Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIZ LEAL

    "Tornar as tarifas punitivas uma ferramenta rotineira de política faria muito para destruir essa reputação." Essa política de tarifas punitivas já vem sendo adotada há muitos anos. E o seu uso indiscriminado pelos Estado Unidos, na tentativa de manter a hegemonia mundial, está, efetivamente, destruindo sua reputação. Wait and see.

    Responda
  2. ANTONIO F CARVALHO

    Até que em países no terceiro mundo seria e é admitido um Presidente bisonho. Mas isso é perigoso, pois o despreparado pode tornar-se ditador com apoio dos outros de Poderes ou forças estatais, como atualmente ocorre na Rússia, Venezuela e outros países, onde ditadores assim se impõem prendendo, exilando ou, até, matando concorrentes e provocando o êxodo de cidadãos em fase de crises econômicas e miséria do povo que essas ditaduras sempre provocam. Assistimos a isso!

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Vivenciamos o apoio da grande mídia em presidentes bisonhos e genocidas.

  3. antonio pereira

    Arrogante sem credibilidade.. só, nada mais.

    Responda
  4. Sam Duart

    EUA estão tropeçando na própria arrogância. Acham que podem por uma coleira em todo mundo. O que uns chamam de bravatas, mas certamente representa o que pensa uma grande parcela da elite americana.

    Responda
  5. Gilberto Rosa

    A China já está na frente com seu captalismo industrial produtivo, 3 vezes maior que o americano, com salário em crescimento e gigantesca redução da miséria. Já os EUA, que se transformou em um capitalismo financeiro parasitário, com a redução de impsotos e do estado, ao estilo neoliberal desde Reagan, a miséria aumenta, os trabalhadores não tem ganhos salariais faz 50 anos, enquanto as 5 maiores fortunas, incluindo Musk, dobraram em 4 anos. E dale financar guerras pelo mundo aumentando dívida.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Entendo Vinícius, a China era a terceira naçõa mais pobre do mundo em 49, muito por causa das g. do ópio ocidentais. Hoje a maior naçõa do mundo em ppp, com algo na casa de meio bilhão de pessoas saindo da pobresa em 20 anos, muita coisa mudando muito rapidamente. Se pensarmos em termos históricos, não é nada que negro americano não podia entrar en resturantes de brancos, podendo ser queimado pela kkk, sem que nada acontecesse.

    2. Vinicius Branco

      E aqui vai mais uma: nunca vi tantas mercedes, BMWs e audis, e lojas de grife como em Pequim e Xangai. Chines gosta de luxo, viu? . Os demais comem lamen. Mas nao eh pra qualquer um, so para os membros do partido, claro.

    3. Gilberto Rosa

      Pô Vivi, tu não é uma fonte muito confiável, mas vou te dar mais um crédito.

    4. Vinicius Branco

      Gilbertinho, vc já esteve alguma vez na China? Eu estive duas vezes e posso falar com propriedade. Nosso guia era proibido de almocar conosco. Tinha que ficar do lado de fora do restaurante. Cidadão de 2a. classe, sabe? Ele se recusou a nos dar o endereço para correspondência com medo de que fosse interceptada. China, terra da liberdade plena e do direito irrestrito de expressão. Acorde desse sono e volta para a vida!

    5. Gilberto Rosa

      Vivi, quando quiser contrapor algum tema, melhor se informar bem antes, ainda mais se vier com esta sabichon. Estás enganado, o Japão é o país com mais títulos, e isto não se deve a acreditar nos Eua, mas de forma resumida pra não te confundir, a balança comercial, a China exporta muitíssimo mais do que compra. Não briga com teu amigo da Folha Vivi, ninguém mais te dá bola por aqui, só eu. Beijos : )

    6. Vinicius Branco

      A China está passando pela maior crise de sua história por conta da excessiva alavancagem no setor imobiliário, e não encontrou, até agora, solução para isso. Para seu conhecimento, a China é o pais com maior investimento em titulos do governo americano (USD768 bi!), o que revela o quanto ela acredita nos USA. Estude um pouco deixe a ideologia de lado, leia o noticiário economico de vez em quando para não correr o risco de falar besteira e passar vergonha por aqui.

  6. Gilberto Rosa

    Como se os Eua não tivessem taxado os chineses, quem mas está fazendo a mudança do dolar para outras moedas, os carros elétricos recentemente foram taxados em 100por cento, fora a proibição no mundo de exportar alta tecnologia para a China, o que foi um tiro no pé, pois a china desenvolveu rapidamente, principalmente processadores. Até painel solar foi taxado, energia renovável. Trump só falou alto o que fazem, não muda muito, no fim candidatos aprovam guerras, golpes e genocídios.

    Responda
  7. Natália Molina Romano

    Império decadente. A queda está próxima.

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Pois é. Vai cair atirando? E além disso...Quando cair e levar com ele os tais valores ocidentais, como igualdade entre os sexos ,ou os tais direitos humanos... ai a esquerda vai entender? Estamos mesmo torcendo que o império caia?

    2. Hernandez Piras

      Sim, o fim do capitalismo também. Minha avó já ouvia esses "prognósticos" nos anos trinta.

  8. NIEMEYER FRANCO

    Estadunidenses preocupados com a nova ordem, a China. Até pouco atrás um comunismo em falência - minha opinião uma ditadura - hoje uma superpotência, não demora estará á frente dos EUA. Todos os países, grande parte democratas, se sucumbiram aos produtos chineses, desde criações simples á mais alta inteligência.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      "....se sucumbiram", é? Eles o fizeram sem a menor dor na consciência, já que, ao estender suas linhas produtivas a nações de mão-de-obra barata, eles fizeram a opção pir uma economia de serviços de alto valor agregado e ainda debilitaram seus sindicatos. Agora, o momento é outro momento, de protecionismo, e a mão-de-obra chinesa já não é tão barata assim.

    2. edilson borges

      quando a china foi um comunismo em falência? aliás, a pungência econômica ainda se sustenta sobre a infra estrutura construída de forma planificada pelos comunas, cada vez mais antiga e superada, mas ainda produtiva. muito da competitividade se deve ao controle de câmbio, do governo comuna que é formado em um sistema de alternância de poder entre as correntes do pc. sem contar o investimento em formação realizado por décadas pelas escolas gratuitas criadas pelos comunas...