Elio Gaspari > Com incêndios e queimadas, o que falta é trabalho em Brasília Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sem dúvida, o governo mostra-se atarantado diante das queimadas, atos criminosos e ar irrespirável em grane parte do paÃs. Mas, a definição da ministra Marina Silva além de acertada, foi brilhante. Grande sacada.
Discordo quanto a Dom Pedro II. Não se deve esquecer que graças a Ele , hoje, tem a Floresta da Tijuca.O que esses Oportunistas de agora fazem? Propagandas autopromocional para iludir os bovinos! Invés de fazer propagandas educando o povo em prol do Meio Ambiente. Quer pavimentar estrada no meio da Amazônia e prospectar petróleo na Amazônia.
Brasil pós porteiras abertas para gado passar livremente, será difÃcil. Tudo de degradantes a natureza foi normalizado. Consequências disso são sentidas diariamente.
O governo federal deveria fazer o que lhe cabe: coordenação nacional para combater a questão e as demais esferas de governo fazerem sua parte.
Que falta faz o Jânio de Freitas .
O Elio é muito ,mas, muito, mas muito mesmo melhor. Ele diz a verdade! Não gostei dele ter falado de Dom Pedro Segundo, mas...
Toda vez que leio Elio Gaspari sinto uma falts imensa das colunas de Janio de Freitas.
Combater queimadas de modo mais eficaz até que é possÃvel de se cogitar. Evitar a seca dos grandes rios da Amazônia não depende de nenhum ministério, mas sim de ação global no planeta.
Acertou na mosca! Marina o fogo queimou! Virou fumaça!
A turma do arthur Lira aprova tudo que é contra o meio ambiente, pois a maioria é negacionista. Se fizerem uma pesquisa com esse povo que queima todos são bolsonaristas.
Fala facil.. blá blá blá. Incompetente. Amazonia em chamas.
Enquanto formos governados pelo o centrão o paÃs vai queimar até a última reserva!
Centrão e pelo Oportunista do lula.
“Num paÃs de banguelas, Jesus Cristo não tem dentes- Titãs “
O congresso nacional capturado pelo agro negócio que só aprova pautas anti ambientais, corte de veba para o ministério do meio ambiente não tem nenhuma responsabilidade?
A ministra esta deixando a desejar. Fizeram muitas e infindáveis reuniões, conversas, planos e planejamentos, mas na pratica não fizeram nada. Esse descuido vai ser cobrado nas urnas podem escrever. Nem no tempo da boiada que passava se queimou tanto nossas florestas. Recorde triste desse governo.
Caso esse ministério tivesse algum poder/orçamento seria pleiteado pelo centão como moeda de troca. Ruim com a Marina (infelizmente), muito pior sem ela.
O Brasil queima e o governo esta paralisado , só observa.
Correção : O Brasil queima , o Congresso do Centrão e Bolsonaristas manipula e não faz nada .
Uma ministra inútil e ineficaz , nestes novos tempos climáticos .Governo federal não planejou nem previu nada com relação as queimadas .Não se adiantou e programou medidas de combate aos incêndios .O resultado esta aà , a máscara caiu , tragédia anunciada.
Então colunista porque vc não questiona a postura dos ilustres membros do Congresso Nacional? Sua postura é: nada desse governo é razoável
O anterior seguia no gogó e na destruição. Este vai na pose e no gogó. Muda-se no dolo e na escala, mas a tragédia ambiental permanece. O (criminoso) desmantelamento dos órgãos e instituições responsáveis pode justificar a demora e dificuldades, não a inação governamental.
ImpossÃvel os números serem semelhantes, seu Élio; se pelo segundo ano consecutivo estão acontecendo assassinatos contra os defensores do meio ambiente, estes números estão na conta do desgoverno de Lule & Marine e os incêndios muito piores do que em todos os anos de Bolso juntos. Respeite a inteligência das pessoas, ao menos de algumas delas.
Eu não compraria um carro usado do Elio Gaspari, mas culpar o colunista por apontar a inércia e agora a marquet agem em BrasÃlia não é certo. O Brasil queima desgovernado. E os queimadores vão receber plano Safra. Votei neste governo e contra o gen ocy dah votarei sempre.
O Edson é aquele sujeito que não sabe porque mas quer agradar os fazendeiros incendiários, chama de migalhas os milhões que eles receberão de plano Safra, tem até um papo de solo queimado e tal. O tÃpico pobre de direita.
