Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Walter

    Incrível, como a Folha transforma notícia boa em notícia ruim. No entanto, deveria esclarecer que o crescimento da economia é péssimo para ela e sua turma que lucram com os juros altos do banco central.

    Responda
  2. Lis P F

    Se não colocar um economista com credibilidade ficará cada dia pior. Ninguém engana o mercado. Taxad já deu.

    Responda
  3. Evandro Botteon

    "Analistas do focus" ; q antes eram "economistas" - por um acaso não seriam aquela turminha da Faria Lima que adoram apostar? E por um acaso, essa turminha aí, que é a mesma do Frias, dono deste veículo, não estaria babando, por juros mais altos? Assim... supostamente uma hipótese...

    Responda
  4. Valter Junior

    Chama o Paulo Guedes que ele faz o PIB cair.

    Responda
  5. ricardo de castro resende

    Mãe Dinah é muito melhor em previsões.

    Responda
  6. Antonio Silva

    As previsões erradas dos economistas abalam a credibilidade de novas previsoes, difícil identificar o que é opinião ou lobby rentista. O jornal tbm não ajuda

    Responda
  7. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Os especialistas erraram todas as previsões de inflação, crescimento e emprego. Todas as previsões deles têm viés pessimista, e sempre erram. Agora, crescimento econômico virou algo ruim que gera inflação. Tivemos deflação em agosto. Numa coisa todos os que só erraram concordam: tem que aumentar ainda mais os juros. Será que não erram também nesta previsão?

    Responda
  8. jose prado

    Não estou vendo moral de economistas para afirmarem qualquer coisa! Há insegurança mediúnica!

    Responda
  9. felipe andrade

    Dizem os "economistas": a porcentagem destinada a investimentos é baixa, em pesquisa e desenvolvimento também, logo "genialmente", eles querem aumentar a taxa de juros! Essa é a malandragem dos rentistas que se passam por sábios. E a Folha é a garotinha de recados.

    Responda
  10. José Fernando Marques

    Tem razão o professor José Luís Oreiro, da Universidade de Brasília. Na ótica ideológica do Copom, quanto mais crescimento, maiores devem ser os juros, quando se devia olhar esse quadro com mais cautela e sensibilidade social. Salve, Oreiro.

    Responda
  11. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Os economistas parças da Folha gostam de crescimento baixo, desemprego alto e de juros, juros e mais juros. Pobres cada vez mais pobres, ricos cada vez mais ricos.

    Responda
  12. JORGE MAGALHAES

    O Brasil poderia entrar em um círculo virtuoso no desenvolvimento econômico e social, beneficiando mais e mais milhões de brasileiras e brasileiros. Entretanto, os magnatas donos dos dinheiros, no Brasil e no mundo, não querem a prosperidade do povo brasileiro, mas esses plutocratas querem que, sempre e sempre suas fortunas cresçam e cresçam cada vez mais, mesmo aumentando a pobreza e a fome dos menos favorecidos.

    Responda
  13. João Leite Leite

    A inflação aumenta porque os impostos são muito caros. Os economistas não orientam os políticos a cortar gastos onde gasta demais. O governo era para estar construindo laboratórios para produzir remédios através da maconha. Construindo industrias para produzir baterias de lítio para carros elétricos. Gasta R$171 bilhões só com o bolsa família. Tem que investir para tirar o povo da dependência e passar a contribuir para o seu próprio bem e do país.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Acredita mesmo em tudo isso ? Achas que os políticos são "desorientados" ? Precisam de conselhos de ... economistas? Os políticos quando não são empresários, são financiados na imensa maioria por eles, quem domina a sociedade são os mesmos que querem que tudo permaneça como está, eles estão lucrando a rodo, sabia que das dez empresas que mais lucraram seis são bancos ? Sabia que só de juros os financistas receberam setecentos bilhões em 2023? Pesquise, vai se surpreender!

    2. Paulo Augusto

      Para o povo sair da dependência, tem que estar vivo. E para estar vivo, precisa comer. E é para isso que serve o bolsa-família.

  14. carlos eduardo v silva SIlva

    Quanta baboseira escrita nessa reportagem. Cruzes, Folha Oeste de ladeira abaixo. Cara de matéria paga.

