Luís Francisco Carvalho Filho > O Brasil apodrece e o desconforto é físico, político e moral Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Não acredito que este perfil seja exclusivo do Brasil. Mas é muito preocupante que o Brasil esteja nesta situação. Que tal uma releitura do V. T. no livro que trata da história de Sodoma e Gomorra?algumas lições podem surgir dalim
Pessoas de bom senso não ligam para o folclore bÃblico.
O Brasil é uma doença sem remédio. A gota fria que pinga na espinha no banho de inverno. O pintor, o encanador, o eletricista e o pedreiro que marcam e não vêm. A cerveja quente carÃssima do aeroporto. A faixa que some no asfalto. O poste que bloqueia a calçada. O delivery que só traz comida fria. A cadeia onde só mora pobre. Os que trabalham todo dia o dia todo, não têm nada e almoçam miojo. E almoçam bolacha. O bingo que a terceira idade não tem. Ninguém sabe, exceto o despachante. Etc...
Ivan, você é assim? Ou é só um alienÃgena pousado fazendo observações. Nossa bilionária elite do atraso criou esta pecha de brasileiro culturalmente inferior, que merece e aceita ser explorado, é uma cortina para desaparecer o bilionário parasitismo, culpando a população. Imagine um trem cheio de trabalhadores as 6 da manhã, agora imagine o bilionário banqueiro parasita de juros e manipulador de notÃcias dono da Folha, quem é o teu brasileiro?
Botem na conta do latifúndio, o câncer primordial desse paÃs, se tiverem decência.
O câncer original, mas tivemos metástase, veio o financeiro dos bancos e de exploração religiosa.
O problema do Lula é que ele é um desenvolvimentista num momento em que precisamos repensar nossos modelos de desenvolvimento. Até compreendo a sua ansiedade diante das pressões dos mercados, Folha, mÃdia, etc, e que ele precisa pensar em como tirar o povo da penúria dentro do modelo capitalista neoliberal. Mas o prosseguimento disso será a ruÃna da humanidade e não apenas do Brasil.
João Leite, só para te lembrar: foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mÃnimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veÃculos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.
Neoliberalismo não tira povo da miséria - muito pelo contrário.
Lula desenvolvimentista? Ficaram 14 anos no poder e o paÃs só regrediu. Durante os mandatos do PT entrou dinheiro suficiente para tirar o paÃs da pobreza se tivesse investido aqui em projetos de desenvolvimento econômica. Se afundaram na corrupção e investiu em projetos de desenvolvimento em outros paÃses.
Caro Prof. Luis Francisco artigo perfeito,onde se visualiza um futuro tórrido para 80 % do território nacional, quanto a podridão essa dificilmente será erradicada do corpo polÃtico do Brasil,onde a metástase já migrou para outros poderes.
Retrato perfeito. A Folha pode criar um caderno de leitura com articulistas do porte dos professores Carvalho e Muniz Sodré, só para citar os que acabo de ler. Seu poder de análise e articulação textual são os biscoitos finos que este jornal pode concentrar num apêndice de fim de semana. Há outros, muitos outros, claro. Um caderno de opinião, aberto a quem sabe escrever, incluindo mais gente da Academia a descobrir, seria/será o jornalismo de opinião em estado da arte. Tostão incluÃdo.
Gente, chega de defender esse ou aquele governo. O sistema politico, judiciário do Brasil virou uma várzea danada e não há uma solução próxima. Todo o sistema parece podre de cima a baixo. Temos sorte de ter uma produção agrÃcola e muitos minérios, que ainda garantem certa tranquilidade, quando esses recursos acabarem isso aqui vira o que de pior existe na Africa em termos de gue_rras e fome. O povo deve se unir e mudar esse sistema com gente nova e comprometida com o pais e não com ideologias.
Meu caro, acha mesmo possÃvel essa história de sem ideologia? Percebe que há ideologia por trás dessa exortação? Talvez precise entender melhor o conceito de ideologia.
