Drauzio Varella > Azeite de oliva na dieta ajuda a combater a demência Voltar
Comente este texto
Leia Mais
No final, o Dr. Drauzio diz que pão com óleo de oliva é uma delÃcia. Faço isso quase todos os dias, há muitos anos, mas acrescento três dentes de alho crú cortados em fatias ou rodelas cebola crua. Este é o meu sanduÃche favorito.
Que tal a Embrapa tentar desenvolver variedades de oliveiras adaptadas ao nosso clima, já que se dependermos da pesquisa da iniciativa privada estamos lascados?
A Embrapa não vai perder tempo com isso, pelo simples fato que o problema é falta de dinheiro para comprar azeite, não falta de olivais.
O que não falta nesse paÃs E' casos de invasão e depredação de Fazendas privadas com agro pesquisas causadas pelo mst. Aà fica difÃcil fazer pesquisa nesse paÃs não e' meu caro?
Esses estudos empÃricos não valem grande coisa, pelo número grande de variáveis não controladas (por exemplo, quem não consome azeite consome banha ou outro tipo de óleo?). Além disso os valores são autodeclarados. Quem mede com esse grau de precisão a quantidade de azeite que consome?
Mas podem ficar correlação. Para isso são feitos testes estatÃsticos sofisticados.
Os azeites gauchos e mineiros que apareceram no mercado são muito bons. Pelo menos as primeiras partidas , resta a ver claro se conseguirão manter a qualidade. Na Europa os preços estão por volta de 45 euros o litro, os baratinhos. Alta qualidade , só na faixa de 200 euros. Aà não dá. Então o que vem de lá é muita porcaria.
Nos supermercados estão custando por volta de 50 meio litro, portanto na Europa devem custar bem menos. Os azeites brasileiros custam mais caro ou o mesmo que os importados, não são alternativa.
Caro Drauzio, o que fazer quando a maioria de nossos azeites não passam de óleos diesel?antigamente nossos patrÃcios acrescentavam água ao vinho e agora o que acrescentam ao azeite? água que não é.
Azeite de oliva extra virgem autêntico é muito bom.
Essa sua coluna é uma delÃcia também.
Se você ingerir 10 g de azeite por dia, uma embalagem de 500 ml durará 50 dias. Digamos que você pague, nivelando por cima, 50 reais pelo azeite. Saiu barato se tiver esse benefÃcio todo. Aà o pessoal reclama do preço. Aposto que toma umas 12 latinhas de cerveja por semana.
Só doze? Essa sua avaliação foi modesta. mas realmente é muito mais vantajoso, do ponto de vista da suade, gastar com azeite. eu gasto com os dois.
Meu comentário falando sobre o preço diário da dose recomendada de azeite foi censurado porque continha muitos números e cifrões. Por esse tipo de absurdo, não vou renovar minha assinatura anual que vence em alguns meses. Fico com pena, eu gosto de ler a Folha.
Não custa tão barato quanto óleo de soja, mas dá para comprar 400ml de azeite extravirgem por menos de R$ 40,00. Isso mais que atende às quantidades citadas, e custa pouco mais de 1 Real por dia. No momento de escassez global, acho que não se deve abusar do azeite, mas 400 ml/mês é razoável.
Estou pensando nos outros óleos tão nossos: o de coco, o de babaçu, o de dendê. Será que não têm as mesmas propriedades que o de oliva? De qualquer forma, sempre dou preferência aos óleos tipo extravirgem, os refinados não entram aqui em casa.
Infelizmente não tem. O óleo de dendê é muito rico em gorduras saturadas, embora também contenha as insaturadas e vitamina E. A origem não é brasileira, a palma é originária da Ãfrica. O óleo de coco também tem muita gordura saturada.
O azeite de oliva é um dos produtos mais falsificados, desde o tempo dos romanos...
Infelizmente nós brasileiros em sua maioria estamos fadados a demência com os preços do azeite de oliva e dos alimentos da dieta mediterrânea. De qualquer forma muito boa a reportagem do Drauzio Varella.
Peixes, legumes e verduras são a base da dieta mediterrânea e são abundantes no Brasil.
Só veio rico que se salva.
Excelente matéria, nós, pobres mortais ficando doidos com o preço do azeite, e, vejam só, é benéfico pra demência.
Ótimo, Dr Varella!
Excelente. O problema é que no Brasil (mas não só aqui, tem a ver com a produção na europa) o preço é impraticável pra esses nÃveis de consumo. E é preciso ficar muito atento ao rótulo pra não levar gato por lebre, azeite por óleo de seja lá o que for.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Drauzio Varella > Azeite de oliva na dieta ajuda a combater a demência Voltar
Comente este texto