    Responda
  15. Andre Moraes

    Saudades do tempo que os empresários da indústria mandavam no país e para aumentar juros tinham que conceder benção, hoje estão todos mergulhados nos derivativos financeiros com suas fortunas ganhando dinheiro sem riscos; e que se juntam com outra parcela que herdou muita grana, nunca trabalharam, não pretendem trabalhar e a maioria nem vive no Brasil. Somos escravizados para sustentar essa vida nababesca.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Vem para floripa sc André, você tem ideia das oportunidades e incentivos para empreender que voce teria acesso na área de tecnologia que creio é a tua? Acho que não tens... , nem terias tempo ou vontade de ficar postando aqui para meia dúzia de pessoas que ate ja decorei os nomes e são sempe os mesmos e poderia fazer a diferença de verdade, contruir um negocio, ganhar dinheiro, gerar empregos bem remunerados e com responsabilidade ambiental e social, fazer a maquina girar...

  16. flávio paes

    a explicação para a alta da inflação e consequente aumento dos juros, pode reparar, é a da hora. Quando juros americanos estavam altos, a explicação era: juros de lá e déficit fiscal aqui; ninguém diz qual é a participação de cada um. Agora juros americanos, baixando, ficou o déficit como desculpa. A inflação vai aumentar principalmente por fatores exógenos, tipo seca e queimadas. Estes próprios fatores exógenos vão reduzir a demanda pelo encarecimento da energia por exemplo, agora demanda reduz

    Responda
    1. flávio paes

      ... mas não a inflação, que passará a não ser mais de demanda e sim por fatores exógenos que juro alto não altera em nada. Mesmo assim na dúvida vão subir os juros; os juros altos americanos que explicavam parte da nosso inflação e que agora não existem mais, deixa para lá. Fica quieto.

  17. Luiz Henrique Frosini

    Então, de acordo com os ilustres consultores, especialistas e economistas, toda vez que o PIB crescer 2% os juros têm que subir? Sério? E subir quanto? Já não basta a taxa atual? Que vergonha! FSP, a inimiga do Brasil.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      E olha que temos a segunda maior taxa real do mundo

  18. Gilberto Rosa

    Inflação baixa, desemprego baixo, record de 1 e meio milhão de empregos em 7 meses, crescemos em 3 meses o que se projetou para o ano, vamos ultrapassar 3 por cento, venda de carro 14 porcento maior, seiscentos bi de transações comerciais e 100bi de saldo positivo, nos tornamos o maior exportador de produtos alimentícios industrializados, graças a negócios fechados pelo mundo com Lula. E a bilionária Folha é só ataque.

    Responda
  19. Gilberto Rosa

    Que vergonha Folha, mudando o critério de cálculo do pib para reduzir o sucesso? O golpista bilionário dono da folha possui interesses privados que manipulam notícias publicas, é e sempre será contra os interesses do povo brasileiro.

    Responda
  20. João Leite Leite

    .Aumento da inflação não pode impedir o crescimento da economia. Os economistas precisam arrumar outros métodos de segurar a inflação sem segurar o crescimento da economia. O consumo no país esta muito abaixo da capacidade de consumo. A metade da população não consome o necessário. O governo precisa investir para aumentar a produção para baratear os preços através de maior oferta de produtos. A economia precisa crescer para criar empregos para todos que querem trabalhar..

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Muito importante o combate a corrupção pelo gaeco em sc tambem , que limpou muito dos governantes corruptos, empreiteiras e prestadores de serviços corruptos e colocou na cadeia, hoje os recursos são melhores aproveitados e não se perdem na picaratagem

    2. Ivo Broeing

      Governo federal precisa gastar melhor o que arrecada, incentivar o empreendedor, gerar oportunidades através de incentivos a empresas de tecnologia, investir na formação de mão de obra qualificada, aqui em santa catarina e sua capital floripa temos muitos bons exemplos de politicas publicas que funcionam como minimizar burocracia, acesso crédito a juro zero para empreender, dar suporte e incentivar startups etc ... e fizemos de forma sustentavel gerando empregos e fazendo a maquina girar

  21. Adauto João Pulcinelli

    Opinião de economistas da fsp e nada é a mesma coisa.

