Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Murilo Belezia

    Há uma discussão legítima sobre as eleições na Venezuela,. Apesar do cheiro de golpe no ar, Maduro é presidente até 10 de janeiro e por ser uma nação soberana nenhuma outra pode interferir em seus ritos internos. A ida do sr.Gonzales à Espanha faz lembrar que não foi divulgado Plano de Governo ou sequer uma Nota oficial da Oposição para o futuro do país. Quero ouvir o sr.Gonzales e não porta-vozes de um golpe a caminho.

    Responda
  2. Evando de Abreu

    Sergio Pan. Ele tem que assumir que o governo é uma ditadura e que, como aqui as eleições foram fraudadas. Com a sua inércia, usando como desculpas atas que nunca serão mostradas e ainda falando que lá é uma democracia relativa ou desagradável não é criticar. É passar pano e vergonha para nós

    Responda
  3. Evando de Abreu

    José Bueno. Obrigado pela piada

    Responda
  4. André Luiz

    Segundo alguns órgãos de imprensa, contam-se em sessenta mil cubanos auxiliando a repressão na Venezuela, aí incluindo a guarda pessoal de Maduro. Até o serviço de inteligência é dirigido indiretamente por Cuba. Com especialistas em repressão assim tão eficientes Maduro vai longe. O nosso MST foi dar um pulinho por lá para aprender um pouco com os especialistas.

    Responda
    1. José Bueno

      Opa! Você não sabe nada do que o MST está fazendo! Mas procure saber preparado, porque você vai se desesperar ao ver seu engano, diante de uma organização de cooperativas, que ganha prêmios internacionais em produtividade, defesa do meio ambiente e de escolaridade de seus afiliados.

  5. Evando de Abreu

    Maduro deu uma banana para o seu quase único defensor, sr anão diplomático lule da Silva. O cerco que a embaixada sofreu com cortes de energia e proibição de entrada de alimentos e água foi um tapa na cara deste desgov-erno sem povo que apoia ditadores e terr-oristas. Nosso país está humilhado.

    Responda
    1. José Bueno

      Quanta distorção, quanta mentira descarada, Evando, só para evitar o desapontamento e amargura ao ter que encarar que a diplomacia do governo do Presidente Lula é hoje uma dos mais respeitadas no mundo inteiro!

    2. José Bueno

      Quanta distorção, quanta mentira descarada, Evando, só para evitar o desapontamento e amargura ao ter que encarar que a diplomacia do governo do Presidente Lula é hoje um dos mais respeitadas no mundo inteiro!

    3. SERGIO PAN

      Evando, seu comentario transpira má fé ! nao sou lulista mas há que se admitir que Lula finalmente virou crítico em relaçao ao regime de Maduro...mas vc, como seu mito inelegível, prefere a mentira!

  6. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Se fosse stalinismo o advogad não conseguiria libertar seus clientes e ele mesmo já estaria morto.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Som, ainda não é o stalinismo, mas é bom lembrar que o próprio Stálin construiu o seu poder - e, com ele, seu imenso aparato repressivo - aos poucos. Era o que Rackozy, o líder stalinista da Hungria, chamava de "lei do salame": em fatias, a oposição húngara terminaria por engolir quase em silêncio todo o enorme "salame" repressivo do regime. Maduro é mais um discípulo de Rackozy.

  7. Jose Ferreira

    Quando o cerco fechar pro Maduro , pra onde será que ele vai fugir ? Quem vai dar asilo pra ele ? Adivinhe?

    Responda
    1. Andre Ramos Lievori

      Brasil

  8. Tersio Gorrasi

    O Brasil nesse caso foi irrelevante. Houve um cerco à embaixada, estivesse protegida por que país fosse, o que motivou a fuga de Gonzalez. Há muita tendenciosidade na manchete desta reportagem

    Responda
  9. marcio Rodrigues de castro

    Calma, quando EEUU se apropriarem dos valiosos poços de petróleo venezuelanos, acabará a represália contra a Venezuela.

    Responda
    1. marcio Rodrigues de castro

      Marcos, enviesada foi sua interpretação, para a qual prescinde de capacidade crítica. Não fiz qualquer defesa do governo atual. Mas ressaltando o interesse dos EEUU nos países produtores de petróleo com suas múltiplas intervenções: Kuwait, Iraque...e agora embargo à Venezuela

    2. Marcos Araujo

      Defesa enviesada da ditadura.

