Becky S. Korich > Não pretendo cancelar Woody Allen Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Mesmo que se considere Roman Polanski um "transgressor", temos que admitir que a transgressão que ele cometeu foi consentida.
A única acusação relevante contra ele foi derrubada nos tribunais... então é bobagem dessa aÃ...
"Todos eles fizeram coisas horrÃveis –e todos eles fizeram coisas maravilhosas." Essa definição não se aplica a toda a humanidade?
Artigo lúcido e equilibrado.
Nelson Rodrigues hoje seria cancelado kkkkk ele dizia se todos conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém cumprimentaria ninguém
Perfeita sua colocação VITOR.Grande NELSON RODRIGUES um dos maiores escritores do mundo pra mim.
Nelson não figura entre os maiores escritores do paÃs, mas é disparado o maior e melhor criador de frases. "A burrice é uma força da Natureza" é a melhor, mas existem muitas outras excelentes.
Acho triste que para justificar sua escolha você precise generalizar dessa forma. Não ficou comprovada a inocência do Woody Allen, ele apenas não foi condenado. VÃtimas de abuso sexual muitas vezes só têm seus relatos para comprovar que foram vÃtimas e vamos combinar que um cara que casa com sua própria filha não tem valores que trabalhem a seu favor não é? Você crê no que quiser, mas não coloque pessoas inocentes no mesmo "balaio" que os cineastas citados.
Hum, então quer dizer q ninguém deve assistir aos filmes dele?
Ele é uma garantia de um filme que vale o ingresso. Mesmo que não seja sempre genial. Nem consigo entender a polêmica a seu respeito.
Ame a arte, não o artista. E não queira conhecer aqueles que são "Ãdolos", a chance de se decepcionar é enorme.
Allen é um dos artistas mais superestimados da história. Não vi nenhuma obra dele que não tenha em seu âmago a traição. Para quem nunca passou pela experiência, nada do que ele filma faz sentido. Por outro lado, o extremismo da colunista se escancara ao acusar Rowling de intolerância quando ela não fez mais do que defender os direitos das mulheres.
Não cancele ninguém, seja livre para vivenciar e conhecer todas as artes ,cinema, literatura, plásticas etc ,independente da vida privada do artista, tenha sua experiência pessoal, você só têm a ganhar com essa escolha.
J.K.Rowling não falou insanidades. Muito pelo contrário. É uma luz de racionalidade e defesa das mulheres contra a misoginia. Sobre Allen, um gênio, grande artista, adoro boa parte dos filmes. A vida particular dele é estranha, mas não cometeu crimes, assim como a filósofa feminista Simone de B. Um absurdo "cancelar geral", uma vulgaridade.
Cara Becky, também não consigo cancelar Woody Allen e Polanski. Contudo, não ouço mais Elba Ramalho e nem assisto nada com Cassia Kiss. Faço isso sem militância, uma atitude pessoal. Até porque arte é para consumo, como um alimento do intelecto e da emoção.
Cassia Kiss carregando a imagem de Nossa Senhora Aparecida num acampamento de bolsonaristas foi impagável! E quem quis assistiu sem pagar ingresso.
Sinto-me aliviadaÂ…
Também não irei cancelar o filme.
Já que é pra se cancelar o que é politicamente incorreto nos dias atuais, a primeira obra a ser varrida da civilização humana deveria ser a BÃblia, afinal, nas páginas desse livro sagrado, as mulheres não passam de propriedades dos grandes personagens (todos masculinos) do universo judaico/cristão, isso sem contar que em muitas passagens até o est_upro era permitido por Deus.
A geração woke e a extrema direita são parecidÃssimas, ambas ressentidas, autoritárias, intolerantes e têm a crença dogmática de possuir o monopólio da virtude, enfim, faces da mesma moeda.
Dostoievski era (censurado) em jogo (escreveu livros para pagar dÃvidas de jogo) e antissemita. Mas isso não apaga o brilho de sua obra.
Daqui a pouco vão cancelar Dostoievski, por ter criado um personagem que assassinava velhinhas.
Acredito em Woody Allen. Seu outro filho adotivo já disse que a irmã e a mãe, Mia Farrow, mentem! Disse, também, que Mia é manipuladora. Allen já disse que sofre de claustrofobia e que nem ia ao sótão onde Dylan disse que ocorreu o abuso. Alguém duvida que Allen seja claustrofóbico? Para mim, isso põe um ponto final na questão!!!
Acredito em Woody Allen. Seu outro filho adotivo já disse que a irmã e a mãe, Mia Farrow, mentem! Disse, também, que Mia é manipuladora. Para mim, isso põe um ponto final na questão!!!
Olha, eu sou de esquerda, mas ultimamente esse tal de "politicamente correto" já tá enchendo o sa_co.... bons tempos aqueles em que a esquerda raiz defendia exclusivamente os mais necessitados, aqueles que fundamentaram o próprio nascimento da ideologia de esquerda.
À geração woke, meu mais absoluto desprezo. Vão todos trabalhar para bancos americanos e multinacionais sem ética no futuro.
