Ambiente > Crise climática: Mundo pode não ter mais volta e isso me apavora Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A biomassa bovina é 30 vezes maior do que a da soma dos animais selvagens e maior do que a da humanidade inteira. A maior parte das lavouras é para alimentar não humanos diretamente, mas bois. Pensem no que isso consome de água e área de vegetação nativa. Este se tornou um planeta de bois.
"Antes dos meus 6 anos de idade, meus avós e minha mãe tinham-me ensinado q se todas as coisas verdes que crescem fossem tiradas da terra, não poderia haver vida. Se todas as criaturas de 4 patas fossem tiradas da terra, não poderia haver vida. Se todas as criaturas aladas fossem tiradas da terra, nao poderia haver vida. Se todos os nossos parentes q rastejam, nadam e vivem dentro da terra fossem tirados, não poderia haver vida. Mas se todos os seres humanos fossem tirados, a vida floresceria"
by Russel Means _ Nação Oglala Lakota (10 de novembro de 1939 – 22 de outubro de 2012)
Como diz Nobre, nem os cientistas previram algo tâo mais rápido e drástico tal qual está acontecendo. Nesse sentido, não é que nao devemos esperar até 2050. Não devemos esperar até 2024/25. Do jeito que a coisa anda, não duramos 10 anos.
Muoto boa e realista a análise. Observando racionalmente esse cenario, não há motivo algum para qualquer otimismo. Basta ver as prioridades dos congressistas enquanto o pais arde em chamas.
Em plena crise climática que já vem a décadas ainda continuamos com guerras e mÃsseis sendo lançados. O que esperar da estupidez humana?
Pasmem, o estadao não tem nenhuma manchete sobre a queima do paÃs.
Estamos vivendo o inÃcio do fim da humanidade. Nós não aguentaremos essas mudanças. Já o planeta Terra, regenera se.
Para que uma coisa viva é necessário que outra morra, é a natureza do universo, sacrifÃcio, já tá condenado
Da forma como vivemos hoje, usando combustÃvel fóssil e consumindo carne bovina com tanta normalidade e frequência, o desastre é inevitável. Quem pretende ter filhos deve pensar duas vezes. Estamos formando uma geração que deverá enfrentar condições extremas. Estando sujeita a muito sofrimento.
A água ferveu, os batráquios foram devidamente alertados. Agora só resta fazer arminha/motosserrinha de dedo para Satanás e arder no mármore do inferno.
Ou nos estabelecemos o controle ou o planeta faz isto com a mortalidade pela ação climática colocando tudo em equilÃbrio , gostaria de acreditar que nos exerceriamos este controle mas acredito mais na extinção em massa , o planeta não tem condições de sustentar está população de forma alguma e não é só por condições climáticas , todos os habitateis da terra está em desequilibrio ou termina pelo fogo ou nos invadimos buscando espaço .
É o fim da epopéia humana na terra. Eu, modelo 1953, já vivi uma época de ouro, mas o que espera os meus netos!!? Muito triste pensar isso.
Obrigado por colocar de forma tão transparente as informações sobre a gravidade do cenário ambiental planetário, Sr. Carlos Nobre. DeverÃamos trocar os polÃticos nessa eleição, já. Provaram ser incapazes. Eleger candidatos ambientalmente comprometidos com a nossa recuperação defendida por Carlos Nobre. Proponho ação e um viva a nossos cientistas !
Vamos votar no partido verde (pv).
O tempo esgotando e nada da iniciativa privada, dos governos, das pessoas reagiram. Morreremos abraçadinhos.
Na verdade ninguém irá fazer nada . Tchau raça humana. Perdem-se os dedos juntamente com os anéis .
Quanto de nós estamos dispostos a lotar a Av. Paulista para cobrar ações concretas em pró do meio ambiente? Acho que quase ninguém, mas se for protestar contra o Alexandre de Moraes o rebanho estará todo lá. Realmente já passamos da hora de deixar esse planeta em paz.
Cadê a iniciativa privada nessas horas? Onde estão os bilionários burgueses? Não fazem filantropia para salvar as suas almas do inferno no final de suas vidas, pois bem, a hora chegou, pois as suas vidas estão em risco também. O que mais me entristece é ver a biodiversidade morrendo por nossa culpa.
