Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Há sem dúvida minorias xenofóbicas e racistas tanto nos EUA como na Europa. Mas não é tudo. Não me convence o argumento da perfeita complementaridade entre empregos "para imigrantes" e para nativos. Aumento de oferta de mão de obra tende a pressionar salários para baixo. Não vejo outro motivo para a classe trabalhadora de países desenvolvidos votar na direita.

    Responda
  2. Andre De Barros Pinto

    Sei o que é ser imigrante, mas não senti na pele o que é ser ilegal, não vim por diáspora, cheguei transferido. Morei em vários lugares e atualmente no Middle West. O que irá passar com essa retórica do Trumpismo é muito pior do que se imagina. Não é só no interior dos EUA. Toda a cadeia produtiva que não requer especialização, depende de alguma forma dos imigrantes, principalmente ilegais, que aceitam qualquer salário e que ao final barateam os preços de serviços e produtos em toda a cadeia pro

    Responda
  3. Valdir Machado

    Muitos não dormem pela fome que passam. Outros não dormem com medo daqueles que passam fome. Assim escreveu o professor Milton Santos, sobre a o globaritarismo econômico.

    Responda
  4. Alexandre Marcos Pereira

    O clima de paranoia e xenofobia, cuidadosamente alimentado por discursos políticos que há muito deixaram de se preocupar com a verdade, transformou o cotidiano de Springfield em uma distopia grotesca. As ruas outrora tranquilas, onde as crianças corriam para o parque e vizinhos conversavam sobre a próxima feira de domingo, agora estão marcadas por olhares desconfiados e portas trancadas com cadeados duplos. O medo, uma sombra invisível, paira sobre a cidade como uma tempestade iminente.

    Responda
  5. NACIB HETTI

    Terrorismo social.

    Responda
  6. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    A única coisa que posso confirmar já que tenho dupla cidadania é que piorou muito a economia. Incontestável. Quem tem imóvel está no prejuízo a dois anos. Supermercados preços altíssimos.

    Responda
  7. Alexandre Pereira

    Procure ilegal no dicionário, manipulador.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Não há pressão sobre migrantes legais, Maria. O problema que os republicanos ressaltam é em relação aos ilegais. O missivista precisa deixar de má-fé. Quanto à imigração, indígena ou não, todos somos imigrantes, e daí? Uma boa parte colonizadores, de perto e de longe, e daí? Isso não altera o fato de que ilegais não deveriam ser permitidos e a gravidade do descaso com as fronteiras. Essa confusão tem nome: Biden-Harris.

    2. Maria Lopes

      Leia novamente. A coluna é clara. Imigrantes legais. A TV americana entrevistou um empresário dono de uma empresa em Springfield que emprega haitianos e faz grandes elogios a todos. Disse ué quisera ter mais como eles. Se vc não é indígena puro sangue, tem antepassados imigrantes.

  8. MARIO LUCIO CAMARGOS

    O renascimento econômico duma região é um tema político. Reveste-se de aspectos técnicos. É um tema para estadistas, não para quem apela para a demonização de trabalhadores imigrantes, ainda mais se valendo da quintessência do bestiário das redes sociais. O admirador de Vladimir Putin está desesperado.

    Responda
    1. MARIO LUCIO CAMARGOS

      O status dos imigrantes haitianos é legal e reconhecido em função da catástrofe no Haiti.

    2. Alexandre Pereira

      Procure ilegal no dicionário, camarada.