Maria Inês Dolci > Não facilite a vida dos golpistas virtuais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É impossÃvel citar todas as formas de golpes. Mas o golpe do pix recebido de valor pequeno é frequente.
Todos os santos dias recebo dezenas de e-mails e ligações telefônicas de números desconhecidos. Se bloqueio o número, aparecem mais mil. Quando eu tinha telefone fixo eu recebia, todos os dias, uma ligação de gravação de alguém falando em nome de determinada funerária perguntando se eu queria ter uma passagem feliz. E ainda arrematava assim: "não deixe para amanhã, porque pode ser tarde". Muita gente cai nesses golpes pelas mais diversas razões. Eu já caà em um e até hoje não acredito.
Inclusive, não entendo porque um jornal sério como a Folha permite esses anúncios ridÃculos, idênticos a esses mencionados, logo aqui abaixo da seção de comentários.
Censurar anúncios reduz a receita.
E tem a mais patética de todas: alerta de compra com cartão de crédito de banco com o qual nunca tive relacionamento algum.
É o inÃcio do golpe. Se colar colou.
Minha mãe, uma senhora idosa, caiu num desses golpes há cinco anos, e doutra vez há dois anos, caiu que nem patinho, ambos eletrônicos (telefone, com débitos em conta). Eu mesma quase caà há dois anos, num desses que "alertam" que debitaram "x reais" da conta. Parabéns por apresentar os golpes mais comuns, Maria Inês Dolci. E não se iludam: qualquer um de nós pode cair num desses golpes, quanto menos se espera: há abuso de confiança, somos enredados na lábia desse pessoal.
por isso não tenho mais celular . E telefone fixo está caindo em desuso . Anos passados, no telefone fixo eu recebia telefonema de menina chorando dizendo : "Pai fui sequestrada ..' Ai eu replicava dizendo ; "filha, considerando que v. mora na Ãustria, repita tudo em alemão !"
Todos os dias recebo pelo menos uma ligação em que uma gravação diz que é da "central de segurança do banco X" e que uma "compra no valor de X reais na loja X está em análise. Para confirmar, tecle um, e, para cancelar, tecle dois".
Também estão abusando ... e muito da minha inteligência KKK Como será que passamos nosso e-mail pra esses criminosos ???
Existem listas para venda.
Tem carinha em evidência que parece que fazia isso: pescar e-mail para golpista.
Deve haver outras maneiras, mas uma delas é deixar como públicos dados pessoais (telefone, e-mail, etc...) em perfis de redes sociais.
Pegando carona nessa coluna seria de bom se um complemento dessa notÃcia uma lista desses crimes virtuais que recebemos por msgs, e-mails, etc. Só por curiosidade num determinado ano de outubro a dezembro imprimi os tipos de golpes que recebia por e-mail, listei mais de 120 crimes diferentes em 3 meses...e em tempo não tem que possa combater isso pela internet?
Essa do correio é de lascar, recebo umas dez por dia, alguem cai nessa bobice?
Quem está esperando algo pode cair. Esse é o problema... por risÃvel que parece hoje recebi um da Secretária da Fazenda pedindo pra mudar minha senha. Detalhe, nalão era golpe. O que dá na cabeça do funcionário público pra mandar e-mail em nome de órgão do governo?!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Maria Inês Dolci > Não facilite a vida dos golpistas virtuais Voltar
Comente este texto