. Sabotagem "braba" não está funcionando, Lula está certÃssimo, levando o paÃs para o caminho certo.
Obrigado Campos Neto, Galipolo e toda a diretoria do Copom indicada pelo Lule, que esta votando alinhada com o presidente do BC, ignorando o presidente Lule. Que continue assim até termos capacidade econômica de baixar os juros.
A dor de cotovelo dos bolsonaristas inelegÃveis aspirantes a marçalistas é inescondÃvel.
RidÃculo. É só ir ao supermercado e ver os preços. CombustÃvel teve aumento assim como a energia elétrica e há deflação? Só na cabeça de quem quer declarar que o desgoverno está no caminho certo. E vejam que existe uma projeção da Selic, então........
Tá. Então vamos substituir pesquisas cientÃficas por cálculos _excre _tados por gênios da direita. Afinal vcs conseguiram alimentar o povão pobre com osso fervido durante o infeliz reinado do estrupicio facista
O governo está no caminho certo e eu estou também no caminho certo, desviando, pir exemplo, dos supermercados dos Jardins...
Paulo. Isso é um Ãndice geral dos preços de bens e serviços para o paÃs como um todo. Geral, entenda bem. Obviamente, não significa que na sua cidade também houve deflação, muito menos nos preços bens e serviços que você consome no seu municÃpio. Cada cidade tem o seu custo de vida e seu nÃvel de preços geral. Mais abaixo, explico um pouco sobre essa deflação para o mês passado.
Folha eu não consigo comprar o que eu comprava antes nos supermercados com cem reais. Deflação e o escambau.b
Ora essa, é só ir a supermercados menos elitizados...
IPCA não inclui todos os produtos que você compra.
Muda pra Argentina. La a inflacao de um mes do neo-sagrado Miley, ungido pelo deus mercado, eh maior que a de um ano no Brasil.
Minha nossa!, não é que o Brasil com Lula corre sério risco de dar certo? Atenção: alerta de frustração dos profetas do caos da economia!!! Não é curioso que uma notÃcia dessa não tem lugar destacado na página da FSP?
Agora não tem mais desculpas, o bozominiom do B C vai ter que baixar os juros.
Que matéria confusa. O juro baixou ? Em que banco .Faça uma matéria menos confusa
Caramba. Bozista não se conforma mesmo, com o fato de o governo atual ser muito melhor que o anterior. Eles querem e precisam de más noticias para alimentar seu ódio. Não vai rolar. Aceitem que dói menos. Lula Tetra, e sem anistia.
Se o IPCA, baixou , sobe os juros, se o IPCA subiu, sobe os juros, de o IPCA estacionou, sobe os juros. Olha economia básica, se um paÃs está crescendo, a inflação está baixando ficando no controle, os juros básicos tem quer baixos. Ou seja tem que baixar esses juros.
Para o BC expectativas de inflação são muito importantes para a definição da Selic, mesmo sabendo que são tecnicamente sujeitas a erros, incertezas e imprecisões. Mas o pior é que elas são manipuláveis de acordo com o interesse pessoal dos agentes econômicos. Assim, investidores e rentistas tenderiam a jogar as expectativas pra cima para conseguir um aumento na Selic. Os contra o governo atual idem, viva a Selic alta. E quem vê a inflação controlada e a economia bem quer que a Selic abaixe.
Fatores exógenos: climáticos e sazonais, por exemplo. Por isso o núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia, é o mais adequado para verificar as tendências inflacionária na economia, mais influenciadas por fatores de demanda e, sobretudo, por expectativas de inflação. Esta última também é bastante importante para o BC e sempre está no seu radar na hora de definir a taxa básica de juros.
A economia não é básica como você pensa, Carlos. Se ela opera acima do seu potencial (PIB potencial: oferta agregada) por causa de um grande impulso na demanda agregada, isso causa pressões inflacionárias. O BC faz o seu trabalho para que não haja grande flutuações na economia fazendo com que o PIB observado esteja em linha com o PIB potencial, evitando a escalada nos preços. Além disso, essa deflação foi puxada por alimentos e energia, sujeitos a choques de oferta devido a fatores exógenos.