  10. Ciro Lauschner

    O mundo derruba o regime venezuelano quando perseguir as contas bancárias da cupula militar, dos membros do Supremo Tribunal de Justiça, dos membros do Conselho Eleitoral e de todos os malandros que compõe o comando da ditadura. Se seu dinheiro for bloqueado nos bancos internacionais e for emitida ordem de prisão contra todos eles pelo Tribunal de Haia, os ditadores vão aos poucos definhando. Até o narcotráfico que os alimenta diminuirá.

    Responda
  11. Caubi Maciel da Nóbrega

    Mas com toda a certeza, o candidato tomou uma decisão absolutamente irrepreensível. Depois de sabermos o que ocorreu com opositores que já haviam desafiado o poder totalitário do ditador, a conduta mais saudável foi a escolhida por ele, que confirma a impressão de que ditadores somente são retirados por meios militares.

    Responda
  12. João Batista de Junior

    Brasil deveria cortar relações com a Venezuela.

    Responda
    1. José Bueno

      Cortar relações e voltar a ser o pária como no (des) governo bolsonarista!? Temos agora govetno e diplomacia respeitada, acompanhando as principais nações do mundo que preservam as suas embaixadas para garantirem a defesa de seus interesses.

  13. MARCO ANTONIO POLISELI

    Ainda bem que pt e psol apoiam maduro. Não é mesmo crazy hofman ?

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Mas quem tentou de fato transformar o Brasil em uma Vebezuela foi o mito da extrema direita terrorista.

  14. Nelson Vidal Gomes

    O mais dramático para nós brasileiros, tem sido lembrar que nosso Presidente ostentou Maduro como um "troféu" no Planalto e seu partido o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), não cogita outro nome para sucedê-lo em 2026. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. José Bueno

      Nosso Presidente Lula sabe que a diplomacia é importante para nosso país e é um pouco mais complicada que um jogo de damas. Lula é mestre, negociando com os empresários como lider sindical, com as alas políticas de seu partido, com as diversas forças que votam num regime democrático, com lideranças mundiais preocupadas com a defesa de seus interesses.

  15. Andre Ramos Lievori

    O governo finge que nada acontece, mantém relações e espera a temperatura esfriar para recebr Maduro com honras em território nacional. O sentimento da esquerda no B r a z i l nesse assunto é: Que inveja do Maduro.

    Responda
    1. José Bueno

      As mais impirtantes lideranças mundiais estão contando com a habilidade de negociação do Presidente Lula na Venezuela. Por que estariam conversando e convidando tanto o Presidente para discutir o caso?!

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Cada tem seu malvado favorito: o ex-presidente, que morou na Flórida curtia o príncipe que gosta de ir por partes na Arábia Saudita. O atual presidente e o ex curtem Vladmir Putin. Lula pelo saudosismo de petistas da velha madrinha e o ex, porque Putin é o que ele gostaria de ser. Mas para chegar àquele nível de banditismo estatal é preciso muitas reencarnações.

  16. Lis P F

    Tristeza sem fim. Crianças deficientes presas.

    Responda
  17. Thiago Luiz da Silva

    Se tu gostas da Venezuela vai lá comprar sua casinha e seja feliz

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Olha, que pode ser um baita negócio. Comprar casa lá deve estar baratíssimo. Um dia a crise passa, como tudo nesta vida, e se consegue uma bela venda.

  18. Nelson Vidal Gomes

    Vergonhoso que nosso Presidente tenha ostentado Maduro como um "troféu" no Planalto. Mais ainda que seu partido o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), não cogite substitui-lo na sucessão de 2026. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Hernandez. Presumo que "não seja fácil" ter como único "contraponto" às críticas a Lula e ao PEB, acusar o interlocutor de ser, com ou sem fundamento, "bolsonarista", se é que se pode chamar assim, alguém que adere a algo cujo sufixo do termo, pressupõe um conjunto de pensamentos e ideias, ausentes tanto em Bolsonaro como nos seus seguidores. Namastê!

