Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    Continuo na mesma tecla: Se o PT não implorar perdão e desculpas pelos mal feitos, conhecidos como mensalão, aloprados e petrolão e insistir dizendo que era tudo invenção dos inimigos, tratando o povo como bobinho, vai ao fundo do poço! Na minha cidade o PT já teve vereadores, deputados estaduais, federais, senador e até prefeito, hoje não tem nada! OrasilCriciúma!

    Responda
  2. José Cardoso

    É verdade. O Brizola por exemplo se posicionava sempre com nitidez, não esperando pesquisas de opinião. Algumas vezes isso rendia dividendos futuros, como sua oposição ao plano cruzado, que foi muito popular em seu lançamento, valendo até o choro da Conceição. Em outras vezes não, como quando foi contra o impeachment do Collor.

    Responda
  3. Estela Najberg

    Bolsonaro tende à insignificância, que teve ao longo de sua vida política. Um inexpressivo deputado, que nunca aprovou nada de importante em seus vários mandatos. O oportunismo é coerente com a trajetória dele...a conta vai chegar, mais cedo ou mai tarde. Espero que seja mais cedo, o país merece.

    Responda
  4. josé SOARES

    Dona Dora ate que vai bem ao analisar a derrocada dos tucanos, nos quais votei enquanto havia nele íntegros . Mas tratar o inelegível como líder e ainda lhe dar conselhos de conduta política, mostra claramente de que lado ela está.

    Responda
  5. Anete Araujo Guedes

    Inconformados por terem sido derrotados em 4 eleições seguidas, Aécio, além de exigir a recontagem dos votos, se aliou a Cunha e Temer na deposição de Dilma. Não respeitaram a soberania do voto popular. O tucanato e seus aliados caíram no colo da extrema direita neofascista. Passaram a apoiar Bolsonaro, Moro, Dallagnol etc. O intuito era destruir o PT, que acabou, mesmo com todas as tramoias, sobrevivendo. Quem morreu foi o PSDB. A justiça tarda, erra, mas não falha. Um dia a verdade vem à tona.

    Responda
  6. marco martins

    Paulo Gustavo, sr vc tivesse estudado o mínimo do mínimo de economia, entenderia que o que Lula fez foi um voo de galinha quê não durou 7 anos e acabou caindo a bomba no colo da Dilma. O PT teve oportunidade de governar o País por 16 anos consecutivos. Não tem como por a culpa em ninguém. Só os fanáticos do Lula acreditam nisso.

    Responda
  7. Anete Araujo Guedes

    Um líder que nem deveria existir. Melhor falando se trata de um malandro golpista, autoritário, indigente intelectual, nocivo, irresponsável, incapaz, inconsequente etc

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      As provas contra Bolsonaro são abundantes, evidentes e irrefutáveis. Foram auditadas, gravadas e arquivadas. Ele será julgado e condenado. É só uma questão de tempo.

    2. Gilmar Maghenzani

      com quais provas?

  8. Marcos Benassi

    Dona Dora, fico fascinado com um racioSímio tosqueira desses: "em oposição a avanços sociais e econômicos", PT sobreviveu e progrediu. "Telecom e tantas outras". Tá. Muita gente que não tinha o que comer, passou a tê-lo; muita mulher pode finalmente ter controle de algum dinheirinho, botar seus filhos na escola, acessar Saúde etc. O PSDB fez o bem planejado Real; deu dinheiro a muito magano pelaí, mas todo esse resto de progresso ele *não fez* tava nem aí. Morreu de vaidade entalada na garganta.

    Responda
  9. José Eduardo de Oliveira

    uma outra questão: cadê o candidato do PT? MISTÉRIOS....

    Responda
  10. Nelson Vidal Gomes

    Só Sérgio Moro pode fazer o PSDB renascer das cinzas, até porque, está cada vez mais difícil compatibilizar sua biografia com a do atual partido, que tem um Ministro no governo Lula indiciado pela Polícia Federal por corrupção. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Marcos Benassi

      Não creio absolutamente nisso, Nelson, mas sei que essa é sua perspectiva, a qual lamento. Mas já não estou em momento de, por exemplo, trazer dados das enormes melhorias que as políticas públicas de uma década levaram a milhões de pessoas. Fica pra próxima incarnação, se houver.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Marcos. É Lula quem "esfrega na cara da nação", sua condição de"descondenado" pelo STF, ao manter um Ministro indiciado pela Polícia Federal por corrupção em seu governo. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    4. Marcos Benassi

