-
Antonio Emanuel Melo dos Santos
Governo não pode concluir meus estradas na Amazônia. A floresta é cortada através dessas estradas. Olha o Google earth. É nítido. Explorar petróleo ainda? Gente, a humanidade corre para o precipício. É preciso um choque de ciência climática no governo. Ou isso ou as tragédias vão tornar a ação urgente.
-
SIMONS SILVA
Enquanto o Brasil pega fogo, literalmente, a extrema direita brasileira e seus políticos à la thiago brennand estão ocupados em anistiar o ban di do golpista imbrochável porque celibatário por rejeição.
-
Monica Falcone
Caro Professor Hubner, sou uma sua seguidora, acho que algumas vezes seus comentários sobre o STF acertam na mosca. Não é o caso desta coluna, na minha opinião. Não dá para aplaudir o ministro Dino que intima o executivo tomar providencias para resolver um problema urgente como as queimadas . E em 15 dias! Ele extrapola as competências constitucionais do STF, mais uma vez. Fica bem na foto mas, alem do abuso do seu papel institucional, a bravata só demonstra desconhecimento do problema.
-
José Cardoso
A natureza, tanto no caso das pandemias como no clima, é muito mais poderosa que as rixas políticas. As culpas são distribuídas enquanto o vírus mata e o fogo queima. O atual governo, apesar do bom mocismo do discurso, se mostra completamente impotente. Se não sabe o que fazer pede para sair.
-
JOSIAS AVILA
O que estão fazendo os milicos? Continuam pintando meio-fio eqto o Brasil pega fogo?
-
Marcelo Magalhães
O Lira é um gang ster criador de gado e grande latifundiário. O Pacheco é dono de empresa de ônibus. Está fechado o cerco contra qualquer iniciativa digna do congresso.
-
José Leon Crochík
Conflitos de interesses são próprios à democracia, mas parece que não temos mais um projeto de país que abrigue esses conflitos; reagimos ao imediato, sem planos para o futuro.
-
Fabrício Schweitzer
Sim, próprios da democracia. Mas há interesses sobre os quais não podemos admitir conflitos ou retrocessos: educação, saúde, e meio ambiente, por exemplo. Na insana batalha pelo poder, tudo virou objeto de destruição por parte da extrema direita. Claro, ali não há conflitos, apenas interesses espúrios.
-
Fabrício Schweitzer
Quem combate? Onde está o movimento do povo na defesa da soberania? Onde está a esquerda? Não podemos apenas governar, temos de continuar nossa luta nas ruas, com pautas objetivas e sustentáveis. A linguagem pode e deve ser refratária - realidade nua e crua. Ou morreremos de sede - miragem. Mas sem perder a poesia, é claro!
-
Marcos Benassi
Poi Zé, Leon, combatemos a barbárie que nos morde os calcanhares. É o velhíssimo urgente que obscurece o importantíssimo. Fica até difícil fazer qualquer julgamento sobre o eventual "projeto de país" que o Luloverno tenha: não se vê a implementação daquilo que pode constituir avanço, dada a sujeira que cobre o tapete.
-
-
Carla C Oliveira
Esse congresso é uma vergonha!
-
Gilberto Rosa
Cuidado, estes dois terços do congresso comandados pelo capanga da bilionária e parasitária elite do atraso, Lira, é uma vergonha. Valorizemos o 1 terço do congresso, do contrário cairemos justo no que a bilionária elite quer, a culpabilizaçõa de toda política e não apenas os ventrílocos dela.
-
Marcos Benassi
Ah, a linguagem, coisa linda. Há quem diga que é só miragem. Há quem a entenda poderosa, contudo. Capaz até de detergente a voragem. Com que nos atacam esse bando de cornudo. Hahahahah!
-
Fabrício Schweitzer
A loquacidade é isso: de uma repetição lacônica, o sujeito loquaz faz um banquete. A ditadura, em geral, silenciou a sociedade, mas, como é próprio da linguagem, há aqueles que acharam uma brecha rsrs.
-
Marcos Benassi
Por fim, diria a você que não só o congresso é uma vergonha, como essa Herda da folha também o é. O jornal, em parte de seu conteúdo, adquiriu uma grande similaridade com o estrume; coisas como a sençurofrenia folhomática, nem é que sejam "semelhantes", são uma Josta estúpida de raiz. Eu estou completamente de saco cheio, em fase de mandar a folha à Justa que Latiu, também por conta da sençura. Cansei, um abraço (por trás) e Sodam-Fe F rias, com areia e pimenta. Deu pra mim. E dói-me fazê-lo.
