Gustavo Alonso > Morremos todos um pouco com o fim do Twitter Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Mas morremos muito mais quando a alma perde o sentido, que é o que acontece quando redes que espalham fake news agem livremente à revelia das leis. Só quem ganha é o Elon e a imprensa que não quer largar o osso das receitas com publicidade.
Que conversa fiada.......
O doutor fale por si. Eu não morro por rede social nenhuma. Eu vivo no mundo real, onde não ter o que comer e não ter dinheiro para pagar as contas são os verdadeiros problemas. Quem nunca sofreu no vida fica mole, querendo morrer por qualquer doce que lhe tiram da boca.
Que drama! É só usar uma VPN que você consegue acesso ao histórico. Ninguém será punido por acessar e ler, é impossÃvel fiscalizar isso. Só poderá ter problema quem arriscar postar coisas novas.
Nunca usei esta porcaria, portanto não me sinto nem um pouco morto com seu fim. Ao contrário, me sinto até um pouquinho mais vivo ao saber que a influência do Musk sobre este nosso paÃs fica um tanto mais restrita.
Sempre vai aparecer alguém defendendo um bilionário que se acha acima da lei. No mais, para qualquer memória digital existe uma coisa revolucionária chamada backup, que pode ser feita em HDs, pen drives, sem depender de nuvens de bilionários que mais cedo ou mais tarde vão se dissipar para sempre. Se não aprendeu com o Orkut...
E toda magnificência do estrume progressista aparece nos comentários. Gustavo Alonsp é um otimo colunista e, até onde sei, de esquerda, mas não essa esquerda bocó que só grita slogans e bur ra feito porta. Como não reza pela ortodoxia é malhado pela choldra de comentaristas que tomou conta da FSP. Gente que nem le suas colunas usualmente
Direita burra é o maior pleonasmo existente.
Cara, não fale por todo mundo! Qual a porcentagem dos brasileiros usam ou usavam o tal do X ou ex- twitter!?
Acho que há mais memória coletiva naquilo que o emissário submarino joga no mar. Nem por isso recomendo preservar.
Impressionante que você achou o banimento do Twitter justificável, decepcionante.
Meus pêsames! O Sinaf está pago ?Como é fácil guardar dinheiro sendo colunistas (?) da Folha !
Meus pêsames! O Sinaf está pago ?Como é fácil guardar dinheiro sendo colunistas (?) da Folha de São Paulo!
Internet não é terra sem lei !
eita, quanta bobagem! e ainda li tudo - que desperdÃcio de tempo!
tomara que que não volte nunca mais, aquilo é uma linha de produção de fake news da extrema direita
O tÃtulo já mostra a dependência quase quÃmica que certas pessoas tem das redes sociais. Nunca a franquia das irmãs Wachowski foi tão certo em prever essa necessidade que certos seres humanos criaram em estar no mundo virtual para fugir dos problemas do mundo real.
Assista de novo também César. Pois no filme é colocado que muitos humanos preferem ficar na realidade simulada criada pelas máquinas do que viver no mundo real. Tanto que esse é um ponto filosófico criado no filme. Exatamente o ponto que vivemos hoje. Onde a pessoa tem escolha entre viver em uma realidade simulada perfeita onde ou encarar a realidade do mundo real. Não falo da enredo explÃcito do filme e sim de toda filosofia que ele carrega por trás.
Sam, assista novamente aos filmes: nele, as máquinas criaram o mundo virtual para controlar a humanidade. Os humanos não criaram a Matrix para fugir dos problemas do mundo real, eles foram escravizados pela IA. Sua citação, portanto, não procede no caso em tela.
Meu! Sou do Twitter desde julho de dois mil e nove. Minha mÃdia social favorita ! Celibatária, ex moradora da Vila Gumercindo, moradora de CC, meu time na segunda divisão e jogando mal: domingo vou a um Concerto enquanto o Santos tentará consertar seu futebol! Morrer pelo Twitter ? Quanta carência!Morro pelo meu Time! A decisão do Ministro Moraes é perfeita . Que o X se adeque à lei civil.
