Marcelo Leite > Lula bombeiro joga gasolina na fogueira do clima Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ronaldo de Mello

    Concordo e digo que a crise climática é a parte imediata visível e sentida mas existem os efeitos de longo prazo de todo mau tratamento da natureza seja de empresas despejando lixos tóxicos e mesmo nós, as pessoas os humanos, fazendo usos contra a ecologia do planeta. Caminhamos para a extinção não só da humanidade mas da vida no planeta Terra.

    Responda
  2. Dora de Oliveira e Silva

    O Agro é tóxico, ganancioso e mata: as pessoas e a mata.

    Responda
  3. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Todos os governantes, brasileiros e estrangeiros, sem exceção, acham que as mudanças climáticas causadas pela ação humana são sintomas de uma gripinha do planeta que vai passar. Usam o tema para ganhar dinheiro. O circo está pegando fogo e a turma finge que não tem urgência. Extinção em massa pela frente. A vida continua. O vida humana não.

    Responda
  4. Raphael Cássio

    Estamos condenados. Aproveitar ao máximo a vida enquanto a civilização não colapsa é a ordem. Devemos ter aí uns dois ou três anos.

    Responda
  5. NACIB HETTI

    Lula é diversionista. Participa de eventos adiáveis enquanto o Brasil pega fogo, literalmente.

    Responda
  6. marco martins

    Pessoal, vamos admitir... sem essa conversa de etárismo e tudo mais. O Lula já não tem energia pra quase nada, nem discursar mais ele consegue. Vamos cair na real, está atrofiando em praça pública, uma espécie de Bidem dos trópicos. Estão cobrando dele uma energia que ele simplesmente não tem mais.

    Responda
  7. Claudio Roberto Marigheto

    A miopia do articulista é tanta que qualquer comentário é inútil. Quer dizer que toda a culpa do caos das queimadas é do governo Lula? E o Congresso? E o " ogro negocio"? Uma possível exploração de petróleo na foz do Amazonas é responsável por tudo isso? Que pobreza! Realmente a FSP tem um nível zero de articulistas. Aliás, articulistas não. Araustos da extrema direita negacionista . Lamentável.

    Responda
    1. marco martins

      Se ele é o Presidente ele é o responsável e pronto. Qdo o Bolsonaro era Presidente o Lula deu uma entrevista dizendo o seguinte: esse governo é incendiário, e o problema é fácil resolver, é só ter vontade, por o exército pra ajudar, unir os governadores, bla bla bla, Ele podia mostrar tdo isso agora né?

  8. maria eloisa montero miguez

    Políticos de todas as esferas e empresários de ramos bem conhecidos questionam parâmetros científicos, dão nós legais e ilegais para tocar projetos indecorosos pela simples razão de que o tema meio ambiente atrapalha os negócios. Enquanto a população conseguir respirar e ter gotas de água semanais nas torneiras e bacias, essa turma continuará em sua sanha secando rios, mananciais, eliminando florestas, esturricando a terra até as entranhas mesmo que a população padeça!

    Responda
  9. Antônio João da da Silva

    O professor é muito bom de meio ambiente, mas tira zero em economia. A transição energética só se viabiza, única e exclusivamente, com a produção de outras fontes energéticas com custos competitivos aos derivados do petróleo. Se o Brasil tentar outro caminho verá a inflação explodir, o emprego e a renda cairem, pela importação de energéticos caros.

    Responda
  10. Edson Antonio Mendes

    Já que boa parte de vocês que comentam se acham no direito absoluto de ainda culpar o governo anterior. Então porque agora por 2 anos seguidos as queimadas só aumentam em todo Brasil? Quem é o presidente atual? Quem é o ministro do meio ambiente atual ?;se no Governo anterior só ia passando boiada, agora só passa queimadas. Porcentagem de gente mesquinha que não sabe o que fala.

