Poder > Mulher e ex-marido se alternam há 24 anos no comando do menor município do país Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Para mim essa situação seria vedada pela lei eleitoral, art. 14, par. 7° da CF. Posso estar errado na minha interpretação.
Tem que acabar com esse descaso com o dinheiro do contribuinte, acabando com esses municÃpios com menos de 10 mil habitantes, subordinando-os aos municÃpios maiores da região. O paÃs economizaria bilhões de reais, que se poderia investir em educação, saúde, estradas, industrialização das regiões...
Os "donos do poder", não deve fazer nenhuma polÃtica de incentivo para pessoas de fora ir morar no municÃpio. Isso pode levar mudança no controle do gado e alterar a situação de mando do curral eleitoral.
Fazendo uma pesquisa na internete verifica-se que o municÃpio tem um parque de exposição para eventos. Bom, agora é saber se a prefeitura pagou algum show em eventos nesse parque. É desses municÃpios miseráveis que os milionários cantores sertanejos arrancam grana.
Fiquei curioso para conhecer essa cidade. Deve ser muito legal. Povo parece trabalhador e amistoso.
O brasileiro não sabe votar. Escolhe sem pensar no futuro. Pensar é complicado e dá responsabilidade.
Coisa algo semelhante ocorre aqui em Sumaré, nosso cansado municÃpio do interior de São Paulo: a mesma famÃlia está a vinte anos no poder. E a cidade está uma porcaria, urra!
Com a diferença que Sumaré tem quase 280 mil habitantes, se isso acontece, não é por causa de meia duzia de sertanejos feudalistas vivendo dos impostos de outros municÃpios e estados.
É uma discussão relevante porque são centenas de munic. pequenos no PaÃs, muitos sem renda p/ o próprio sustento, dependendo do governo federal p/ manter as suas despesas, prefeitura e Câm, repar públ., tudo sem a menor necessidade, já que poderiam estar vinculados a um municÃpio maior, o que na realidade acontece quando os cidadãos desses pequenos lugares necessitam de maiores recursos em saúde e educação.
Nossa! O artigo é maior que o municÃpio!!!!
Kkkkkk
Parece que o condomÃnio, digo, municÃpio em questão não está no Ranking de Eficiência da Folha.
Com essa quantidade de habitantes, já podem partir para uma democracia direta, tipo reunião de condomÃnio...rs
Pelo amor de Deus. Povo ocorda vai. A famÃlia não quer "largar o osso". É o controle do dinheiro público que os fazem ficar. Não sabem fazer outra coisa para viver? Se fosse trabalhar de graça, não iriam ficar não. 'Tão bão demais da conta'
parece buracoville - que é um pouco maior .
Felizmente, devido ao número diminuto de habitantes, a notÃcia não chega a ser relevante.
Conheço bem uma pequena cidade na SuÃça francesa, de mim e noventas pessoas:; a prefeitura funcionava com moradores eleitos, sem salários, e com pouquÃssimos funcionários administrativos. Há alguns anos juntou-se a outra, um pouco maior, para ter ganhos de escala nos custos administrativos. Com a economia, puderam melhorar alguns serviços públicos. Racionalidade, elas sabem quem paga tudo no final. Aqui, pensam que cai do céu. A grande mãe de grandes te tas.
Mil e novecentos habitantes - correção
Vou-me embora pra Serra da Saudade. Lá sou amigo do rei...
Sindico ou prefeito. Pior, mamam apenas, pois devem viver de transferencias federais .
854 habitantes. Não tem cabimento! A reforma que se espera de um governo é essa, acabar com essas anomalias, é aà que está o gasto público desnecessário..
Sr. Francisco, eu sou de uma cidade vizinha a essa, não falo do que eu não conheço, MG tem dezenas de municÃpios pequenos, talvez nem tanto como Serra da Saudade, mas com menos de 10 mil hab., com prefeituras abarrotadas de funcionários, inclusive com dificuldade para pagá-los. É um custo alto para municÃpios tão pequenos, dinheiro que poderia ser economizado, até pela melhoria dessas localidades, têm prefeitura e cãmara, mas é só isso, são carentes de tudo.
Não eh aà que está , coisa nenhuma. E esse negócio de gasto público me lembra a obsessão macabra do editor da folha , com sua Gastanca. Ele sabe o que faz, o editor, faz escola, mas as razões dele , ele não conta pra vocês.
Prefeito, vice-prefeito, 9 vereadores, assessores e o filho secretário, ou seja quase metade da população do municÃpio. É muita gente para receber salário à s custas dos poucos contribuintes. Eta Brasil de tantos programas "Bolsa FamÃlia".
Nada a ver com o programa bolsa famÃlia. Não confundamos as coisas. Essa anomalia poderia ser corrigida por um Congresso mais responsável e governos menos populistas e paternalistas. E povo mais consciente do voto. Basta ver São Paulo, a cidade mais rica do paÃs com tanta gente votando em um espertalhão que manipula as emoções medos e esperanças de tanta gente, e os interesses de empresários espertos e sem escrúpulos.
O sucesso de alguns coronéis modernos é tamanho, que converteram seus currais eleitorais em feudos. Eu li a descrição de uma monarquia hereditária, que se tivesse uma economia planificada (a custas de impostos de outras regiões) seria um exemplo semelhante à Coreia do Norte.
