Luiz Felipe Pondé > Viver como os bonobos seria a única forma de ser darwinista e progressista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sean Diddy Combs, Bill Cosby, Harvey Weinstein, Robinho, Daniel Alves, Silvio Almeida, João de Deus, Wellington Ribeiro da Silva ainda estão na categoria de chimpanzés ou bonobos, pois humanos não são. Lembrando de um tema correlacionado, um estupro é realizado no Brasil a cada 8 minutos. Isso daqui não é um paÃs, é um zoológico.
O elo perdido que estão a procura parece uma mistura diferentes teses, evolução fÃsica, mental, emocional nada de espiritual, involução ao original predador, caça e caçador, tribos primitivas em estágio probatório de barbárie na luta por território. @robertoclaudiomoreira #pelicanonodeserto
Pois é, Sr. Pondé. Desta vez gostei de um dos seus textos (quase nunca gosto deles). E, como sempre, me divirto com os comentários tanto dos "sempre te odeio" quanto dos "sempre te amo". E segue o jogo.
Curioso, chimpanzés, gorilas, primatas e o legado de Jane Goodal estão sendo exterminados pela indústria de alimentos que devora as florestas tropicais para plantar dendê! São Paulo pode desaparecer num incêndio, 6 a 10 graus a +!! O Rio Grande pode cumprir seu destino, vaticinado no próprio nome, numa noite de chuvas. Pondé, um neutro sapiens, sem culpa pela tragédia climática, discute se macaco é de direita ou de esquerda! Não teria sido assim que terminaram os moradores da Ilha de Páscoa?
::: Achei interessante o texto e as sugestões dos livros.
Não acredito que leio textos como este (pagando pra isso) e ainda consigo ter alguma insegurança sobre a minha escrita.
... no panorama do mundo atual, em todos os seus quadrantes, avalizam os argumentos apresentados. Afinal, não há capÃtulos da história que não sejam marcados por conflitos, sangrentos ou não, porém, de poder, sim.
... explico; em qualquer lugar do mundo, qualquer paÃs, claro o Brasil também, assistimos diariamente roubos, assaltos m mortes, guerras a torto e a direito, traficantes, polÃticos malandros, ganhar eleição na marra, ferrar colegas no trabalho para melhor cargo e salário, sacanear o matar mulheres, maltratar crianças, cortar as mãos de crianças na Ãfrica, dar golpes a torto e a direita ... e sempre querer ficar por cima da 'carne seca'....
Num tendi nada.
Nem mesmo quando se propõe a falar sobre algo que entende por experiência própria - a vida dos bonobos - o articulista consegue falar algo de aproveitável.
Leia novamente Fabiane, talvez consiga entender melhor.
O ser humano quanto mais se considera "bonzinhos" e civilizados mais cruel é, os europeus mataram e escravizaram outros povos quando tiveram vantagem tecnológica e se esparramaram pelo mundo. Se achavam os cristãos levanta bondade. Penso que a única forma de conter essa violência é reconhecer nossa natureza hostil e vigiar a barbárie.
O articulista é outro que não entende o quê lê, apesar dos tÃtulos acadêmicos que possui. NÃO, a turma das ciências sociais não considera o darwinismo "de direita". Apenas, essa turma é de outra ciência q não a biológica. Obviamente, as "leis" sociais se submetem à s leis biológicas. Então, qual seria a vantagem evolutiva do Homo sapiens? Ë que este é o ser social. Sua vantagem advém de "co-operar" em grande número e com flexibilidade. Q derivações surgem dessas simples constatações?
Mas aà o errado é você em achar que Pondé tem alguma honestidade intelectual ou apreço às teorias. Tudo o que ele regurgita é achismo do mais raso.
Começar a semana com uma coluna dessa e uma cadeirada no Marçal mexe com meus instintos mais primitivos...kkkkkkk
caramba bonobo é um bom nome para tratar alguém que não gostamos, vou perguntar para a IA, vou perguntar também quando vamos entrar no mundo probabilÃstico quântico, onde o presente e o passado depende do espaço onde se encontra e que a realidade é modificada pelo observador?
Texto sem pé, cabeça, razão ou propósto. E chato.
O Pondé anda com o repertório em baixa, está vindo cada coisa estranha. Ladeira abaixo o nosso machão ressentido de direita.
O homo sapiens talvez seja até mais violento que os chimpanzés. As guerras humanas têm o mesmo objetivo das guerras dos chimpanzés, pilhagem e estupros. Direita, esquerda, religião nada disso muda a essência humana. Se no futuro, o homo sapiens conquistar espaço e outros mundos, seremos destruidores de mundos e ladrões do espaço.
Acho que Datena deu uma lida neste texto antes do debate.