      Nelson, meu caro, Marreco, o Insepulto, ele bóia, mas não nada. Caso se agarre aos Tucanos, é um balé de afogados, Glub Glub Glub, como dizia a deliciosa trilha sonora da Cultura. Sua biografia, a parte cinzenta, é compatível com a Papuda - não que isso o incompatibilize com o PSDB, pelo contrário, sabe-o bem a Suíça. Eu adoraria ver a cena, na verdade. Todavia, só por uma questão de precisão, não posso deixar passar: das cinzas, quem renascia era a fênix, não essas outras aves. Assêmo-las.

  11. Rafael Alves Albuquerque

    líder? bolsonaro líder? kkkkkkkk kkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk coitada

    Responda
  12. Nelson Vidal Gomes

    Não vejo como a ilustre articulista. O PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) nunca teve ideologia. Basta que se diga que nada fez pelos trabalhadores- nem segundo menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 40 anos-. Governou com os maiores juros do mundo e Presidente do Banco Central um banqueiro privado internacional nomeado por Lula. Deu comida para obter votos mas não onde fazer. Somos um "poveco"! É disto que se trata Lula e Bolsonaro. Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      " fazer cocô. Legando-nos 100 milhões sem saneamento e ainda se opondo ao respectivo Marco Legal. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      * fazer cocô.

    3. Gilmar Maghenzani

      contra fatos não há argumentos, dólar a 1,50, inflação baixa, investimentos de fora nas alturas, reservas de dólar a 600 bi, oitava economia do mundo, isso são só algumas

    4. Marcos Benassi

      Nelson, Nelson... Eu tenho algum niilismo na manga, mas guardo-o com muito cuidado, para uso muitíssimo especial.

  13. Nelson Vidal Gomes

    Bolsonaro já acabou politicamente e os minimente lúcidos, sabem disso, mas alguma razão os fazem fingir que não. Como também o tal do "bolsonarismo", a rigor, nunca existiu. Foi antes uma criação do PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) para obscurecer o antipetismo avassalador e talvez seja quem o esteja fazendo agora, para manter a polarização que alimenta Lula, cuja baixa popularidade traz desconforto. Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      * minimamente. Todos já sabem que para os seguidores do templo do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), em grande medida pseudosintelectuais frustrados, amor pelo Brasil é ódio. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Gilmar Maghenzani

      O dia que vc tirar o ódio do coração vc melhora

    3. Gilberto Rosa

      Namastê é o que o bilionário da Folha disser para ser, votou no Aécio, acredita aiiiinda no ministro do Bolsoguedes, o Moro do União Brasil dos corruptos, votou no Bosoguedes, não percebeu Campos Neto e juros, privatizações fraudulentas, gasolina. Agora diz Bolsonaro e Lula são a mesma coisa, tudo do jeitinho que o bilionário parasita de juros dono da Folha quer, concorda com tudo que colocam na Folha, escravo da falta de conhecimento, das manipulações da velhíssima Folha.

    4. Nelson Vidal Gomes

      André. Perceba que você gasta todo o seu pseudocomentário desfazendo o meu, ao invés de sustentar o seu. Logo, quem é que está falando bobagens? Premissa maior, premissa menor e conclusão. Basear as próprias informações no que os outros dizem, sem autonomia de pensamento, dá nisso aí. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    5. André Luiz Coelho Martins

      Nelson, nunca vi tanta boba... num só comentário. Aliás, já vi sim: em 4 anos o Seu Jair da Farofa caindo, já falou (no caso não escreveu, mas vá lá) muitas coisas similares. E, claro, o Seu Ciro, já falou e escreveu várias coisas assim. Sou Cristão Católico e não sei o que é "Namastê". Mas também nem quero saber

  14. Regis MageSOAD

    Um lider? É sério ?

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      André. A tirar pela sua resposta ao meu comentário acima, você se enquadra perfeitamente na classificação que atribui aos outros, até porque, sequer comenta diretamente, se limitando a tentar responder os dos outros, mas nem isso consegue, pelo menos até aqui. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. André Luiz Coelho Martins

      O já quase falecido ex-Presidente bolsonaro (ou futuro detento), jamais foi um Líder político. Um Movimento radical mundial, gestão por uma Direita "Fas" e "Naz", o escolheu para representar a parte do Povo mais simples (ou simplória), que não entende, até os dias se hoje, nada de política. Aliás, que não entende nada de quase nada. Por isso, votou e ainda vota, em pessoas despreparadas, "líderes" caricaturais, inventadas para fazer e falar, o que nenhuma pessoa decente e séria, jamais faria...

