Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carlos Salas

    sem ser "putinofilo" acho que dizer que USA cedeu as ameaças do Putin é extemporáneo, qualquer cidadão de bom senso deve concordar que mostrando os dentes nao se consegue parar a carnificina na Ucrânia

    Responda
  2. Carlos Salas

    sem ser "Putinofilo", acho

    Responda
  3. Rubens gonçalves

    Igor WWIII só no país da Alice

    Responda
  4. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    Que teria feito o Alemão mudar de posição assim tão depressa? Tudo fizera para manter o insano conflito; agora que as consequência da desastrada decisão dão sinal e apontam os seus efeitos devastadores para a economia alemã, fingem que não é com eles. A indústria bélica agradece.

    Responda
  5. antonio roberto lambertucci

    Putin avisou que não quer a OTAN na Ucrânia. E ainda sabotaram o Gasoduto russo para impedir a aproximação da Rússia com a Europa. Esse Zelensk é um santo?

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Fábio, escrever chavões pega mal num ambiente minimamente sério... Vai aprender geopolítica!

    2. Fábio Nogueira

      O Putin está chateado desde a queda do Muro de Berlin, quando os alemães decidiram passar para o lado Ocidental, mais moderno e com mais liberdade, fora do guarda-chuva russo. O mesmo acontece agora na Ucrânia e essa decisão pertence aos ucranianos. Mas o ditador/czar não aceita e promoveu essa vergonhosa e covarde "Operação Militar Especial".

  6. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Covardes. UCRÂNIA VAI DESAPARECER.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Covardes? Espertos! Arrumaram a guerra ideal: um povo distante e um país distante são destruídos enquanto a indústria armamentista fatura como nunca, além da venda de petróleo e gás muito mais caro do que a Rússia vendia, o que está arruinando países como a Alemanha - menos concorrência! E tudo isso reforçando a lenda do "arsenal da democracia", defensor desinteressado da liberdade etc. e tal. Um monte de gente acredita a ponto de protestar escrevendo com maiúsculas...

  7. Enir Antonio Carradore

    Quem assistir ao documentário “20 dias em Mariupol” vai ficar chocado com essa guerra e a incompetência dos líderes para encerrá-la; até agora só conseguiram piorar. E alguém tem dúvida que a Ucrânia será ainda mais destruída? Mais armas para a Ucrânia significa mais destruição da Ucrânia. Impossível defender Putin. Impossível defender a OTAN que optou pela destruição da Ucrânia com o seu lucrativo método armamentista.

    Responda
  8. Ricardo Ferreira

    Passou da hora de negociar o término desta guerra estúpida e gratuita. É mais que necessário que as nações tentem convencer o czarzinho de que ele deve respeitar as fronteiras ucranianas.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Para isso é necessário que estas se convençam que devem respeitar a Rússia e desistam de colocar a Ucrânia na OTAN, o que significaria mísseis a cem km de Moscou e a base de Sebastopol ocupada por navios americanos colada no território russo. Em tempo: pelo menos oitenta e cinco por cento da população da Crimeia é russa, como nos últimos séculos.

  9. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Otan tem que deixar de ser bundamole e ajudar mais a Ucrânia livre do putingenocida

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Para não usar uma palavra feia que não poderia ser publicada, digamos que os governantes europeus (não merecem ser chamados de "lideranças") superem suas respectivas mediocridades, constatem que esta guerra é só prejuízo e potencial perigo, e sentem à mesa com a Rússia para negociar a paz, salvando a Ucrânia e seu povo.

  10. Ernesto Pichler

    Está mais que na hora de acabar com essa guerra entre EUA e Rússia no teatro da Ucrânia, com o uso de um marionete, um títere, fantoche neo-n dos EUA, o Zé.

    Responda
  11. LEANDRO SCHMAEDEKE

    O Putin ho está no ponto para que se cumpra a previsão da vidente cega. Está, e muito atrapalhando seus coleguinhas russos, mexendo no bolso deles.

    Responda
  12. Joao Luiz Coimbra

    Pelo visto, se a coisa continuar assim iremos ter um terceira guerra mundial. Não iria querer estar no hemisfério norte!

