Opinião > Lula pode ser o Churchill do clima? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tadêu Santos

    SIM PODERIA, SE Ñ TIVESSE COMETIDO TANTAS AS FALHAS! Poderia porque demonstrou potencial em sua trajetória política com os dois mandatos...No Lula 3, com mais experiências de sucesso como o programa de dar o que comer aos famintos e expandir ensinos gratuitos por todo Brasil...Voltou amargurado e ainda ñ assisti o "estadista" neste governo 3, fala demais como se estivesse brigando com os opositores crentes do pífio miliciano INELEGÃVEL. Falta-lhe humildade, pra voltar a ser Estadista...

    Responda
  2. Henrique Marinho

    Comparar Lula com Churchill é como equivaler uma hiena a um leão. A primeira é cov arde e trai çoeira, e vive da carniça do rei da selva.

    Responda
  3. JoseEduardo Campos

    Texto de ideias rasteiras e propagandistas de um governo que tem os piores índices de queimadas nas florestas. Nunca antes na história deste país pegou tanto fogo na Amazônia e no Pantanal. Os companheiros do Exmo Presidente tinham que ir ajudar, mas se engordam com vinhos caros e pratos finos pagos com o dinheiro para apagar os incêndios

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nunca antes, nunca dantes. Viramos o inferno duns Dantes. Dantes de cairmos do lixão, Dantes de virarmos rejeitos. Nunca dantes tantos Dantes falantes. Eixscrotos, bbboocós, errantes. De teoria em teoria, perseguidos, Reclamantes. [Orra, passeiem, ZéDuardo, sem "papo de elefante". Cê já ouviu King Crimson? Ôva lá, "elephant talk", coisa finíssima pra quem gosta de rock raiz alternativo. É nóis]

  4. Adauto Lima

    Sei não. Tá mais pra atuar como homem que engole chamas em algum circo. Ser como o estadista Churchill só em alguma ficção.

    Responda
  5. Anete Araujo Guedes

    Existe o agro inteligente e responsável. Existe o ogro ignorante e irresponsável. É o que acha um absurdo as florestas improdutivas. Querem transformá-las em monoculturas de soja ou milho, para alimentar o gado da China. São os que ateiam fogo nas aldeias indígenas, assassinam os ativistas ambientalistas e os povos nativos. Monoculturas e agrotóxicos acabam com a produtividade do solo. A impunidade os fazem seguir adiante com seus projetos destrutivos. Seguem passando a boiada.

    Responda
  6. Michel Patrick Viana de Oliveira

    Acredito que basta ser uma entusiasta do governo que já ganha espaço para opinião, porém, as análises são desassociadas da realidade, recordemos que o governo atual é o mesmo que governou o país por dois outros mandatos, teve uma sucessora durante quase dois mandatos, então não espere nada mágico, o que colhemos é fruto do mau-caratismo mesmo, melhor ter um problema para causar lacração do que solucionar e dar lugar para novos governos.

    Responda
  7. Lisy P F S

    Lamentável tanta incompetência..

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Lamentável tanto choro, com dedinho apontado subentendido. Esquentaí, Junqueira Safra.

  8. Anete Araujo Guedes

    Acorda Lula! Trata-se de um incêndio criminoso. Pessoas estão morrendo. A biodiversidade está por um fio. Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e outras já eram. Efetua um pronunciamento em rede nacional, íntima os governadores, os donos do agronegócios e agropecuária, fazendeiros e bancada do boi, da bala e da Bíblia no congresso para uma força tarefa para debelar o que ajudaram danificar, seja por ação ou omissão, ou por serem da extrema direita e terem apoiado os crimes ambientais de Bolsonaro

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Estão destruindo a sobrevivência no país. O agro e o ogro vão quebrar, é só uma questão de tempo. Atenta para as mudanças climáticas, a fumaça, o calor acima da média.

    2. Anete Araujo Guedes

      Não se trata de fígado, pessoas estão adoecendo, morrendo.

    3. Marcos Benassi

      Anete, muito grato do siricutico, alguém tem de tê-lo. Torço deveras pelo seu bem-estar do seu fígado, de verdade.

    4. Anete Araujo Guedes

      *biodiversidade

  9. Rai Giovanni

    Como s opiniões mudam com o tempo hein? Troquem os governos e veja a magica acontecer. De 2019 a 2022 teve de tudo, Di Caprio, Greta, Artistas da Rounet, musica, criticas ao governo de todos os lados, o culpado de tudo era o governo. Agora, dois anos passados da gestão do Descondenado e a culpa é de tudo e de todos, menos do governo incompetente. Ora pensam que o leitor é acéfalo de não ver que estão passado um pano absurdo pra esse governo que só fez bater record de queimadas e destruição?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não pelo motivo apontado, evidentemente, sim, a quem pense que alguns leitores são aaaccéfalos. E/ou mal-intencionados. Evidentemente, há outras hipóteses menos ruins.

