Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Santos

    Olha, a colunista não abordou um problema derivado do próprio poder de liderança e que independe de gênero que o detenha: as mulheres lideres também assediam, e muito. Como já dizia um grande filósofo - o poder corrompe... - É muito triste de se ver.

    Responda
  2. Nana Cachen

    Quando um refém está na mira de uma arma, é resgatado. Mas na maioria dos casos quando uma vítima está na mira de um assediador, é julgada ou se espera que ela escape sozinha.

    Responda
  3. Helio Cardoso

    Deborah, eis um mote: não se houve falar que um homem foi assediado sexualmente por uma mulher ou que uma médica abusou de um paciente homem! Tô certo ou tô errado?

    Responda
    1. Marcelo Santos

      Pior que tem e os homens que sofrem sentem tanta ou mais vergonha que as mulheres que sofrem desse mal.

  4. Alexandre Marcos Pereira

    A violência de gênero, principalmente contra mulheres, ganhou uma nova perspectiva à medida que estudiosos começaram a desvelar suas raízes profundas no patriarcado e nas estruturas de dominação masculina. O que antes era tratado como incidente doméstico passou a ser lido como um reflexo de um sistema opressor que torna invisível, silencia e, por vezes, até legítima o abuso. O movimento feminista, que cresce em número e força, foi o impulso vital para essas mudanças. Não é uma tarefa fácil.

    Responda
  5. José Cardoso

    Talvez as pesquisas não estejam levando em consideração a sub-notificação. É provável que as mulheres em posição de liderança suportem bem menos, e relatem bem mais que aquelas em posições mais baixas na hierarquia.

    Responda
  6. Fabiana Menezes

    Muito oportuna a difusão do estudo sobretudo em países com grande desenvolvimento econômico- social. O triste é constatar, na realidade para além dos números, que a postura de isolamento, desamparo para com as denunciantes vem de outras mulheres .

    Responda
  7. Wil Leon

    Igualdade. Homens com poder e dinheiro, também são mais assediados. Quem é lider tem de ter inteligencia emocional e se garantir.CQD.

    Responda
    1. Gustavo Figueiredo

      Sim, Eunice! Nesse caso da coluna, a situação séria tipificada como importunação de homens com a sua superiora hierárquica. Do ponto de vista jurídico, realmente para ser tipificado como assédio deve haver subordinação hierárquica.

    2. eunice bemfica martins

      Só podem ser " assediados" por mulheres se elas estiverem em cargos superiores aos deles, o que não é muito comum. Isso, falando juridicamente, do sentido da palavra assédio.