Vera Iaconelli > O Brasil está pegando fogo; qual é sua posição? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tadêu Santos

    O LULA 3 NUNCA ATENDERà ÀS "RECOMENDAÇÕES PREVENTIVAS" DA MIN MARINA, é muito teimoso, vaidoso e está se tornando um pequeno burguês das neuras capitalistas da democracia liberal, que passou à adotar com a idade (efeito Biden...) tanto é que suas atuais idéias políticas são de intenso impacto ambiental, em um período em que as fragilidades ecológicas passam a aumentar possibilidades de insegurança em todos sentidos, desde alimentar, saúde, segurança e da sobrevivência da Humanidade!!!

    Responda
  2. Gisele Araujo

    O povo está hiper-incomodado com a fumaceira, Lula precisa ir à televisão, explicar das razões disso, fazer pressão, falar das providências que estão sendo tomadas, especialmente as punitivas, que podem ajudar na contenção dos incendiários. Lula, Marina, eles sabem que o problema se deve muito mais à atuação criminosa de pessoas do que aos eventos climáticos extremos, só não querem bater de frente com os responsáveis.

    Responda
  3. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    EUA, Europa, China, Ãndia, Rússia, Japão, Irã, Alemanha, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Canadá continuam dominando o ranking de emissões globais de CO2. Porém, Estados Unidos e União Europeia permanecem os maiores emissores até hoje considerando o acumulado de emissões, responsáveis pela maior parte do CO2 na atmosfera. Quase todos os países citados descumprem os compromissos sobre o emergência climática assumidos nas COPs.

    Responda
  4. José Cardoso

    A análise tem traços de paranoia. O pano de fundo das queimadas, (que ocorrem em vários países e regiões do mundo, do Canadá à Austrália, passando pela Europa), é o aquecimento global. Não é que as pessoas queiram tocar fogo em nada, mas cada vez que ligam o carro, ou o ar condicionado, estão esquentando o planeta, o que aumenta a probabilidade de incêndios florestais. Quem quer combater os incêndios, use etanol no carro e instale placas solares no telhado de casa.

    Responda
  5. Anete Araujo Guedes

    Está difícil, apesar da urgência, esse posicionamento, quando vejo, além da inércia frente a algo tão grave, o descaso da população com o lixo. Além de não ser reciclado, é descartado nas ruas e avenidas, nos rios, lagos e oceanos, nos campos, florestas e áreas de preservação. Mesmo com todo esse descontrole ambiental, ninguém está percebendo as terríveis e mortíferas consequências das ações e omissões nossas de cada dia.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Eu disse, está difícil e não é impossível.

    2. Anete Araujo Guedes

      Pelo contrário, meu comentário foi mais no sentido de alertar. Podemos contribuir de inúmeras formas.

    3. Luiz Carlos Farias

      Então sentamos e aguardamos o fim ?

  6. Anete Araujo Guedes

    Há longos anos Marina vem falando praticamente sozinha. Deixamos o inelegível desmantelar os órgãos de prevenção e controle, Salles passou, com força e vontade, a boiada, o Congresso composto em sua maioria por reacionários, ignorantes, incapazes, inconsequentes da extrema direita. Um cenário devastador que necessita que Lula tome medidas mais urgentes, radicais e produtivas. Que envolva toda a sociedade nessa luta, em especial o congresso, governadores, prefeitos, agropecuaristas etc

    Responda
  7. Vito Algirdas Sukys

    A terceira edição de Practical Ethics de Peter Singer, tenta responder algumas questões: estou fazendo alguma coisa errada se minha pegada de carbono é maior que a média global? Nossos ancestrais procuravam não fazer mal aos outros. Agora estamos conectados a pessoas em todo o mundo. A descoberta que as atividades humanas estão mudando o clima do planeta trouxe o conhecimento de novas maneiras que podemos causar danos uns aos outros. Ao usar seu carro você emiteCO2 na atmosfera e muda o clima.

