Ilustríssima > Caetano explica a evangélicos por que se reaproximou da religião Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Fui ao show e quando ouvi ele cantando esse louvor pensei: esse é o bom e velho Caetano Veloso Tropicalista de sempre. Essa reportagem reforça o meu pensamento. Parabéns, Caetano. Você mostra para essa gente careta e covarde que pode ser tudo e entender tudo com coerência!
Diria para Caetano que fé, cultos, rituais... têm lugares para serem manifestados. Da mesma forma que seria inapropriado cantar "É proibido proibir" numa dessas marchas evangélicas, em uma missa ou num terreiro, é ofensivo um louvor a um deus monoteÃsta em show pago.
Seria bem Tropicalista mencionar Proibido Proibir numa marcha "evangélica".
Não vi religiosidade na música. Vi fé, algo totalmente diferente. Caetano nunca deixou de cantar sobre todas as crenças, orixás e santos. Deus, foi o tema dessa. Linda canção, por sinal, ainda não tinha ouvido. Não devemos confundir a crÃtica (necessária) à mistura de religião com polÃtica ou com direitos à sexualidade/fertilidade. Arte, música, cultura estão aà para abraçar todas as crenças existentes. Acho lindo, continue.
Caetano é o tal, muito além do seu tempo e espaço em que vive, quem não consegue conviver com esse fato, que tome chás!
Caetano, até você embarcou nessa!!! O que um filho não faz! Muito triste. Sou mais a coerência de Chico e de Gil.
Caetano, até você embarcou nessa!!!
Parabéns pela matéria, FSP e Juliano Spyer. Precisamos de mais Caetanos e Marinas no mundo! A humanidade se salva, transformando-se.
Caetaneou.
Rendição! Jogou a toalha! A teocracia fundamentalista caminha a passos largos à BrasÃlia... Espero ter partido desse mundo antes dela ser entronizada.
Permita-me um pitaco, Caetano é um intelectual, de alto padrão, ele está, como é próprio dos intelectuais, fazendo arte para, e sobre, tema que permeia a sociedade, tenta atingir um público, pois ele existe, que não é obtuso.
Eu também.
Não há mais esperança nesse mundo. Até Caetano contribuindo para que a teocracia evangélica se instale no Brasil. Mundo , mundo, vasto mundo.....
Caetano, com a generosidade que lhe é peculiar, dá um sútil tapa de luva na face amadeirada dos religiosos fundamentalistas. Usa o seu precioso e merecido prestÃgio para dar a mão a um proscrito do meio evangélico, personificando a versão moderna do bom samaritano. Isso é uma amostra que o Deus de Abraão, Isaac e Jacó permanece o mesmo que o livro santo nos apresenta: Deus usa como instrumento quem ele quer.
Grana!!
Bem, como evangélico que sou, me sinto até um peixe fora d'agua nesse mar de comentários sarcásticos. Caetano provavelmente só começou a 'enxergar' o evangélico através de seus filhos. Quando me tornei evangélico aos 15 vi meu pai chorar pela primeira (e única) vez por achar que eu viraria pastor. Anos depois, com orgulho, ele me falava como seus colegas o tinham por sortudo por ter um filho assim. O filho do meio do Caetano o fez ter a curiosidade de ler toda a BÃblia.
Só por querer saber o que se passava na cabeça do seu filho você merecia aplausos. Mas essa não é a questão aqui. A questão é que qualquer pessoa que se levante para falar de uma experiência religiosa (cristã) que não se encaixe no conservadorismo de direita atual, acaba causando um desconforto assustador a todos que enxergam o cristão como intolerante e alienado. E se esse cristão viver, sentir e pensar além disto?
Caetano é fã do Mangabeira, ideólogo de Ciro Gomes, sempre apoiado por Caetano. Pela coerência polÃtica sou mais Chico e Gil.
Motivo: Envelhecimento
Uma importante parcela da especie humana, indiferentes a religião durante a vida adulta, ao aproximarse a hora do tchau-tchau lembram-se de Deus. Funciona como um jaleco salvavidas. Entretanto, o cultivo da fe é algo individual e nessa oportunidade configurou ato de proselitismo, invadindo a consciência dos participantes
Comentários na internet, em qualquer meio, dispensam responsabilidade e honestidade intelectual, qualquer abestado pode dizer o que dá na telha!
Isso aà Cae é só passar a maquininha pra falar com Deux.
Esse é o "caretano" que entrou na justiça ter os direitos do uso do conceito "Tropicália". O cara que cantava "não me amarra dinheiro, não... Beleza pura". "O quão dessemelhante... Triste...".
Corrigindo: "Oh! quão..."