Mas não é o "povo" que elege e escolhe os polÃticos? Com essa gente daqui, tem jeito não.
O povo? Acha mesmo que o povo não tem nada a ver com isso?
Enquanto o Brasil literalmente pega fogo o diversionista Lula participa de três eventos perfeitamente adiáveis. A polÃtica também apodrece.
Texto irretocável.
Não é verdade que o congresso seja espectador dessa tragédia. É sim ator principal, com suas muitas pautas bombas e boiadas liberadas nos últimos vários anos.
A Folha protege Lira, Pacheco e os dois terços podres do congresso, todos controlados pela bilionária elite do atraso.
Aliás, tramitam ali diversos projetos para completar a catástrofe ambiental, inclusive um em fase terminal no Senado concedendo anistia para quem desmatou a reserva legal.
A Folha apodreceu, só dá colunista mediocre desviando a atenção para o podre selecionado, desviando a ateção do que interessa, defende privatização fraudulenta, roubo de juros que deveria ir pra educação, normaliza o fascismo, culpa o governo pelas queimadas criminosas do agro, protegido pela folha e os dois terços podres do congresso, depois que os orgãos de controle terem sido destruidos por Bolsonaro e Salles, sem que a Folha denunciasse.
Helena uma árvore leva anos para ficar madura, mas leva horas para ser queimada, assim é a estruturação das áreas de que falaste, a destruição Guedes, Campos Neto, Salles e Bolsonaro foi imensa, inclusive no fortalecimento de máfias que perduram. Campos Neto, permanece sugando com os maiores juros do mundo, na ordem de trilhão, o que poderia ser investido em muita coisa, inclusive neste tema.
Você ajuda o paÃs a apodrecer.
Helena, os órgãos desmontados foram remontados embora ainda careçam de mais recursos e pessoal. Mas esqueceu que o governo precisa fazer cortes orçamentários para buscar o equilÃbrio fiscal, cobrado incessantemente pela Foha e pelo mercado? Entende agora porque sem recursos fica difÃcil? Quem admite agora que fica difÃcil dispor de verbas para enfrentar essas situações? O Dino entendeu e determinou que os recursos utilizados para combater os incêndios não sejam incluÃdos no arcabouço fiscal.
Basta colocar os orgaos de controle agora. O que esta faltando para fazer isso? Somente criticar o que o governo passado fez ou näo fez näo leva a nada.
Não tem nada de bom acontecendo, parceiro? Que pessimismo!
Está conseguindo respirar?
Inflação baixa, desemprego baixo, record de 1 e meio milhão de empregos em 7 meses, crescemos em 3 meses o que se projetou para o ano, vamos ultrapassar 3 por cento, venda de carro 14 porcento maior, seiscentos bi de transações comerciais e 100bi de saldo positivo, nos tornamos o maior exportador de produtos alimentÃcios industrializados, graças a negócios fechados pelo mundo com Lula. Calunista de bilionário parasita dando ração pra vira latas e bolsonaristas.
A miséria humana está lincada a miséria da natureza.
E que isso não é uma crÃtica apenas ao governo? Acha que é conveniente falar sgira em asfaltar uma estrada em plena Amazônia em chamas? Pesquisar petróleo em plena crise climática na Amazônia? Defender as exportações do agro ogro desmatador perante a UÉ quando estamos pedindo recursos para eles para conservarmos? Parece doideira, não acha?
Não está percebendo que precisamos repensar nosso modo de vida?
Caos climático se resolve com mais ciência, não com menos. Muitas das mazelas apontadas são gerais, internacionalmente, cá e lá. Não é só paÃs, governo ou classe polÃtica. São os tempos de extremo egoÃsmo, egocentrismo, hedonismo e consequente inconsequência. É da ideologia hegemônica e do neoliberalismo selvagem. Mas já está sendo superado mundo a fora. Triste saber que aqui esses avanços chegam sempre atrasados.