Os modernes cancelaram Kafka?!? Ah não sabia… Bando de desocupados.
Miséria intelectual é não permitir que todos os lados sejam vistos e discutidos.
Razão pela qual não se deve cancelar a obra do SÃlvio Almeida por suposta atitude inadequada do autor. O racismo é estrutural mesmo, a obra dele mostrou.
E vice-versa, é supostamente um criminoso com uma obra brilhante sobre o racismo.
Sua obra é boa, mas não deixa de ser um criminoso por assédio sexual
Polanski foi publicamente perdoado pela mulher a quem estuprou, quando ela era uma menina de 13 anos. Ele cometeu uma barbaridade; o fato é que as pessoas erram, e muito. Allen tentou o diálogo com a filha adotiva de quem teria abusado e foi rejeitado. Um irmão dela deixou uma carta (faleceu precocemente) dizendo que o tal sótão onde teria ocorrido o abuso simplesmente não existia na casa onde moravam. DevÃamos ter cuidado com os cancelamentos que são, eles próprios, cruéis.
Esclarecendo: o perdão veio décadas depois do fato.
Cancelar a obra em razão do comportamento do artista é desprezar justamente o que ela tem de humano. Vou assistir o filme do Wood Allen sem o menor problema de consciência, e que "a crÃtica não toque na poesia".
Esse suposto abuso cometido por Allen estava esquecido havia décadas, já que na epoca foi investigado (2x) e comprovou-se que nao houve nada. A história foi resgatada após a histeria do tal "Me Too", que, a pretexto de denunciar criminosos, andou cortando cabeças de inocentes também (como a do Kevin Spacey), como ocorre em toda caça às bruxas.
Sua certeza que ele é inocente é enorme. Se não houvesse o Me too, muitas mulheres pensariam nos que agem desse jeito e seguiriam não denunciando abusadores, ótimo para eles, não? Se estrelas de Hollywood foram abusadas, por que Weinstein teria de ficar impune, só para as vÃtimas não serem acusadas de caça à s bruxas. Por que será que tantos homens defendem abusadores e culpam rapidinho as vÃtimas? Dúvida cruel.
A justiça julgou improcedente todas as denúncias Não houve abuso segundo as avaliações psiquiátricas . Há quem não saiba disso em 2024?
Por trás de um grande artista, por ter um grande aliado imbecil. F. Nietszche.
Não vai cancelar e sabemos o motivo. É dos escolhidos. O único cancelamento aprovado são os muitos milhares de "cpfs cancelados em gaza."
Se é pra cancelar, começaria com todos os ditadores de esquerda, q sempre tiram a liberdade dia povos, promovendo escravidão em massa. A direita nunca fez isso. E terminaria com Mandela, q cometeu atrocidades das quais pouca gente fala.
Você parece querer apaziguar a sua consciência para não perder a chance "única" de admirar o filme do "grande cineasta", do "gênio da sétima arte". Você parece não ter se dado ao trabalho de inquirir: Dylan Farrow não utiliza o sobrenome do pai; ela é uma mulher como você; ela é uma advogada como você (aliás, ela defende vÃtimas de abuso sexual, segundo seu Instagram); ela lançou dois romances com nomes sugestivos, Hush e Veil - você também é escritora! Achei despropositado o seu texto. Reflita.
Mahatma Ghandi, pessoa insuportável, explorou a famÃlia em sua sede de poder. Trouxe enormes problemas à Ãndia e passou à história reverenciado por quem olhou sua obra.
Ninguém é perfeito. Nem os maiores Ãdolos, tudo tem de ser levado em conta e não se considerar cancelar alguém por achar que algumas de suas posições, atitudes são totalmente erradas. Ter pensamento crÃtico não significa ser cancelador, isso é história de redes sociais.
Pasolini, um cretino que fez filmes perturbadores e geniais, faltou esse nome na lista. Kevin Spacey, ao ser cancelado pela hipocrisia americana, impediu que assistÃssemos a mais uma temporada do magnÃfico House of Cards. Politicamente correto é coisa para pobres de espÃrito.
Quem cancela o autor por conta da obra promove a ética da conveniência: cancelo só quando não me afeta em nada. Vários cientistas também tiveram muitos deste comportamentos canceladores de artistas, mas não vejo ninguém sugerindo deixar de usar qualquer coisa que eles inventaram. Um dos criadores do transÃstor, ganhador do prêmio nobel de fÃsica, faria Woody Allen parecer um santo. Não vejo nenhum cancelador sugerindo cancelar tudo a obra dele, claro, não é conveniente.
A histeria tomou conta da midia. Aqui no Brasil a onda do politicamente correto acabou com Monteiro Lobato e com os Trapalhões. Até o Chico Buarque comprou a ideia, e cancelou uma de suas melhores canções ("Com açucar e com afeto"). Vivemos tempos difÃceis, de miséria intelectual.
