Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Frederico de Souza Cruz

    "Vizinho do Brasil, Javier Milei, de uma forma absurda descrito como "conservador", iniciou uma trilha liberal para desmantelar as regulamentações de cima para baixo que transformaram os argentinos em filhos pobres do Estado." Deirde parece feliz porque agora os argentinos são filhos pobres do Mercado. Os arroubos autoritários de Milei devem ser considerados por Deirde arroubos de um "Déspota esclarecido". Não posso sequer chamar Deirde de americana ingênua. ( ELe é uma caneta de aluguel.)

    Responda
  2. José Cardoso

    O Kant, ao ler Hume teria acordado de seu sono dogmático. Uma brincadeira é que teria bocejado e dormido de novo, a julgar por sua filosofia. Os regimes autoritários caem realmente, mas após uma breve transição, parecem voltar sob nova roupagem. Vimos isso na Rússia duas vezes em cem anos, no início e no final do século 20. O padrão histórico parece ser o das dinastias chinesas: império - colapso- novo império.

    Responda
  3. josé SOARES

    Essa senhora insiste em elogiar o tresloucado Milei em seus comentários, oque, só por isso , os tornam desprezíveis.

    Responda
  4. ingrid muller xavier

    Kim il-sung (1948-1999) 51 anos!!! seu filho Kim jong-il 2000-2011, o atual Kim Jong -un 2011 até hoje. Por que a articulista "esqueceu" do clã autoritário da coreia do norte que a governa há décadas?

    Responda
    1. Marta Soubre

      Ela também não fez menção a China. Nem a Nicarágua. Mas quem se importa com a pobre Nica.

    2. Marta Soubre

      Deve ser porque não se compara totalitarismo com autoritarismo.

    3. Ernesto Pichler

      Ou da Arábia Saudita?

  5. NACIB HETTI

    Regimes democráticos parecem permanentes, mas de repente eles caem.

    Responda
  6. Pedro Luis S C Rodrigues

    Otimismo, no minimo, ingenuo

    Responda
  7. Gilberto Rosa

    Neoliberal do estado mínimo, citando Keynes do estado regulador. Com a idade vem o remorso pelos erros.

    Responda
  8. Gilberto Rosa

    Deirdre vem personificar a decadência americana, de mãos dadas com a Folha.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      É verdade, Ingrid e Gilberto. Mas o Von Hayek foi muito útil ao dizer que o capitalismo é incompatível com a democracia, naturalmente defendendo o capitalismo.

    2. Gilberto Rosa

      Verdade Ingrid, o que era uma teoria não experimentada, na época áurea de Deirdre, com o tempo se mostrou uma farsa bem elaborada. Como saldo do neoliberalismo e a redução de impostos nos Eua, faz 50 anos que os trabalhadores não tem ganhos salariais, ainda estão na espera da distribuição do bolo do crescimento, enquanto a fortuna dos 5 mais ricos mais que duplicou em 4 anos, com Musk lambusado de chantilly. E tem pobre que acredita no neoliberalismo.

    3. ingrid muller xavier

      Prezado Ernesto, de fato tenho dúvidas de que haja uma direita "científica". Me explico, se subtrairmos a ideologia dos ditos "cientificos" da escola austráica, sobra alguma coisa de Menger, Hayek, Mises etc? O que há de científico no free banking que os une?

    4. Ernesto Pichler

      Mas é ótimo que a Folha a publique, pois mostra essa decadência e falta de racionalidade da direita, ideológica, não científica.

  9. Hernandez Piras

    Milei, que na visão confusa da colunista, seria um opositor do autoritarismo, confraterniza o tempo todo com lideranças autoritárias e fascistas, como o brasileiro Bolsonaro e o espanhol Santiago Abascal. Sua relação com a imprensa livre é de hostilidade e com a Oposição ele repete o tradicional discurso fascistizante do amigo-inimigo. Só mesmo a colunista para ver nele um democrata liberal.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim, Deirdre adora distribuir pérolas, como esta do Milei como opositor do autoritarismo.

  10. Amarildo Caetano

    O neoliberalismo só aumentou a miséria.É um fracasso .Já a social democracia europeia, implantou o bem estar social .

    Responda
  11. Ernesto Pichler

    O velho discurso de "fascismo de esquerda" é ideológico, não científico. Na ciência, os termos são bem definidos. A dicotomia fundamental é capitalismo x democracia com planejamento (também chamada de socialismo). Não é entre "liberalismo" e "autoritarismo", como querem fazer acreditar os defensores do capitalismo que não ousam dizer esse nome. E o pior autoritarismo é aquele praticado sem violência aparente, de escravos satisfeitos com a escravidão, enriquecendo seus patrões. A esquerda é an

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Piras está enganado. A pobreza dos países socialistas se deveu à necessidade de criar uma força militar para se opor à ingerência militar do imperialismo. Mesmo assim, os direitos básicos de educação, saúde, alimentação e habitação eram garantidos para toda a população, sem o skatting característico da Alemanha "Ocidental".

    2. Hernandez Piras

      O velho discurso comunista. Assim, que a mão pesada da Rússia Soviética foi retirada, o comunismo ruiu em toda parte, com o povo nas ruas, para forçar e festejar a mudança. Hoje, países como a Polônia, República Checa e Eslovênia exibem um nível de dinamismo econômico e bem-estar que nunca tiveram sob o jugo autoritário. Escravidão é viver sob a KGB, não sob a democracia.

    3. Ernesto Pichler

      Ainda, sobre alguns conceitos. Maduro, Putin e Erdogan são defensores do capitalismo, mas como são contra uma dominação "americana", o State Department os classifica como "comunistas". Putin tem cerca de 80% dos votos, é certamente um líder. O PCFR tem cerca de 20% e outros partidos comunistas e o da CIA/Navalny têm traços. Mas autoritarismo maior é o de uma Arábia Saudita, que ela nem menciona, pois é "our SOB".

    4. Ernesto Pichler

      Paulo Cesar, o problema não é Stalin ou Mao, mas o stalinismo e o maoismo. O stalinismo é uma degeneração do socialismo provocada pelo cerco militar e guerra, que acabou com a democracia leninista. Maoismo é uma visão poética do socialismo.

    5. Paulo César de Oliveira

      Como você classificaria Stalin e Mao?

    6. Ernesto Pichler

      (continuando) A esquerda é anticapitalista, a direita anti-socialista. Essa é a dicotomia, portanto não há "fascismo de esquerda", pois os fascistas são ferrenhos defensores do capitalismo. Defendem o capitalismo quando este entra em crise e usam, para isso, a violência. Quando, ao anoitecer, surgem os monstros.

    7. Paulo César de Oliveira

      Como você classificaria Stalin e Mao?

  12. Cleomar Ribeiro

    ... valeu e obrigado pela conversa, pessoal!...

    Responda