Já podem baixar o juro!
Na manchete faltou o tradicional Apesar da politica econômica do Lula...
O mercado não acerta uma previsão, mostra que as supostas previsões são baseadas em desejo e não em dados. Agora é baixar os juros para a economia crescer.
Estabilizou só isso sendo que nas minhas compras pelo menos 4 itens tiveram aumento de no mÃnimo 10% Pão de Forma integral, Frango, Azeite
Ora Rai, experimente mudar de Supermercado...
IPCA não é baseado no que sua pessoa compra.
Fatores sazonais
Não coma pão de forma industrializado, são ultraprocessados não fazem bem à saúde.
Pelo visto você gostaria saber qual é a sua inflação de acordo com o que consome. Deixo aqui o site do FGV IBRE na área Sua Inflação, apenas para ter uma noção do quanto variou o preço geral do que você consome levando também em consideração a sua renda mensal.
Azeite importado. Seca na Espamha e Portugal. Pão de forma integral está mais barato. E frango está igual ha bastante tempo. Suas compras são as mesmas q faço, e sou cuidadosa qto à despesas. Então, invente outra.
Não se pode aumentar juros com inflação em queda. É inaceitável até mesmo a manutenção dos valores atuais. Observem a volta que vão dar na população para aumentar a selic? Caô!
A folha surta, surta agora, pro onde ataca , se da mal, defender juros altos pra conter inflação, miô tb... inventa outra.
Ou seja, o boletim Focus, que campos neto usa para manter a Selic nas alturas eh uma farsa! Alguns banqueiros diziam que inflacao iria aumentar e a midia disse que era consenso entre economistas de que juros deveria subir. Tudo tentativa de manipulacao do mercado para garantir retorno alto ao capital improdutivo do rentismo. Pais esta crescendo com inflacao baixa. Isso demanda uma queda da Selic ja!
Desculpe-me por dizer, mas se o Lula não tivesse comprando briga com BC ninguém aqui estaria criticando o trabalho desta autarquia e a sua recém autonomia que introduziu as mesma práticas dos paÃses desenvolvidos. Cansei de explicar aqui que não é o RCN que define a taxa Selic, mas sim o Copom. Porém ainda permeia essa paranoia de que o RCN está contra o atual governo. Com certeza farão o mesmo com GalÃpolo quando perceberem que o Copom sob seu mandat não está cedendo ao presidente da republica.
O BC pode ser uma instituição séria mas é bem possÃvel que algumas de suas decisões estejam sujeitas a vieses oposicionistas de seus diretores e principalmente do seu presidente. Tem também outros vieses como os dos interesses pessoais dos investidores.
Vinicius, os tecnicos do BC sao muito bons. O presidente eh que tem vies ideologico de ultra direita. Alem de nao ajudar no sucesso do atual governo, se puder ele atrapalha, como tem feito varias vezes.
Então é assim, DionÃsio ? O BC faz uma nova pesquisa, o Firmus, para captar as expectativas dos agentes não financeiros e você diz que isso é uma manipulação do BC, uma instituição séria cujos técnicos concursados e nomeados trabalham para publicar pesquisas da sua área de atuação. Você não é nada diferente dos bolsonaristas que dizem que os dados do IBGE são manipulados pelo Pochmann, ridÃculo isso.
Honestamente para mim está mais para estabilidade do que para deflação.
Ninguém aqui fica preocupado com as expectativas de inflação, que podem influenciar a inflação corrente no decorrer do tempo, ainda mais se elas ficam cada vez mais desancoradas da meta. Há uma nova pesquisa do BC, o Firmus, que leva em consideração as expectativas das firmas de todos os setores da economia. A surpresa: as expectativas deles estão maiores que a do Focus, e isso pode influenciar o nÃvel de preços, tendo maiores aumentos no futuro.