    Responda
  22. Dionisio DeBarros

    Isso que Folha, Globo fazem nao eh liberdade de imprensa. Eh liberttinagem. Usam seus jornaloes como megafone de especuladores financeiros que querem a manutencao dos ganhos faceis que obtem com a selic nas alturas. Eh o rentismo, apropriando-se de qualquer crescimento economico produzido. O Brasil eh a vacca que nao consegue se livrar do carrappato representado pelo rentismo. Basta!

    Responda
  23. Dionisio DeBarros

    PIB do pais cresce bem com inflacao caindo. Nao ha necessidade alguma de aumento dos juros. Mercado financeiro no entanto, tenta se apropriar do crescimento do PIB pelo aumento da Selic. Isso eh prova de que o Brasil eh refem de uma maffia de especuladores financeiros, que se apropriam na marra de tudo de valor produzido no pais. Sao esses "analistas" e "especialistas" que vivem dando pitaco aqui na Folha, que mantem o Brasil perenemente no 3o mundo. Essa gente deveria estar no banco dos reus.

    Responda
  24. Alexandre da Rosa Pellizzon

    Mais uma vez o jornal que é dono de banco ( pagbank) pressionando o BC por juros mais altos.

    Responda
  25. Alberto Bianco

    Busquem matérias de 2023 com as projeções do PIB para 2024, erraram feio, diziam que mal chegaria a 1 por cento o crescimento de todo o ano de 2024, olha aí o resultado.

    Responda
  26. Alberto Bianco

    Estes especuladores, quer dizer, digo, economistas são ótimos em analisar o passado e sempre errar o futuro, vide as projeções do ano de 2023 para 2024 que diziam que a economia cresceria entre 0,8% e 1% em todo o ano de 2024, aqui mesmo neste jornal.

    Responda
  27. Marcelo Magalhães

    Que maravilha! Os ricos não pagam impostos, o seus rendimentos não geram inflação, qualquer riqueza gerada pelo trabalho é imediatamente confiscada pela alta dos juros. Que modelo é esse? Fim do mundo para o trabalhador e festa no céu para os rentistas. A consequência será maior desigualdade, fome e miséria em um país que não vai crescer.

    Responda
  28. Rafael Gallina Delatorre

    Esses economistas da fsp não tem essa bola toda. Querem tornar o tema uma ciência exata, desde que auxilie um setor ideológico.

    Responda
  29. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Potencial dos economistas de acertarem previsões está perto dos dois por cento , dizem os fatos.

    Responda
  30. José Fernando Marques

    O mercado vota, o mercado opina, o mercado tenta impor a sua pauta de interesses. Por que não ouvir gente que representa o emprego, o trabalhador? Desde quando só os çábios das finanças sabem o que é bom para o país? Outro leitor comentou e concordo: o mercado faz a defesa do círculo vicioso. Quando a economia e o emprego crescem, o sistema financeiro exige mais privilégios: juros altos inibem a produção, mas geram ganhos a quem vive deles. O jornal deve ouvir também os trabalhadores. Pode ser?

    Responda
  31. valdonir estivalet teixeira

    Por quê, não discutir a inflação sobe ponto de vista da produção? Vocês afirmam que a demanda gerará inflação. Ora isto vai se dar por que não tem produção e se aumentar juros a produção não aumentará. Simplesmente por que vai ficar mais caro o crédito para investir na produtividade e ou produção! Ou seja vocês defendem o círculo vicioso. Eu daria amplos investimento a baixo custo,para aumentar a produção!

    Responda
  32. ENOQUE SAMPAIO

    As projeções do mercado são furadas…

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Igual peneira velha

    2. Alexandre da Rosa Pellizzon

      Começo do ano o "Deus" mercado apontava pibinho de 1%.....e será mais de 3% , agora estão com raiva porque eles não querem desenvolvimento. Eles querem dinheiro do banco rendendo juros.

  33. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Os financistas querem que o país permaneça em uma camisa de força, não pode crescer a produção, não pode crescer a massa salarial, todo excedente precisa se transformar em ativos altamente rentáveis e com total liquidez, juros nas alturas e mão de obra barata fruto do desemprego ou/e da precarização do trabalho completamema equação!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Completam a equação ***

  34. paulo werner

    Todas as projeções apontam pra 2024 uma inflação menor q a média dia dos últimos 20 anos.

    Responda
  35. Raimundo Alvaro Campos de lima

    Estes "econômistas" a serviço do mercado financeiro e da Folha de São Paulo, erraram todas as previsões catastróficas que fizeram no governo Lula, tornaram-se a Mãe Dinah da economia, aquela famosa vidente que só dava fora.