    Responda
  11. JOSE RAUL MARQUES SILVA

    Infelizmente o Governo Lula, apesar da credibilidade que Marina e seu grupo ainda merecem, não consegue exibir diferença significativa no enfrentamento dos desafios ambientais em relação ao terror ecológico que vivemos nos anos Bolsonaro. Pior, ainda abraça insanidades como bancar a exploração de petróleo na Amazônia. A esquerda brasileira, além de fóssil (pelo apego a velhas ideias e à velha economia do carbono) agora tornasse autista, ante a expansão avassaladora das queimadas.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Por mais que hajam omissões e incongruências é incomparável o atual governo com o incendiário, desmatador, grileiro, garimpeiro ilegal e poluente, contrabandista de madeira ilegal, desmantelador dos órgãos fiscalizatórios e genocida indígena governo anterior. É muita falta de caráter fazer essa comparação. Não ouvi a cobrança dos governadores dos estados que queimam, todos da extrema direita bozoloide.

    2. eliete della santina

      É isso mesmo, lamentavelmente. Só não entendi por que, com isso, a esquerda torna-se autista. Pode explicar, por favor?

  12. Luciano Napoleão de Souza

    Olha! A militância de redação descobriu que a culpa pelas queimadas é do agro! Interessante a bem pouco tempo atrás era do presidente Bolsonaro. Teve até musiquinha cantada pelos parasitas da Rouanet. Como é isso?

    Responda
    1. marco martins

      Pois é, depois ainda chamam os outros de gado.

    2. RICARDO GOMES DE OLIVEIRA

      Cara é muito curioso que você perca seu tempo comentando absurdos sem sentido pra tentar ofender pessoas que explicam coisas que você não entende - ou finge não entender. Mas bom, aqui estou eu dando ouvidos a um lunático solitário...

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Cadê a cobrança dos governadores dos estados incendiados, todos de extrema direita. São eles e os prefeitos dos municípios os que tem obrigação de atuar primariamente. Afinal quem comanda os bombeiros, quem deveria ter verba destinada a prevenção e combate as ocorrências? Governo federal só pode atuar na coordenação das políticas. Afinal, somos ou não uma federação? Por que as autoridades locais são pousadas e tudo se concentra no governo federal?

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mané é mané! Obviamente o Bozo em pessoa não ateava fogo, apenas incentivava e ajudava seus apoiadores com todos os meios disponíveis passando a boiada das desregulações, mudanças nas leis, decretos e portarias, desmonte dos órgãos de fiscalização, leniência com o garimpos ilegal, grileiros, contrabandistas de madeira e ouro ilegal, invasões de terras indígenas, suspensão das demarcações, cancelamentos de multas e toda sorte de “ajudinhas “.

    5. José De Almeida Soares

      Pesquise aí o nome Ricardo Galvão, demitido pelo seu presidente em 2019, por ser acusado de mentir sobre os dados alarmantes relacionados ao desmatamento.

  13. Fernando Lima

    Mais didático impossível, Marcelo!

    Responda
  14. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    infelizmente o autor do texto tem razão .

    Responda
  15. José Cardoso

    O governo infelizmente está perdido. A seca nem é das maiores pois os reservatórios das hidrelétricas estão acima de 50%. Mas a falta de preparo para o combate aos incêndios florestais é patente, o que leva à grande destruição da natureza e propriedades.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Como assim não é das maiores? Já olhou os dados? Rio Madeira já deixou para trás baixas históricas faz tempo! Há locais sem chuvas há 2O0 dias por quase todo o território nacional!