2,48 habitantes por metro quadrado???
? 2,48 habitantes por metro quadrado??? Nem Mumbai na India tem esta densidade pupulacional! O reporter deve ter cometido algum leve erro.
Leve!? Leve foi tu na crÃtica! Repórter, na melhor das imaginações, moscão. Eu acredito que deva ser é prejudicado cognitivamente.
Contada a história e vindo a tona testemunhos dos três lados, não houve uma denuncia de corrupção. Quantos municÃpios conseguem tal exposição sem que surjam denúncias ?
Nicola, estando fechado lá dentro, sim. Mas a folha entrou na parada, um jornal desse porte não há o que intimide , não seria QQ atitude de tiranete provinciano que iria deter a folha. Sem falar no opositor local, que embora reclame que há controle PolÃtico, mas isso eh aceitável dentro das regras, se declara amigo dos dois e que são "gente boa". Então pare de ver fantasma onde não há.
E com esse nÃvel de controle de uma cidade inteira, nunca vai haver denúncias.
Menos de mil habitantes é NOVE vereadores. Para quê?
Quem conhece um pouco de politica e administração púbica sabe que ali não tem como ser diferente. A prefeitura é tudo na cidade.
Isso não é um municÃpio. É um condomÃnio que recebe verbas do governo para se manter e bancar uma estrutura de prefeitura e vereadores.
A culpa disso e sos polÃticos pilantras em BrasÃlia e em BH que criaram municÃpios assim. O custo é alto para manter uma estrutura desnecessária.
Povo reclamando aqui nos comentários são os invejosos que não tem posto de saúde e remédios de graça quando ficam doentes. Por mais que os argumentos existam, o fato é que para o povo morar em cidades menores é melhor, pois o poder público pelo menos chega até os cidadãos, você tem escolas boas, saúde boa, transporte municipal, acesso direto pra reclamar seja com prefeitos seja vereadores. Em cidades grandes você está sozinho, sem amparo, poder público gasta e você não vê o retorno.
Nicola meu caro, eu não moro em cidade pequena não. Só tô falando a verdade. Agora se vc fica doÃdo com essa verdade, é só fechar os olhos e fingir que é diferente, ou mudar pra uma cidade pequena e viver na mamata tbm. Simples.
É melhor porque nós das cidades grandes pagamos essas coisas para vocês ficarem confortaveis nesses feudos.
Tem muita gente que deve achar que só quem vive em cidade grande é que paga imposto…
E tem gente que acha até que sp paga muito , dez por cento. Isso eh muito pouco, considerando que so a grande sp movimenta quase metade da economia nacional. Mas sabe como eh, rico , no Br , não paga imposto, ele se impõe.
Isso é fácil de se resolver, olha tá tudo no site do IBGE. São Paulo sozinha paga 10% dos impostos de todo o paÃs e não recebe isso de volta.
UAI! SÓ !!!, Uma familia Sr Alaôr machado e Sra Neusa ribeiro , comandam um municipio! na Provincia das minas gerais, e pela reportagem já tem o sucessor Marcelo Machado (Controlador interno ) de fato quem manda no erário publico no Concelho de Serra da saudade! A provincia das gerais é a que possue mais concelhos (Municipios) e não é só esse que já tem dono ! (trem bão de mais da conta só)
Um pequeno condominio com verba garantida do Governo Federal. Uma maravilha criada pela politica brasileira. São inumeros grupamentos como esses no estado de MG com prefeitos, vereadores e prefeiuras. com seus funcionarios. Uma beleza sô.
Por mais que os argumentos existam, o fato é que para o povo morar em cidades menores é melhor, pois o poder público pelo menos chega até os cidadãos, você tem escolas boas, saúde boa, transporte municipal, acesso direto pra reclamar seja com prefeitos seja vereadores. Em cidades grandes você está sozinho, sem amparo, poder público gasta e você não vê o retorno.
Esta é a parte triste do paÃs, um municipio dependente do resto da sociedade para sobreviver e sustentar uma cupula, como se fosse um sistema monarquico, com dinheiro publico fazem benesses e se mantem no poder, e apopulação ignorante politicamente entrega os votos para que nada mude.
Quantos anos o PSDB ficou em sp? O estado mais rico . Não vamos exagerar nas crÃticas a está pequenina cidade.
Parabéns a Folha pela matéria, abordando a situação eleitoral de um MunicÃpio, retratando a simplicidade de Serra da Saudade. MunicÃpio não dispõe de Farmácia (remédios são fornecidos pelo MunicÃpio), nem posto de combustÃveis, onde a principal Receita é o FPM, cerca de 10 milhões anuais.
Faltou o principal. Como se sustenta essa estrutura, de prefeitos e tantos funcionários para tão poucos habitantes. Alguma razão para essa omissão? Ou é só o jornalismo decadente da Folha?
Péssimo. Acredito que um MunicÃpio ou Cidade deve ser emancipada apenas quando tem mais de 40.000 habitantes. Pode-se pensar em subprefeitura para lugares menores. Não estou falando de Ãndoles aqui, mas de economia com dinheiro público. Mas é como eu disse, acredite. Talvez minha opinião esteja errada. Nunca morei em lugares muito distantes de cidades principais.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Mulher e ex-marido se alternam há 24 anos no comando do menor município do país Voltar
Comente este texto