Opinião > Ataque de Datena a Marçal é péssimo exemplo na política Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mas tentemunhamos que a imprensa acha ótimo, reproduz de todas as formas inimagináveis. Esse editorial é pura hipocrisia. Vemos, lemos, ouvimos, em números absurdos pela imprens. Nunca foi produzido tantas notÃcias, informações e desinformações a respeito, até o papagaio já está repetindo o nome preferido pela imprensa.
Como se apoiar o bolsonarismo, que virou as costas para a pandemia, mas como não se preocupa em privatizar tudo para os amigos, principalmente para os amigos da Faria Lima, não é mau exemplo de polÃtica. As mortes foram o preço a ser pago.
O pano de fundo cÃnico disto tudo é algo alcunhado de liberdade de expressão; é algo grotesco que na lógica seria a consequência sem causa e na biologia o filho sem mãe. Sob este rótulo distorcido pretende-se acobertar crimes variados que vão de golpe de estado a destruição da vida de pessoas.
É essa a liberdade de expressão que tanto defendem os li xos como Marçal e Bolsonaro. Poder falar todos os tipos de absurdos sem serem revidados ou questionados. Não morro de amores pelo Datena, mas pelo menos ele provou que é mais humano que esse esgoto de LaMarçal.
Embora eu não seja um grande entusiasta de Pablo Marçal, acredito que atos violentos nunca são justificáveis. Recentemente, um incidente na Câmara dos Deputados envolveu um parlamentar do PSol agredindo um membro do MBL, alegando defesa a uma pessoa estimada que fora ofendida. Se tais atitudes se tornarem comuns, há o risco de que os debates polÃticos cedam lugar a confrontos fÃsicos.
O debate na TV Cultura, a atitude do Datena, sendo ele mesmo uma pessoa da imprensa, bem como todas as matérias que o culpam pelo ocorrido são fatos que põem em relevo a necessidade de que a grande imprensa pare de flertar com posturas fascistas. Faz muito pouco tempo que acabou o governo que mandava jornalistas calar a boca. Está cedo para esquecer.
Se alguém é vÃtima de crime, tem o direito de se defender, a chamada legÃtima defesa. Todo mundo sabe disso. A rigor, a TV Cultura é responsável por danos morais ao candidato Datena, por ter possibilitado fosse ele agredido e provocado como foi a ponto de necessitar, necessitar mesmo, defender-se usando a força fÃsica.
Um candidato pode acusar o outro de crimes ou vexames passados, mas não pode haver ofensas pessoais diretas. Isso inclui chamá-los por apelidos depreciativos como faz o Marçal. Deveria ser advertido na primeira e expulso do debate na reincidência.
a hipocresia deste editorial é declarada. Pode dizer tudo e sem respeito nenhum e o santo tem que pedir perdão, jamais. o coach merecia mais.
Culpar a vÃtima é péssimo exemplo no jornalismo.
Há alguns meses , a Fo lha tentou alavancar esse Marçal. Só parou quando o inelegÃvel declarou apoio ao Nunes.
Parte da responsabilidade do que está acontecendo na polÃtica atualmente se deve aos senhores. Agora, chegando ao fundo do poço, talvez seja a hora de analisar a postura dos grandes meios de comunicação, repensar as suas práticas e usando do poder que lhes é confiado melhorar o nÃvel do que é publicado sempre.
Agressão é, também, a permissão do TSE em registrar a candidatura de uma pessoa com a extensão de de processos que tem o Marçal. Onde está a ficha suja???
A reação de Datena foi lamentável, e lamentável é a imprensa não ter agido de forma clara e incisiva contra a politica de Pablo Marçal . A imprensa tem elogiado as estratégias eficazes e inteligente dos cortes, mentiras,agressões,etc. A imprensa tem alimentado a serpente. As mentiras, agressões, acusações falsas e falta de ética civilizatória deveria ter sido combatido desde o inÃcio. Mas me parece que a imprensa desinforma aposta na espetacularização e joga a culpa no eleitor desinformado.
Manoel , você tem toda razão, eu deveria ter colocado "polÃtica" entre aspas, não creio que ele tenha qualquer polÃtica.
"Politica" de Marçal???? Qual ????
A polÃtica nossa caminha para pior logo vamos ter tiros
Em Bagé (RS) já houve no domingo.
Está todo mundo denunciado à Defensoria Pública. Não é uma questão da sigla polÃtica ou do direcionamento polÃtico ou da tese direita x esquerda. É questão criminal.
Foi a primeira vez que vi o neoliberalismo ir prá cima do fascismo. Valeu!