  15. GABRIELA CAMPEDELLI

    É sério isso?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nova modalidade de tiro esportivo: é Jornachismo.

  16. Gilberto Rosa

    Soubemos pelo intercept, com provas, que a Folha recebeu dinheiro do Nunes para fazer propaganda positiva, o resto é decorrência. Não sei o que é pior Nunes, Marçal, Bolsonaro ou Kramer, acho que é tudo o mesmo, trabalham para os mesmos bilionários interesses da elite do atraso, juros, privatizações fraudulentas, menos serviços para população. O bilionário golpista, parasita de juros, banqueiro dono da Folha já deixou bem claro, é tudo menos Boulos Lula.

    Responda
    1. Regis MageSOAD

      Pior são os eleitores...

    2. GABRIELA CAMPEDELLI

      É um ghost, joga para a plateia e quer ficar com as atrizes.

    3. GABRIELA CAMPEDELLI

      Rapaz, sabe o tantufaz? Pois é, tantufaz. Boulos e Nunes elegem a mesma elite paulistana golpista. Construção civil e só. Mais vale pensar nos vereadores e é isso ai.

  17. Sergio Makrakis

    Líder em defender a ditadura e elogiar torturador.

    Responda
    1. Sergio Makrakis

      AB AB, quem é você? Não comentei do petê e sim do inelegível .

    2. GABRIELA CAMPEDELLI

      Ah, mas o PT não ficou longe né? O PT só não elogiou o torturador, mas difamou aqueles que salvaram os torturados. Então, pensa bem se o PT é partido que se defenda.

  18. Sérgio Silva

    Maria Kelen e Josefina Liporta também estão no poder há décadas

    Responda
  19. Mauricio de Oliveira e Silva

    Bolsonaro é líder no mundinho da terra plana.

    Responda
  20. Carlos Eduardo Cunha

    Na verdade no Brasil em função de sua história colonial, escravidão, etc o que vale realmente são os velhos coronéis do nordeste e da política. Nosso coronel mor Lula está aí há quanto tempo? Apareceu algum expoente da esquerda nestas décadas. O mesmo vale para o outro lado embora com mais diversidade e participação, onde tivemos Montoro, Covas, Ulisses, FHC, etc e recentemente Bolsonaro, mas sempre um pequeno grupo comandando as coisas. Precisamos renovar.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      precisa procurar saber o que foram os coronéis no passado pq eram ditadores e de direita muito diferente do Lula

    2. Regis MageSOAD

      A começar pela educação com o retorno da disciplina de educação moral e cívica , OSPB e fim da progressão continuada de FHC que Lula 1 havia dito que iria acabar e até hoje...

  21. marco martins

    Nisso o PT e mestre, em por a culpa de tudo nos outros. Dos 34 anos do País após o reinício das eleições diretas, mais da metade foi governo do PT. E eles conseguem sempre fazer algumas pessoas acreditar que eles acabam de chegar. Último exemplo, queimadas. Teve uma época que era tdo culpa do FHC agora é do Bozo e assim por diante.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xará, atirou no que viu e acertou no que não viu: durante longo tempo, muito mais do que o desejável, sofreremos consequências da turma do FHC e, pioradamente, da cccoorja Bozolina.

    2. Gilberto Rosa

      Com Marcos a gente entende como tem gente que vota no Marçal, acha que não é o agro do Bolsonarismo ambiental que incendeia, mas culpa do PT, que nõa se refugia no negacionismo climático. É isto que a velha Kramer gera com suas colunas, escravos da falta de conhecimento.

    3. Paulo Augusto

      Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mínimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.

  22. A A Iuras

    Líder o inelegível? Quem é o líder que está reconstruindo o Brasil?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Líder da Kramer, da Folha, e da elite do atraso.

    2. marco martins

      Ninguém está reconstruindo nada, pelo simples fato de que esse País nunca foi construído de fato. Nem pelo Bolsonaro em 04 anos, nem pelo PT em quase 20 anos no poder e nem pelos militares. Eterna promessa de futuro....

