-
MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA
Oi Amorim, obrigada pela mensagem. Não estamos à deriva. Estamos articulados. Esse diálogo conta muito. abraço
-
jose carlos toledo junior
Inacreditável que em um pais de duzentos milhões de eleitores a eleição seja decidida por milhares de pessoas de poucos estados. O que me preocupa é que as pesquisas mostram os candidatos empatados nos estados pendulo e nas duas eleições trump foi subestimado pelas pesquisas em vários desses estados. Está feio. Eu li uma opinião no NYT que eu concordo. Falta a Harris uma posição simples e clara sobre economia. Ainda dá tempo.
-
Delzimar Irineu Silva
Isso é só bobagem. Seja democrata ou republicano a paranóia protecionista Americana vai continuar a mesma,.com quem eles podem jogam bomba, com quem não podem, promovem boicote, mas nada muda, pode ser que mude pra eles, imigração, aborto discriminação de drogas e essas bobagens progressistas, mas pra quem não é de lá, essa eleição é tão útil quanto buzina de avião.
-
MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA
Evans, sou eu quem deve agradecer pelos seus preciosos comentários. A comunicação com leitores da folha tem sido muito gratificante. Leio com atenção os texto dos (as) jornalistas-( Lúcia é de ponta, não deixo de lê-la), como também os comentários tão bem articulados como são os seus e de outros tantos leitores. Nessa troca de ideias e de opinião todos ganham, permitindo tomar posição diante dos acontecimentos que nos cobram por ela. Adelante!
-
Luiz Gustavo Amorim
Que elegância, Maria Christina. Subscrevo e a insiro no rol dos e das bem articuladas.
-
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
Acho que o corvo iria bicar o lado de Kamala Harris. Corvos não comem porcaria ou coisa putrefata.
-
José Cardoso
Aqui do Rio, eu não consigo entender nem a cabeça dos eleitores paulistanos, quanto mais à dos americanos. É como um outro planeta.
-
Marina Gutierrez
Os indecisos podem votar na excelente candidata do partido Verde, que sempre é proibido de participar dos debates… Ela se chama Jill Stein,
-
Alexandre Marcos Pereira
A cena fictÃcia descrita pela colunista num bar é similar à que se de desenrolou à frente de milhões de espectadores - via transmissão digital - em horário nobre. O trator de Kamala é uma metáfora adequada do que aconteceu no debate. Foi uma demonstração literal de poder. Kamala, com seu sorriso contido, mescla o Ãcone da liderança moderna com algo primal, visceral e domina a imaginação coletiva americana. Kamala Harris jantou Donald Trump.
-
Marcos Benassi
Ôôô, carÃssimo, grato pelo brado retumbante, agradeço mêmo. Mas nóis continua a prosa fora, talvez num blog, sei lá. benassi ponto fsp em gmail.
-
-
marcos fernando dauner
do jeito como são os comentários por aqui, entre breve a culpa pela eleição da Kamala ou do Donald será do povo catarinense .
-
ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER
A matéria é permeada pelo desalento e impotência em função da indecisão de um pequeno percentual de eleitores, esses que possivelmente decidirão a disputa ao cargo máximo dos EUA. A meu ver a demora em decidir daquela fatia é muito por Harris não dar um sentido firme na campanha, uma vez que o americano é movido pelo pragmatismo. Só a sua energia e atual popularidade não serão suficientes. A colunista até invocou os filósofos da angústia existencial e do pessimismo, sinal que está difÃcil.
-
MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA
Evans, que comentário mais preciso e elegante. Um leitor da folha dialoga e acrescenta suas leituras com as da Lucia Guimarães. Grande parte dos jornalistas tem uma cultura muito rasa. Lúcia e muitos outros buscam em outros sÃtios elementos de análise que ajudam o leitor de jornal a escapar do circulo cerrado das informações, preparado para instalar o vazio. Vazio ocupado e repetido por significantes mestres, puxadores da atenção. Resultado: desaparecem os corvos. Grassa a ignorância crassa.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Uma curiosidade Maria Christina, a tradução de O Corvo, de Poe é feita por ninguém mais ninguém menos que Machado de Assis. E é aà que mora o problema. O talento de Machado era tanto, que inventa outra obra. Em Oliver Twist de Dickens, uma tristeza só, um vale de lágrimas, Machado não resiste a introduzir seu sarcasmo e ironia. Fica maravilhoso, mas nada tem a ver com o original.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Obrigado Maria Christina. A virtude está mais nos ouvidos de quem ouve, do que na boca de quem fala. Tamos juntos.