Assim como ICQ, msn, Orkut e tantos outros, que o outrora twitter e agora x se encaminhe p seu destino, que vire mais um fóssil digital. Ainda que num primeiro momento as outras mÃdias deixassem um vazio, ninguém morreu, muito pelo contrário pularam p outra coisa mais interessante. Que o mesmo fim se dê ao x. Talvez o x da questão seja, não darmos atenção demais a essas plataformas, a vida vai continuar e ninguém precisa de um cara milionário p dizer o que fazer de legal com as nossas vidas.
Orkut: consegui pegar minhas fotografias antes de finalizar!
Quer me parecer, diferentemente de alguns bons comentários aqui, que o articulista critica o Musk e a indisponibilidade das mensagens do X. Isto posto, imaginem um fulano, riquÃssimo, ter esse poder todo de levar os cidadãos de um paÃs a se voltar contra a aplicação das leis de seu próprio paÃs. A que ponto chegamos. Uma pesquisa rápida permite saber que não é o que ocorre em outros paÃses, como a recente que vi na Austrália. Portanto, nada do "complexo de vira lata", e esse senhor que obedeça.
se "voltarem"
Eu estou mais vivo do que nunca com o bloqueio desse maldito X! O ambiente ficou até mais leve sem tanto ódio, mentiras e teorias da conspiração!
Hoje Elon direcionou sua metralhadora giratória para a Austrália, chamando o governo de fascista. Entediante...
Basta Musk cumprir a lei que o X volta...não acabou.
"...não ter um lugar para projetarmos nossa raiva." Que maravilha, não?
Tb achei preocupante essa parte. Vindo de uma pessoa até “esclarecida”. O que mostra como era aquele ambiente do tal X. E isso contaminando várias mentes vazias ao mesmo tempo. Que continue suspenso!
O articulista fala como se o X tivesse acabado, mas a verdade é que não acabou e está tudo lá funcionando e muito bem. O que temos é brasileiros censurados por nossas próprias instituições e outra quem está censurando não teve um voto sequer.
Eduardo, me mostra na lei onde está escrito que se pode proibir alguém de dizer o que pensa? O juiz mandou derrubar perfis de rede social em sigilo. Tudo errado desde o inÃcio.
Não é censura! Todas as estultices que você falou no XuÃtter, pode repetir em outros lugares, no meio da rua ou aqui mesmo. Como essas agora, de chamar de censura o cumprimento da lei. Também dizer que "quem está censurando não teve um voto sequer", ignorando que nas democracias juÃzes não são eleitos e possuem posições contra-majoritárias.
Senhor articulista todas as redes sociais no formato (aspas) do X permitem o cultivo do ódio, o próprio algoritmo contribui para isso indiretamente. Até o fórum deste jornal - basta ler boa parte dos comentários. O que lamento é vivermos sob uma ditadura do STF consubstanciada na figura do ministro Moraes: autocrático e vingativo.
Sr. Gustavo, espero não estar enganado quando imagino ter entendido toda sutileza de seu texto. Se assim for, quero lhe deixar meus parabéns. Muito bom.
Só faz falta para a fsp
Fora Musk
Eu estou vivinho e ficando com sono com esse papo de X
Quem está morrendo são as florestas nativas , animais e campos de cultivo queimados por seguidores acéfalos seguidores do seu Ãdolo Elon X . O X é um poço da disseminação de mentiras e desinformação . Ressuscita cara , ainda dá tempo .
Você leu o texto ou apenas o tÃtulo?
Ah garoto! Vai jogar um videogame.
Comentário sensacional. Obrigado pela gargalhada da tarde!
Esse tÃtulo demonstra a total alienação e a subserviência à tecnologia imperialista, sem apontar a necessária polÃtica de uma soberania nacional. Lastimável que um jornal do porte da Folha dê voz a um tÃtulo medÃocre!