  16. Tadêu Santos

    Não sou do PT, apenas de uma esquerda marxista, posso dizer q Ñ BOTO FÉ NA CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA DO PR LULA 3, porque ñ confio mais "na classe política partidária", deste país em chamas, desmatado e terrivelmente poluído, q foi alertado pelas ciências climáticas desde 2004, pelos estudiosos na primeira edição do EFAMUC em Araranguá, Sul de SC, epicentro do furacão Catarina. Pena q as improvisações ambientais ñ são oriundas de planos de governo e projetos de estado! (Q PENA Q SEJA ASSIM)

    Responda
  17. Antonio Silva

    E no rico SP com sua capital top 03 em poluição, não deveria ser o governo local o líder na condução de uma nova política ambiental, ou tem aguardar o federal.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Por que o governo estadual vem sendo poupado de críticas, e não apenas o paulista, e também os prefeitos? Não tem verbas nos orçamentos para essas ocorrências? Tem planejamento nesse sentido? Tem atuado corretamente e prontamente? O que fez o prefeito de SP na questão ambiental? Ao menos plantou árvores? O governo federal tem o seu papel nas quem está no comando direto são os governos locais. Estão todos atuando devidamente?

    2. Dirceu Luiz Gonzaga

      Senhor Marco, percebi que o senhor escreveu várias vezes sobre relatórios que foram enviados ao PR desde janeiro, porém a secretaria do meio ambiente, confirme isso, tem alertado para providencias desde o ano 2002. A pergunta a ser feita é: Qual setor da sociedade, incluindo aí governos(todos), igrejas e todos mais, está afins de mudar? -- acho que nenhum, aí fica fácil cobrar do Governo né.

    3. Marco A Moreira

      Senhor Antônio caberia ao governo federal ter elaborado um plano nacional de combate a incêndios e preparação para eventual falta de água desde fevereiro deste ano - pois recebeu inúmeros relatórios sobre isso.

  18. Antonio Silva

    Será que o país com seus problemas, e uma matriz elétrica mais limpa, pode sozinho abrir mão do seu petróleo quando os gigantes avançam

    Responda
  19. Dirceu Hernandes

    Passou de estilingue pra vidraça.

    Responda
  20. Neucir Valentim

    O agro põe fogo na seca e subcontrata, indiretamente estagiários para colocar a culpa de um incêndio na América Latina no Lula, e criticam sua ação na Petrobras, se você for verificar o histórico, foram os mesmos que disseram que o pré sal era uma megalomania de um presidente louco.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Senhor Neucir o presidente tem recebido relatórios sobre o clima e possíveis incêndios desde fevereiro deste ano - não apenas de órgãos do ministério do meio-ambiente mas também de outros estados.

  21. NACIB HETTI

    Diversionista Lula tem ocupado a mídia para tratar de temas que podem esperar um pouco. Ele precisa tomar consciência da gravidade dos incêndios. O Brasil tá pegando fogo.

    Responda
  22. vicente machado

    Acharam mais um que só critica. O lula está tomando as providências ao seu alcance. O asfaltamento de uma rodovia já existente é realmente uma alternativa para a navegação do Rio Madeira. O desmatamento na Rodovia já ocorreu. A rodovia já existe. Na margem equatorial, a exploração já ocorre no Suriname, feita empresas americanas. O Brasil(Petrobrás) tem a tecnologia, que não polui e a exploração é feita em alto mar, e deve aproveitar sim em proveito do povo brasileiro.

    Responda
    1. marco martins

      Só mesmo um adepto de seita, pode achar que o Lula está fazendo alguma coisa....

  23. Ivo Ferreira

    Como já foi dito por outro cronista, Lula tem que saber que saliva não apaga incêndio.

    Responda
  24. Mauricio de Oliveira e Silva

    É aquele velho discurso da maioria dos colunistas da folha: Lula adotas as medidas e ações para o combate ao incêndio, mas....

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Senhor Mauricio o presidente tem sido alertado desde fevereiro , e nada fez!

  25. Paulo Dos Santos

    Se Lula não fizesse nada seria legitimamente criticado, como tomo medidas urgentes que estãp ao seu alcance executivo, da mesma forma é criticado. Fica evidenciado pelo discurso dos críticos, que o que menos importa é o meio ambiente, mas o velho jogo político travestido de boas intenções.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      O presidente tem sido alertado desde fevereiro e não elaborou nenhum plano , nada!!!!

    2. Humberto Santos

      A atitude da Fsp contra Lula é puro racismo!