Ora, Vinicius, você ainda está usando os textos de macroeconomia que até a Escola de Chicago não sustenta mais?! Pelo menis, vinte anos de,atraso.
Ouço debates e leio economistas tais como: Thomas Piketti, Joseph Stiglitz, Eduardo Moreira, Fernando Haddad. Vc reza pela cartilha neoliberal da Faria Lima. Quer enganar a quem? Economia como ciência exata? Sem viés polÃtico? De quem? Do bolsonarista CN? E ainda se promove como dono da verdade Só vexame.
Sinceramente, não vou mais ficar discutindo com pessoas, como esses logo abaixo, que não têm, pelo menos, uma mÃnima noção de macroeconomia (em especÃfico a atuação dos BCs para evitar grandes flutuações na atividade econômica e garantir um nÃvel de preços estável, sempre perseguindo a meta estabelecida) e vem aqui querer ter razão. Chega. Esse pessoal aà vive em uma bolha mesmo. Se forem para a faculdade, são capazes de contrariar o professor de macroeconomia.
RidÃculo basear os juros não na economia real (investimentos em alta, crescimento da produção, inflação em baixa). Precisa ser muito cÃnico para tentar justificar aumento da Selic pelo "desejo" dos rentistas.
Unicos com expectativa de alta da inflacao sao banqueiros e rentistas, que enriquecem com juros altos. Essa de que ha um outro indice onde sabios com bolas de cristais anteveem inflacao crescente num futuro que ninguem sabe nao passa de tentativa tosca de manipular a opiniao publica.
..graças ao governo do capitão que instituiu a autonomia do BC e o forte apoio ao agronegócio, tem garantido ainda o crescimento da economia e o controle da inflação,e, aliado a um congresso de direita, tem impedido esse desgoverno de perpetrar suas bizarrices econômicas, garantindo certa estabilidade. Esperar o quê de uma cambada que chama o agro de ogronegócio fascista e que toda hora reclama da autonomia do BC...
Ah o delÃrio do Antonia. Só faltou dizer que o Palmeiras tem mundial. rsrs
Não se vexa de conentario tão delrante? Cite uma obra sequer de infraestrutura feita pelo capetão. Não havia investimentos. Obras paradas. Agora há obras por todo Brasil, investimentos na produção só crescem, desemprego o menor da história. Melhor aceitar para não se colocar em ridÃculo tão constrangedor.
Eh o contrario, caro Ari. Apesar da sabotagem posta em pratica pelo BC e pela bancada de direita no congresso, o governo progressista do Brasil encontrou uma forma de driblar a elite do atraso, investir na base da economia, fazendo oferta de produtos e investimentos crescerem, inflacao cair, e numero de empregos com carteira assinada decolar.
Boi boi boi...degetos bovinos, agora, "Marças"
ah, claro. Tudo de bom que acontece hoje é "graças ao capitão", mas o que há de ruim é culpa do "faz o L". Vocês chegam a ser patéticos de tanta despolitização e inveja do melhor presidente possÃvel para esse paÃs. Se prepara que o tetra vem em 26
Qual vai ser a justificativa agora do Copom para aumentar ou manter os juros? Inflação controlada, economia bombando, emprego nas alturas...
Eles nao tem mais justificativa para manter os juros altos. Ou baixam os juros, ou tiram a mascara de que querem manter inflacao baixa e assumem logo que seu unico proposito eh manter juros altos para enriquecer meia duzia de baroes rentistas.
eles nunca vão assumir a verdadeira razão para manterem os juros altos. Nunca!
Outra surpresa... Toda semana sou surpreendido com o noticiário econômico da Folha de São Paulo
A meta anual é 3%. Cumprir a meta significa: flutuar em torno desse valor, às vezes acima, às vezes abaixo, dentro da banda de 1.5 a 4.5. Pois bem: a última vez que a inflação em 12 meses esteve abaixo de 3% foi há exatos 4 anos! A nossa média mensal de inflação em 12 meses flutua em torno de 4.4%, muito acima da meta! É preciso apertar o torniquete dos gastos.