-
Marcos Benassi
Continuando, asteriscos, aspas, quando estão juntos, o que é fácil de ocorrer em um fim de frase, são tomados como tentativa de distorcer uma palavra proibida, e a mensagem é bloqueada ou enviada à moderação. Eu evito essas coisas e, quando minha mensagem sofre a ameaça de tortura, de ser enviada para moderação, analiso se alguma dessas coisas ocorreu, apago-as, mudo ligeiramente o texto etc. Com o tempo, vira um negócio meio automático e rápido.
-
Marcos Benassi
Ah, cara Carla, respondo aqui debaixo de você: eu escapo porque tenho a pachorra - e treino histórico de análise do funcionamento de software - de observar as questões as quais o script se atém, e o fiz ao longo de meses após sua implantação. Por exemplo, o script não aceita algarismos arábicos, após casos de tentativa de fraude; todavia, números colados a caracteres alfabéticos, passam2024 sem problema algum, como acabo de mostrar. Muitas vezes, símbolos como os parênteses, três pontos, hífens,
-
Marcos Benassi
Hahahahah, a colega da Síntese! Hahahahah!
-
-
Anete Araujo Guedes
Após 4 anos de destruição, de desmantelamento dos órgãos de prevenção, de incentivo ao garimpo e desmatamento ilegal, Lula vem tentando sanar, reconstruir, ao mesmo tempo que tem que lidar com um congresso mais reacionário da história do país, que segue marchando em sentido oposto.
-
Marcos Benassi
Tirante a reflexão de fundo, peço licença pra um segundo comentário de primeiro nível: a dificuldade em se levar a termo as multas aplicadas parece-me crucial nessas questões. Das necessárias prisões, nem digo; mas as multas, essenciais à contenção das ações privadas/corporativas que causam destruição massiva, sofrem demais quando chegam no nível da cobrança. Ora, passam-se décadas; ao termo, acabam diminutas, mal compensadas, substituídas, aviltadas como instrumento de repressão à barbárie.
-
Marcos Benassi
Eita, caríssimo Conrado, isso me dá uma tristeza enorme. O desperdício de milhões de anos de evolução, uma coisa magnífica, em troca de umbilicalidades e um dinheirinho (rão) no bolso. Num nível individual, alguma incongruência é esperável, dada a natureza de nosso desenvolvimento e das experiências sociais; acontecendo na atuação pública, em larga escala, não dá pra admitir, dadas as obrigações assumidas e as consequências destas inações - ou ações francamente nefastas. É doloroso.
-
filipe moura lima
Li sua réplica ao meu comentário, caro Benassi. Não tenho como discordar de vosmecê. Acontece que na política tudo é irracional. O imediatismo é insano. A Guiana se enriquece com a exploração enquanto os amazônidas brazucas continuam no miserê. Os bozofrênicos fariam um estrago ali e se perpetuariam por décadas no poder em razão disso.
-
-
NELSON XISTO DAMASCENO FILHO
Onde tem estrada tem fogo!
-
NELSON XISTO DAMASCENO FILHO
Onde tem estrada tem fogo!
-
NELSON XISTO DAMASCENO FILHO
Onde tem estrada tem fogo!
-
raul neto
Sem duvidas, o grande problema é o congresso e sua ruralista do atraso. Eles são os incineradores.
-
raul neto
Ah sim, Marcos. Digo isso em relação a bancada ruralista que se une contra qualquer medida que beneficie o meio ambiente. E se unem por questões mesquinhas e ideológicas, ideologia do atraso, apenas para fustigar o ótimo governo Lula.
-
Marcos Benassi
De modo geral, caro Raul, tendo a concordar: *O lobby* desse povo tende a ser sempre daninho à população em geral. Apenas lembro que nem todo Agro é Ogro, ao menos no que diz respeito à ponta da atividade, o plantio extensivo (ou criação animal idem). Botar fogo, isso é atividade de criminoso, seja Agro, seja qualquer outra coisa.
-
-
Marco A Moreira
O artigo está correto na forma , mas deveria incluir a necessidade de ação governamental no intuito de investigar, punir e impedir as queimadas criminosas. Mais do que políticas precisamos de ação! É vergonhoso assistir um ministro do STF determinando envio de bombeiros, traçando um roteiro que deveria ser feito pelo executivo.
-
filipe moura lima
A exploração de petróleo é danosa em qualquer lugar do mundo, e muito mais no norte amazônico. No entanto, caso o atual governo não o explore com algum critério, as 'hienas', caso voltem ao poder, farão isso sem critério algum.
