Txai Surui > Não, presidente Lula, não queremos a BR-319 Voltar
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Só assim para essa mÃdia dar voz aos povos originários, lógico até o ponto qie interfira em algum interesse da faria lima.
Não é estrada o problema, mas os órgãos públicos que não servem para nada.E chega de terras para indio na Amazonia, já tem demais, a não ser que entregam os cartões de benefÃcios que o contribuinte paga.
Ciro esses que vc está defendendo vivem do orçamento da união, aquelas pick=ups que vc vÊ boa parte tem subsÃdio, experimente ver o orçamento da união o quanto vai para esses cartões e quanto vai para o bolsa latifúndio, ou ainda o bolsa soja.
Vc prfere dar terra para boi???? Vc esquece que eles são os proprietários originais aqui dessa terra, se vc não é povo originário é invasor, como eu e ainda se vc não é latifundiário como nõ reclama dos grandes proprietários, parece mais um capitão do mato falando.
Cartões de benefÃcios que pagamos?? E quanto você quer pagar pelo metro quadrado de terra esbulhada dos Ãndios? Quanto de indenização pelos mortos, pela invalidez decorrente de contaminações? Ou então você olha no espelho, admite que é invasor de propriedade e que só está querendo consumar mais vantajosamente o avanço.
Esse governo se superou em destruição !
Cê vê, Txai, que rebuliço bom? Mó discussão, ou maiomêno. Firmeza.
Vivemos em uma democracia aonde a maioria deve prevalecer. Os povos indÃgenas tem proporcionalmente muito mais terras do que qualquer brasileiro. Nao podemos impedir uma melhoria por causa deles
Espero que vc inclua na sua conta o pessoal da aprosoja, que não passam de um bando de destridor do ambiente e sugadores do orçamento da união, ´pelo fim da lei kandir
Claro que a democracia deve prevalecer. A democracia exige respeito à lei, certo? As leis ordinárias são formuladas segundo a Constituição, certo? E tudo que o MP falou sobre a BR-319 atende à legislação, certo? Essa sua conta de proporcionalidade só existe na sua democracia, não significa nada, certo. Mas, a democracia real garante o seu direito de falar essas coisas, mesmo que não correspondam minimamente com a realidade. Então, fala.
Hahahahah, muito bom. Não fale por mim, por gentileza, nem por uns tantos por aÃ.
A opinião dos tais povos originários, que não se originaram ali e sim na mãe Ãfrica, como todos nós, vale o mesmo que a opinião dos demais que serão prejudicados ou beneficiados pela obra. O que a maioria decidir é que deve valer.
Ôôô, Jesus da Goiabeira, tenha dó, pô: ilumina ou elimina.
Rodovias trazem progresso, basta fiscalizar o meio ambiente no trecho que a rodovia passa pela floresta. A Amazônia necessita de rodovias para a integração com as demais regiões do pais.
Ôôô, prezados, botei umas referências aqui debaixo, bons pra discussão.
O Amazonas tem a BR174 e AM 010 há mais de 59 anos e não houve nenhuma destruição e nem matança de indÃgenas, portanto é possÃvel sim asfaltar a 319 e fazer um corredor ecológico e postos de fiscalização a cada 100km, uma viatura da polÃcia ambiental chegaria em menos de 1h em caso de crimes ambientais
Com a seca, Manaus e outras regiões estão isoladas, nossas indústrias não conseguem desembaracar no porto do chibatão, não temos acesso por terra e nem por água mais, precisamos sim da 319
Confira aà quem quiser: mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br/conflito/am-rr-direitos-indigenas-e-territoriais-do-povo-waimiri-atroari-seguem-sendo-desrespeitados-e-violados/
https://www.esquerdadiario.com.br/14-de-novembro-dia-do-bandeirante-Dia-do-genocidio-indigena-escravidao-e-colonizacao-56182
Confira aà quem quiser: Associação Nacional de História (ANPUH) anpuh.org.br › pdfPDF. a história da rodovia br 174 e os contatos com a etnia waimiri – atroari nos anos 70: doenças e desenvolvimentismo na amazônia
Marcos, isso foi durante a ditadura e na construção, já a 319 está construÃda, só não tem asfalto, aliás se for falar em genocÃdio, vamos lembrar das cidades paulistas que para existirem fizeram enorme genocÃdio, os bandeirantes eram especialistas nisso
[por gentileza, sençura, rápido] Confira aà quem quiser: amazoniareal.com.br/waimiri-atroari-sobreviventes-de-genocidio-relatam-ataques-durante-obra-da-br-174
Eu botei 13 na última eleição pois o outro candidato é um genocida fascista. Mas em relação ao meio ambiente, tenho tido muita desilusão com o atual governo e se ele continuar insistindo em perfurar postos de petróleo na região da Amazônia ou nessa tal construção de uma rodovia no meio da floresta, perderá não somente o meu apoio.