Quem morreu um pouco pq ficou sem o X tinha uma vida bastante pobre. Talvez seja a oportunidade de rever seus valôres e viver uma vida menos doentia.
Sr Gustavo. Está deprimido porque não saia do X? Já leu um bom livro? Vai gostar!
Quanta bobagem. O X é apenas uma empresa q ganha dinheiro vendendo anúncios, oferecendo exposição áqueles qresolveram gastar seu tempo e saúde mental sem produzir nada de bom para si ou para a sociedade. Não é o registro do q somos como sociedade. Além disso, parece-me óbvio q pesquisadores e universidades podem requerer ao STF, com certeza de sucesso, acesso ao X se tiverem um projeto de pesquisa a ele relacionado. As mÃdias sociais são superestimadas, e há alternativas ao X q são mais éticas.
Poderá encontrar essa “memória coletiva perdida” nas redes de esgoto, mais representativas do que as redes sociais.
"Todos" é mt gente. Não me representa. Já dizia Nelson Rodrigues, " toda generalização é burra".
Maria, não era "toda unanimidade é burra"?
Morremos todos um pouco ou de uma vez com a falta da consciência social, com a falta de água e com a falta de ar. O resto é é supérfluo...
Este é um dos artigos mais medÃocres e intelectualmente indigentes que já li na Folha até hoje. E olha que já li muita besteira por aqui. Esse cara é sobrinho de quem? Ou então a Folha se rendeu a lógica do engajamento a qualquer preço e publicou um beócio desses só para dar uma movimentada na coisaÂ…
Nós cara pálida, fala por ti e não generaliza sem provas, básico!
Melhor piada do final de semana, vou rir até segunda feira kkkkkkk
Agora o babaca já deve saber que a convulsão social que ele imaginava que iria acontecer não aconteceu. Se demorar um pouco mais perderá todos os clientes. É um babaca ridÃculo.
Como historiador presumo que saiba sobre os egos que quiseram ser donos do mundo. Não é novidade nesse nosso século. Apenas que há outras ferramentas, com mentiras circulando em altÃssima velocidade. Não há mais uma proteção de fronteira. O que fazer? Como sempre foi, combatendo, com as armas atuais. Há o problema de sempre: ética e verdade.
As mentiras lá guardadas também entram para a história?
morremos nada desintoxicado estamos deste desta rede venal da extrema direita que ainda por cima corta usuários ao prazer do dono dela que não participa dos seus ideais hediondos ,estou muito feliz sem o Twitter e já ma adapto a outras redes muito mais saudáveis como Threads,e Bluesky
Nossa! Que artigo maravilhoso! Que toque de saudosismo eloquente, que ponderação filosófica memorialista! Mudou a minha vida esse artigo maravilho! Nossa! Nossa! Oh Twpitter, oh Twsitter! Que saudades, oh Saudades demais da conta desse Twisterspersters ou quer dizer Twisterspitersfliterscliepers!
Faz falta nenhuma. Esse babaca vai se cansar de tentar ser o quarto poder em todo paÃs e vai vender o x. Por um décimo que pagou.
Lugar de lixo é fofocas
Eu não morri; pelo contrário, como estudioso sobre plataformas acho que todos ganharam vida. E se quer guardar um histórico para estudos antropológicos super apoio, e não tenho dúvidas sobre o que o resultado evidenciará. O Twitter não apenas não era natural, seus algoritmos eram dolosamente maliciosos, para justamente forçar o pior de nós, o ódio e a mentira serem seu resultado natural; e o pior, tudo isso, com objetivo de monetização. Foi embora tarde e espero que nunca mais volte.
vivo muito bem sem esse twitter, X ou sei lá que coisa seja, nunca precisei. folhasp fazendo das suas, que matéria estapafúrdia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Gustavo Alonso > Morremos todos um pouco com o fim do Twitter Voltar
Comente este texto