Mais uma vez os economistas erraram as previsões. Que coisa né? Aliás, se a notÃcia fosse de inflação estaria no topo da página, com grande destaque.
Ainda hoje pela manhã li aqui ( já desapareceu) reportagem dizendo que "os economistas baixaram a previsão de inflação de o,4 para zero dois" nessa dizem que é zero um
Muito inteligente em achar que o BC deve cortar o juros por causa de uma deflação de 0,02%, puxado pela alimentação e bebidas mais energia, componentes voláteis, sujeitos a choques de oferta, positivo ou negativo. Se olharmos para o núcleo da inflação, que capta melhor a tendência inflacionária, não houve deflação para agosto, de 0,21%. Em 12 meses o núcleo fica em 3,97% até agosto contra 4,04% em 12 meses até julho, ainda persistente. As expectativas, ainda desancoradas, 3,87% 2025 e 3,72% 2026
Mais tarde um editorial da Folha fazendo malabarismo para dizer como esse dado é preocupante e mais um motivo para aumentar a taxa básica de juros.
O governo está com uma baita sorte!!!
Felipe, se precisar de Gelol manda sei endereço que te envio uma dúzia
Luiz Carlos, vai ficar de mimimi até quando? Acabou, p*** !
Quem tem uma baita sorte são os brasileiros que tem esse governo
Esse mercado financeiro e essa mÃdia de quinta não acerta uma única vez
Os analistas de mercado erraram de novo! Qual a novidade? Trou..xa é quem ainda permite que estes analista administrem seus investimentos com viés ideológico.
Se o juros aumentar, vai ficar claro que juros no Brasil não tem nada a ver com a inflação. É para garantir fluxo de caixa em dólares e manter a festa dos rentistas. Se juros extorsivos fosse bom e se fosse solução, o Brasil já teria um prêmio Nobel de economia.
Enquanto isso, a Argentina comemorando a singela taxa de 4,00 ao mês e, segundo os admiradores da extrema direita, lá é que está tudo uma maravilha. Hipocrisia nivel hard. Bora aumentar os juros pra tirar dinheiro do povo.
Os arautos da calamidade monetária precisarão lustrar as suas bolas de cristal!
Mas no Bolsoverso a inflação está nas alturas; estão sem comer, beber, já não conseguem mais comprar carros, imóveis e nem viajar. A renda deles é o pior da série histórica.; e enfrentam uma hiperinflação. Habitantes do Bolsoverso, duvidam que os Ãndices do Brasil sejam verdadeiros, dizendo que os números são fabricados; mesmo quando o mercado precisa uma inflação de 0%.
André, apenas uma pergunta: você não tem medo das altas expectativas de inflação que claramente podem influenciar a inflação corrente ? se não gosta do Focus e acha tendencioso pegue o Firmus, nova pesquisa do BC que capta as expectativas de inflação das firmas de todos os setores da economia. Segundo essa pesquisa, estão em 4% para 25 e 3,77% para 26. Pegue também a da FGV para o consumidor, as expectativas destes estão em 6,30% em 12 meses.
A deflação é o menos importante da notÃcia; o mais importante é o processo de desaceleração do Ãndice. Você parece ter raiva do governo atual e faz uma análise sem pé e nem cabeça. Bizarro.
Natan, você só esqueceu de dizer que no viver o anterior a deflação foi por conta da pandemia, quando as pessoas perderam seus empregos e tiveram queda de renda; ou seja, pura retração de demanda, completamente diferente do Ãndice medido no mês, que tem um fator sazonal já esperado, o que demonstra uma desaceleração do Ãndice. A inflação continua dentro da meta da banda superior; algo muito bom considerando a tragédia do RS, pleno emprego e o aumento de renda da população.