Os bilionários estão se preparando para ir pra Marte. Ouça o Elon(?) Musk.
Mas dá para cuidar disso depois do Marçal construir o prédio de 1k? Mas dá para cuidar disso depois dos nossos parlamentares garantirem os seus privilégios? Mas da para cuidar disso depois de garantirmos a preservação da famÃlia, Deus e Pátria? Mas dá....
Nessa hora o gado que saltita nesses comentários se recolhe pro estabulo
Situação sinistra, associo a terrorismo. As autoridades precisam investigar com o máximo de empenho
Quando um cientista respeitado faz um prognóstico desses, só me resta acreditar e lamentar. Parece exagerado, mas acho que falhamos como espécie. Estamos indo pro fim da vida como a conhecemos
Cientistas x Bilionários, crentes, fanáticos e polÃticos. Vamos lastimar amargamente quando esse dia chegar e nada puder ser feito.
É hora de jogar pesado contra os bilionários e empresas de petróleo. Chega ambiguidade. Ou o lÃder se importa ou é inimigo da vida
Apesar do alerta competente, todos os governantes, brasileiros e estrangeiros, sem exceção, acham que as mudanças climáticas causadas pela ação humana são sintomas de uma gripinha do planeta que vai passar. Nesse meio tempo, o mercado usa o tema apenas para ganhar mais dinheiro. O circo está pegando fogo e a turma finge que não tem urgência. Extinção em massa pela frente. A vida continua. O vida humana talvez não.
Com essa extrema direita mal dita o mundo vai pegar fogo mesmo. O agroogro acha que vai continuar ganhando dinheiro assim pra sempre? A UE não vai mais importar daqui a partir de dezembro.
?
Em que pese os argumentos do articulista e de outros abalizados como ele, me parece que caminharemos para esses cenários caótico. O capital nunca cede, a desinformação campeia e somos escravos desse modo de vida que criamos.
Hoje ainda somos ruminantes. Porém, no futuro seremos apenas roedores de carcaças até à exterminaçãoxtotal.
Carlos Nobre! Está aà um nome perfeito para o quadro urgente de Autotidade Climática! Alguém qualificadÃssimo e fora do meio polÃtico!
Isso tudo é culpa do bolsonaro.
É desmatamento ano a ano, veneno, invasão de terras indÃgenas e da União. A cada eleição elegem cada vez mais gente do agro pra desgraçar ainda mais esse paÃs. Tá na hora de alguem fazer alguma coisa senão esse paÃs vai virar um deserto.
Enquanto vivermos (e aceitarmos viver) sob o capitalismo e sua ética assassina, sugadora e destruidora da Terra e de pessoas, nada irá mudar. Consumir, consumir e consumir. É só isso que a maioria pensa. Satisfazer seus desejos mais ridÃculos, supérfluos e i di o tas. Enquanto for essa a mentalidade e modo de produção da vida, nada mudará. Por isso estamos fadados a desaparecer do planeta.
O triste é que os 20 milhões de seguidores da “influenciadora” pre sa no Recife; os 300 milhões da Tay lor Swi ft, e o 1 bilhão do Cristia no Ronal do não parecem ter interesse em ler um artigo como esse.
É muito triste e preocupante, esse texto devia passar na TV aberta, no horário do jornal nacional. Essas projeções significam condenar a vida das próximas gerações, das crianças e bebês de hoje em dia, caso não sejam tomadas ações muito fortes para reverter esse cenário.
Há bilhões de anos o planeta Terra já existia. Assim, como daqui alguns outros bilhões de anos continuará existindo. Os humanos, com poucos milhares de anos, criaram religiões onde se propõe que somos verdadeiros deuses ou imagem e semelhança de um ser supremo. Com a arrogância tÃpica de quem se acha superior a tudo e todos, vamos ver a própria Terra se reorganizar, sem consultar qualquer humano ou entidade fÃsica ou mitológica, e continuar existindo. Sobrevive quem melhor se adaptar.
