Opinião > Menos velocidade, menos mortos e feridos Voltar

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  1. Catarina Bogo Lapate

    A velocidade dos veículos é sempre o bode expiatório de mortos e feridos no trânsito. Pouco se multa aquelas motocicletas que não respeitam semáforos, circulam na contramão do fluxo de tráfego, ou até sobre a calçada, não param junto às vias preferenciais, fazem manobras inesperadas, até para estacionar, enfim, são conduzidas em alta velocidade, e em zigue-zague, por infratores contumazes, especialmente por entregadores. A propósito, placa dianteira nas motocicletas seria bem-vinda.

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  2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Folha, por acaso nao perceberam que uma promessa dessas tira votos? Não se lembram do Haddad, que perdeu a reeleição com o Doria usando justamente isso para tirar votos dele? Só pode ser demagogia do jornal pois sabem muito bem disso. É como o aborto, quem admitir que é favorável perde a eleição, qualquer uma. FHC perdeu uma porque titubeou quando perguntado se acreditava em Deus!

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  3. GLAUBER SERGIO DE OLIVEIRA

    Erradíssimo. Reduzir velocidade em via expressas não reduz acidentes fatais. Isso irá travar o trânsito em meio ao um caos absurdo dado o número de veículos. É tapar o sol com a peneira. O motorista além de mal educado não é devidamente habilitado. Recebe o mínimo de instrução e não adquire habilidades necessárias para conduzir o carro, logo, acidentes e engarrafamentos monstruosos.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Sabia que é o contrário por uma razão muito simples: quanto maior a velocidade maior o espaço entre os veículos, ou voce cola no carro da frente quando esta a 90 km/h? É matemática, meu caro, não é achismo e nem tara. Todas as cidades civilizadas do mundo estão reduzindo a velocidade, só aqui a manezada é contra. Habilidades para conduzir o carro não se adquire por instrução de alguém. É obvio q quanto maior a velocidade maior o risco de acidentes.

    2. Jove Bernardes

      Reduzir velocidade não reduz acidentes? Pois se há provas, está tudo documentado! Ah, entendi. Desculpe. Mundo paralelo etc.

    3. Rives Passos

      Claro que maior velocidade seria o ideal. Mas, se o motorista paulistano tem mesmo essas características que o sr. citou, não seria um contrassenso? Mais velocidade não aumentaria os riscos? Ou não?

  4. Luis Nunez

    É só tirar as motos suicidas (80%) que já resolve!

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  5. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Pois é. Haddad foi massacrado quando, prefeito de São Paulo, reduziu as velocidades nas marginais. Muito criticado pelo aventureiro Dória que foi eleito no primeiro turno. E agora?

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    1. Rives Passos

      Pois é. E a Folha F foi um dos agentes responsáveis por isso. Pura politicagem! Parabéns ao Dória pelas vacinas. Mas, é quem banca Marçal, na escuridão. Tchau, Datena! Aécio e Doria destruíram o PSDB. Leite, ajudou! O brasileiro sofre as consequências, dentre as quais, a volta da extrema direita violenta e cruel!

  6. Joabe Souza

    Minha intuição é de que esse tema precisa ser tratado junto com o da regulamentação das plataformas de entrega. Parece haver uma assimetria entre a velocidade máxima das vias e o exigido para o trabalho dos motociclistas entregadores - seja em razão da má remuneração, seja pelo sistema de avaliação em razão da velocidade da entrega. Com isso, o que se vê no trânsito de SP é um monte de gente arriscando a vida em duas rodas - morrendo e causando mortes para sobreviver.

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    1. Rives Passos

      Concordo! Tempos atrás li um estudo a respeito da introdução das motocicletas no Brasil. Palavras chave: transporte baixo custo, mão de obra barata, lucro empresariado, aumento absurdo mortes e violência no trânsito e na sociedade em geral, custo absurdo para o SUS sem contrapartida desse segmento de usuários e de quem ganha $ com eles.

