Marcelo Viana > Quem criou a Teoria da Relatividade: Einstein ou Poincaré? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O desfecho dessa história, com Poincaré morrendo precocemente, lembra-me o processo de construção da Seleção Natural entre Darwin e Wallace, em que pese a morte por malária deste. Adoro suas colunas, Viana!
Dica de assunto para a semana que vem, Prof. Viana. Com a Teoria da Relatividade Geral aconteceu o mesmo, mas com Hilbert. Ele chegou nas equações antes de Einstein, mas resolveu deixá-lo publicar primeiro e ganhar crédito porque, mesmo tendo chegado antes, Hilbert fez o desenvolvimento matemático. Todas as ideias fÃsicas e de como a gravidade deveria funcionar eram de Einstein.
Plot twist: Einstein não recebeu o Prêmio Nobel em fÃsica por causa da sua Teoria da Relatividade mas por explicar o Efeito Fotoelétrico, que acabou dando força à ideia dos Quanta de Plank. E o seu artigo sobre Movimento Browniano, também de 1905, é um dos mais citados na história da FÃsica. Einstein não tem o prestÃgio acadêmico que lhe atribuem apenas por causa da Teoria da Relatividade.
Coisas da academia. O trabalho pareceu a eles pouco de acordo com as etapas imprescindÃveis ao que consideravam ciência, mesmo tendo a eclipse de 2019 confirmado uma previsão da teoria.
"Relógios em movimento medem o tempo mais devagar" A frase pode levar a mal entendidos. Suponhamos 2 relógios previamente sincronizados, um na terra e outro em Alfa-centauro. Uma nave viajando a grande velocidade verificaria ao chegar que seu relógio marca menos tempo que o relógio no destino. O ponto aqui é que se compara 1 relógio num referencial com 2 relógios sincronizados em outro. Como o movimento é relativo, do ponto de vista da nave, a terra e a estrela é que estão em movimento.
Poincaré era um gênio, percebeu muita coisa, mas não conseguiu desgarrar-se do raio do éter. Einstein deu o salto para a nova fÃsica.
Acho que não demora muito e alguém vai chegar e desmontar tudo isso. Einstein, ele me parece que era excessivamente exibicionista e egocentrista, para um gênio da raça.
Temos que adaptar nossa filosofia à ciência. A ciência se apoia na consciência de que não existem depositários da verdade. É fonte do nosso saber sobre o mundo, como dizia Quine, no seu naturalismo radical, nosso próprio conhecimento é um dos tantos processos naturais e como tal deve ser estudado.
Sempre leio a coluna do professor Marcelo Viana, e sempre leio os muitos comentários do Vito A Sukys. Boa parceria!
Quem está desmaiando mais a Mata Atlântica? IMPA ou Marcelo Viana? Resposta correta: IMPA sob comando de Marcelo Viana.
Digo desmatando.
Faraday e Maxwell acrescentaram o campo eletromagnético, Einstein completou o quadro, mostrando que também a gravidade é levada por um campo, um campo que é a própria geometria do espaço e do tempo. A sÃntese é clara e encantadora.
Einstein sugeriu que a luz é todas as outras ondas eletromagnéticas seriam constituÃdas precisamente por grãos elementares os quanta.
As ideias com as quais Einstein assombrara o mundo eram radicais. Einstein havia mostrado que as convicções mais arraigadas podem ser equivocadas. Ele ensinou que devemos nos basear apenas no que vemos, não no que pensamos que deve existir, como a suposição do éter de Lorentz para a propagação da luz.
Não basta ter a mesma equação. A velocidade da luz é igual em todos os referenciais inerciais. Einstein não supõe um meio (éter) para a propagação da luz, como Lorentz supunha. As leis da fÃsica, para Einstein, continuam a valer em qualquer referencial inercial. São princÃpios bem diferentes. A relatividade geral de Einstein é diferente e mais adequada . O experimento de Michelson-Morley é o divisor de águas. A relatividade de Einstein baseia-se na experiência, não na formalidade matemática.
Temos o lado mais formal das equações; Lorentz e Poincaré, este como bom matemático, contribuiram e foram importantes no contexto. Lorentz supunha que os objetos fÃsicos se contraiam; Einstein que era o espaço-tempo. Outra coisa é dizer que tudo já fora feito por Lorentz/Poincaré. Einstein supunha que a velocidade da luz é igual em todos os referenciais inerciais; não supunha o éter para a propagação da luz. É diferente e mais adequada; Michelson-Morley o apelo à experiência, não à formalidade
Uma pequena correção: Poincaré morreu com 58 anos, claro que relativamente jovem, mas não com 54.
O matemático só formaliza, não tem condição de criar nada. A propósito, tenho uma dúvida sobre a palavra"mundo". Uso-a como sinônimo de universo, enquanto os globais usam como sinônimo de terra. Einstein era a favor da teoria do Universo plano.
Eu só quero que a aula acabe logo
Desculpe, mas que atravessou a floresta foi o Lorentz. Poincaré contribuiu, claro, mas as equações não foram dele. Einstein avançou propondo visões detalhadas da questão, por exemplo, como um observador em alta velocidade contra uma fonte luminosa, perceberia a potência luminosa tendendo a infinito conforme ele se aproxima da velocidade da luz.
Prezado Vito. A teoria da relatividade geral, publicada em 1915 (ou +/- isso) é uma obra genial, e devida quase exclusivamente à Einstein (com algum auxÃlio de Riemann, você sabe). O Artigo em questão, fala da teoria da relatividade publicada em 2005, na qual a gravidade não foi mencionada.
Prezado Paulo, uma coisa é dizer que Lorentz e Poincaré contribuÃram para a teoria da relatividade, outra coisa bem diferente é dizer que já tinham feito tudo. A teoria da relatividade geral de Einstein é diferente e mais adequada. É baseada na experiência, prevê as ondas gravitacionais, é uma obra prima, admirada pelo fÃsico italiano Carlo Rovelli. "A mais bela das teorias cientÃficas" , como a chamou o grande fÃsico russo Landau; no livro Sete Breves Lições de FÃsica de Carlo Rovelli.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > Quem criou a Teoria da Relatividade: Einstein ou Poincaré? Voltar
Comente este texto