Compare os Ãndices de inflação acumulada, some isso ao reajuste médio salarial anual e analise a qualidade de vida dos brasileiros, se você me dizer que a inflação não está alta, você está delirando. Variações mensais da inflação não representam a economia de maneira ampla. No governo anterior houve uma grande deflação logo após meses e meses de muita inflação, logo você acha que realmente foi uma "deflação"? Tire o polÃtico da coleira.
Previa*
A meta de inflação é 3,00% e a realizada, mesmo com essa deflação de agosto, está em 4,24% em 12 meses. Portanto, está acima da meta (e ligeiramente abaixo da banda máxima de 4,50%) ou é impressão minha?
"Alta do PIB e desemprego baixo provocarão aumento da inflação, então temos que aumentar os juros", eles disseram. A Faria Lima não acerta uma. IncrÃvel!
Barbaridade! Absurdo! Eh o fim do mundo, editor corra lá falar da Gastanca e prove com sua sabedoria infinita que eh a hora certa de subir os juros.
Como sempre, risÃveis os comentário que já apareceram (e que ainda aparecerão) detonando a Faria Lima, que previu +0,01% contra um realizado de -0,02%. Realmente é uma diferença absurda (sendo irônico, se não ficou claro). Fico pensando em como devem ser perfeitos nas suas próprias profissões os comentaristas que se dão o trabalho de questionar uma diferença dessas...
Nos últimos 2 anos, segundo a Faria Lima, o PIB ia crescer 0,8% em 2023, foi de 3%; neste ano, era 1,5%, já está em 2,8. Digamos que eles nunca terem acertado (o que é comum), mas dessa forma???? É errar muito, mas muito. Se fosse uma cirurgia no coração, o paciente estaria mo4to; se fosse um professor de português, o N estaria antes de P e B. Variações minúsculas em economia significam muita coisa, mas vamos fingir que o pessimismo dos economista com os governos de esquerda não existe.
André esses economistas não erram, apenas divulgam o resultado que lhes convém, nem sempre aquele a que chegou na calculadora.
A maioria desses comentário são apenas deboches; pior aqueles que duvidam das entregas do atual governo dizendo que os Ãndices são manipulados. A Faria Lima merece ser zoada.. os caras vem errando sistematicamente nos últimos 2 anos.
Aliás não dá para entender como ironia mas sim como despreparo. Nominalmente parece pequeno mas tente ver percentualmente para números pequenos é sim uma variação importante.
Ricardo de Castro, defina "acertar uma". Pelo que entendo, é feito um modelo matemático que considera diversos setores da economia, progressão de preços de inúmeros itens diferentes, massa salarial, consumo, impacto da meteorologia sobre a produção agrÃcola, etc pra tentar antecipar qual será a inflação do mês. Nesse sentido, projetar +0,01% e colher -0,02% é bastante na mosca pra mim! Fique à vontade pra nos convencer do contrário...
O problema é que não acertam uma. Ou você se lembra de alguma? Enlight me
Francisco Viola, o problema de vocês é esse. Tudo é visto sob a lente da ideologia, uma notÃcia obrigatoriamente tem que ser contra o Lula ou a favor do Lula. Que preguiça!
Tá . quando eh contra lula , um décimo vale dez , quando eh a favor eh como vocês , não valem nada
Estes analistas do mercado financeiro com suas previsões erradas e pessimista, estão piores que o Paulo Guedes com suas previsões: Argentina em 6 meses e Venezuela em 1 ano. Análises errôneas ou catastrofismo com fins polÃticos???
Ué, não deu certo para os economistas da faria lima?
Pra eles sempre dá certo. Perdendo ganham. Ficam com raiva pois os paraÃsos fiscais olham feio para eles quando a remessa cai uns milhoezinhos de dólares.
E agora? Deflação? Os juros vão aumentar porque os preços estão abaixo do que o mercado queria?
Claro! Juros são como chifres, existem para serem usados. Avante companheiro editor, arriba com Los juros. Lula precisa aprender a desaprender o que eh governar bem. Onde já se viu , um retirante nordestino querer peitar a elite liberal.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > IPCA tem deflação de 0,02% em agosto Voltar
Comente este texto