    Responda
  8. Glisa C

    A bandeira se tornando preta em cinzas com o lema: "Destruição e impunidade". Não, esse mundo não para pra gente descer.

    Responda
  9. Lisy P F S

    Qual a posição da Marina e do Lula? Hoje está tudo monitoradoor satélite Até agora nada

    Responda
  10. antonio brito

    Tinha posição? Sair correndo na direção contrária o mais rápido possível.

    Responda
  11. Vito Algirdas Sukys

    Alguns pensam nas questões da vida. Qual o sentido da vida? Isso está fora do âmbito da ciência. Mas questões ambientais e climáticas são do âmbito da ciência. Carlos Nobre indica os perigos do aquecimento global para a nossa sobrevivência. Nosso território com60% coberto por fumaça, evidência que pode ser vista pelos satélites que cobrem a região, nos preocupa. Nossa saúde está envolvida e afeta a todos os brasileiros.

    Responda
  12. Gisele Araujo

    1- Em tempo de aquecimento global, as práticas agrícolas precisam mudar, sem manejo do fogo para renovar pastos ou limpar o terreno para o plantio, o que hoje é feito em todo o País, 2- queimar lixo tem que ser proibido, as próprias prefeituras sem mecanismos para se desfazer do lixo das suas cidades fazem isso, 3 - punir severamente quem provoca incêndios anda que involuntariamente ou por ignnnorância.

    Responda
  13. Vitor Gomes de Almeida

    Na verdade tudo está muito confuso, ninguém da classe artística e celebridades se manifestou sobre isso, ninguém revela quem são os presos acusados de incêndio criminoso ,Marina só discursa ,nessa hora trágica é preciso punir severamente quem está envolvido e exigir leis severas para preservar a Amazônia, Pantanal e todas as áreas do Brasil que estão em risco.

    Responda
  14. Adalto Fonseca Júnior

    Produzir e consumir cada vez mais nunca foi nada sequer parecido com norte pra mim. Sobreviver institucionalmente sim e para tanto vamos assimilando o discurso dominante como forma de garantir a boa e velha sobrevivência. Voltando "ao consumir mais" preciso dizer que escolhi desvios menos obsessivos e acho isso bem "normal".

    Responda
  15. Joaquim Rosa

    Hoje plantei mais duas árvores. Amanhã outras e outras. Já tenho um pequeno bosque em meu quintal. Pouco? também acho. Tenho minhas limitações. Em tempo, planto em áreas publicas, ultimamente. Nem sei se é legal. Só espero que vocês não me denunciem.

    Responda
  16. Marenildes Pacheco da Silva

    Estou com muito sono, por isso salvei a coluna para ler posteriormente, mas me estigou a pergunta sobre opinião da fogueira que o brasil se tornou. Minha opinião é que é um ataque orquestrado, já que não conseguiram tomar o poder em 08/01, vão tentar de tudo. Esqueceram da bomba que colocaram num caminhão de combustivel em Brasília na época do atentado em 08/01

    Responda
  17. Regis MageSOAD

    Acompanho os alertas do INPE sobre desmantamento e incêncios desde 2006 e em 2024 podemos ver o quanto isso tem ajudado a sensibilizar eleitores...

    Responda
  18. Gilberto Rosa

    A pesquisadora Luciana Gatti, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), fez um alerta contundente sobre a urgência de ações para conter as queimadas no Brasil. "A gente vê aquele monte de post dizendo que o Brasil ia pegar fogo, dois dias depois o Brasil inteiro pega fogo ao mesmo tempo, coordenado. No estado de São Paulo, tem imagem de satélite mostrando que os incêndios começaram exatamente todos a uma hora. Não tem indício? Me poupa!", afirmou Gatti. Brasil24 sete.

