Opinião > Combater o telemarketing abusivo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É inacreditável - inaceitável é pouco - que a Anatel admita a existência de chamadas veiculadas por números desconhecidos ou chamadas mudas ou unindo ambas as coisas. Isso desmoralizou completamente o sistema de chamadas telefônicas. Não é à toa que os usuários deixaram de atender ligações telefônicas. Intuo que este tenha sido o motivo inicial e, depois de iniciado o processo, viram que se livraram de um incômodo gigante quando passaram a conversar por mensagens de texto ou gravações.
É óbvio que essas medidas "criativas" não adiantam nada. Telefone não foi feito para fazer vendas, nem propaganda, nem alteração de plano, nem cancelamento de assinatura de jornal. Seria mais rápido, mais fácil e até mais barato fazer tudo isso pela internet, onde eu, consumidor, tomo a iniciativa de entrar e onde é possÃvel resolver tudo com um clic, sem perder tempo com transferências de chamada, linhas que caem, etc. Telefone é invasivo. O que o telemarketing fez foi institucionalizar o trote
Observação perfeita: qual chamada de telemarketing não é abusiva? Quem autorizou um desconhecido me ligar perguntando com quem fala, introduzindo sua existência incômoda como uma cunha no meu dia, que não, não está à disposição dele? Telefone não foi feito pra isso. As empresas de telemarketing acabaram com o sistema de telefonia, é o que eu acho.
Aliás, tenho uma pergunta a respeito do tÃtulo... O que seria um telemarketing não abusivo? A empresa me manda uma carta pedindo licença para me telefonar no dia seguinte no horário mais conveniente? Você, que escreveu esse texto, consegue se lembrar de qual foi a última ligação não abusiva de telemarketing que recebeu? Foi agradável? Você ficou com vontade de receber novamente ligações desse tipo? Ah, pare com isso...
Não resolve. Não interessa saber, agora, que o número que está me ligando definitivamente é um número de telemarketing. O que todo cidadão brasileiro quer é que as empresas não encham mais o saco com esse tipo de ligação. Que elas encontrem formas criativas e honestas para angariar clientes, em vez de buzinar no aparelho celular do sujeito. Estupidez.
As medidas restritivas não funcionam. A unica saida é bloquear numeros que não estejam na agenda, o que também traz inconvenientes, ainda que menores que as ligações que não param. É um absurdo que tenha que se chegar a esse tipo de medidas
Não está resolvendo o problema, eu mesmo tive que pagar por uma assinatura do Truecaller para que as chamadas fossem bloqueadas, e mesmo assim não adianta, eles burlam mascarando os números de telefones como números reais, a solução, infelizmente, foi bloquear todas as chamadas que não estavam na minha agenda e assim receber ligação será aos poucos extinto dos hábitos das pessoas.
O desenvolvimento de aplicativos que identifiquem robocalls ou, melhor ainda, receber um alerta da operadora quando do recebimento das chamadas sobre tratar-se de uma robocall ajudaria muito, pois as empresas de telemarketing pouco usam o 0303, exatamente porque esse prefixo é um alerta de uma chamada indesejada. Limitar o 0303 como colocado pela Anatel não fará qualquer diferença.
O 0300 não está funcionando muito bem. Recebo dezenas de ligações por dia de números de celular variados. Já não atendo números que desconheço, mas se for uma ligações legÃtima, eu a perco, e isso não me parece adequado. Muito mais há que ser feito.
Bem pior que o telemarketing são as constantes tentativas de golpes.
Tenho mais de 1400 números bloqueados, usando o recurso de que números não cadastrados na agenda são silenciados imediatamente, ajudou em muito, mas é impressionante a que a quantidade de ligações silenciadas representam 20% das recebidas diariamente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Combater o telemarketing abusivo Voltar
Comente este texto