Excelente coluna, um dos motivos para assinar a Folha é Pondé, parabéns pela análise perspicaz. De fato, foi a evolução que tornou possÃveis os discursos feminista e esquerdista, pois, se observarmos a natureza, veremos que ela é extremamente conservadora. Infelizmente, a esquerda parece incapaz de admitir o óbvio, vivendo em uma utopia.
O que é ser esquerda mesmo? Pq sou do tempo q por qualquer motivo xingavam d comunista. Atualmente é ser esquerda?
Excelente, se algum dia o colunista tiver que se ausentar você poderá substituÃ-lo e ninguém notará a diferença.
Falou e disse, Pondé!
Pondé quer o direito de viver apenas com a maldade dos machos, já que as fêmeas são tão más quanto? Uau!!
Racista, misógino
Faltou Pondé dizer que o macho preterido se torna um colunista ressentido.
Brincando um pouco penso que não somos descendentes de macaco, os chimpanzés tem 8 vezes a nossa força e é provável sim que, lá no Continente perdido ha milhões de anos já existia a Inteligência Artificial e com ela o Homem criou um individuo para ser o seu Escravo, o Chipanzé, ocorreu alguma falha e eles viraram Bichos, Pois não? Agora a comparação é válida sim pois a dita Esquerda foi "criada" pela dita Direita e em alguns caso a Esquerda virou um Bicho. Pode não ser mas, que parece parece.
O anacronismo social e polÃtico do texto mostra o desvio intelectual do autor e a parcialidade com o seu próprio ego. Desapontado com uma ideologia abraça outra e não satisfeito tenta induzir os leitores que a ideologia primeira é a causadora dos malefÃcios sociais de ontem e de hoje.
O humano desce muitos escalões na escala da civilização quando pertence a uma massa ideologica, sozinho é culto, na massa um barbaro! Tem a espontaneidade, a violência, a ferocidade e, também o entusiasmo e heroÃsmo dos seres primitivos. 1
kkkkk
Ao contrário da calma e do afeto que caracterizam nossos primos bonobos, a humanidade parece distante dessa utopia de convivência pacÃfica. Os bonobos, esses primatas tão próximos de nós, são frequentemente usados como modelos de uma sociedade que resolveu seus conflitos da forma mais inesperada: através do prazer. Ao invés de guerras ou disputas de poder, os bonobos resolveram a tensão social com gestos de carinho, sexo e uma intensa troca de afeto entre seus membros. Faça amor, não faça guerra
Somos seres onde predomina a sexualidade, mas também a agressividade, somos os mais violentos entre todos os seres vivos, reprimimos alguns mais outros menos nossa agrassividade a um grande preço para o convivio social. Nem meteoro resolve, evolução é adaptação ao meio, e não uma melhora em aspectos civilizatorios. A unica regra comum em todas as culturas sendo a proibição ao incesto, ou seria impossivel a sociedade, ja que os filhos matariam os pais para ficar com as mães
Quanto ressentimento do filosofinho
Penso em Pondé como de esquerda. O que ele escreve é fruto do seu ressentimento.
Vejo o Ponde como alguém com pensamento livre de ideologias tanto quanto se é possivel ser
Toda essa "bobagem" de "cada um no seu galho" da evolução, animais pensam em reprodução e humanos em elevação da moral e ética, pode ser muito confuso para qualquer pessoa que gosta de se chamar de "bobagem", assim, colocaremos todos juntos atrás de sexo que é melhor. Se os criacionistas acreditam no "estalo" de dedos de Deus e na sua "única" saÃda desse universo que difere da do outro, mesmo sem ter saÃdo ainda e comprovado, por outro lado dos darwinistas acreditam na mera ignorância do Univer
Se esquecendo que você come uma planta e não se torna uma, pelo menos algumas pessoas. Na falta de visão de que o "criacionismo" foi feito através do "darwinismo" eu prefiro entender essas pessoas como Base Jumpers que não olham 46º acima do horizonte para saltar e caem de cabeça em vez da Box Position.
Muito bom Pondé! A esquerda é hilária.
Me explique o q vc entendeu
A Folha já teve Delfim Neto e Jânio de Freitas como colunistas. Ver esse auto-intitulado filósofo revela bem a decadência do jornal. Não chegamos a Pablo Marçal gratuitamente. Dar espaço a gente como o autor da coluna acima faz parte de nossos dramas.
Esse ensaio de texto apenas sugeriu que você é profundamente afetado pela presença das mulheres em nossa sociedade, Pondé. Melhore!
não entendo o ataque inicial a esquerda, não há assim por dizer, um parametro de esquerda ou de direita sobre este tema, a origem da espécies. de fato ser creacionista ou não creacionista não tem bandeira ideológica, e ai entendo, q vc deveria focar no grupo religioso que prega algo totalemente diferente e nem cabe a análise de que se são de direita ou de esquerda.
Todo artigo dele é um ataque à esquerda. Se ele escrever sobre um jogo de futebol, vai atacar a esquerda.