    Responda
  19. Gilberto Rosa

    Lula enfrenta o bolsonarismo ambiental na encruzilhada da catástrofe climática que incendeia o país. Em meio a esse cenário tão angustiante, há que se registrar que o Brasil tem em Lula um presidente que não se refugia no negacionismo climático. Brasil24 sete, falta Folha colocar claramente quem são os responsáveis

    Responda
  20. Paolo Valerio Caporuscio

    A Folha em vez de fazer enquetes infantis deveria ajudar a sociedade cobrando providências do governo pela sua inércia e incompetência.

    Responda
  21. Décio Ceballos

    O Brasil precisa de uma nova agricultura. Com mais verde e regeneração de solos. Infelizmente, existem os irresponsáveis incendiários. Mas o problema tem raízes mais profundas em uma agricultura que precisa mudar. Eu sou produtor de oliveiras, videiras e frutas do mediterrâneo, desenvolvo agricultura orgânica regenerativa. Uma contribuição miúda, mas uma contribuição.

    Responda
  22. GABRIELA CAMPEDELLI

    Deixe-me entender, cinzas estão valendo quanto no mercado para a projeção de crescimento de 2% do PIB?

    Responda
  23. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Cara prof. Vera Iaconelli muito bom seu artigo,mas perante essa vocação da maioria para adepto de Jim Jones acho que nosso futuro será sombrio e seco.

    Responda
  24. Paulo Sales

    A posição do lula é de genuflexao.

    Responda
  25. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Colocar quem esta tacando fogo na csde ia

    Responda
  26. Cláudio Bambirra Machado

    Qq pessoa tem na palma da mão, sem intermediários, acesso à linha do tempo de imagens de satél. do planeta inteiro. Destruimos toda a Amaz. oriental. Pra quê? Pasto extensivo atrasado tipo sec XIX. Únicas áreas preservadas são as reserv. indígenas, ilhas verdes sob constante ataque. VIVAM nossos indígenas: heróis! Pessimismo: vamos destruir tudo! Solução? Fecha TODO o estado do AM e as franjas que restam de floresta. Inclusive estradas. Refloresta td q puder. Acontecerá? Não!

    Responda
  27. Ivan Bastos

    Precisamos de ação: a) mensagens sobre a proibição dos incêndios na TV, rádio e internet; b) força-tarefa para apagar os incêndios (bombeiro, soldados, população civil); reforma da legislação para coibir fortemente novos incêndios.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Legislação deve ser inteligente: a Espanha tinha muitos incêndios, em lugares valorizados para a especulação imobiliária. Promulgaram uma lei, terr queimas aso pode ser vendida/ transacionada depois de 50 anos. Faca-se isso aqui. Ah, mas o Congresso é financiado pelos ogros do agro. Pois é.

  28. Nelson Santos

    Marina está lutando pela preservação há muito tempo. E Lula está dançado na corda bomba tentando equilibrar crescimento econômico e preservação ambiental, sendo que os que pressionam pelo crescimento têm mais força. Acho que ele mesmo prefere mais crescimento com menos preservação do que o contrário, mas entende que esse mais tem limites.

    Responda
  29. jose prado

    Vertical!

    Responda
  30. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Não só o Brasil mas outras nações estão ardendo em chamas, para simplificar podemos dizer que o planeta está febril. De um lado, há pessoas que negam a questão climática com teorias, gráficos e dados, isentando o ser humano de qualquer responsabilidade. De outro, há aquelas que, respaldadas em teorias, gráficos e dados, culpam os humanos de terem exaurido os recursos naturais do planeta, comprometendo o futuro das novas gerações. (1/2)

    Responda
    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Sim, há um colapso climático e a qualidade de vida das próximas gerações está gravemente prejudicada pelas atividades humanas. Contudo, há uma questão mais grave bem pouco debatida: a contaminação por plásticos. Hoje, respiramos, comemos e bebemos microplásticos. Em seus testes, pesquisadores acharam nanoplásticos (5 mm ou menos) no corpo humano, leite materno, placenta e sémen, havendo então riscos associados ao desenvolvimento de câncer, doenças cardíacas e problemas de fertilidade. (2/2)

  31. NACIB HETTI

    Eu quero saber a posição do Lula e da Marina.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.