Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Só quem nunca Trabalhou na vida e não foi pobre, pode apoiar esse absurdo de horário de verão. O lula que se diz trabalhador, certamente deve ter esquecido o  tempo que trabalhou. Horário de verão prejudica o pobre e trabalhador. E lula desconhece isso. O lula quer por porque, parece nunca ter sido trabalhador e nem pobre e não sabe que esse horário sacrifica os mais pobres. O lula prejudica o trabalhador com esse horário.

    Responda
  2. Paolo Valerio Caporuscio

    A desculpa dos incêndios nas matas para governo incompetente e irresponsável vir a tona com o horário de verão que de economia nada tem e infernizam as vidas das pessoas , em vez de mobilizar força tarefa e prender os responsáveis pelos crimes vem com essa por não precisar se empenhar em fazer a sua obrigação (tipico de políticos e por ser "cumplexo" e empurra para terceiros.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Sumiu meu comentário. Deve ter sido algum embaço de backup.

    Responda
  4. Antonio Hirschle

    Não há soluções simples para problemas complexos . O que o ONS faz é gerenciar despachos que garantam maior confiabilidade a um menor custo . Armazenagem de energia em baterias é caríssima e deve ser pensada desde logo , mas hoje são economicamente inviáveis . No atual estágio tecnológico e com o nosso portfólio de fontes energéticas disponíveis , o caminho mais racional seria usar mais a ciência e menos discursos políticos, que quase sempre são sem conteúdo técnico aproveitável .

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Coisa linda, precisa e pacienciosa, Seu Hirschle. Muito grato da informação.

  5. José Cardoso

    O horário de verão é lógico para o RS e olhe lá. Porto Alegre está no paralelo 30, como Nova Orleans. Os países europeus que usam esse esquema começam no paralelo 38 (Lisboa). Quanto mais baixa a latitude mais insignificante a economia frente aos inconvenientes.

    Responda
  6. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Deve ser adicionado à discussão a questão relacionada a saúde, como ouvi outro dia na rádio CBN, com pesquisas formuladas na Europa e Estados Unidos com alteração, inclusive, nos índices de mortalidade relacionados ao coração ou AVC. Mas, ao fim e ao cabo, o título do artigo reflete exatamente isso - o problema é mais profundo e a solução depende da combinação de fatores.

    Responda
  7. Dionisio DeBarros

    Horario de verao NAO. Vira isso pra la.

    Responda
  8. Vitor Porto

    Vocês enxergam somente a própria realidade. O horário de verão é ótimo para o RS. Sem ele o amanhecer acontece às 4hrs da manhã. Nós perdemos muito tempo de luz solar se não adequar o horário. Deveriam levar em consideração a real duração do dia na implementação.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Perfeito comentário sobre as maravilhas do horário de verão para o Brasil. Pena que as falta de alguma educação sobre geografia atrapalhe a compreensão de uns tantos que escrevem aqui.

  9. Manoel Jorge Ribeiro Neto

    O horário de verão é uma solução, digamos assim, inadequada. A "economia" na energia é pífia, quase inexistente. Além disso, submete milhões de pessoas a um estresse físico e mental, causando inclusive doenças e acidentes, especialmente entre a população mais idosa. Outro problema diz respeito à violência, com o que as pessoas que moram nas periferias mais sofrem, por terem que se descolar para seus trabalhos/estudos ainda de madrugada, em locais perigosos.

    Responda
  10. Humberto Santos

    Explica (desenha!) para seu colega Marcelo Leite!

    Responda
  11. Nelson Maria de França

    O grande show no Rio começa hoje e o copo de chopp custará a bagatela de R$ 19,00, os saquinhos de sucos artificiais já se notam mais caros nos mercados. Já dizia o poeta: enquanto uns choram, outros vedem lenços.

    Responda
  12. José Tadeu Saraiva

    Fora horário de verão!! que sacrifica a população brasileira, abalando o nosso relógio biológico do corpo, que até acostumar com a mudança de horário perdendo 1 hora antes em cada dia, de sono descanso, trazendo consequências físicas e mentais negativas. Além disso sacrificando milhões de trabalhadores das periferias das cidades que vão aos seus trabalhos ainda noite.Somado a isso o perigo da violência crônica nas ruas.Por uma economia pífia de energia e solução paliativa.

    Responda
  13. Alexandre Marcos Pereira

    A adoção do horário de verão no Brasil sempre foi um tema controverso, especialmente quando se trata de economia de energia. Em um país de dimensões continentais e climas diversos, a alteração do horário em algumas regiões pode gerar benefícios temporários, como a redução da demanda no período de pico, por volta das 18h, e uma suposta economia no consumo de eletricidade. No entanto, o problema energético do Brasil vai muito além dessa medida sazonal. O horário de verão é mero paliativo.

    Responda
  14. Gilberto Rosa

    Vicius esconde. Inflação baixa, desemprego baixo, record de 1 e meio milhão de empregos em 7 meses, crescemos em 3 meses o que se projetou para o ano, segundo país no mundo que msis cresceu no trimestre, vamos ultrapassar 3 por cento, venda de carro 14 porcento maior, seiscentos bi de transações comerciais e 100bi de saldo positivo, nos tornamos o maior exportador de produtos alimentícios industrializados, graças a negócios fechados pelo mundo com Lula. Folha é manipulação pura.

    Responda
  15. Alaor Magno

    O futuro está nas usinas nucleares. Enquanto Angra 3 não ficar pronta deve-se manter o horário de verão para poupar as termoelétricas.

    Responda
  16. Carla C Oliveira

    Planejamento é tudo!

    Responda
  17. José Augusto Bernabé

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Paulo Augusto

      PIB crescendo, superávit na conta, inflação baixa, desemprego mais baixo ainda, pobre tendo suporte e investimentos chegando a rodo. Chora mais....

  18. MARIO EUSTAQUIO DE OLIVEIRA

    É, chegou a hora do governo deixar de falatório sem nexo, e trabalhar, apresentar propostas de forma técnica e lógica, mas, pelo amor de Deus, não repetir as loucuras que o governo Dilma fez, e que pagamos o preço até hoje. Energia é coisa séria, e tem que ser trata de forma técnica.

    Responda
  19. Rafael Gallina Delatorre

    Hidrelétricam prejudicam o meio ambiente, modificam a geografia. É preciso mudar paradigmas para um sistema mais comunitário ou matamos o planeta, cedo ou tarde. Conseguimos melhorar a efuciência dos equipamentos e aumentamos o consumo de energia! Qunato este mundo moderno inovador contribui para nossa desgraça?

    Responda
  20. Zelis P F

    Quem tem QI dentro da média sabe bem o que é isso. Estamos perdidos.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Que pérola de comentário!

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sei do que vc está falando. E concordo.

  21. Carlos Mello

    Os reservatórios não estão baixos pelas manobras dos mesmos ao longo do ano, justamente pela particularidade das eolicas e solar. Infelizmente não funciona até o momento armazenar energia dessas fontes. O armazenamento fica com o nível dos reservatórios controlados. Vê-se que mesmo se existisse uma bolsa ventilador não teremos energia. As mudanças climáticas chegaram e não fizemos nada, pelo contrário, alguns saíram falando que era coisa de comunista.

    Responda