Mudem o tÃtulo do editorial para: Pablo Marçal é péssimo exemplo na polÃtica
O Erro foi a Cultura expulsar o Datena do Debate: ele apenas respondeu as agressões verbais. Debate não é local para agredir adversário verbalmente. A Cultura errou ao não cortar o som do microfone. No mais, Leão Serva é um grande jornalista. Lembro-me dele daqui da Folha. Editorialista: errou no edital. Quem é péssimo exemplo para a polÃtica é aquele que agride adversário com palavras , e não apresenta proposta para a cidade.
Sr. Editorialista: péssimo exemplo é o polÃtico, serve para todos, ficar acusando o outro por crime que não cometeu.Péssimo exemplo, sr. Editorialista, é o polÃtico, serve para todos, ficar falando aleivosia do adversário.Péssimo exemplo, Sr. Editorialista,é o polÃtico,serve para todos, ficar em debate como adolescente do ensino fundamental,antigo primário, atacando outro. Péssimo exemplo, Sr. Editorialista,é o polÃtico,serve para todos,desrespeitar o próximo;serve para todos os brasileiros.
Trocar auto intitulado por uma palavra mais condizente. Estão colhendo exatamente o que plantaram.
Marçal é o agressor! Vem pedindo uma cadeirada desde o inÃcio da campanha! Tentou desestabilizar outros candidatos, até chegar no Datena! Marçal conseguiu o que queria - 20 vÃdeos, 100 mil visualizações, manchetes e horas de exposição nos jornais, TVs e redes! Manipulador muito bem sucedido!
É ridÃculo o vitimismo de Pablo Marçal, pois a culpa pelo ocorrido é toda dele. Quem está há vários dias provocando Datena é o candidato do PRTB, que nitidamente queria desestabilizar o rival e conseguiu. De qualquer modo, foi um fato inusitado que trouxe diversão a quem acompanha a corrida para a prefeitura da capital estadual. Oxalá aconteçam outros episódios do gênero e a campanha fique cada vez mais legal.
Na polÃtica profissional por interesse e submissão a coronéis como Lula e Bolsonaro vale tudo. Quem não se lembra das barbaridades e mentiras veiculadas pelo PT quando a candidatura Marina Silva ameaçava seu chefe e agora vemos a mesma atitude replicada pelo Marçal. Tudo pelo poder. Deixam o respeito para lá.
Haja paciência Carlos. Comparar o caso Marina com Marçal ou com o Gabinete do ódio é só para agradar a bolha e tentar defender Marçal. Seus heróis criaram este tipo de polÃtica, e de campanha e agora clamam por liberdade de expressão para continuar este mesmo tipo de campanha. Vai bater palmas para do Val!!!
Esse jornalista, não aguentaria metade das provocações que o Datena sofreu! Fica querendo dar lição de moral, e ainda julg o o candidato pelas desistência das eleições! Não há ilegalidade alguma em desistir da campanha, o povo vota em quem quiser e pronto. Ficou barato pro arregao do marc@l, chama pra briga evai se queixar na polÃcia o machão!
Parabéns Datena, me representou.
Eu achei uma cadeirada republicana e democrática, fim!
Em campanha para a prefeitura, a Marta Suplicy esqueceu seu lado defensor das minorias e atacou Kassab com insinuações homofóbicas. Não só não levou cadeirada como também sua conduta foi avaliada parte do jogo
Se Marta fez isto, eu não me lembrava, ela tem que ser criticada e sua incoerência tem que ser mostrada, isto não deveria ser parte do jogo. Foi a condescendência com isto que nos trouxe até aqui.
A FSP se comporta aqui como o diretor de escola que condena e castiga severamente a vÃtima do bully do pátio, que reagiu, por não ter a civilidade que se espera dos bons alunos; ao bully, apenas repreende por maus modos. O que se tornou este jornal...
Atacar , distorcendo fatos, tentando levar o adversário a lona, ou tirando-o do equilÃbrio, para que reaja erradamente , tem sido prática recorrente. A própria folha e o editor tem usado abundantemente isso contra lula. A falta de escrúpulos virou o normal.
O episódio televisado tendo protagonistas Marçal e Datena é mais um retrato fiel, e triste, e não um mau exemplo. Estão mostrando aquilo que de fato pretendem, mostram o que são, e mostram o que de fato acontece nas casas legislativas, além é claro dos executivos e legislativos. Não deixam dúvidas sobre uma democracia que se mostra utópica, inalcançável e inexistente.
A Folha condena a agressão de Datena, deixa barato a provocação de Marçal e ainda repete a fala absurda do primeiro. Parece gostar do show de horrores dos debates eleitorais, que nunca trazem verdadeira contribuição à democracia.