Bullshit! Como já comentaram acima... A mente humana é fruto da seleção natural , mas com propriedades emergentes únicas. Homo sapiens se definem por ser muito mais que nossos instintos genéticos moldados pelo darwinismo.
Como dito pelo filósofo, tanto a esquerda quando na direita.
Bullshit!!!!
Rolando Lero, só quem nunca erra é a dire ita né? Numa carta a Rousseau, outro filósofo, Voltaire, escreveu: “Monsieur, li seu último livro; ele faz com que eu deseje ficar de quatro, feito um ani mal". Senhor Rolando, claro está que não existe comparação entre vossa senhoria e Rousseau. Mas reconheço seu hercúleo esforço em transformar seres humanos em quadrú pedes. Para que serve a civilização, não é mesmo Luizinho?
Entendi : chimpanzés e bonobos são de esquerda. Gorilas e orangotangos, por outro lado, de direita. Seria essa a conclusão de tão elucidativa aula de polÃtica primata ?
O autor deixa de explorar de forma mais contundente as distinções cruciais entre humanos e animais, em especial no que toca ao pensamento simbólico e à produção de cultura. Uma crÃtica realmente incisiva teria abordado como progressistas e conservadores idealizam a natureza e falham em reconhecer que a autoconsciência humana, com sua simbologia, tanto liberta quanto aprisiona. No fundo, ambos erram ao projetar simplismos nos nossos primos primatas.
O estudo de ancestrais como o Homo naledi mostra a mudança de comportamentos instintivos para algo mais simbólico. Ali começaram as primeiras formas de repressão e controle inconsciente? Os rituais hominÃdeos foram os primeiros passos para sistemas culturais onde culpa e moralidade moldam a vida social. O que é reprimido no indivÃduo pode encontrar liberdade em outros contextos? Acho que sim.
O humano tambem desce muitos escalões na escala da civilização quando pertence a uma massa ideologica, sozinho é culto, na massa um barbaro! Tem a espontaneidade, a violência, a ferocidade e, também o entusiasmo e heroÃsmo dos seres primitivos.
Somos regidos pelos processos inconscientes, o humano não e mestre da casa que habita! Ou seja, que no inconsciente ocorre uma série de processos sobre os quais não temos controle e que, mesmo assim, tomam grande espaço em nossas vidas. Sendo a terceira humilhação/decepção do humano depois que tivemos de reconhecer que a Terra não é o centro do universo e após termos de engolir que não somos, como pensávamos, fruto de uma criação, mas simplesmente descendentes do macaco
O problema desse texto é ser inteligente e exigir pensamento independente, trazendo dados cientÃficos que estabelecem as bases para uma interessante reflexão social. É pedrada na certa.
Dados cientificos? Tipo "a esquerda acha o darwinismo de direita" e "a esquerda está errada..., como em quase tudo"? Exigir pensamento independente... Taoquei!
Parei na primeira frase. Por que esse sr só fala da esayerda ?
Ponde declarou “É impressionante como Bolsonaro e o grupo deles foram, de certa forma, os melhores cabos eleitorais que o PT teve nos últimos três anos. Eles são tão burr os, agres sivos e miseravelmente ign orantes, em termos de prática polÃtica, que tiveram o efeito semelhante à ditadura na direita. A ditadura transformou a esquerda na grande vÃtima de tudo e na salvadora do mundo. Agora, os bolsonaristas fizeram a mesma coisa” de direita ele pode ate ser mas bolsonarista não é
Eu li todo o artigo . O autor usa toda a sua inteligência e erudição para difamar “a esquerda” . Ou o q ele entende por “a esquerda”. Nesse ponto se iguala aqueles incautos bovinos q demonizam o “comunismo”
Exato. Eu leitoso o artigo, o autor demonstra erudição, análises e analogias bem feitas e com argumentos coerentes, com exceção das frases ridÃculas sobre “a esquerda está erradaÂ…. A esquerda está errada em tudo, até nas suas visões em relaxais aos chimpanzés e bonobos”. Em resumo: o autor usa sua inteligência e erudição para difamar “a esquerda” !!!
Esquerda
O cara quer falar bonito, citando estudos e tals...mas não consegue dizer nada de relevante além do ego chutado de birra. Mano troca os óculos e vai ler um livro. Pode ser qualquer um sua ponte pro nada.
Como sempre, excelente texto. Com a vantagem adicional de irritar os desavisados de sempre. Exatamente aqueles que confirmam a genialidade de Darwin e a falta de humor da natureza.
Rapá, macaqueou tanto só para falar mal da esquerda?! Domingo que vem será sobre o mundo mineral e...pau na esquerda e nos "progressistas".
Resumiu tudo . Parabéns!!!!
Que porcaria de artigo. Parabéns aos envolvidos.
A Folha poderia evoluir colocando outro colunista.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Viver como os bonobos seria a única forma de ser darwinista e progressista Voltar
Comente este texto