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  1. Matheus Lourenço

    Valor baixo. Mas muito felizmente, por diversas razões - em especial para o interesses econômicos, industriais e cinetíficos do país e dos brasileiros - a Embraer não foi vendida para à combalida Boeing - para desespero de muitos liberaloides e entre guistas, que torceram como nunca (e como sempre!) contra a gente.

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  2. andre lunardelli

    Este valor baixíssimo é um absurdo! A Boeing roubou projetos e a equipe da Embraer.

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    1. Matheus Lourenço

      pois é! aliás, a Embraer por muito pouco tbm nao foi vendida a preco de banana!!

  3. Marília Hoshino

    Décadas de experiências, conhecimentos e segredos foram praticamente roubados da EMBRAER A multa não é nada perdo dessa perda

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  4. Antonio Carlos Vianna Braga

    A Boeing era uma empresa comprometida com projetos de aeronaves excelentes, inovadoras e seguras. Em um determinado momento afastou sua diretoria da fábrica, para milhares de quilômetros de distância. Passou a ver de longe a empresa e tratou só de ganhar dinheiro. Agora está ás voltas com greves. Pudera: os salários não são reajustados há QUATORZE anos!!! Vai acabar sendo comprada pela Airbus, e assim ambas produzirão aparelhos medíocres, já que inexistirá competição.

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    1. Carlos Amorim

      Falta combinar com os chineses

  5. Alex Dias Souza

    Os americanos queriam espionar e pegar o que a EMBRAER tem de melhor e levar seus melhores profissionais. Isso é mais que visivel. O desgoverno passado de Bolsonaro que moveu isso. Ainda bem que não foi pra frente. Os jatos E-195 e 175 são muito melhores, mais econômicos e mais seguros que os da Boeing.

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  6. Alberto Bianco

    Depois que copiaram todos os projetos da Embraer, ficou barato essa multa aí, deveriam ter colocado no processo que a Boeing deveria ser proibida de fazer jatos até 150 passageiros por 10 anos pelo menos.

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  7. Marcelo Masiero

    A Boieng já anda mal das pernas, devendo meio mundo, enfrentando greve de funcionários e agora essa. Que pague o que deve e saia da crise sem recorrer ao dinheiro público. Quero ver.

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  8. CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA ANDRADE

    Governo Bolsonaro, que se diz patriota, aprovou essa negociata - mesmo com um relatório da Aeronáutica afirmando que os vinte por cento que restariam da EMBRAER seriam inviáveis para o ramo da aviação executiva e militar. Ou seja, a EMBRAER iria acabar. O negócio só não foi para frente porque o órgão regulador europeu não o aprovaria, já que era uma compra disfarçada de "joint-venture". Sorte a nossa (por ora).

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  9. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Foi um absurdo a ação do governo Bolsonaro e acionistas entregar a Embraer como entregou. E ninguém da mídia ou da sociedade contestou o desastre. Mas, Deus é brasileiro e o negócio não prosperou.

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  10. Antônio Alves

    O valor da condenação é simbólico (leia-se simplório) e ainda vai ser investido nos negócios deles aqui no Brasil. A Embraer não levou nada!

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  11. Wilson Soares

    "Uncle Joe" não interferiu a favor da Boeing neste caso? Raridade. É regra áurea que as empresas nativas sempre vencem disputas jurídicas com as empresas estrangeiras. A França está chorando até hoje a "intervenção" do governo norte-americano no caso da venda de submarinos à Austrália.

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    1. Elvis Pfutzenreuter

      Boeing é o proverbial "cão danado, todos dão nele" no momento

  12. Arnaldo Simal

    A corte de NY mostrou-se imparcial nesta decisão justíssima. Já a Boeing deverá continuar capenga por um longo tempo, depois que priorizou a aceleração da produção em detrimento do controle de qualidade.

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  13. Augusto Colombo Junior

    Esse negócio ta com cheiro de sacanagem, por parte da Boeing.

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  14. Ebano Machado Piacentini

    Embraer orgulho nacional em Tecnologia de ponta. O fate de ter poucos comentários aqui revela o complexo de vira lata da nossa população, que só dá atenção ao que não dá certo no país..

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    1. Marcello Rinaldi

      Talvez porque fruto do Governo de 64 .

  15. Hamilton Magalhaes

    Agora a Embraer é citada como empresa paulista?

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    1. Hamilton Magalhaes

      O fato da empresa estar em São Paulo não significa que ela nasceu ali por iniciativa de elementos da indústria, mas sim por uma opção do regime militar, visto que o Brasil sempre esteve com ideia centralizadas no sudeste. Nunca vi a folha ser referir a uma empresa, neste caso estatal, como sendo daquele estado e pareceu mais uma apropriação do desenvolvimento que essa empresa desempenhou para o país. Realmente, o bairrismo da folha ressurgiu.

    2. Milton Nauata

      Porque não? Embraer é empresa brasileira e paulista, nasceu em SP, criado no ventre da ITA, então é paulista sim, como qqr empresa nascido por exemplo em Minas, mineira é. Mas no fundo isso é bobagem, cheira a bairrismo.

    3. Paulo Araujo

      E é...

  16. Alexandre Byron da Silva

    A julgar pela receptividade positiva por parte da Boeing sobre a decisão e o valor sendo bem menor que o prejuízo estimado pela Embraer, os norte-americanos não devem recorrer e o pagamento de US$ 150 milhões pode ser investido na fábrica de eVTOL. Portanto, um dinheiro que chegaria em boa hora. A Boeing está satisfeita com suas atividades no Brasil, sempre aumentando presença nos últimos 10 anos e com outra expansão prevista (andares no prédio atual), a terceira após o Parque Tecnológico.

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