Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Murilo Belezia

    Em 13 de setembro, depois de dezenas de anos assinando a Folha, minha esposa e eu desistimos da versão papel. Alem da empresa que edita o jornal transformá-lo de um Jornal de Referência em Revista de Variedades há o agravante de um pendor excesivo ideológico para a ultra direita, que contamina todo o noticiário. Deixou de ser um Jornal a Serviço do Brasil e no formato Berliner "não dá para ler". E com essa ombudsman...

    Responda
  2. Leonilda Pereira Simoes

    A ministra não está deixando passar a boiada, vem alertando há tempos sobre a situação climática, mas a ação não é só do governo federal. A análise da ombudsman não fala nos estados, municípios nem a quem interessa toda essa queimada. Não seria de parte do agro que apoia o inelegível? Não avalia por que os prefeitos não pediram socorro de outros estados, como ocorreu nas enchentes no RS. Por que ajuda não foi oferecida pelos vizinhos? Atacar só o governo federal parece bem equivocado.

    Responda
  3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Achava que a função da ombudsman fosse criticar o próprio jornal, a partir de manifestações dos leitores e de falhas que ela própria identificasse, não criticar governos. Essa aí está dominada pela direção do jornal. Dá pena.

    Responda
  4. Fernando Alves

    A Folha está muito preocupada em colocar a culpa das queimadas iniciadas pelo Tarcísio no governo Lula para se preocupar em fazer jornalismo e sequer dar a oportunidade da ministra se pronunciar.

    Responda
  5. Alex Sgobin

    Viva o bra$iu! Torto, lento, cansado, anacrônico, palmas com os pés para nós.

    Responda
  6. Marcelo Magalhães

    O que os leitores esperam da ombudsman é que ela comente sobre o fato da folha se colocar ao lado do mercado financeiro, com posições neoliberais retrógradas e combater sistematicamente o governando presidente Lula. Há algumas semanas, um editorial nesse espectro recebeu quase mil comentários, sendo a maioria contrário à posição da folha e ela simplesmente ignorou. Compreendo que é uma situação difícil, pois uma vez tocada, não poderá se liberar mais, já que o viés do jornal é gritante.

    Responda
  7. jose prado

    Marina é uma fraude! Lula um falastrão e o Brasil uma pasmaceira!

    Responda
  8. Raymundo de Lima Lima

    Por onde anda Ricardo Salles, aquele q incentivou passar a boiada; depois das queimadas vai ser fácil grileiros ou ladrões d terras passar sua boiada nestes lugares. Por onde anda aquele sujeito q disse floresta amazônica não queima porque é úmida. Por onde anda a investigação da Policia Federal, depois q prendeu criminosos tocando fogo???Perguntar ofende?

    Responda
  9. Murilo Belezia

    Durante anos minha esposa e eu tomávamos o café-da-manhã dividindo os cadernos e comentando assuntos, hábito quebrado pela Folha, que a) Jogou o jornalismo de qualidade no lixo b) Mudou o formato tradicional nesse berliner que chega em casa na hora conveniente para a entregadora. c) Transformou a Folha num Caderno de Variedades,,i.é, mais lixo.. A assinatura de papel acabou em 13 de setembro e agora descobrimos que (don't insist, mr Mao, no royalties ) " A Folha é um tigre de papel"

    Responda
  10. ADONAY ANTHONY EVANS

    Que bom que O Globo e a Revista Veja podem contar agora com a Ombudsman para comentar suas matérias. Vai receber leitores para comemorar os 35 anos. Vai ter lanche e chaveirinho da efeméride? A irrelevância da coluna se tornou tamanha, que até a redação, num rasgo de inusitado pudor a tirou dos destaques. É a nova Fase da Neo Folha. Boa tinta. Bom papel. Novo formato. Conteúdo nulo na Ombudsman. Sobre a Autoridade Climática, a matéria é que não tem matéria.

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      35 anos... e estes dois últimos acabaram com a coluna.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Na próxima coluna, a senhora poderia comentar por gentileza, por que a seção de receitas não apresenta Receita de Bolo Espetacular de Laranja? Aquele que fica molhadinho e coberto com açúcar de confeiteiro? Minha mãe perdeu a receita. Pedido de Leitor.

  11. Alexandre Tavares

    Reconheço que o governo federal anterior desprezava as causas ambientais, mas vale lembrar que o PT governou o Brasil por mais de 14 anos e não fez nada. Se fez, foi para "inglês ver"

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Bom dia. Peço autorização para usar sua frase “Reconheço que o governo federal anterior desprezava as causas ambientais”., como exemplo perfeito de eufemismo para uma turma de formandos. Se o governo anterior a que se refere for o do inominável Capitão Rachadinha Jair Bolsonaro, o eufemismo é brilhante. Não desprezava apenas, promovia com todo o poder do seu nauseabundo hálito, demissão de cientistas, estímulos ao desmate, proibição de destruição de máquinas e poluição de rios com mercúrio.

  12. Antonio Silva

    Parafraseando um apresentador platinado famoso, a nova ombdusman ressignificou a coluna( contém ironia)

    Responda
  13. Erica Luciana de Souza Silva

    Deveriam investir pesado na candidatura de Marina Silva a presidência da república. Meu voto é dela. A pessoa mais sensata nesse país hj é ela. Só não faz mais pq a área dela é um vespereiro em q os ricos, poderosos, grandes produtores e garimpeiros não deixam ninguém mexer. Mas os resultados do q ela vem alertando há anos está aí para todos verem.

    Responda
  14. Anete Araujo Guedes

    Uma tragédia anunciada, cantada em prosa e verso, e, ao mesmo tempo desdenhada. São os poderosos que esbravejam contra as florestas improdutivas, praias sem cassinos, agro e pastos sem condições de expandirem. Soja enviada à China para alimentar o gado, enquanto o país atua em prol do seu reflorestamento.

    Responda