É verdade, mas o Lula poderia ser um pouco mais coerente e sao menos aguardar um momento mais propÃcio para debater essas estultices.
Texto para colocar em quadro ¼
Triste mas infelizmente esta coluna é o retrato do Brasil. O Brasil vem se deteriorando a passos largos. O paÃs que gasta R$171 bilhões com o programa bolsa famÃlia sem contar outras dezenas de programas que consomem muitos bilhões e o governo já anuncio o reajuste do salario mÃnimo. Vai dar R$7,00 de aumento. Milhares de trabalhadores cai na indigência todos os anos e os polÃticos só aumentam as suas mordomias. Desse jeito o paÃs não vai aguentar. Está descendo a pique para o abismo.
Certamente não é por causa dos temas que você enumerou.
Calma gente! O Brasil tem jeito, sim! Na próxima era glacial, extinta a espécie humana. Tenhamos paciência, sigamos resilientes e confiantes!
Excelente! Pena que pessoas comentam pra defender o polÃtico A ou B. São todos responsáveis. O problema é imenso, antigo e está aumentando. Literalmente, cada um que assume coloca mais lenha na fogueira.
E o povo não? Quem elegeu os incendiários, desmatadores, neoliberais, evangélicos, bozoloides do Congresso, dos governos estaduais e prefeitos e deputados e vereadores?
Muito bom! Somos um fazendão em chamas. Virou uma várzea ambiental e humana. O preço será caro
Excelente artigo. Lúcido.
O brasileiro médio não e pra amadores. e tem gente que pensa em "de colonialismo". Olhar um pouquinho mais para o próprio rabo, e ver que os problemas estão e se originam aqui ajudaria bem mais a entender esse brasilsão de pessoinhas bem creti ninhas. Que desperdÃcio de recursos naturais, que mereceria uma gente bem melhorzinha como habitantes.
Esse comentário deixaria o bilionário da Folha contente, é a quinta essência do viralatismo, tomando o brasileiro como se não fosse também brasileiro. O sociólogo Jesse ataca esta criação de nossa bilionária elite, originária da escravatura, que migrou do racismo explÃcito para criação de um povo culturalmente inferior, que merece, e por isto, aceita ser explorado. O bilionário da Folha sempre vendeu isto.
Kkkkk pior é que tens razão. Olhe para São Paulo, Capital. Em plena crise climática e ambiental o povo vai eleger um prefeito que pensa apenas em obras viárias e cuja principal obra foi um plano de recapeamento de ruas emergencial às vésperas da eleição e carregado de suspeitas de corrupção. É um povinho ou não é?
O problema do Brasil não é os habitantes. São os polÃticos que uniram empresários e polÃticos de todos os partidos para saquear os cofres públicos e continuam no comando do paÃs com o mesmo estilo de governar. Para eles tudo e para o povo trabalhador quanto mais pobres melhor para eles.
Pois, é. O paÃs nessa situação e os "jovens" se divertindo em shows de rock. Tragédia completa.
Onde tem show de rock? Estou doÃdo para assistir a um.
Ainda que fosse rock...
Por que você quando era "jovem" não fez algo, então? Se os adultos não fazem nada, o que você espera de jovens que muitas vezes nem conseguem arrumar um emprego digno?
O que teria o som a ver com as calças?
Estava indo bem até... embarcar nessa de que as usinas solares estão destruindo o semi árido e o barulho da turbina eólica dá insônia. O desequilÃbrio no raciocÃnio é generalizado, talvez consequência do fumacê.
Acho que você está um pouco alienado do assunto, embora não ache que as fazendas solares já tenham atingido essa proporção, mas chegarão lá. Talvez venhamos a sentir saudades das velhas hidrelétricas, como muitos já sentem das nucleares.
Vai lá morar do lado do ventilador gigante...
