Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIZ MENDES

    Só assim para essa mídia dar voz aos povos originários, lógico até o ponto qie interfira em algum interesse da faria lima.

    Responda
  2. Ciro Lauschner

    Não é estrada o problema, mas os órgãos públicos que não servem para nada.E chega de terras para indio na Amazonia, já tem demais, a não ser que entregam os cartões de benefícios que o contribuinte paga.

    Responda
    1. LUIZ MENDES

      Ciro esses que vc está defendendo vivem do orçamento da união, aquelas pick=ups que vc vÊ boa parte tem subsídio, experimente ver o orçamento da união o quanto vai para esses cartões e quanto vai para o bolsa latifúndio, ou ainda o bolsa soja.

    2. LUIZ MENDES

      Vc prfere dar terra para boi???? Vc esquece que eles são os proprietários originais aqui dessa terra, se vc não é povo originário é invasor, como eu e ainda se vc não é latifundiário como nõ reclama dos grandes proprietários, parece mais um capitão do mato falando.

    3. João Galvão

      Cartões de benefícios que pagamos?? E quanto você quer pagar pelo metro quadrado de terra esbulhada dos índios? Quanto de indenização pelos mortos, pela invalidez decorrente de contaminações? Ou então você olha no espelho, admite que é invasor de propriedade e que só está querendo consumar mais vantajosamente o avanço.

  3. lenise de souza ferreira

    Esse governo se superou em destruição !

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Cê vê, Txai, que rebuliço bom? Mó discussão, ou maiomêno. Firmeza.

    Responda
  5. Luis Antonio

    Vivemos em uma democracia aonde a maioria deve prevalecer. Os povos indígenas tem proporcionalmente muito mais terras do que qualquer brasileiro. Nao podemos impedir uma melhoria por causa deles

    Responda
    1. LUIZ MENDES

      Espero que vc inclua na sua conta o pessoal da aprosoja, que não passam de um bando de destridor do ambiente e sugadores do orçamento da união, ´pelo fim da lei kandir

    2. João Galvão

      Claro que a democracia deve prevalecer. A democracia exige respeito à lei, certo? As leis ordinárias são formuladas segundo a Constituição, certo? E tudo que o MP falou sobre a BR-319 atende à legislação, certo? Essa sua conta de proporcionalidade só existe na sua democracia, não significa nada, certo. Mas, a democracia real garante o seu direito de falar essas coisas, mesmo que não correspondam minimamente com a realidade. Então, fala.

    3. Marcos Benassi

      Hahahahah, muito bom. Não fale por mim, por gentileza, nem por uns tantos por aí.

  6. Nilton Silva

    A opinião dos tais povos originários, que não se originaram ali e sim na mãe África, como todos nós, vale o mesmo que a opinião dos demais que serão prejudicados ou beneficiados pela obra. O que a maioria decidir é que deve valer.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Jesus da Goiabeira, tenha dó, pô: ilumina ou elimina.

  7. Paulo Silva Barbosa

    Rodovias trazem progresso, basta fiscalizar o meio ambiente no trecho que a rodovia passa pela floresta. A Amazônia necessita de rodovias para a integração com as demais regiões do pais.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, prezados, botei umas referências aqui debaixo, bons pra discussão.

    2. Jairo Thiago Freitas da Silva

      O Amazonas tem a BR174 e AM 010 há mais de 59 anos e não houve nenhuma destruição e nem matança de indígenas, portanto é possível sim asfaltar a 319 e fazer um corredor ecológico e postos de fiscalização a cada 100km, uma viatura da polícia ambiental chegaria em menos de 1h em caso de crimes ambientais

  8. Jairo Thiago Freitas da Silva

    Com a seca, Manaus e outras regiões estão isoladas, nossas indústrias não conseguem desembaracar no porto do chibatão, não temos acesso por terra e nem por água mais, precisamos sim da 319

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Confira aí quem quiser: mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br/conflito/am-rr-direitos-indigenas-e-territoriais-do-povo-waimiri-atroari-seguem-sendo-desrespeitados-e-violados/