Tem quem ache correto crianças negras lerem a obra de Monteiro Lobato e no texto constar que a tia Nastácia é uma "negra beiçuda" ou algo parecido para pior. Uma criança negra lê isso e chora, mas como estamos no tempo do "to nem aÃ", muitos reclamam. Seus filhos, claro, não são negros. Só pensam em si mesmos. A obra dele não foi cancelada está sendo republicada pela Editora Globo. Os trechos mais racistas estão sendo suprimidos para evitar dor nas crianças. DifÃcil entender?
Não sei em outros lugares, redes sociais etc. Mas criticar um misógino, um racista, um abusador não é mi séria in telectual. Criticar não significa sugerir impedir que leiam, gostem. Criticar é analisar todos os lados, não querer impedir que a obra seja vista, ou que o autor seja impedido de trabalhar etc, longe disso. Ter opinião faz parte, tem quem goste, tem quem avalie e ache que a pessoa, homem, mulher, quem seja, errou aqui, acolá. Mi séria in telectual é não ver todos os lados, isso, sim.
Será q éramos mais inteligentes antes do woke? Eu era adolescente no tempo dessa música do Chico e já via na letra um olhar terno mas não aprovador da mulher submissa. Um olhar de pena dessa mulher.
O grande diretor, ator, cantor, polÃtico tendo enormes feitos pode, na vida pessoal, machucar, ferir, quem bem entender, seja criança ou mulher adulta, a arte lhe permite tudo. Acima do bem e do mal, quem se julgou ferido que se vire, "tô nem aÃ", a liberdade individual está acima de tudo. Aliás nem deveria ter de cumprir pena, pois sua criação permite isenção de julgamento. Este é realmente mundo perfeito para os talentosos "transgressores" que estão por aà recebendo todo carinho por sua obra.
O movimento Me Too nada mais é do que um paredão feito para proteger as que não tem coragem de denunciar seus agressores. Por ali passa tudo, desde fatos realmente verÃdicos quanto denuncias sem fundamento, feitas apenas para prejudicar adversários. Porque as atrizes de Hollywood que deram inicio ao movimento não denunciaram à policia os supostos crimes na data em que ocorreram? Deixaram para fazer isso depois de ricas e famosas? Claro, se tivessem feito isso hoje não seriam ricas e famosas...
Excelente texto que nos faz pensar, especialmente a diferença entre autor/obra e obra/público.
Essa onda de cancelamentos é uma necessidade doentia de demonstrar virtude, espero que seja uma coisa mais geracional pois quem é velho como eu sabe que a alma humana, todas, esconde coisas terrÃveis.
Todo gênio precisa ser reverenciado.
Cara Becky seu texto é excelente,sintetizando; ser um gênio em qquer arte não nos exime da condição humana, onde sobram contradições e defeitos.
Coragem para escrever o que todo mundo quer escrever. Parabéns
Adoro woody Allen e nunca acreditei no que foi dito sobre ele.
É o que menos importa: obra só é julgada pelo espectador.
Existe um antigo hino Metodista que pede a Deus proteção contra os novos fariseus. Estes são os cristãos puritanos acusadores tipo Mal.afaia é, com o sinal trocado, os canceladores filhos do puritanismo americano. Sua obsessão é a repressão sexual. Freud explica.
Todos os citados demasiados humanos e com obras primas na arte. Aprecio a arte de todos os mencionados no texto, principalmente Woody Allen.
Vou contar um segredo: tudo nesta vida é relativo. Até o que é Mt sério. Exemplo: até uns anos atrás, ovo era o grande vilão na alimentação de cardÃacos. Faz uns 3 anos a roda virou e o exmo. sr. ovo foi reabilitado e repousa no panteão dos alimentos saudáveis e imprescindÃveis. Certo?
Não vou entrar no mérito da discussão, mas pelo amor de Deus, Einstein nunca disse que tudo era relativo. Um pouco de cuidado é necessário quando se escreve para um grande público.
Carlos, na melhor das hipóteses, foi uma piada de mal gosto, especialmente porque a maioria das pessoas sabe quase nada sobre Einstein e sobre a teoria da relatividade.;
Foi um chiste, já que Einstein é tido como o pai da Teoria da Relatividade. Vc q não entendeu a piada.
Como disse "Não sei quem", quem nunca errou que atire a primeira pedra.
Tem um cara que falou que antes de ficar censurando a talisca na frente dos olhos dos outros, que enxergasse o toco de pau na frente dos próprios olhos.
Se não tivessem problemas duros os artistas não teriam de onde criar. Os que exigem pessoas perfeitas podem recorrer a obras de autoaperfeiçoamento, gospel, coisas assim.
E diga-se de passagem, incluÃdos nesse rol os falsos moralistas.
Estou contigo. É a moral cÃnica do identitarismo, cancelar pelo pequeno e negar o grande? Até a Folha cancelou meu comentário sobre universitários atuais q protestam por coisas pequenas, mas os mesmos não protestam por crimes d grande monta q acontecem pelo mundo, portanto, falta dosimetria nos cancelamentos protofascistas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Becky S. Korich > Não pretendo cancelar Woody Allen Voltar
Comente este texto