É exatamente o meu caso também.
O poço não é na Amazônia, é alto mar, longe 500km da costa, mas vai beneficiar financeiramente um dos estados mais pobres do Brasil que é o Amapá, precisamos de desenvolvimento sim
Sim, Lula, queremos a BR 319 e a ponte do rio Solimões, chega de isolamento, é possÃvel sim construà tudo isso com respeito aos meio ambiente e aos povos tradicionais, basta vontade polÃtica.
Eu sou manauara e digo: eu não quero essa estrada!
Quer que fiquemos isolados, quem está pedindo isso é a folha e seus assinantes que moram num lugar totalmente integrado, vai cair nessa do: eu posso desenvolver e você não?
Salve! É nóis, Mano Herbert, Gra'Deus. Se Ele quiser, dizem, a estrada não vira. 'Bora torcer e rezar, né não? Hahahahah, dureza.
Turma esquizofrenica. Querem continuar 'indios' usufruindo tudo de bom da civilização. Menos.
Nããão, Jairo, pelo contrário: sou uma mistura de italiano, espanhol e Tuga, totalmente vira-lata. Mas de célebro em riste e espinha ereta, com a devida consciência da coisa.
Marcos, suas frases não tem coesão nem coerência, acha mesmo que é um serviço superior só porque tem nome italiano?
Hahahahah, Wil, menas vossa senhoria, pô. Aquilo que a *Civilização* de verdade tem a oferecer é o sossego e a devido à autoridade sobre o território em favor da conservação do mato e da vida do povo que ali mora há milênios. E dali cuida. O resto, esse blá de avanço técnico - note que isso é uma partÃcula da civilização, não ela toda - só um pouquinho de indÃgena quer. E esses não estão no miolo da reserva, estão nas bordas, a usufruir. Orra, Juta saco.
Não queremos a BR-319.
Amazônia é vital para o futuro do planeta. Se o Brasil não sabe preservar, vai acabar perdendo a soberania. Não se trata de economia, mas de sobrevivência.
Seu homônimo não falaria melhor.
O "LULA 3" NÃO É MAIS O ESTADISTA "LULA DA SILVA", o cara ñ é mais O CARA do Obama, talvez pelas perseguições sofridas, principalmente agora pela negacionista ultradireita do BolZonaZi, qdo agrediu uma deputada e homenageou o torturador Ustra, com o gesto da arminha, ambos dentro do parlamento. Com os "desgastes causados pelas condutas comportamentais", ñ creio que o pr possa disputar a reeleição em 26, até porque o efeito Biden já o afetou, com as declarações improvisadas... CONTINUA
É, Mano Tadêu, tá difÃcil.
Ñ QUEREMOS A RODOVIA NA AMAZÔNIA E NEM A PROSPECÇÃO DE PETRÓLEO NA MARGEM EQUATORIANA. O populismo do Lula 3 já deu, mas mesmo assim o cara INSISTE em fazer discursos com uma voz cansada e cheia de gestos...mesmo com as pesquisas desfavoráveis ao seu governo, continua a manter os aplausos da equipe ministerial e a aglomeração de petistas, tal qual faz o ditador Maduro na Venezuela, com um flagrante puxasaquismo de aplausos encenados...
Ou acaba-se com a estrada ou asfalta-se. O que não pode é se defender a continuação de uma estrada ruim.
Não queremos asfalto e não queremos exploração de Petróleo na foz do Amazonas. Presidnete. CUMPRA SUA PROMESSA de governo e ATUE de FATO no combate à crise climática.
A exploração de petróleo não é na foz e sim a 500 km dela, aliás a França explora petróleo ali ao lado, não deixam a gente ter carro elétrico barato, não tem estabilidade a exploração de cana de açúcar para fazer etanol, é caro e ruim para o motor, obpre sal vai entrar em declÃnio, além disso, o Amapá será beneficiado, já que é um dos estados mais pobres do paÃs, os paulistas nos querem subdesenvolvidos só para nós zoar
Estrada asfaltada, desenvolvimento e infraestrutura é apenas para sulistas e sudestinos, nortistas se quiser usem carroça, Manaus está isolada por águas e deve sim ficar isolada para sempre por terra quem manda estar no lugar errado quem manda no Brasil é uma OGN sediada em um paÃs que nunca respeitou povos tradicionais e nem meio ambiente, desenvolvimento só para o mundo todo, menos você Manaus
...de modo significativo. Ao par disso, a floresta e seus povos tradicionais são um ativo estupidamente valioso, ao qual ainda não se deu o devido respeito e proveito. Então, Jairo, é um "cada qual com seu cada um" de pobremas, entende? Numa federação de Estados subnacionais. E há manauaras com essa perspectiva ou assemelha, espia ali em cima seu colega Herbert Ferreira, homotópico (se é que isso existe)
Esse é seu maior medo, você não tem preocupação com o meio ambiente, só quer desenvolvimento para sua região, as demais que fiquem na canoa, o medo que falo é que o povo do norte se desenvolva e aà não terão como ter esse ar de superioridade, por isso que temos sim que fazer a 319, o ferrogrão a ponte do Solimões e o que mais der ódio a algum paulista boçal como você.