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Não teremos uma terceira guerra . Imaginem deixar de comer X Burger no macdonalds

    2. altair moraes

      Em uma Terceira Guerra Mundial ninguém vai querer estar no planeta Terra, que seria assolado por inteiro. A única coisa mais sensata que Trump falou no debate foi justamente que estamos cada vez mais perto disso. Vindo de quem já esteve tantas vezes com a maleta de códigos nucleares à mão, é de se preocupar, e muito.

    3. Breno Heleno

      Chega aqui.

  13. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    O futuro de Zé Lensky será uma temporada longa na Rússia vendo o sol nascer quadrado

    Responda
  14. Robson Barreto

    O ocidente percebeu que a Russia está perto de vencer a guerra, então estão tencionando para forçar o fim da guerra sem que a Ucrânia seja considerada perdedora.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      É exatamente o que o Pichler escreveu abaixo. Sei que é contraintuitivo, afinal, foi a Rússia que invadiu a Ucrânia, além do fato do Putin ser um líder autoritário, o que configura uma "guerra entra a Democracia e a Tirania - de que lado você está?". Mas a História não é óbvia e a geopolítica menos ainda. Certo estava o lula, quando propôs negociações de paz logo no início. Todos caíram de pau, pois a única linha vermelha para o Ocidente (EUA) é o caminho das negociações.

    2. Ernesto Pichler

      Maurício, quem começou a guerra foi os EUA, com o golpe que deram da Ucrânia em 2014 para derrubar um presidente eleito, favorável á Rússia, para nomear um títere neo-n, visando colocar bases militares e tomar a base de Sevastopol, na Criméia. Os russos reagiram rápido. Estão apenas se defendendo.

    3. MAURICIO FLEURY DA SILVEIRA MESTIERI

      Do jeito que você fala você acredita que a Russia estava certa em começar a guerra...

  15. Wilson Soares

    Agora, se a gente imaginar direitinho, a Terceira Guerra Mundial não deve ser tão ruim assim. Os preços das viagens para a Europa vão estar baratinhos, e todo mundo vai querer ver a Torre Eiffel derretida no chão. É só levar um protetor solar fator 8.554.765.326 na mala, e não se importar com as imagens de Kiev, Londres, Moscou, Varsóvia, Romênia, Finlândia, e Berlim obliteradas. Ah, e Old Joe indo aos telejornais noturnos americanos contar o quanto ele fez para impedir a tragédia.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Pois é, Rubens, é que os EUA acreditam que podem circunscrever a guerra nuclear à Europa. Aí, eles chegam para "reconstruir", como fizeram no Iraque. Talvez seja importante que o Putin deixe claro que não será assim: S. Petersburgo não será trocada apenas por Varsóvia, mas também por Chicago ou New York. Talvez assim os americanos sosseguem o facho, após profunda indignação moral com a "impiedade do tirano", é claro...

    2. Rubens gonçalves

      Você sr esqueceu de Washington nova York. E outras cidades americanas com mais de 5 milhões de habitantes. Vai tudo pro s@co

  16. Wilson Soares

    Old Joe só não deixa Zelê atacar a Rússia porque não sabe como o Grande Dragão Vermelho vai reagir.

    Responda
  17. Josue Oliveira

    lsreII pratica ge no cidio e nada acontece, só aumentam o fornecimento de armas. Já o Tutin, até proibiram de participar das Olimpiadas ah, mas ele invadiu a Ucrânia. Essa penalidade é anterior aos jogo. Incoerência do grande império, a grande BabiIônia.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Pois é... Enquanto os atletas russos só podiam concorrer como "independentes", sem as cores do seu país e sem poder dar um pio, os izrraelensis desfilavam de barquinho no Sena, sorrindo e acenando....

  18. Severo Pacelli

    O mundo ensaiando uma terceira guerra. EUA sempre ganhando. Fomenta conflitos nos quintais dos outros, amplia territórios sob seu domínio e mantém em alta sua indústria bélica. Usa Europa, Ásia, Oriente Médio e desestabiliza América Latina, tudo em nome do poder e riqueza. No Brasil fomenta a privatização de tudo e impõe a língua inglesa como língua universal em nosso território.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Só não concordo totalmente com o Rubens porque lamento pelas outras formas de vida que habitam este planeta, que o Homem definitivamente não merece.

    2. Rubens gonçalves

      Acho que uma guerra nuclear não é de todo o mal.