  10. Maria Paula Santos

    E o que fazer com aquele monte de ruralistas negacionistas (climáticos) que estão instalados no Congresso Nacional, pelo voto popular? Presidente da República no Brasil de hoje não tem poder prá sustar a crise.

    Responda
  11. Valter Luiz Peluque

    Cara Natalie! Lula não pode ser Churchill, porque ninguém pode ser outro ou igual a outro. O líder britânico foi herói na resistência ao nazismo, mas também foi um imperialista cruel, que dividiu a Ãndia para o interesse de seu país. Lula é um libertário da pobreza lutando contra o neofascismo, o neoliberalismo é a crise climática ao mesmo tempo. E a imprensa não tem ajudado muito, pois está ao lado das duas primeiras.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Peluque seu discurso esbarra na vontade do Lula e explorar petróleo na Amazônia! O discurso é lindinho, a prática......... OrasilFloresta!

  12. Marco A Moreira

    Infelizmente o presidente está perdido , sem rumo, vivendo no passado sem capacidade de diálogo. Não se preparou para as queimadas, decidiu explorar o petróleo da bacia Amazônica, quer retomar uma estrada no meio da floresta - não obstante entramos para a opep+. Ou seja, a boiada continua passando.

    Responda
  13. gabriela luna

    Não adianta enquanto o nosso sistema for predatório, baseado na exploração e crescimento ilimitados. A matemática não fecha. E a conta está chegando. Uns se beneficiam a curto prazo, todos pagam a curto, médio e longo prazo.

    Responda
  14. Peter Janos Wechsler

    O maior e mais genial estadista não merece o uso de seu nome neste contexto. Nem está companhia.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Corr: Na verdade,

    2. Peter Janos Wechsler

      Que vai perfurar por petróleo na Amazônia? Não verdade, o meu comentário de referia ao imenso desnível entre as duas personagens. Um gênio e um inculto.

    3. Anete Araujo Guedes

      Quem merece? O genocida trapaceiro, golpista, desqualificado que arrasou com o meio ambiente? O Salles está no congresso passando a boiada.

  15. Kiko Mazziotti

    Uma anormal, anomalia humana, que escreve um absurdo desses precisa ser internada com urgência, de preferência, isolada dos outros e com camisa de força durante todo o período. Só a Folha de São Paulo para aceitar texto tão ofensivo à inteligência

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ora, pode-se dizer que um normal - anômalo mas comum - maleducadíssimamente escreve uma violenta notinha sobre um texto com o qual não concorda, é igualmente uma ofensa aos miolos que funcionam. Podia se dar ao trabalho dos argumentos, mas nem isso.

  16. Antonio Silva

    O Brasil sozinho no mundo, abdicar de uma riqueza, que se bem utilizada pode nos ajudar a navegar neste c@os, é nada menos que a ousadia pra continuar miserável.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Naveguemos, naveguemos... Rumo à cachoeira do abismo da Terra Plana, tá logo ali diante, cheguemos nela como um Galeão espanhol repleto de prata...

  17. Marcos Benassi

    A colega Anete, abaixo, deu uma boa geral nas principais variáveis. Observo que, no geral, é a forma de condução das atividades econômicas que nos empurra para o desastre. Criadores e matadouros, ao invés de ficar reclamando por financiamento e de imposto para exportar, deveria botar dinheiro em pesquisa para reduzir suas emissões de metano, podendo depois anunciar que seu boi é "verde", vender mais e mais caro. Não, quer ganhar o máximo já: não inova, não ousa, só preda. Gosta mêmo de cadáver.

    Responda
  18. Marcos Benassi

    Natalie, prezadíssima, acho essa uma pergunta intrigante, mas talvez contenha em si impossibilidades. O contexto na crise climática é muitíssimo mais complexo: não sendo "pessoalizado", dificulta seu combate. Um parlamentar que diga "eu apóio sumir com pretos, jjjuudeus e gays, viveremos melhor", queimará seu filme; caso diga "o Agro tem problemas, mas é melhor viver com ele do que com fome", verdade muito parcial, encontra eco, grana e mais argumentos pra continuar na mentira. É lôko, sô.

    Responda
  19. Anete Araujo Guedes

    Lula enfrenta um Congresso reacionário, inconsequente, irresponsável e independente. Um Congresso que governa, que deixou de legislar. Um judiciário que, em vez de julgar a inconstitucionalidade de atos e normas, passou a legislar. Um governo que não governa, que se vê impedido. As emendas impositivas fazem com que o orçamento público escorregue pelo ralo dos redutos eleitorais e da corrupção.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Antônio, prezado, "conivência" não é exatamente o termo adequado. Pra enfiar o dedo no'zóio, use "submissão".

    2. antonio brito

      Correto, pero... com a conivência do grande líder. Loteou o governo como um condomínio. Não define uma estratégia não aglutina apoio no congresso nem na opinião. Na presidência age como candidato.

  20. José Eduardo de Oliveira

    o problema é que devemos ter mais de 100 milhões de incendiários e outros tantos de desmatadores, fora os poluidores em geral

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.