Opa, escorregou. Do ladinho da rodovia Dom Pedro, da Bandeirantes, de uma enorme quantidade de rodovias boas e pedagiadas - carÃssimas, mas muitÃssimo funcionais. Infelizmente, Manauara não tem nada disso; tem os rios, seus afluentes e derivativos, que tão num sofrimento desgraçado. Cada lugar com sua Herda, caro Jairo, há diversas por aqui. Ocorre que o seu sofrimento e boa parte do nosso -observe-se o ar que estamos respirando e a catástrofe Sulina - deriva de desmatamento, de modo significa
Eu tenho de admitir, Jairo, estou num lugar confortabilÃssimo; moro ao largo da Anhangüera;
Marcos, o rio madeira está intrafegável, ela é a outra opção da BR 319, mas não se preocupe que a imigrantes que corta a mata atlântica está muito trafegável, só vocês paulistas merecem, manauara não.
Tem um equÃvoco fundamental, Jairo: Manaus *é conectada* por toda aquela água, não é isolada coisÃssima nenhuma. Faltou-lhe começar o racioSÃmio por esta sutil diferença.
Excelente artigo. Infelizmente convivemos com o conhecido cinismo do presidente e do seu partido - culpam todos por tudo de ruim que acontece , passam uma imagem que não condiz com a realidade e trabalham nas sombras. O genocidio aos Ianomâmis continua, a destruição da Floresta continua e a incompetência histórica continua - vide a inação frente aos incêndios , foi alertado em fevereiro da possibilidade de uma seca histórica.
Mais estradas significa mais desmatamento, mais poluição, mais grilhagem, mais degradação. A BR-319 poderia se transformar no primeiro parque linear do mundo, uma estrada imaginária, embaixo floresta preservada, em cima céu azul com seus pássaros livres. Todo o perÃmetro protegido por um sistema moderno de vigilância eletrônica. Um santuário ecológico preservado.
Estranho a Marina ter prometido.
?
Poi Zé, querida, boca no trombone. Renan Filho, desmatadores, grileiros e afins, quando pegos com a mão na boca da botija, boquejam coisas velhÃssimas que os povos da floresta e estudos sérios já desmentiram. Os efeitos de deixar gente inescrupulosa na boca do mato, são muito conhecidos na prática, documentados até por jornais como a folha, durante décadas. Enquanto mantiver pppiicaretas em posições de mando, o luloverno arrisca ajoelhar-se e usar sua boca de modo pouco democrático.
É vergonhoso essa rodovia não estar totalmente asfaltada e em plena condições de trafegabilidade, para o bem dos Ãndios e do Brasil, pois a estrada já existe e os impactos já estão aÃ, asfalta-la seria uma forma de vigiar melhor. Com toda tecnologia de monitoramento possÃvel é uma piada estarmos a discutir um tema do século XIX. Sol da esquerda com orgulho, quando o Bozo ganhou a eleição, diante da tragédia, acreditei que pelo menos asfaltada essa importante estrada, más só ficou no mÃnimo,mi,mi
Arrã, "bem dos Ãndios", tá.
Como dizem : É uma no cravo e outra na ferradura. Enquanto, o governo federal diminuiu o desmatamento na Amazônia e com algumas medidas, já tardias, tenta combater os incêndios florestais, por outro lado, incentiva através da pavimentação dessa rodovia a degradação da Amazônia. Não vou comparar esse governo com o anterior que " passou a boiada " , mas que seja mais claro em relação ao meio - ambiente.
Depois que a boiada passou pouca coisa restou. Restaram TarcÃsio, Nunes, Pablo, Castro e outros.
Já perguntaram à população local se querem ou não a estrada? O Brasil não é habitado apenas por indÃgenas.
Todavia, Paulo, os arredores da estrada *são indÃgenas*. A consulta livre e esclarecida, determinada constitucionalmente e por tratados internacionais, refere-se a populações tradicionais, não a quem se mudou para lá. Faz uma diferença do baralho.
Com ou sem asfaltamento os indÃgenas serão e estão sendo impactado essa rodovia já deveria ter sido asfaltada, simplesmente é de segurança nacional.
Já passou da hora, vamos cuidar do meio ambiente, escutar os indÃgenas, derrubar o marco temporal, presidente! As consequências estão aÃ, poucos se enriquecem com a destruição e muitos adoecem com a seca, a fumaça, a devastação.
Apenas não concordo em derrubar o.marco temporal, demais está tudo certo. derrubar o marco temporal é acabar de rasgar a constituição.
Desse jeito, o Br terá q pagar pela divida e não credito do carbono
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