  23. Sam Duart

    Marçal é só a versão de Bolsonaro mais novo e mais inconsequente. De resto ambos tem o mesmo cheiro de esgoto fascista da extrema direita. Não são lideres. Apenas encantadores de muares.

    Responda
  24. Armando Moura

    o receio do bolso naro chama se p c c com o qual há suspeita de ligações da administração de nu nes. Já tem as mili cias do RJ e as indagações com a mor te de marie lle. Tar ci sio não tem brilho propriio e precisa dos kas sabs e coroneis de cidades do interior paulista. Bolsonaro se equilibra numa corda bamba, vai voltar para a margem da política, aonde foi todo o psdb com os vacilos do F HC em descartar a social democracia com os armi nios, ma lans e a melda toda na sua poli tica economica

    Responda
  25. Renato Letizia Garcia

    Avanços sociais e econômicos como a privatização KKKKKKKK O PT se elege após retrocessos sociais e arrochos econômicos, como a reforma da previdência e as reformas trabalhistas.

    Responda
  26. Renato Letizia Garcia

    Avanços sociais e econômicos como a privatização.... KKKKKK O PT se elege após retrocessos sociais e arrochos econômicos que concentram renda e empobrecem a sociedade brasileira como um todo. A reforma da previdência (concebida para "turbinar" a previdência privada da turma do Paulo Guedes) e as reformas trabalhistas é que deram combustível para que o PT fosse eleito para o governo federal!!!!

    Responda
  27. Ivo Broeing

    Não sei quem vai ser o presidente em 26, mas duvido que seja de esquerda, o que tenho certeza que será um tolo ou um perverso, pois o povo sempre elege governantes a sua semelhança

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O problema não é ser de esquerda pq vc já viu como a direita governa, mas é quem virá, se for Lula menos pior pq vai dar sequência e se for outro? quem?

  28. Fabricio Souza

    Dora, já perdeu! Bolsonaro morreu e esqueceram de enterrar. O Marçal, tomou a direita. A pergunta agora é quando vai raspar o tacho. Em breve, estaremos falando de Marcalitos ou Pablianos. Quem viver, verá!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      não seja tão pessimista pq vc viu o que Marçal falou que não se candidata se o Lula sair candidato?, então fica tranquilo

  29. Andre Moraes

    Toda matilha tem líderes; até descobrirem que o líder é um covarde. O problema é quando os membros são zumbis. dai seguem justamente os líderes que que latem muito.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      bolsonarismo

  30. Gaya Becker

    O mil ici ano não tem noção do que está fazendo no mundo. Colocar os pés em duas canoas mostra exatamente a total ausência de conexão entre o tico e o teco. O filho mais novo é quem comanda as cordinhas dele quando está de bom humor...kkk

    Responda
  31. Nilton do Braga

    O bolsonarista é covarde, só faz ruído, mas se acovarda é teme tomar partido de um discurso. É quando o daz, nega que tenha feito.

    Responda
  32. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Dora sinceramente não foi o que assistimos. Paulista lotada e Brasília esvaziada.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      quarenta e cinco mil é lotada? a tá

    2. Gilberto Rosa

      Olha o público que sobrou pra Kramerita. Tadinha da Lis, repetindo a Folha na convocaçõa do miliciano com um eveto sem qualquer relação. A Kramer alimenta o pessoal como o do 8 de janeiro, depois se diz espantada com Marçal. Se Marça fosse para o segundo com Boulos, certamente seria o candidato da Kramer.

    3. Marisa Coan

      ProPauloaraújo. Num mesmo dia seu presidente não conseguiu reunir nem 6 dúzia de gatos pingados e é o atual presidente do Brasil. Lembra de 21 e 22 com Bolso? E se vc acredita nas pesquisas da USP, deve sempre perder o horário do trem. Estava lotada e 45 mil pessoas é produto do pix que devem ter recebido.

    4. marco martins

      Eu tbm vi a vergonha do Lula ao lado do Boles no 1° de maio em Itaquera. 400 pessoas presentes.

    5. Ronaldo Almeida

      Dona Lis, a sua safra já quebrou. O futuro é minguante. O fascismo vai voltar para onde veio: o esgoto.

    6. Paulo Araujo

      Paulista lotada? 45 mil pessoas, no pico. A São Silvestre reune 30 mil correndo, fora quem assiste.

  33. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Ai, como choram as viúvas.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      é só para adular o patrão