Cotidiano > Aos 50, metrô de SP tem planos de expansão inédita e privatização Voltar
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A Folha deveria publicar a notÃcia que um prefeito, do inÃcio do século vinte, disse que o Metrô era desnecessário para o MunicÃpio. E outro , acabou com os Bondes, deixando um largo perÃodo a cidade sem um transporte público decente. E se esses ex-prefeitos estiverem homenageados com nomes de ruas,imerecidas homenagens. Retire!
Se privatizar o serviço ira piorar e muito, e o valor do bilhete tbm irá aumentar , Enquanto isso o gov ilegal e inconstitucional vai sucateando tudo que ele pode dos serviços públicos para privatizar . incompetente Esse TArcinico
Enquanto o PSDB dominou SP por décadas, a Folha noticiou acriticamente todos os planos e anúncios mirabolantes de expansão da rede do Metrô, que eram sistematicamente descumpridos mandato após mandato dos tucanos - sempre contando com a simpatia do jornalão. Rei morto, rei posto: a Folha já tem um novo guru privatista e prometedor de mais planos mirabolantes para serem chamados de seus.
Isso é NotÃcia! É obrigação do Jornal Noticiar. É dever do Jornal noticiar.É uma efeméride, o metrô está fazendo cinquenta anos. Uma grande efeméride!A Folha, sou assinante há mais de trinta anos, antes lia a Folha alheia . Sempre foi Imparcial: criticada por FHC em suas memórias, pelo gado do boiadeiro Anterior e agora. Jornal, leio desde o inÃcio dos anos mil novecentos e sessenta, é para Publicar NotÃcias.
Eu usei o metrô por muito tempo. Hj não utilizo mais porque as estações geralmente não estão próximas dos locais que precisamos ir (é necessário ficar combinando com uma rede de ônibus horrÃvel para chegar nos lugares). Moro próximo de uma estação de metrô, mas por conta de ter que ficar combinando com ônibus, desisti de usar tanto para trabalho quanto para lazer. Só uso esporadicamente quando preciso buscar o carro na oficina, quando vai para a manutenção.
E continua atrasado 50 anos aÃnda.
Infelizmente ainda colocam nomes de polÃticos como "cabeça" de inauguração etc .... ridÃculo isso, quem deve ditar a expansão é o PLANO DIRETOR da cidade. Os recursos devem ser tramitados de forma a própria empresa utilizar o que se arrecada nos projetos. O governo para em média 1 real por passageiro tra transportado para o Metrô e para a provada 6 reais ! Se o dinheiro arrecadado pelo METRÔ ficasse sob gestão do próprio, obedecerá o Plano Diretor com um valor arrecadado anual de 5,8 bilhões.
O metrô de Pequim começou na mesma época e tem mais de 700 km de extensão. E, com certeza, deve ter gasto menos dinheiro que o de São Paulo, que tem pouco mais de 100 km.
Crise dos 50. Quem viu o metro de SP nos anos 70 e 80 e hoje, com sua imundice, comercio ambulante, falta de segurança, só lamenta. Virou uma rede ferroviaria.
Então o secretário do cario ca acha que o investidor privado vai correr riscos... Alguém acredita nisso? O que importa é ter torneiras para finan ciar 2026. Ops, desculpa aÃ.
Antes de morar na capital eu morei na Grande SP e digo: há regiões inteiras esquecidas. Tirando as regiões mais ricas e influentes, há municÃpios inteiros, muito mais de um milhão de pessoas que estão em áreas pouco atendidas, onde não há oferta de transportes públicos o suficiente. A Linha Rubi da CPTM por exemplo!
As melhores linhas são as públicas. É muito triste assistir às privatizações
E anotem: esse digno Sr. Epaminondas que aparece na matéria, será lamentavelmente um dos primeiros a serem demitidos quando esse governador entreguista privatizar tudo. Esse é o modus operandi para obter a famosa viabilidade financeira da iniciativa privada. Curioso pois quando esse carioca justifica privatização, é porque a empresa pública não é eficiente. Veja a Sabesp e o metrô de SP. Poucos eficientes não? Mas mesmo assim, vão entregar o que é do povo para bancos privados. Triste!
Temos que privatizar tudo.
Então vai lá pagar 20 reais na passagem pra dar lucro pras empresas privadas.
E certamente vc tem plano de saúde. Não usa o SUS. Gente como vc tem pensamento obtuso e ca na lha. É fã de Paulo Guedes e de Olavo de Carvalho (aquele que morava nos EUA e de lá ficava vociferando impropérios). Deve rezar para pneus.
Ah sim! Vc deve ser investidor especulador que vai para a Faria Lima de carro com ar condicionado trabalhar. Escrever isso atrás dos eu computador confortavelmente é fácil, né? Ignorante!
Não há porque privatizar infra estrutura. O que o governo tem que comprar de setores privados eh eficiência dos serviços, entregar serviço público com mercado cativo eh coisa de kana lhas.
O metro de SP tem qualidade e é um dos melhores do mundo por ter sido concebido e gerido pelo poder público, cujo objetivo não é primariamente lucro, mas equilÃbrio das contas. Falou em privatizar, esse jornal literalmente fica em polvorosa, dá destaque extremo e não tem o minimo compromisso em promover um debate sério sobre isso. Lembrem-se: o que é privado visa primeiramente lucro, não qualidade. Sempre! E quem vai pagar: o povao desinformado.
Sim, é importante debater e fazer com muitas regras. Não necessariamente o público é melhor nem o privado é pior. Vide telecomunicações e rodovias, por exemplo. Ou alguém acha que a telesp prestava um serviço melhor do que as telecom de hoje? Outra coisa, o público pode ser bom, mas atende pouca gente. O privado sempre abarca mais gente.
Excelente notÃcia. Até que enfim. O metrô de SP é uma joia que deve ser muito bem cuidada. É um dos melhores do mundo, precisando ser expandido para atender melhor a população. Espero que a privatização mantenha esse nÃvel de qualidade, mesmo com o aumento da extensão.
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