Gente com sua mentalidade deveria ficar calado. O que tem haver as migalhas do Plano Safra, perto do tamanho dos prejuÃzos? Outro fato importante, quem planta alimentos, não queima substrato do solo, porque quando acontece a queima do solo leva anos e anos para recupera-lo. Você só sabe almoçar e jantar, mas de produzir alimentos nada. Então seja sensato e fique calado!
A máquina chinesa funciona porque lá não tem uma oposição sordida, propondo mais desmatamento, como aqui. Ademais, sr colunista, a (indi)gestão passada desmantelou os órgãos ambientais. Faltam servidores, fiscais etc
Quando a maré baixa se vê quem estava nadando nu, diz uma frase do mercado financeiro. O nosso rei Lula está nu. Só serve para comparecer a coquetéis quando tudo vai bem.
Pelo jeito Lula só quer plateia, ação mesmo junto com um gabinete de crise para combater a crise climática não se tem notÃcia. Onde estão os cientistas das universidades para ajudar a debelar a crise e fazer um planejamento futuro ? O governo federal convocou ? Não, está eseprando a chuva chegar pelo jeito, enquanto isso o Brasil queima.....
A realidade está posta. Sabemos que a seca é certeira e a muito prevista. As queimadas e incêndios são armas criminosas e nem sempre assim. Grileiros, garimpeiros e toda a espécie de eiros atuam na Amazônia a décadas, fiscalização escassas e ações concretas pra hoje, médio e longo prazo. Cadê
Cadê? Fora as hidreletricas. Mais de 150 pequenas barragens nos afluentes do Amazonas fora um monte de projetos em andamento, tudo financiado com dinheiro público. Terra sem lei.
Èlio esta cada vez mais feroz. Quando das enchentes do RS não foi possÃvel usar a tragédia para atingir Lula. ( Embora tenham tentado). Agora com incêndios e queimadas, a pergunta de Elio, não é porque tantos em tão pouco tempo, o foco de Elio é atingir o governo. Eu sei que Elio é uma caneta de aluguel, mas é triste ver um colunista tão afamado se tornar abutre de tragédias.
Frederico,o jornalista apenas escancara a realidade. Quem é o presidente atual ? Fica calado caso vc não tenha argumento melhor. A ministra Marina Silva Comedorme vivia esbravejando no governo anterior dizia que a culpa das queimadas no Brasil era culpa do Presidente anterior. E agora a Marina Comedorme não vai falar que as queimadas de hoje é culpa do presidente atual. O presidente atual é sua ministra só fazem teatro e são falastrão, planejamento e ação nada. Então Cala-te. Diante dos fatos !!
Nunca fui petista; muito menos adepto do imbroxável não coveiro turista motoqueiro que troca de mulher de vez em quando , mas , sejamos sinceros : a grande maioria dos petistas tem DNA ( data de nascimento antiga) e está com PVV - prazo de validade vencido.
Gaspari revela uma dura realidade sobre a gestão ambiental no Brasil. Incêndios florestais e queimadas não são apenas fenômenos naturais ou ocasionais; eles refletem, a falta de polÃticas públicas efetivas, de fiscalização ambiental rigorosa e de ação governamental coordenada. Quando se diz que o que falta é trabalho em BrasÃlia, a crÃtica vai diretamente ao cerne de uma questão que envolve tanto a ineficiência administrativa quanto as decisões polÃticas que priorizam interesses econômicos.
Só botando pra fritar né Folha…. Vcs são o Ó do borogodó viu.
Tem que fritar muito mais, a Ministra é só discurso e narrativa
Ministros do lula somente aparecem para viagens internacionais ou quando são flagrados em escândalos.
Élio's narrativas. Eh fácil ,quando a intensão eh só essa, criticar, sentado no escritório da agência de propaganda liberal Folha. Com uma cultura de séculos de incêndios no campo, agora insuflado pelo agro-boi, BrasÃlia , qdo na mao de lula, eh pouco pra essa luta. E na mão de liberais da folha era Nada
Parabéns pelo artigo.
Velha Praga. ML
O que falta na redação é trabalho e o que não falta é intenção polÃtica. De fato temos uma quantidade imensa de incêndios e queimadas, mas comparar um governo que destruiu os orgãos ambientais de proteção, que soltou a boiada da grilagem, desmatamento que anistiou dÃvidas e transformou a violação das leis ambientais em bandeira polÃtica é um absurdo. Apenas para restaurar os orgãos, com pessoal e reorganizar estas instituições, demora uma tempo.
Enquanto o pessoal do Ibama fazia greve e tirava um cochilo em casa, a floresta queimava. Essa greve já acabou?
Ótimo Francisco, assim a gente reforça a mensagem. abraço.