    3. Rafael Gallina Delatorre

      Os apoiadores do governo precisam saber aceitar certas críticas. Não basta sair acusando os críticos de segundas intenções. Fica parecendo que o governo é santo e nunca erra. É fato que o mundo todo precisa mudar o jeito que pensa o meio ambiente, inclusive a esquerda brasileira.

  26. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Inquestionável!

    Responda
  27. Flavio Leal Rodrigues

    O colunista mistura vários assuntos. Ontem o Congresso aprovou desoneração até para prefeituras. Esse congresso do qual o colunista não espera nada e portanto poupa de críticas. Há os incêndios. Todos os governadores são responsáveis pelos bombeiros em seus estados , há dificuldade em lidar com o problema mas o Governo Federal não tem como política ignorá-lo, nem desmantelar os órgãos ambientais. A discussão de uma transição energética é complexa e não comporta espantalhos

    Responda
  28. Frederico de Souza Cruz

    O Marcelo Leite demonstra muito oportunismo. Se aproveita deste terrorismo tocado por piromaníacos, para atacar Lula. Sempre com ar pedante de quem odeia o operário do ABC. Segundo ele Lula e Marina não são do mesmo governo. Marcelo até levanta pontos e criticas relevantes a determinadas políticas, que devem ser debatidas, mas Marcelo é peremptório, não há debate possível. Porém gastou poucas linhas para o terror dos piromaníacos, que talvez sejam idosos com bíblia fazendo pic-nic.

    Responda
  29. Paulo Sales

    Lula foi um calço no pé da mesa capenga de Bolsonaro, mas a mesa continua cheia de cupim.

    Responda
  30. Elizabeth O Costa

    Disse tudo!

    Responda
    1. Julio Bruno

      Do ponto de vista dele!

  31. Alexandre Marcos Pereira

    A Frente Parlamentar da Agropecuária contradiz os dados científicos sobre o impacto do setor agropecuário nas queimadas e desmatamento na Amazônia e outras biomas brasileiros. Desenvolvimento sustentável e governança ambiental é um debate essencial. O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais importantes da economia brasileira, responsável por uma parte significativa do PIB e das exportações. No entanto, sua expansão foi acompanhada por uma intensificação das práticas de desmatamento.

    Responda
  32. Neli NEVES

    Tenho que concordar com a opinião do articulista. Nesse momento de devastação do planeta, considero um total absurdo a ideia de "exploração de petróleo e gás na margem equatorial da amazônia".

    Responda
    1. Julio Bruno

      Pode ser, mas se não for a Petrobrás serão os gringos que já produzem na Guiana ao lado!

  33. Márcia Meireles

    O problema do presidencialismo é que as expectativas e cobranças tem sempre um foco único: o presidente. Se executivos, legislativos e judiciários de estados e municípios não forem também pressionados não sairemos dessa enrascada. E, fundamental, se a sociedade civil continuar passiva...já era...

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Senhora Márcia essa é a regra do presidencialismo - ele é o executor. Óbvio que sabia disso quando se candidatou. O problema é que ele tem sido alertado desde fevereiro - teve tempo para preparar o Brasil.

  34. Gilberto Rosa

    Inflação baixa, desemprego baixo, record de 1 e meio milhão de empregos em 7 meses, crescemos em 3 meses o que se projetou para o ano, vamos ultrapassar 3 por cento, venda de carro 14 porcento maior, seiscentos bi de transações comerciais e 100bi de saldo positivo, nos tornamos o maior exportador de produtos alimentícios industrializados, graças a negócios fechados pelo mundo com Lula. A Folha não mostra, apoiaprivatização fraudulenta e juros.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Moreira, tem outra pesquisa da USP, que mostra que todas as previsões de que o Brasil ia quebrar, desde a primeira eleição do Lula, fracassaram. Pena o mercado não leu a tal pesquisa. Parece o colunista Vinícius, errou todas as previsões de 23 e 24, aí vem justificar com abobrinhas.