    2. Jairo Thiago Freitas da Silva

      https://www.esquerdadiario.com.br/14-de-novembro-dia-do-bandeirante-Dia-do-genocidio-indigena-escravidao-e-colonizacao-56182

    3. Marcos Benassi

      Confira aí quem quiser: Associação Nacional de História (ANPUH) anpuh.org.br › pdfPDF. a história da rodovia br 174 e os contatos com a etnia waimiri – atroari nos anos 70: doenças e desenvolvimentismo na amazônia

    4. Jairo Thiago Freitas da Silva

      Marcos, isso foi durante a ditadura e na construção, já a 319 está construída, só não tem asfalto, aliás se for falar em genocídio, vamos lembrar das cidades paulistas que para existirem fizeram enorme genocídio, os bandeirantes eram especialistas nisso

    5. Marcos Benassi

      [por gentileza, sençura, rápido] Confira aí quem quiser: amazoniareal.com.br/waimiri-atroari-sobreviventes-de-genocidio-relatam-ataques-durante-obra-da-br-174

  9. Anderson Aparecido Candido

    Eu botei 13 na última eleição pois o outro candidato é um genocida fascista. Mas em relação ao meio ambiente, tenho tido muita desilusão com o atual governo e se ele continuar insistindo em perfurar postos de petróleo na região da Amazônia ou nessa tal construção de uma rodovia no meio da floresta, perderá não somente o meu apoio.

    Responda
    1. João Galvão

      É exatamente o meu caso também.

    2. Jairo Thiago Freitas da Silva

      O poço não é na Amazônia, é alto mar, longe 500km da costa, mas vai beneficiar financeiramente um dos estados mais pobres do Brasil que é o Amapá, precisamos de desenvolvimento sim

  10. Jairo Thiago Freitas da Silva

    Sim, Lula, queremos a BR 319 e a ponte do rio Solimões, chega de isolamento, é possível sim construí tudo isso com respeito aos meio ambiente e aos povos tradicionais, basta vontade política.

    Responda
  11. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Eu sou manauara e digo: eu não quero essa estrada!

    Responda
    1. Jairo Thiago Freitas da Silva

      Quer que fiquemos isolados, quem está pedindo isso é a folha e seus assinantes que moram num lugar totalmente integrado, vai cair nessa do: eu posso desenvolver e você não?

    2. Marcos Benassi

      Salve! É nóis, Mano Herbert, Gra'Deus. Se Ele quiser, dizem, a estrada não vira. 'Bora torcer e rezar, né não? Hahahahah, dureza.

  12. Wil Leon

    Turma esquizofrenica. Querem continuar 'indios' usufruindo tudo de bom da civilização. Menos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nããão, Jairo, pelo contrário: sou uma mistura de italiano, espanhol e Tuga, totalmente vira-lata. Mas de célebro em riste e espinha ereta, com a devida consciência da coisa.

    2. Jairo Thiago Freitas da Silva

      Marcos, suas frases não tem coesão nem coerência, acha mesmo que é um serviço superior só porque tem nome italiano?

    3. Marcos Benassi

      Hahahahah, Wil, menas vossa senhoria, pô. Aquilo que a *Civilização* de verdade tem a oferecer é o sossego e a devido à autoridade sobre o território em favor da conservação do mato e da vida do povo que ali mora há milênios. E dali cuida. O resto, esse blá de avanço técnico - note que isso é uma partícula da civilização, não ela toda - só um pouquinho de indígena quer. E esses não estão no miolo da reserva, estão nas bordas, a usufruir. Orra, Juta saco.

  13. Fatima Marinho

    Não queremos a BR-319.

    Responda
  14. Joaquim Nabuco

    Amazônia é vital para o futuro do planeta. Se o Brasil não sabe preservar, vai acabar perdendo a soberania. Não se trata de economia, mas de sobrevivência.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Seu homônimo não falaria melhor.