Escrevi sem ver seu texto antes. E vejo que escrevi a mesma coisa , mas em outras palavras.
Ação e vontade polÃtica de enfrentar os incêndios com a cara e coragem para derrubar os entraves no congresso, na burocaracia estatal e no dinheiro que corre por fora! Algo que este governo e os anteriores não tiveram ou pro falta de, ou por complacência!
Essa eh sempre a intensão da folha. Igualar inigualáveis. O objetivo já sabemos. Enquanto vcs persistirem nisso, perdem tempo . Viabilizem um centro ajuizado , calmamente, e ganhei eleição.
Quando a última árvore for derrubada, quando o última onça pintada morrer, quando o último jacaré morrer, quando o último peixe morrer, quando o penúltimo rio for poluÃdo, quando o último rio secar, quando a última abelha deixar de zumbir, quando o último sabiá cantar a derradeira melodia ainda sim parte dos fazendeiros, empresarios de mineração e garimpeiros ainda sim fez milhões de reais.... e nosssos filhos, netos e bisnetos herdarão o território prometido de Mad Max . Glória!
Seu Hélio, a recuperação das instituições ambientais requer não apenas vontade polÃtica, mas também investimentos significativos. Isso expõe a insuficiência do Estado e a irresponsabilidade polÃtica atual. Discutir temas como anistia parece um desperdÃcio de tempo e energia, enquanto o paÃs enfrenta desafios graves da seca que afetam diretamente a qualidade de vida da população e as condições econômicas futuras.
Quem coloca fogo para destruir o Pantanal, a Amazônia ou Mata Atlântica em São Paulo para colocar boi, soja, cana de açucar, milho nas fazendas é o MST, andarilhos ou o PCC com certeza. Esse pessoal não gosta da boa intenção de fazendeiro que paga bilhões em impostos, usa pouca água, não usa agrotoxico cancerÃgeno, traz bons empregos aos brasileiros. É sabotagem desse bom pessoal que tá no Congresso tanto que o Governo não contrata para o Ibama e Icmbio. o Brasil ser agrário é bom!
Que ruma de absurdos.
Em dois mil e oito Marina largou o Ministério do Lula soltando fogo penas ventas, indignada com a inoperância do Governo. Ela reclamou da corrupção e disse que somente 4% das multas aplicadas pelo sistema eram pagas; o resto era anulado pelas vias conhecidos. Não duvidem: a situação é a mesma.
De fato, foi isso que ocorreu, só que desta vez aprendeu a lição e está domesticada, suavizando o discurso adaptando-o ao establishment atual.
Enquanto ministros tentam "passar a boiada", a natureza, em represália, passa o trator.
Falta Trabalho mais chove Corrupção, o seu medÃocre presidente atual quer construir uma Rodovia na Floresta, me lembra a corrupta Transamazônica da Ditadura.
Perdemos o equilÃbrio do clima no Brasil. A classe polÃtica deveria entender a urgência da situação, consultar especialistas e tomar providências. Estamos falando de acesso à água, produção de energia elétrica, ar respirável e produção de alimentos. Se um paÃs estrangeiro tivesse causado tamanho prejuÃzo, já estarÃamos em guerra. Não vejo perplexidade na classe polÃtica. Será que eles estão cientes da gravidade dessas mudanças?
Os da minha região presos pertencem ao PCC
Enquanto isso, prefeitos gastando milhões com campos de futebol, e deputados duvidando da crise climática. E o governo dando palpite (infeliz) sobre os outros paÃses.
Quando o PIB cresce e a inflação é baixa é por acaso, ou por sorte. Mas todos os problemas são responsabilidade do governo que não os resolveu a contento..
Foram presos quinze incendiários em São Paulo .A pergunta que nao quer calar agiram a mando de quem ?
Excelente artigo. Falta trabalho , competência e ação - como diz o colunista. Esperávamos muito mais do governo após o ex. Infelizmente pouco mudou: temos um STF desacreditado, um governo perdido que defende ditaduras, um PaÃs dividido e um Congresso sendo congresso ( nada muda).
Também com esses caras q entram pra polÃtica só pra rou bar, não há o q fazer...Brasil é terra de ninguém. Enquanto não rou bar em e destruirem todas as reservas naturais vamos ouvir esse blá-blá-blá...
'Esses caras' exclui o governo federal, p. ex. ?
Se os parlamentares trabalhassem....
SE OS PARLAMENTARES TRABALHASSEM.....
Na Amazonia é mais difÃcil prender pessoas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Com incêndios e queimadas, o que falta é trabalho em Brasília Voltar
Comente este texto