    2. Gilberto Rosa

      Beijos do tizão Natan :)

    3. Marco A Moreira

      Senhor Gilberto existe uma reportagem na revista da USP que trata do recorde na venda de alimentos - se possível leia. Tudo que o senhor apontou se deve, é claro, a um processo que vem ocorrendo pós pandemia. Em 2022 tivemos aumento na exportação de alimentos, processo!!! Como foi o superávit de agosto deste ano comparado a 2023? Entende? Processo. Agora o que isso tem a ver com a incompetência do governo? O Brasil ar de em chamas - ele foi avisado em fevereiro , nada fez.

    4. Gilberto Rosa

      Menino Natan, lhe falta educação, mas o pior ainda é a falta de sabedoria. Vamos torcer para que melhore com o tempo.

    5. Natan Rauba

      Eu gosto de notícias boas e verdadeiras, a sua “verdade” não condiz com a realidade, tiozão do zap.

    6. Natan Rauba

      Gilberto, denunciar o meu comentário não vale! A reportagem fala sobre problemas ambientais e você está falando de economia, você percebe que não há uma coesão? Pra que defender tanto um político assim? Você e os bolsonaristas são iguais. Não adianta usar moralismo barato, teu comentário é impertinente.

    7. Ivo Broeing

      ahammmm

    8. Gilberto Rosa

      Natan, desculpa se te entristece ver notícias boas de seu país, estendo que fiques frustrado com sua espectativa de virarmos Venezuela, não vai rolar. Para combater a escravidão da falta de conhecimento e a contínua militância da Folha, aproveitando o vocabulário nataniano, apenas a verdade.

    9. Natan Rauba

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  35. NACIB HETTI

    O Marcelo tá prenhe de razões. O Brasil nunca teve Política de Estado para as suas demandas. O país se desenvolve por espasmos.

    Responda
  36. Rodrigo Andrade

    Governo Lula está perdido, sem um plano concreto e objetivos consistentes? Mas sempre foi assim e pra todos os setores, porque isso ainda surpreende alguém?!

    Responda
  37. Alexandre Tavares

    Tenho 21 anos e fiquei decepcionadíssimo, nunca mais voto nesse traste.

    Responda
  38. Flávio Sasso

    Tem muito incendiário querendo que o Brasil não dê certo com este governo.

    Responda
  39. José Augusto Bernabé

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  40. leonardo oliveira

    Governo mostrando todo o amadorismo e falta de planejamento neste momento.

    Responda
  41. leonardo oliveira

    Governo Lula mostrou que não se planejou para a questão climática.Teve 2 anos e nada fez , agora é tarde e as consequências da crise hídrica já o estão tornando mais impopular ainda.Resultado desabastecimento de água,luz mais cara , inflação e etc.

    Responda
  42. Gaya Becker

    O passado ficou no passado. O governo q está aí veio prometendo consertar, reconstruir e blá-blá-blá. Então, mãos à obra. Não há tempo a perder e nem andar de ré rumo ao passado tentando se eximir dos compromissos que assumiu de reconstrução. Ganhou o governo e todas as coisas ruins q apontava sobre o governo anterior. Acabou a campanha. Prá frente é q se anda.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente. Mas não anda.

  43. Raymundo Itareru

    se é uma coisa que lula não faz, é chover, onde você estava no governo passado?

    Responda
    1. Robson Barcelos Gevegir

      Estava no cercadinho aplaudindo o mito dele.

    2. Carlos Amorim

      Seu comentário é ridículo. Leite estava reclamando da falta de noção com o ambiente do ex. Pare de lamber seu político de estimação e acorde, é bizarro achar ok a postura de Lula, com base na postura de Bozo. A única qualidade relevante de Lula em 2022, era não ser o Bozo.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Se proferir sandices e despropósitos causasse chuvas, teríamos um dilúvio de autoria do lula. O governo passado foi uma catástrofe, mas as queimadas estão hoje, neste governo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.