-
Marcos Benassi
Opa, é nóis. tá difícil pacaramba.,.
-
Marcos Benassi
Poi Zé, meu caro Filipe, é um ponto que pode ser defendido. Todavia, como uma questão crucial do ponto de vista imediato e operacional, além de ser fundamental como princípio e como exemplo para o mundo, não creio que deva ser feito. Há outras reservas identificadas, há uma imensa competência operacional para o desenvolvimento de novas, a Petrobras não precisa desse passivo ambiental, social, humano.
-
Hernandez Piras
Rsrsrsrsrsrs Desculpa hipócrita para defender a prospecção na Margem Equatorial como decisão progressista. Difícil colar!
-
-
Luiz Alberto Brettas
Vivemos tempos terríveis... Não há como não lembrar do livro "Não verás país nenhum", do Ignácio de Loyola Brandão... Ele se inicia com a apresentação, via TV, da derrubada da última árvore da Amazônia e a inauguração do Grande Deserto Amazônico... É (era) uma ficção aterradora, na época em que o li... Agora, nem sei o que dizer...
-
Gilberto Rosa
Não está bom, mas está menos pior do que dois anos atrás, e poderia estar extremamente pior. Nõa entremnos nesta lógica, vejamos o lado cheio do copo também, demos ótimos passos, com quase dois milhões de empregos gerados este ano, segunda maior crescimento do pib no mundo no terceiro tromestre, 100bi de saldo na balança comercial, nos tornamos o maior exportador de produtos alimentícios industrializados. Não nos coloquemos para baixo como a Folha quer, vejamos a metade cheia.
-
Marcos Benassi
Sabe o que é curioso Luiz? Uma de minhas irmãs, engenheira de alimentos, na sua formatura na Unicamp, décadas atrás, sua turma botou como patrono e homenageado o Ignácio de Loyola Brandão. Veja só que maluquice, justamente os engenheiros a fazê-lo. Pra mim, fica como uma curiosidade histórica e biográfica...
-
-
Flávio Biazim
O governo atual prometeu mudanças nas questões ambientais no período de campanha. Pouco foi feito. Marina Silva, de forma costumaz, continua apagada. Não é uma liderança como ministra. A população não é representada e o agro continua sendo alimentado por bilhões em financiamentos federais. O cenário é triste e não vejo mudanças positivas como sugeridas no texto.
-
Marcos Benassi
Poi Zé, Flávio, compreendo o desapontamento, porque, ao menos em parte, compartilho dele. Mas o colega Gilberto meteu o dedo no'zóio; também a ministra Marina, quando nos bota, enquanto sociedade, no balaio da contenção da barbárie (não li suas palavras, mas creio que a ideia é absolutamente válida).
-
Gilberto Rosa
Flavio, o governo tem dois terços podres do congresso com quem negociar, como o colunista bem comentou, ali tem ogro, igrejas e bancos, que não só o congresso comandam, mas também a grande imprensa, são raridades boas colunas como esta. Não se pode imaginar que basta Lula querer, lembremos do golpe e prisão por juros, privatizações fraudulentas, dividendos, e tudo mais.
-
Hernandez Piras
Marina não é uma liderança como ministra ou está sendo cerceada de todas as formas? Como lembro do que fez a Ministra durante o primeiro mandato de Lula, cravo na segunda opção.
-
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Que tal enquadrar por terrorismo climático ? Mas ai vão dizer que é ditadura ne Professor ? Sabemos quem põe fogo.
-
Paulo Cordeiro
Oxe!!!!
-
Antonio Emanuel Melo dos Santos
Temos satélites navegando a órbita da terra, mas o Brasil não é capaz de coibir o desmatamento ilegal/queimadas em enormes áreas do país. Falta organização e mão de obra para controlar o território. Cada proprietário de terras deveria poder receber multas por atividade ilícita via vigilância por satélite. A IA já detecta pistas de pouso ilegais e tem grande potencial em auxiliar mais nesse objetivo. Falta acabar com essa brecha da lei que obriga constatação de infração por servidor no local.
-
Marcos Benassi
Bingo, caros colegas, tô convosco e não abrosco.
-
Fabrício Schweitzer
Essa é a chave do texto: ambiguidade. Assinam pactos de preservação com uma mão, e destroem com o bolso. Se o capitalismo é exploração, o satélite tem sua função deturpada. Alguns dizem que o ser humano é contraditório; acho que é safado mesmo.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.