Marçal não é a consequência é a causa. Se cassar o Datena tem que cassar o Marçal. Datena não teve a frieza necessária para aguentar a malandragem de Marçal, precisam ser punidos com o mesmo peso. Eles não são polÃticos, são oportunistas. PolÃtico precisa ter flexibilidade, resiliência e sangue frio para aguentar impostores, oportunistas e malandros e o principal que é saber ser polÃtico com P maiúsculo: capacidade para debater até a exaustão, sem perder a postura.
Se punirem apenas Datena vão estar dizendo que tudo bem fazer o que Marçal faz. É a folha defendendo a liberdade de agressão verbal.
Tudo que acontece de ruim atualmente na polÃtica tem um único e exclusivo culpado *OS PARTIDOS *escolhendo incapazes,e sem escrúpulos vai alimentando a polÃtica sem vida sem teor. E serve aos dominadores a elite escravocrata que não importa que esteja lá desde que esteja dominado por eles ,pra ter os votos não importa que seja incapaz ou ignorante, mesmo que ele ponha em risco toda sociedade ,está vivendo da pele isto hoje ,nos estamos pagando com nosso meio ambiente os erros do passado recente
Nada mais é que a fácil visÃvel da polÃtica!
Bom exemplo é dado pelo pablito, né não?
A agressão moral dói tanto ou mais que a fÃsica porque destrói a alma, humilha, envergonha. É cruel. Quando é persistente vira tortura psicológica. E sob tortura o ser humano perde o controle.
Agressões morais são bem mais profundas e duradouras que agressões fÃsicas. Ridà culo se incomodarem tanto com a agressão fÃsica que só foi um ato final, depois de todos os limites terem sido ultrapassados. Mentiras e agressões morais sao práticas da extrema direita, onde Nunes e Marçal disputam o apoio embrulhando suas mentiras na bandeira.
Concordo.
A folha é um grande jornal? Mas passa pano pros fascistas, está claro que o moleque do Marçal é responsável por tudo, mas a folha iguala os dois, Datena foi a vÃtima e a folha defende o verdadeiro agressor
A folha , tal qual o gado, tem usado muito essa estratégia de igualar inigualáveis. Qdo faltam argumentos sólidos, confundem as narrativas tentando levar o adversário para o terreno da lama , onde a luta se torna irracional, com vantagens pra quem não raciocina.
No geral, sejamos honesto, as eleições no Brasil são uma lástima. Vejam o Congresso que temos. As câmaras de vereadores são outros horrores. As assembleias estaduais uma tristeza. A ascensão da direita nos leva a coisa desse tipo. A direita sempre foi antidemocrática, anti-eleições. A extrema direita então... É o fundo do poço....
Pois é como diz o editorial Marçal não vai aos debates pra debater até porque não apresentou nenhuma proposta até agora só tumultuou e falou abobrinha mesmo assim ainda está bem nas pesquisas. Diante desse fato vejo que tem muitos paulistanos alienados e não enxergam o traste que é esse Marçal.
Pelo visto a Folha se sentiu bastante ofendida em ver seu candidato ser revidado e posto em seu devido lugar justamente na Faria Lima.
Péssimo exemplo é deixar um notório estelionatário aventar se candidatar para governar a maior cidade do Brasil.
sugiro elegerem o rinoceronte kakareco .
Não é péssimo exemplo não. Inclusive deveria ser protocolar. Vide o quê os escroques fizeram com a Luiza Erundina. Mereciam uma cadeirada. Ninguém tem que aguentar tudo para sempre. Se é cadeirada que estão pedindo que tomem uma bem dada.
Foi longe demais. Foi notÃcia no mundo todo. Pbre Brasil. Hoje alunos pedindo para assistir o debate cenas horrÃveis. Acho que as emissoras tinham que pautar o tema. Ataques não levam a nada.
Acho que já tinha ido longe demais há muito tempo. Tudo que Marçal fez, foi a extremização do padrão fake-news, mentira e agressão. Isto tem sido tratado de forma condescendente e chegou onde chegou. Os alunos já vem sido bombardeados com este tipo de polÃtica que tem sido chamado liberdade de expressão por muitos. Afinal muita gente saiu em defesa dos posts no X.
qual polÃtico já teve, tem ou terá respeito pelo eleitor? aliás, nem o eleitor se respeita, vota no candidato que encontra no chão da ruas antes do acesso à s urnas, isso quando não é comprado antes.
Em tempos de comentários cheios de paixões ideológicas e falta de racionalidade, mais uma vez a Folha se destaca. Parabéns pela temperança e equilÃbrio.
Lembro que este jor nal durante algum tempo deu muito espaço a esse candidato abjeto. Só diminuiu quando o inelegÃvel declarou apoio ao Nunes.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Ataque de Datena a Marçal é péssimo exemplo na política Voltar
Comente este texto