  7. Artur Neto

    Os estudiosos fica anos analisando os dados e chega a um resultado comprovado. Ai certos indivíduos acha que contra argumentos não há fatos.

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  8. Luis Otavio Zaneti

    Editorial pi careta. Cadê os números que mostram que acidentes fatais acontecem por conta de uma velocidade já baixa de 50 Km/h? O que se vê na cidade é uma frota de motos que cresceu absurdamente nos últimos anos e ciclistas e motociclistas desrespeitando o tempo todo todas as regras existentes, sem nenhum tipo de fiscalização ou punição. O trânsito de SP é terra sem lei, mas a FSP quer punir o motorista que respeita o limite de 50 Km/h.

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  9. Valter Luiz Peluque

    O DataFolha não pesquisou opinião dos paulistanos sobre o assunto. A redução da velocidade em vias intensas como as marginais seria um absurdo pra uma cidade que se move com pressa e longas distâncias. As avenidas mais longas como a Bandeirantes, do Estado e similares também deveriam ter permissão maior de velocidade. Já as ruas dos bairros e logradouros de movimentação pedestre, aí sim, podem ficar nos 50km/h.

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    1. Rafael Alves Albuquerque

      Pesquisas contradizem o que você acha sobre velocidade nas vias mais movimentadas. Basta busca simples, veja aí. Parece contrasenso, mas quanto maior velocidade, mais travado fica o trânsito - ocorrem mais acidentes (e mais graves).

  10. H P

    Um dos principais motivos da alta da violência no trânsito decorre da irresponsabilidade dos motociclistas. Não por acaso são as maiores vítimas. Eles não respeitam absolutamente nada. Não respeitam limite de velocidade, sinal vermelho, transitam na calçada, na contramão de direção, só para ficar em alguns exemplos. Falta coragem para falar sobre isso e colocar ordem nessa balbúrdia.

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  11. Rafael Alves Albuquerque

    Quem lembra quando o Haddad implementou a medida em SP e foi implacavelmente perseguido por isso, inclusive pela imprensa?

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    1. josé SOARES

      Quis concordar contigo, mas fui censura do.

    2. josé SOARES

      É isso aí.Pensei em escrever justamente isso também.

    3. josé SOARES

      É isso aí Rafael.Pensei em escrever justamente isso também.

  12. Samuel Fagundes

    Puxa aí nas reportagens antigas o que foi publicado quando Haddad reduziu a velocidade nas ruas de São Paulo. Todos pegaram no pé. A ignorância é a única coisa que resta àqueles que não conseguem acompanhar o pensamento daqueles que pensam à frente

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  13. Waldir João Alves João Alves

    Então aumenta o valor das multas passando por uma porcentagem do valor do veículo autuado,e diminuir os pontos da carteira de habilitação e endurecer as fiscalização povo mal educado você educa no bolso dele vão ver resultado na hora é só querer .

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  14. Renato Almeida

    Em qualquer lugar civilizado do mundo, quem faz a fiscalização de trânsito é a polícia, abordando e multando motoristas que não dão passagem para pedestre, andam com pneu careca e outros tipos de infração. Aqui o estado prefere arrecadar de forma automática através de radares. Isso não educa ninguém.

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  15. Nilo Mismetti

    Gente, por favor parem de escrever algo como " de janeiro a julho, 612 pessoas morreram, ante 475 no mesmo período de 2023 (alta de 28,8%). " sem considerar o aumento da frota, entre outras coisas.

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  16. Ruy Pistelli

    Uma avaliação específica para cada via de alto índice de acidentes é a melhor solução . Ações coordenadas, fiscalização e educação no trânsito salvam vidas.

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  17. Nilton Silva

    Bobagem. O próprio trânsito já obriga que o motorista ande devagar na maior parte do tempo. Fiscalização é que seria uma boa solução, mas aí dá trabalho e ninguém quer muito isso.

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