Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wilson de Sousa Brito

    No meu estado o Piauí os professores do interior não eram formados ou tinha muito poucos formados , então o governador teve o projeto da UESPI ( universidade estadual do Piauí ) em regime especial o curso funcionava nos colégios de ensino médio na maioria das vezes .E eram aulas o dia todo das 8 da manhã as 5 da tarde e as aulas funcionavam nos meses de janeiro e fevereiro e um mês no meio do ano e eram cursos somente de licenciatura . E formou muita gente . E os cursos eram de graça .

    Responda
  2. Wilson de Sousa Brito

    A educação Básica no Brasil precisa melhorar para que o futuro universitário seja um bom estudante .

    Responda
  3. Michel Patrick Viana de Oliveira

    Há anos venho criticando o fato de que, mesmo com a expansão do ensino superior no Brasil, grandes resultados não são observados. Fala-se em democratização do ensino, mas o progresso não se mostra evidente. Assim, a construção de "elefantes brancos" pelo país resulta apenas em diplomados sem relevância social, cultural e intelectual.

    Responda
  4. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Fiz um comentário questionando se o problema em questão está realmente na Universidade, o comentário foi retido! Clara censura ideológica !

    Responda
  5. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Será que o problema está apenas nas Universidades? O desencanto de milhares e a multiplicação de evadidos não tem relação muito mais com a precarização do trabalho? O próprio desenvolvimento tecnológico e a frenética.busca de reduzir custos substituindo o trabalho humano pelas máquinas não será mais relevante para se entender que a crise é sistêmica? Não será o próprio Modo de Produção que precisa ser superado? São muitas questões que não cabem em explicações e modelos restritos !

    Responda
  6. ARY OLIVEIRA

    O pais gastou muito atraves do Fies para financiar educação superior para muitos que provavelmente nao concluiram o curso ou nao acharam colocação profissional na area estudada. Lembrando que o Brasil é o pais com o maior numero de faculdades de direito do mundo e talvez o que tem o maior numero de bachareis em direito do planeta. Somos o maior cartório aberto do planeta.

    Responda
  7. ARY OLIVEIRA

    O que se viu nesse pais nos ultimos anos - mais precisamente nos ultimos quinze - foi uma politica insustentável e irresponsavel de ampliação do numero de universidade e faculdades sem a contrapartida da necessária formação basica dos frequentadores dessas instituições. Muitos adentraram com ajuda do Fies para formação superior sem o devido preparo educacional na fase fundamental. Muitos empresarios da educação naturalmente não se importaram com isso. O importante era a mensalidade em dia.

    Responda
  8. Marcelo Magalhães

    Eu não concordo com esse utilitarismo pujante. O ponto central me parece o desenvolvimento da capacidade reflexiva e crítica, para que os formandos não se tornem exclusivamente instrumentais. Mas reconheço que saber desincumbir-se das tarefas básicas pertencentes a um determinado domínio é fundamento para o profissional.

    Responda
  9. José Cardoso

    "78,6% dos trabalhadores com diploma de graduação só encontraram trabalho em áreas em que a formação acadêmica não seria necessária." Não é só aqui. Já li um livro de um educador americano sobre o tema. A explosão do ensino superior após a segunda guerra permite às empresas filtrar os candidatos, exigindo diploma. Aí temos engenheiros chefes de departamentos, onde sua atividade é gerenciar pessoas, conhecer legislação trabalhista, e saber português e as 4 operações.

    Responda
  10. Paulo César de Oliveira

    Se o número de vagas cresce muito além do nescessário, a consequência previsível e inescapavel eh o aumento do desemprego entre aqueles com diploma de curso superior.

    Responda
  11. LUCIANO Arruda

    O Estado não tem a competência mínima de prover uma educação de base de qualidade, por qual motivo teria competência em avaliar a universidade? Deveria sim haver diversidade dessas avalições, inclusive por entidades da iniciativa privada, dos próprios estudantes e até de entidades internacionais.

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Bingo, seu Luiz Roberto: tanto a avaliação governamental quanto o próprio processo cientométrico de avaliação são, em medidas variadas, equivocados. Enquanto fiz ciência, era um tal de "publish or perish" disgramado; a quem tem interesse em fazer boa ciência, vá lá, dá para tocar, embora acabe-se perdendo tempo. Se sujeito não tá muito aí com a coisa, é uma excelente forma de mascarar trabalhos irrelevantes, menos bem cuidados ou mal feitos. E o barco navega, achando-se ou não um Porto que prest

    Responda