  15. Tadêu Santos

    O "LULA 3" NÃO É MAIS O ESTADISTA "LULA DA SILVA", o cara ñ é mais O CARA do Obama, talvez pelas perseguições sofridas, principalmente agora pela negacionista ultradireita do BolZonaZi, qdo agrediu uma deputada e homenageou o torturador Ustra, com o gesto da arminha, ambos dentro do parlamento. Com os "desgastes causados pelas condutas comportamentais", ñ creio que o pr possa disputar a reeleição em 26, até porque o efeito Biden já o afetou, com as declarações improvisadas... CONTINUA

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É, Mano Tadêu, tá difícil.

    2. Tadêu Santos

      Ñ QUEREMOS A RODOVIA NA AMAZÔNIA E NEM A PROSPECÇÃO DE PETRÓLEO NA MARGEM EQUATORIANA. O populismo do Lula 3 já deu, mas mesmo assim o cara INSISTE em fazer discursos com uma voz cansada e cheia de gestos...mesmo com as pesquisas desfavoráveis ao seu governo, continua a manter os aplausos da equipe ministerial e a aglomeração de petistas, tal qual faz o ditador Maduro na Venezuela, com um flagrante puxasaquismo de aplausos encenados...

  16. José Cardoso

    Ou acaba-se com a estrada ou asfalta-se. O que não pode é se defender a continuação de uma estrada ruim.

    Responda
  17. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Não queremos asfalto e não queremos exploração de Petróleo na foz do Amazonas. Presidnete. CUMPRA SUA PROMESSA de governo e ATUE de FATO no combate à crise climática.

    Responda
    1. Jairo Thiago Freitas da Silva

      A exploração de petróleo não é na foz e sim a 500 km dela, aliás a França explora petróleo ali ao lado, não deixam a gente ter carro elétrico barato, não tem estabilidade a exploração de cana de açúcar para fazer etanol, é caro e ruim para o motor, obpre sal vai entrar em declínio, além disso, o Amapá será beneficiado, já que é um dos estados mais pobres do país, os paulistas nos querem subdesenvolvidos só para nós zoar

  18. Jairo Thiago Freitas da Silva

    Estrada asfaltada, desenvolvimento e infraestrutura é apenas para sulistas e sudestinos, nortistas se quiser usem carroça, Manaus está isolada por águas e deve sim ficar isolada para sempre por terra quem manda estar no lugar errado quem manda no Brasil é uma OGN sediada em um país que nunca respeitou povos tradicionais e nem meio ambiente, desenvolvimento só para o mundo todo, menos você Manaus

    Responda
    1. Marcos Benassi

      ...de modo significativo. Ao par disso, a floresta e seus povos tradicionais são um ativo estupidamente valioso, ao qual ainda não se deu o devido respeito e proveito. Então, Jairo, é um "cada qual com seu cada um" de pobremas, entende? Numa federação de Estados subnacionais. E há manauaras com essa perspectiva ou assemelha, espia ali em cima seu colega Herbert Ferreira, homotópico (se é que isso existe)

    2. Jairo Thiago Freitas da Silva

      Esse é seu maior medo, você não tem preocupação com o meio ambiente, só quer desenvolvimento para sua região, as demais que fiquem na canoa, o medo que falo é que o povo do norte se desenvolva e aí não terão como ter esse ar de superioridade, por isso que temos sim que fazer a 319, o ferrogrão a ponte do Solimões e o que mais der ódio a algum paulista boçal como você.

    3. Marcos Benassi

      Opa, escorregou. Do ladinho da rodovia Dom Pedro, da Bandeirantes, de uma enorme quantidade de rodovias boas e pedagiadas - caríssimas, mas muitíssimo funcionais. Infelizmente, Manauara não tem nada disso; tem os rios, seus afluentes e derivativos, que tão num sofrimento desgraçado. Cada lugar com sua Herda, caro Jairo, há diversas por aqui. Ocorre que o seu sofrimento e boa parte do nosso -observe-se o ar que estamos respirando e a catástrofe Sulina - deriva de desmatamento, de modo significa

    4. Marcos Benassi

      Eu tenho de admitir, Jairo, estou num lugar confortabilíssimo; moro ao largo da Anhangüera;

    5. Jairo Thiago Freitas da Silva

      Marcos, o rio madeira está intrafegável, ela é a outra opção da BR 319, mas não se preocupe que a imigrantes que corta a mata atlântica está muito trafegável, só vocês paulistas merecem, manauara não.