-
-
Eduardo Vasconcellos Oliveira
Texto brilhante, pena que aqueles que necessitam dessa leitura não sabem ler.
-
Cassio Vicinal
Compreendo o pobre corvo bem treinado: seu condicionamento não é brincadeira (e talvez seja por isso que carregam um ar de ranzinza, já notaram?). Também compreendo que a tarefa do marketing eleitoral para convencer os indecisos não será nada fácil. Ideias fixas e cristalizadas explicam tanto decisões quanto indecisões. Não importa se a pessoa foi educada em academias de ouro ou bem alimentada, Dona Lúcia. O pássaro humano, uma vez condicionado, pode nunca mais reencontrar suas asas.
-
LORENA PARDELHAS
A coluna da Lúcia Guimarães é a melhor do jornal. Geralmente me diverte com a justa indignação que é também a minha. Hoje não me diverti, ao contrário, fiquei entristecida. E, ainda assim, encantada com o discernimento e conhecimento da polÃtica e do povo do paÃs em que Lúcia mora. Mas é sempre bom ler gente que sabe do que fala.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
O Projeto Dois Mil e Vinte e Cinco que Trump dis desconhecer, prevê entre outras coisas a troca de todos os servidores de carreira em cargos relevantes por republicAnos de ultra Direita. A ideia não é nova, já foi feita em 22 na Itália e 33 na Alemanha. Mas deixou escapar em comÃcio a idosos, que votando nele agora, nunca mais terão o trabalho de votar. É possÃvel que acreditem, ele é seu grupo, que a melhor forma de enfrentas inimigos autocráticos, como Rússia e China, e tornando-se um.
-
Alexandre Pereira
Hahahaha!!! Lá vem ela!! Perda de memória só vale para quem considera o laranjinha e não a inútil? Que mesmo em um ambiente preparado para favorecê-la não disse a que veio? Empatou em mentiras mas não foi questionada? Espero que a Folha deixe espaço para a outra torcida organizada. Kkkkkk.
-
jose carlos toledo junior
Olha o naipe desse pobre coitado. Teria pena se eu desse a mÃnima. Cara, escreva para o trump; vc e ele são os dois que "pensam" que houve empate. Quem sabe ele não te oferece um secretariado nos states se ele ganhar.
-
Eduardo Vasconcellos Oliveira
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Thiago dos Santos Molina
Deve ser torcida organizada mesmo, turba que apoia aos gritos quem violenta uma mulher (desde que torça para o outro time). Pior, são moralistas que esquecem de sua moral qdo seu heroi é condenado e vêem nisso sinal de virilidade e não de mau-caratismo. Kamala não só disse a que veio como foi nÃtida, cristalina, ao gargalhar qdo ouviu que imigrantes haitianos estão comendo pets. Mentiroso, delirante e cheio de "conceitos" para um plano, esse é o lÃder que "mostrou para que veio"?
-
-
Marcos Benassi
Ah, Dona Lúcia, compartilho a dúvida com a senhora; dúvida é esta que não tenho se a questão for "em qual lado da TV o corvo iria KHagar?" Lembranças, ele as têm incorruptas; capacidade analÃtica, contudo, não creio que tenha nem no mais baixo grau, tal como eleitores trAmpianos ou bozolentos. Uai, sô, olha o mundo e o descalabro ambiental, a assimetria econômica absurda, o conjunto e a estatura dos conflitos, o descaso com que Estados tratam cidadão e outros Estados: dá pé não. Tá faltando corv
-
Antonio Silva
Texto preciso, elegante, triste
-
ADONAY ANTHONY EVANS
O eleitor com pôs graduação pode lembrar o muar que carrega ouro. Falta-lhe o essencial, o poder de análise crÃtica da cidadania, o que talvez o Método Paulo Freire ensinasse, se não houvesse sido capturado pela doutrinação. O artigo de Lucia, é mais que artigo, é ensaio, é literatura. É impossÃvel não associa-lo a um dos mais ilustres escritores americanos e mundiais; Edgar Allan Poe, seu Poema O Corvo. Quase sobrenatural, O Corvo apenas repete a frase: Nunca Mais. Tomara não seja a Democracia
-
Claudio Martins Gaiarsa
Compartilho sua desesperança, que parece desespero.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.