    Responda
  36. Gustavo Oliveira

    No aguardo da explicação estapafúrdia dos economistas ortodoxos sobre o momento atual, em q seguem clamando por juros altos p conter a inflação - q agora surge pela RESTRIÇÃO DA OFERTA, já q os investimentos em produção não vêm (afinal, os juros são altos demais p se investir no longo prazo...), ao mesmo tempo em q reclamam da alta da dívida pública (agravada pelos mesmos juros altos) a qual, p se pagar, precisaria de maior arrecadação e crescimento (q ñ vem por causa dos juros altos...)...

    Responda
  37. Marcos Longaresi Carvalhães

    Na época da ensacadora de vento teve um ano em que a selic chegou a 14.25%, não teve nenhum cumpanheiro reclamando, agora fica esse chororô. Eita povo de memória curta

    Responda
  38. Evandro Botteon

    grupo folha ou grupo "interesses corporativos do frias e da turma no mercado financeiro" é de um mau caratismo, que assusta. e é mau com U mesmo. gente gulosa, cheia de cobiça

    Responda
  39. Armando Moura

    então vamos aumentar os ju ros e com a se lic des viar capital para poucos assim a economia não cresce mais que dois por cento e prote gemos os pobres. O estado continua assis tindo aos pobres, pero no mucho, senão os juros vão ser os campeões e vão chamar mais atenção do que as queimadas. Haja tanta incom petência, econo mista brasileiro, vam piro brasileiro...

    Responda
  40. Antônio João

    O que o Grupo Folha, que é do mercado financeiro, faz é manipulação de informação visando sua posição no mercado.

    Responda
  41. Andre Moraes

    Incrível. Estão criando um novo indicador para meta de crescimento, sem banda de variação, com ônus para o governo quando ficar abaixo da meta, e bônus para os bolsos do mercado financeiro para quando ficar acima da meta. Estão cada vez mais criativos para justificar o aumentos dos juros. Deus nos salve dessa gente.

    Responda
  42. Antônio João

    Os especialistas da Folha, do banco central e do mercado financeiro têm credibilidade zero. Se você duvida confira os boletins focus do banco central dos primeiros meses do primeiro e do segundo ano do governo lula. Os' especialistas' que informam o boletim focus erraram em mais de trezentos por cento os dados econômicos projetados para àquele ano e em mais de cem por cento para este ano.

    Responda
  43. Hercilio Silva

    O resumo do artigo é, queremos juros mesmo à custa da economia real ficar sufocada.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Na verdade sufocar a economia real é o objetivo dos juros altos

  44. Carlos Mello

    Okay, já li muito sobre a tal produtividade baixa da economia brasileira. E as soluções? Bom, o Brasil talvez seja o único país padrão OCDE em que há frentistas de posto de combustível. Se houvesse investimento de verdade poderíamos abolir isso e a gasolina poderia ser vendida a menos de 4,00.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Fumou algo mofado ?

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Será que hj com juros nas alturas compensa investir nessas máquinas modernas e caras, se nossos juros caíssem, aí sim

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Pobre de direita sonha acordado e jura que eh sueco. Já o rico de direita , natimorto, jura que vai pegar o excesso de lucro qdo despedir o frentista e vai aplicar em benefícios para o povo, inclusive vai abaixar o preço da gasolina para o classe media poder fazer picnic no fim de semana

  45. Dionisio DeBarros

    Que economistas sai esses? Donos de bancos? Gestores de fundos rentistas os quais chamam de investimento? Por que a folha não entrevista economistas ligados a indústria, comércio, gente que põe a mão na massa para construir esse país. a Folha virou um panfleto defensor do rentismo.

    Responda
  46. Ricardo Candido de Araujo

    Vivem apostando contra o país e seu povo. Mas o pior é a FSP, se comportando novamente como a Futriqueira de São Paulo, lhes dar palanque.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Folha e seus "especialistas" não querem que a economia cresça. Querem que tudo continue como está , com poucos ganhando muito, e com a maioria dando no em pingo d'água para sobreviver.

  47. Neucir Valentim

    Eu confio nas em quem faz horóscopos que em economistas. Os primeiros erram menos.

    Responda