Por quê? Economês em bom português > Economia como método de análise Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Etimologicamente, economia significa governo da casa em grego. Seria então o que entendemos hoje como administração. O próprio livro do Adam Smith é uma espécie de orientação aos governantes de como gerir as nações de modo a aumentar sua riqueza. Dica: não é aumentando descontroladamente os gastos, nem os impostos, nem protegendo empresas da concorrência externa.

    Responda
  2. VOLNIR PONTES JUNIOR

    Não posso dizer que sou economista, pois nunca paguei - e não pago - o CRE. Sou apenas e tão somente "Bacharel em Ciências Econômicas. Falem bem, falem mal: Economia é um assunto fascinante; sempre foi e sempre será.

    Responda
  3. Alexandre Marcos Pereira

    Um dos maiores problemas desse enfoque macro é o distanciamento cada vez maior entre o ser humano comum e o que realmente importa em sua vida cotidiana. Falar sobre a inflação, arrecadação e o dólar é necessário, mas isso não nos ajuda a entender como o pão, aquele que pegamos na padaria logo de manhã, carrega histórias mais profundas do que o índice de preços ao consumidor pode sugerir. Deveríamos falar mais sobre a economia da padaria, do mercado do bairro, das pequenas trocas de serviços.

    Responda
  4. Jorge André dos Santos Fischer

    Mais matérias como essa e menos economês enfadonho e tendencioso. Excelente!

    Responda
  5. samir ahmad abu laila

    Estudei História e concordo com os seus argumentos… Precisamos debater um pouco mais, antes de provocar com ironias e expor os conhecimentos que muitos não entendem. Você leu todos aqueles livros? Um abraço.

    Responda
  6. Peter Wilhelms

    Parabéns nobre colega. Temos de fazer mais disso.

    Responda
  7. NACIB HETTI

    Eu estudei e sei. Vivo disso.

    Responda
  8. marcos fernando dauner

    Qual a profissão mais antiga do mundo ? Reza a lenda que, muito antes do cirurgião plástico , que tirou a costela de Adão e criou a mulher, o mundo era o caos .

    Responda
  9. Marcelo Magalhães

    A modelagem é uma ferramenta muito poderosa e importante em todas as áreas, a questão é que ela não substitui a intervenção humana, já que ela sempre é reducionista, ou seja, nenhum modelo considera todas as variáveis. Assim, a soma entre as interpretações sistêmicas através dos modelos devem ser debatidas por pessoas que consideram questões não avaliadas. Por exemplo, o Dr. Paulo Guedes gerou um grande superávit primário, ao mesmo tempo parou o país e gerou 33 milhões de pessoas com fome.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Brasil teve 33 milhões de pessoas com fome segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). Quem quiser acreditar em estatísticas produzidas por uma entidade com esse nome deve fazê-lo por sua conta e risco.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.