O Brasil é um paÃs atrasado e penso que vai demorar uma lasca para avançar. Em todo mundo civilizado a religião está em baixa, mas aqui cresce a passos largos. Não entendo como multidões seguem uns tipos como o tal Edir Ma$edo, o RR $oares, o Valdomiro $antiago, entre tanto$. E a igreja católica? Como sobreviveu? Sabem por que ela foi contra a Abolição da Escravidão? Porque era a maior proprietária de escravizados. Só no RJ tinha mais de 1000 indivÃduos. Era a maior empreiteira em 1889.
Meu pai sempre dizia que o ser humano é um ca gão por natureza...fica com medinho não Caetano, faça o bem que tá td certo
Meu pai sempre dizia... todo ser humano é um ca gão por natureza e é por isso que ele acredita em tudo. O sujeito vai envelhecendo e ficando mais medroso... fica com medo não Caetanhinho, papai do céu tá nem aà pra vc... procura fazer o bem que tá td certo
Sei lá, acho que deus, nesse momento da história, está mais voltado para os bet’s.
Caetano é embusteiro pendurado na lei Roaunet! Tour com Bethânia foi um fracasso!
Em sÃntese, ao se aproximar do fim da vida, está com medo de ir para o inferno. Patético
Primeiro você questiona o deus que o homem cria, do machismo, do farisaÃsmo, da hipocrisia, das inquisições, noite de São Bartolomeu e todos os outros tipos de matanças. E em relação a esse deus você se torna descrente. Mas vem o vazio e depois você parte em busca do Deus que te criou, entendendo que cada um interpreta Deus com os recursos que tem, por isso essa interpretação é dinâmica. Abel matou bicho para oferecer para o seu Deus. Hoje os cristãos criticam quem faz. E seguimos em frente
A música cristã tem uma respeitável tradição. É só lembrar de Bach. Na música popular tem aquela Wayfaring Stranger e muitas outras americanas que são arrebatadoras. Mas prefiro cantadas em inglês onde palavras como "lord" por exemplo não tem a conotação clerical carregada de "senhor".
...ou não!
A maior fake old de todo o mundo.
O Brasil acabou, caso vocês não tenham percebido.
O mundo inteiro
Penso que negar a dimensão religiosa ou lhe ser indiferente é manifestação de fanatismo ao contrário, como também o é ,como temos visto, a associação de lideranças polÃticas por seus seguidores, à teses e postulados religiosos para proveito de aquisição e manutenção do poder, à direita e à esquerda. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
A fé não é de esquerda ou direita. Os ensinamentos de Jesus são a favor do homem. O livre arbÃtrio é fundamental na fé. Pastor que império a fé. Não segue a BÃblia.
Caetano, pensando, canta muito bem, continua nao falando nada com nada
Talvez os que crÃticam Caetano e torcem o nariz pra "Deus Cuida de Mim", Tb o façam ao ouvir "Hallelujah" do L. Cohen ou o oratória "Messias" do Handel, dado ser a mesma temática, respeitadas abordagens diferentes.
Veremos como Caetano se comporta quando a bancada evangélica apoiar aumento de armamento pessoal, apostas via internet e o patriarcalismo.
"Mas eu não posso me calar, eu não vou me calar! Com pastores e igrejas que pra apoiar candidato Faz arminha com a mão Que evangelho é esse? Eu não posso e não vou me calar! A igreja foi colocada na Terra pra ser base de amor Pra ser fonte de amor Dizendo: Aqui é Jeová e pá Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas Não suporto as suas assembleias solenes Não aguento mais conferência Não aguento mais marcha pra Jesus" Música "Messias" do Pastor Kleber Lucas
Ele fez isso exatamente para amparar os evangélicos que não concordam com essas maluquices.
Caetano não foi proporcionalmente irreverente nas perguntas como foi ao cantar o louvor. Sobre a ideologia de gênero, ele deveria ter respondido mais convictamente. Obviamente se trata de um fantasma que alguns pastores utilizam para arregimentar o medo das pessoas.
Apoio a irreverência de Caetano, mas dessa vez acho que ele não respondeu bem às perguntas. O traço mais complicado do evangelismo é o fato de não conviver bem com o pluralismo de convicções, basta ver nos comentários dessa matéria diversos religiosos raivosos. Caetano tinha que se posicionar de forma completamente contra a isso. E sobre a pergunta da ideologia de gênero, deveria ter respondido o óbvio: a ideologia de gênero é apenas uma invenção das igrejas para reprimir as pessoas.
E essa Esquerda evangélica não precisa ser minoritária. Lembremos de Martin Luther King. Precisamos de um Luther King brasileiro. O interessante é que, devido a sua forte composição demográfica negra, existe grande discussão e conscientização sobre luta antirracista como dever do evangélico dentro das igrejas neopentecostais. Nisso diferem do bolsonarismo, além do repudio a armas, tortura, pena de morte e destruição ambiental. O evangélico da base não é neoliberal mas sim social democrata.