Excelente artigo. Parabéns
Incluindo ai o juiz do Paraná q libertou o ass a ssi no do petista no dia do proprio aniversário.
Olha onde o calunista queria chegar. Pessoas pouco sábias não percebem o jogo, acabam apoiando golpes, privatizações fraudulentas, maiores juros do mundo, gasolina por dividendos, joias, e se viram contra polÃticos que querem barrar isto, tudo do jeitinho que o bilionário dono da Folha quer.
O "LULA 3" NÃO É MAIS O ESTADISTA "LULA DA SILVA", o cara ñ é mais O CARA do Obama, talvez pelas perseguições sofridas, principalmente agora pela negacionista ultradireita do BolZonaZi, qdo agrediu uma deputada e homenageou o torturador Ustra, com o gesto da arminha, ambos dentro do parlamento. Com os "desgastes causados pelas condutas comportamentais", ñ creio que o pr possa disputar a reeleição em 26, até porque o efeito Biden já o afetou, com as declarações improvisadas... CONTINUA
É hora de repensarmos o paÃs. A república não deu certo.
É hora de repensarmos a república. Não deu certo. 133 anos de erros.
Excepcional artigo. Incluiria os desmandos do STF na figura do ministro Moraes - censura e constituição em chamas!
Não tinha como Moreira e bolsonaristas não se alinharem ao discurso sorrateiro da Folha.
Já viu as novas revelações sobre os casos das quadhrilhas de extrema direita que violaram dados pessoais do ministro, de delegados e policiais da PF que investigam o Bozo e suas milÃcias digitais para aterroriza-los no tuiter, sendo esses os casos em que foram determinados os bloqueios de contas desobedecidos pelo Muskito, os quais também violam as regras da própria plataforma, o que faz de Musk cúmplice do esquema criminoso? Vá se informar.
O Brasil que nunca foi um paÃs, acabou!
Justo quando o povo recebe algo a nossa elite do atraso fomenta o negativismo, para solapar o governo, foi assim em 45 com Getúlio, em 64 com Jango, em 16 para implantar os neoliberais Temer e Bolsoguedes.
No Império, sobretudo 2º reinado tinha a perspectiva de dar certo. A república não deu certo.
O direito e a justiça se suspendem para o jurista expressar de forma exuberante o real do Brasil, desmoronando a céu cinzento aberto. Tão cruel que a grande maioria refugia-se nas fantasias preferidas, embaladas pelo mercado lucrativo, ou recolhe-se nas moléstias do corpo/alma. Poderes e profetas da fé anunciam- Deus é brasileiro, nos salvará. O paÃs é imenso para ser destruÃdo, avançando de um sÃtio a outro. Enquanto tragédia anunciada os governantes usam os combustÃveis da hora na destruição.
Escolhas e conseqüências. Simples assim. P.S.: o planeta sobreviverá a nós. Tenham certeza disso.
Tens razão, só conseguiremos destruir as condições da nossa própria existência embora certamente levaremos muitas outras espécies conosco.
Enquanto isso a polÃtica, que deveria ser s solução, se fecha na sua bolha de conveniências
Seria legal ver uma coluna com proposições factÃveis para sairmos da encrenca que nos metemos.
O problema maior do Brasil tem origem na Constituição de 88. Fizeram um texto confuso, onde se preocuparam só com direitos e quase nenhuma obrigação. Criaram tantos mecanismos de proteção das autoridades que fica praticamente impossÃvel punir ou afastar qualquer polÃtico ou autoridade pública. Olhem as raposas que tomam conta do galinheiro, são as mesmas desde 88.
Paulo e Roque, concordo em partes que no voto tira qualquer politico, mas no voto também põe um monte de gente que nem sabemos quem, olhem o sistema de voto proporcional pra deputados, vc vota em um e elege mais um monte na legenda. Pra Senador é pior que tem ainda o suplente que ninguém sabe quem é. Foi feito, assim para que pessoas sem margem de votos entre pela porta dos fundos no congresso. Então pelo voto do jeito que está, além de não tirar acabamos é colocando gente ruim.
