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  1. Enrique Castro

    Carros "nacionais" tanto quanto "investidores" na bolsa ou "terroristas" afegãos (50 gerações morando na sua terra). Deveríamos chamar às coisas pelo seu nome. Neste caso carro chinês montado no Brasil.

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    1. Enrique Castro

      Aliás, uma outra coisa: a Gurgel foi fundada, certamente, muito antes da BYD. Em um caso o estado protegeu a empresa e ajudou no seu desenvolvimento. No outro... não. Qual das duas sobreviveu? Estado protetor é importante.

    2. Enrique Castro

      Carlos, enquanto continuarmos a chamar "carro nacional" um VW, Fiat, BYD ou Chery a gente não terá carro nacional de verdade. Carro nacional era o Gurgel. Avião nacional é o Embraer. Não tem complexo algum de vira-lata aqui, trata-se de chamar as coisas pelo seu nome. Acredite, é libertador entender a realidade e não ser ludibriado pelo discurso.

    3. CARLOS TAVARES

      Acho que é a tal da síndrome de vira-lata, Valdir

    4. Valdir Teixeira da Silva

      O mesmo vale para a GM, Fiat e VW. Não têm nada de empresas nacionais. Parece que o seu conceito é contra as empresas chinesas. No meu ponto de vista, são muito bem vindas, até porque estão com produtos melhores do que as estrangeiras americanas e europeias.

  2. Bruno Miguel Avelar

    Mas que teste foi esse que só sita duas marcas? Onde estão os números?

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    1. PAULO CESAR DE CAMARGO MIRANDA

      Acho que o autor da reportagem não sabe o que quer dizer "teste"