Um paÃs q tem um combustÃvel como álcool anidrido, tem vento, sol a vontade fica ainda querendo se envolver com combustÃvel fóssil por q a balança comercial etc etc.....este governo com Marina e tudo deveria se ligar no óbvio e no essencial pra ontem....vai dar 4°em 2030 e pensem: quando o mar subiu e rompeu gibraltar inundando e fazendo agua até o mar negro foi só uma chuvinha de 40 dias e 40 noites.O que pode acontecer a partir desta poluição toda de mais de século nem IA tem resposta veja cha
... Meu coração só cinzas, como a chuva ácida que cai e lava todo resquÃcio que um dia tivemos de alegria. E se não sobrar mais comida viva ar puro nem água limpa talvez lá da Lua esses vampiros comam dinheiro e brindem com sangue do povo inteiro a nova terra prometida!” Flora Sandyá
“Brasil em chamas atmosfera inflama! Na TV o agro é tech, é pop, é tudo. Na minha mente o agro é seca é morte é sujo! O Sol incandescente a paisagem cinzenta a terra esquenta como fogueira. Realidade tóxica uma ferida exposta. O ego narcÃsico desses que só vão se satisfazer quando não rexistir mais nada alimentando a labareda que se alastra ... E o que era ansiedade climática, agora é depressão! ...
Meu coração só cinzas, como a chuva ácida que cai e lava todo resquÃcio que um dia tivemos de alegria. E se não sobrar mais comida viva ar puro nem água limpa talvez lá da Lua esses vampiros comam dinheiro e brindem com sangue do povo inteiro a nova terra prometida!” Flora Sandyá
Fato: falhamos. No entanto surge uma esperança no horizonte se pensarmos da seguinte forma. A terra está com uma infecção fatal, o que resolve é um antibiótico ou seja, medidas de médio e longo prazo (reflorestamento, diminuição significativa de emissão de CO2, etc), mas enquanto isso podemos aplicar analgésico e antitérmico (satélites que desviem a radiação solar, e até mesmo resfriarmos a Terra com gazes na estratosfera), parece ficção mas talvez seja nossa única chance.
O problema, Carlos, é que somos o vÃrus da gripe, ou seja, somos extremamente mutacionais e adaptáveis, então fica muito mais fácil nós sobrevivermos enquanto o resto da terra morre. Mas o que eu quis dizer na analogia, é que somos a causa mas também podemos ser a solução, o ser humano já passou por diversas extinções, sejam elas climáticas ou pandemias e pestes literalmente mataram mais um terço da humanidade, resistimos e continuaremos resistindo (feliz ou infelizmente).
Dentro dessa concepção, o planeta Terra está tendo uma febre intensa para debelar um virus (nós humanos) que causou a infecção. Comparando o planeta, seu tempo de existência e nós humanos, somos com certeza um virus bem fácil de debelar. O certo é que quando a Terra se recompor, os vÃrus vão estar inativados. E a vida do planeta segue. Provavelmente sem nós, os soberbos humanos.
Agora está facinho em relação ao que está por vir. Com as forças polÃticas hegemônicas que temos, zero futuro. E ainda vão botar a culpa em Lula e Marina, pra serem felizes. Ruim.
Esse modelo econômico não é compatÃvel com a preservação ambiental e ainda assim colocamos em BrasÃlia lobistas do agro, acelerando a catástrofe.
Enquanto essa situação desesperadora acontece, em São Paulo, a Prefeitura permite mais e maiores edificações, com maior impermeabilização do solo.. E os arquitetos e engenheiros insistem em construÃ-los, muitos desses prédios totalmente espelhados, dependentes do uso de ar condicionado ininterrupto. Â… não dá para entenderÂ…
Já era. Não tem mais volta. É nossa extinção como espécie.
Em algum momento, quando a expressão monetária de tudo isso afetar os grandes bolsos dos biliardários, a coisa muda. E não adianta achar que só o pobre vai se ferrar. Rico também vai. E muito. Tudo empatado.
Infelizmente, como sempre, os pobres vão se ferrar muito mais. Este jogo nunca termina empatado.
Só Deus na causa
Cadê?
Que reação tosca. Acorda.
Acho que Lord God desistiu da sua criação.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ambiente > Crise climática: Mundo pode não ter mais volta e isso me apavora Voltar
Comente este texto