Apenas foi capturado por um discurso esperto de que o movimento lgbt, encampado pela Esquerda, não visa defender os direitos lgbt mas sim tem uma agenda secreta (a destruição da famÃlia heterossexual e da religião). Fake news que se disseminou pelas igrejas. Infelizmente manifestacoes de alguns poucos identitarios radicais confirmam na cabeça desses evangélicos essa teoria da conspiração.
Forças progressistas a favor da eleição do Boulos.
Polêmica pra peitar caretice não existe melhor atualmente pois as anteriores foram positivas ! Se algum dia ouvir esse louvor espero não chorar.
Ninguém entendeu nada aqui. Existe uma Esquerda evangélica influenciada pela Teologia da Libertação, tipo Marina, Ed Kirwitz etc, que combate a Teologia da Prosperidade, a direita religiosa e a bancada evangélica. Caetano está dando força cultural para essa Esquerda, que é minoritária mas importante por exemplo, na Teologia acadêmica. Talvez seja o jeito mais eficaz de combater a direita religiosa, ao retirar o monopólio da espiritualidade dela. Ateu não converte evangélico...
Rai, quem afirma que a TL é comunista, não entende, nem de religião, nem de polÃtica. A ideologia marxista é necessáriamente ateia, assim nasce uma barreira conceitual intransponÃvel: com acreditar em Deus e ser ateu?
Teologia da libertação é um movimento Católico Rebelde, meu caro, não tem nada de evangélico, tem mais ver com a tentativa de implantar os ideais comunistas dentro da igreja católica que a conversão de evangélicos.
Há pouco tempo atrás, Caetano estava repetindo as tolices difundidas por um neostalinista do YouTube a fim de relativizar as atrocidades de falecidos regimes comunistas. Agora demonstra suas inquietudes religiosas e amanhã falará de outro assunto qualquer. É um excelente compositor, mas, apesar da idolatria da Folha, não é exatamente um pensador e muito menos um pensador lá muito consistente.
Aà passa o perÃodo eleitoral ele se descobre ateu de novo. Caetano Veloso misturou musica com militância politica. Adorado por 50% detestado por 50% segue o jogo. Quem cair nesse papo de Caetano Veloso religioso é muito inocente.
Vou torcer fervorosamente para que a sua premonição se realize, seu Rai.
Então Caetano se converteu pela idade avançada e medo da morte e não por fé? É falsidade do mesmo jeito. E o fato de ser milionário não importa nada, na balança do juÃzo final são: Os pecados de um lado e as virtudes do outro. Acredito que Caetano precisa emagrecer muito pra cair do lado certo da balança. Quando oraculo perguntar: Vc tinha 40 e ela 13, o que ele vai responder?
Ele mesmo diz que não é religioso, não se converteu. Deu uma piscadela para a religiosidade. Melhor dizendo, para os evangélicos, atento que está para o crescimento do público evangélico - que já não era pequeno e que sempre foi um público mais atuante politicamente do que o católico. Público este que também não quer desprezar para atraÃ-los para seus shows e discos (ouvi dizer que andaram boicotando seus shows, como de outros artistas que fizeram o L).
Parece que a grande influência foram os dois filhos evangélicos. Não é oportunismo. Ele não precisa disso.
Meu amigo, Caetano Veloso está no fim de sua vida. Sempre foi um cara independente, irreverente, ousado. Já brigou com esquerdas, direitas e ditaduras, desde uma época em que, provavelmente, você nem era nascido. O cara é um sucesso de público e crÃtica. Rico, tem muito mais do que precisa para viver bem os anos que ainda tem. Que interesse Caetano teria em deixar de ser um antireligioso, além de expressar um sentimento genuÃno dele? Desce daÃ. O mundo e não é preto e branco.
Paulo Francis estava com a razão. Disse que Caetano Veloso era mal resolvido e buscava sempre buscar os holofotes para mostrar sua mediocridade.
As músicas atuais os músicos, os polÃticos as crenças em religião tirada do interior do homem pro mundo nos deixa e muito numa condição que lembra uma provincia. Respeitar na crença de quem não tem a palavra e honroso, porém tirar proveito não sei; a palavra e sempre de quem detém o poder, daà a semiótica planta o signo e de lá vem a resposta da interação, do tipo pobre de direita, e certo que não existe esquerda, essa e só uma apêndice do capital. "E no final tudo vira merda".
Deixem o cara viver e pensar do jeito que bem entender. Ninguém tem nada a ver com isso. Deixem curtir a música os que quiserem e aqueles que não gostarem, não ouçam. Simples assim. Se é oportunismo, conversão ou medo da morte, é irrelevante. Diz respeito somente a ele. Siga quem quiser.
Compreendo e respeito, mas não comungo.
Procure seu psiquiatra.
Era só o que faltava.
Caetano foi no pio da boiada. Largou a tradição em busca do imediatismo evangélico fake. Velho chato!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Caetano explica a evangélicos por que se reaproximou da religião Voltar
Comente este texto