    2. Hernandez Piras

      Tem tudo a ver, Vidal. Afinal, alguns hipócritas gostam de lembrar as derrapadas de Lula na defesa da democracia, mas são absolutamente complacentes com o golpismo de nossa extrema-direita. Durante o governo Bolsonaro, enquanto este solapava a democracia, você só se llembrava de atacar o PT. É um extemista que sequer se assume como tal.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Flávio. O que tem a ver seu comentário-resposta ao meu com o que digo?! Namastê!

    4. Flávio Fernandes Marinho

      Felizmente a extrema direita terrorista e negacionista brasileira não teve sucesso na tentativa de se perpetuar no poder ainda que tenha representantes bizarros na ativa.

  19. Cleomar Ribeiro

    ..o Brasil se propôs a 'proteger' embaixada que abrigava os opositores de dos operadores da Dictadura Venezuela para abrir as portas e seletivamente ir entregando os opositores à polícia de Maduro!... Não foi para proteger, foi para corroborar com Maduro!Madame Guilhotine, Madame Justice e Madame Historiographine estão no cárcere em algum calabouço,em noites frias Sao sofrem abusos sexuais, físicos e torturas psicológicas, todos os dias elas morrem queimadas, afogadas, e espancadas...

    Responda
    1. José Bueno

      Mentir que nossos funcionários são "traidores" é induzir a violência contra eles e seus familiares. Com a cobertura que estamos vendo.

    2. José Bueno

      A que ponto chegamos... Os "moderadores" protegem o Cleomar, não acolhendo denúncia e nem comentário que denuncia tamanha falsidade contra nosso governo e nossos funcionários.

    3. José Bueno

      A extrema direita no Brasil inventa, mente descaradamente que o governo brasileiro pretendia : abrir as portas e seletivamente ir entregando os opositores à polícia de Maduro!... ". Esta extrema direita radical não respeita sequer os funcionários e diplomatas brasileiros, agredindo-os com tamanha violëncia verbal como traidores, que induz a crimes contra estes e seus familiares na Venezuela.

    4. Flávio Fernandes Marinho

      E assim trabalha a extrema direita terrorista com fake information.

    5. alex carvalho

      Mentalidade doente de pessoas sem escrúpulos e sem a menor vergonha de mentir!

    6. SERGIO PAN

      Cleomar, seu comentario bem sem graça e de má fé...nao sou lulista mas há que admitir que ele virou crítico em relaçao ao regime de Maduro...mas vc, como seu mito inelegível, preferem a mentira!

  20. Cleomar Ribeiro

    ...o Brasil se propôs a 'proteger' embaixada que abrigava os opositores de dos operadores da Dictadura Venezuela para abrir as portas e seletivamente ir entregando os opositores à polícia de Maduro!... Não foi para proteger de Gato, foi para corroborar, Madame Guilhotine, Madame Justice e Madame Historiographine estão no cárcere em algum calabouço,em noites frias Sao violentadas, abusos sexuais, físicas e torturas psicológicas, todos os dias elas morrem queimadas, afogadas, e espancadas...

    Responda
    1. Marcos Araujo

      Esse seu comentario ultrapassou todos os limites da cana lhice. A censura so nao te atingiu porque a Nova Folha embarcou na mesma extrema direita que você. Nojo

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      está com pena de madame Guilhotine?

    3. José Bueno

      Os "moderadores" protegem o Cleomar, não acolhendo denúncia e nem publicando comentário que denuncia tamanha falsidade contra nosso governo e nossos funcionários. Este é o "papel" da nossa extrema direita radical.

    4. José Neto

      Triste ver um ser humano se deixar levar por correntes ideológicas e produzir um texto desses. Não se esqueça que o seu ídolo somente não deu um golpe de Estado porque não teve o apoio necessário para tanto, o que nos levaria certamente a ser uma nova Venezuela. Esclareço que não sou e nunca fui Lula.

    5. Cleomar Ribeiro

      ... Caros Fregueses de Niticiários de Rede Social, por favor, desconsiderem este meu ensaio. Eu produzi uma revisão na junção de ideias que aparentemente estavam desconectadas entre si, aparei algumas pontas soltas! Eu espero que apreciem, Boa leitura!! ...