Concordo, Paulo. A questão principal é o dissernimento no momento da escolha dos nossos representantes legislativos, em todas as esferas: municipal, estadual e federal.
Os polÃticos são afastados no voto, não é questão de constituição. O problema é que a massa de cabeça fraca, que é a maioria, não está nem aà de votar em bandidos e falastrões.
Quando se descura dos valores morais, da educação para a cidadania (e não para somente para mão de obra para o mercado), e da civilidade, os vÃnculos humanos e empatia enfraquecem, crescem a desesperança, a falta de futuro, o desapreço à vida do outro e a violência. O resultado não é favorável à vida humana em sociedade...
"A expansão das energias eólica e solar promove desmatamento da caatinga" - desmatamento do sertão? Essa é nova pra mim. Bom, o presidente é de lá e tem o apoio maciço daquela gente. Se ele não está protestando não deve haver problemas.
A humanidade precisa urgente de um controle demográfico senão não haverá planeta para as próximas gerações! Paremos de ter filhos condenados a um inferno na Terra!
Cirúrgico. Do congresso não se pode esperar nada que ataque os problemas de gestão e preservação ambiental, mas decepciona a postura do governo que insiste em defender um modelo de desenvolvimento agro/extrativista predatório que favorece a balança comercial. Essa seria a hora perfeita para empoderar Marina e fazer algo, depois que a fuligem dissipar as pessoas voltam a enfiar a cabeça na terra e fingir que o problema não existe.
Esse apodrecimento, bem descrito pelo colunista, não é silencioso ou imperceptÃvel como o bolor que cresce nas sombras. Ele é gritante, visÃvel, escandaloso. Há algo de visceral nesse processo de decadência, como se a própria essência do paÃs estivesse se desmanchando, levando consigo o sentido de nação, de justiça e de humanidade. As ruas estão cheias de corpos cansados, exauridos pela falta de perspectiva. O asfalto, desgastado pela corrupção, que se desmancha na primeira chuva, diz muito.
Sim, passa da hora de o paÃs fazer escolhas difÃceis. E é importante que as façamos enquanto estamos no poder, nós que apoiamos o atual governo, porque é sempre possÃvel que venha a se instalar um novo governo desejoso de passar a boiada.
Verdadeiramente desesperador! Como diria Raul Seixas, às autoridades ficam “vendo tudo ali parado, com cara de Veado que viu Catinguelé”!
Comentário panfletário. Escreveu, discorreu sobre problemas desconexos, para uma conclusão chamativa. Faltou proposição e racionalidade na escrita e, infelizmente, é o que mais temos nesse momento.
Tão preciso quanto triste.
E por quê o asfaltamento da BR 319 faria um "mal" ao paÃs? Faz mal a falta de ações governamentais e as corrupções endêmicas de órgãos públicos que dão sempre um jeitinho.
Cronicamente inviável, este é o tÃtulo de um excelente filme nacional, que serve bem ao paÃs todo.
Tem que asfaltar a BR 319 sim, a populacao da regiao norte tem direito de ir e vir em estrada decente. O desmatamento existe por falta de fiscalizacao eficiente.
Isso aÃ!
As escolas da maré foram fechadas porque lá existem facçoes do crime, nao por causa das açoes policisis
O Lula é igual a chifre, não sai da cabeça do gado
O que o Lula tem com isso? Energia eólica existe na maioria dos paÃses. Energia solar é o sonho dos paÃses que não tem sol em grande parte do ano.
Tempos atrás, um polÃtico usou mais ou menos o seguinte termo sobre um adversário : "Você compraria um carro usado dele?". Pois é. de que lÃderes que temos hoje vc compraria um carro usado?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luís Francisco Carvalho Filho > O Brasil apodrece e o desconforto é físico, político e moral Voltar
Comente este texto