    6. Marcos Benassi

      Tem um equívoco fundamental, Jairo: Manaus *é conectada* por toda aquela água, não é isolada coisíssima nenhuma. Faltou-lhe começar o racioSímio por esta sutil diferença.

  19. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Infelizmente convivemos com o conhecido cinismo do presidente e do seu partido - culpam todos por tudo de ruim que acontece , passam uma imagem que não condiz com a realidade e trabalham nas sombras. O genocidio aos Ianomâmis continua, a destruição da Floresta continua e a incompetência histórica continua - vide a inação frente aos incêndios , foi alertado em fevereiro da possibilidade de uma seca histórica.

    Responda
  20. Ivan Bastos

    Mais estradas significa mais desmatamento, mais poluição, mais grilhagem, mais degradação. A BR-319 poderia se transformar no primeiro parque linear do mundo, uma estrada imaginária, embaixo floresta preservada, em cima céu azul com seus pássaros livres. Todo o perímetro protegido por um sistema moderno de vigilância eletrônica. Um santuário ecológico preservado.

    Responda
  21. Zelis P F

    Estranho a Marina ter prometido.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      ?

  22. Marcos Benassi

    Poi Zé, querida, boca no trombone. Renan Filho, desmatadores, grileiros e afins, quando pegos com a mão na boca da botija, boquejam coisas velhíssimas que os povos da floresta e estudos sérios já desmentiram. Os efeitos de deixar gente inescrupulosa na boca do mato, são muito conhecidos na prática, documentados até por jornais como a folha, durante décadas. Enquanto mantiver pppiicaretas em posições de mando, o luloverno arrisca ajoelhar-se e usar sua boca de modo pouco democrático.

    Responda
  23. Adenilson peneli

    É vergonhoso essa rodovia não estar totalmente asfaltada e em plena condições de trafegabilidade, para o bem dos índios e do Brasil, pois a estrada já existe e os impactos já estão aí, asfalta-la seria uma forma de vigiar melhor. Com toda tecnologia de monitoramento possível é uma piada estarmos a discutir um tema do século XIX. Sol da esquerda com orgulho, quando o Bozo ganhou a eleição, diante da tragédia, acreditei que pelo menos asfaltada essa importante estrada, más só ficou no mínimo,mi,mi

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Arrã, "bem dos índios", tá.

  24. Sérgio Guimarães Thomé

    Como dizem : É uma no cravo e outra na ferradura. Enquanto, o governo federal diminuiu o desmatamento na Amazônia e com algumas medidas, já tardias, tenta combater os incêndios florestais, por outro lado, incentiva através da pavimentação dessa rodovia a degradação da Amazônia. Não vou comparar esse governo com o anterior que " passou a boiada " , mas que seja mais claro em relação ao meio - ambiente.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Depois que a boiada passou pouca coisa restou. Restaram Tarcísio, Nunes, Pablo, Castro e outros.

  25. Paulo César de Oliveira

    Já perguntaram à população local se querem ou não a estrada? O Brasil não é habitado apenas por indígenas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Todavia, Paulo, os arredores da estrada *são indígenas*. A consulta livre e esclarecida, determinada constitucionalmente e por tratados internacionais, refere-se a populações tradicionais, não a quem se mudou para lá. Faz uma diferença do baralho.

    2. Adenilson peneli

      Com ou sem asfaltamento os indígenas serão e estão sendo impactado essa rodovia já deveria ter sido asfaltada, simplesmente é de segurança nacional.

  26. Anete Araujo Guedes

    Já passou da hora, vamos cuidar do meio ambiente, escutar os indígenas, derrubar o marco temporal, presidente! As consequências estão aí, poucos se enriquecem com a destruição e muitos adoecem com a seca, a fumaça, a devastação.

    Responda
    1. Adenilson peneli

      Apenas não concordo em derrubar o.marco temporal, demais está tudo certo. derrubar o marco temporal é acabar de rasgar a constituição.

  27. LUIS FERNANDES

    Desse jeito, o Br terá q pagar pela divida e não credito do carbono

    Responda