Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raymundo Itareru

    aqui os 'liberais' que adoram os trabalhadores, já pensam em aumentar para 120 anos

    Responda
  2. Carlos Eduardo Pereira Jorge Cordeiro

    Para quem desonera 17 setores bilionários do pagamento da previdência , não há moral para aumentar um mês sequer o tempo de labor funcional do trabalhador. Desoneração é vergonha!

    Responda
  3. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

    Como aqui e na China, a falta de transparência nas contribuições arrecadadas gera um rombo bilionário ao longo dos anos, e a única justificativa é trabalhar mais tempo. Se esse dinheiro for investido corretamente, isso não seria necessário, e o governo mal administra esse dinheiro.Lembra de uma outra situação no passado, em que os estudantes deram calote de 10 bi no programa SISU? A maioria não conseguiram pagar após a conclusão do ensino superior, pois não existem emprego para maioria de todos

    Responda
  4. marcos fernando dauner

    e a idade média para óbitos lá, qual é ? sessenta e cinco ?

    Responda
  5. Jorge Rodrigues

    Todos os países deveriam se adaptar ao aumento da expectativa de vida e alterar a idade mínima partir da qual as aposentadorias podem ser concedidas. Infelizmente no Brasil esse tema é um tabu e qualquer mudança nas regras da Previdência Social é dificílima de ser realizada. A consequência mais óbvia dessa enorme irresponsabilidade dos nossos governantes são os recursivos aumentos dos déficits previdenciários.

    Responda
    1. André Moraes

      A previdência passou por mudanças nas regras em 1998, 2003 e 2019... então está longe de ser um "tabu". As regras atuais já são bem mais rigorosas que a chinesa, que ainda será implementada ao longo dos próximos anos, apesar da pirâmide etária estar em situação pior, com redução populacional já ocorrendo.

  6. José Cardoso

    Como os chineses tem o hábito de poupança, a renda dos idosos não deve cair tanto, mesmo com menos previdência pública que no ocidente.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Mas como a China é "socialista" nada disso importa. As pessoas trabalham alegremente cantando "O Oriente é vermelho"!