Opinião > A 'democracia bolsonariana' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
De novo na "moderadura".
Adoro repetir que deu a louca no establishment com a ascensão de Marçal. Num paÃs que tem cem milhões sem saneamento básico, 33 sem água potável, 6 milhões sem banheiro, 11 milhões de analfabetos de não reconhecer o "ó", 23 milhões convivendo com o crime organizado, é muito cinismo defender esse lado que produziu tudo isso como preferencial a qualquer outro. Talvez verbas publicitárias estejam desse lado.
Saà da "moderadura".
Qualquer povo é melhor do que qualquer governo. Os piores se candidatam. Quantos cientistas temos no parlamento? Pior é o polÃtico esperto, usará a inteligência para melhor esconder a corrupção
Com as redes sociais, talvez a democracia esteja se aproximando mais do que era na Grécia antiga, que só era bonita vista de longe. Platão a via como uma decadência em relação à aristocracia.
São os oportunistas que surgem na disputa eleitoral do nada, sem partido, sem militância polÃtica, sem experiência, propostas e projetos, contra tudo e contra todos. São os que dizem anti-sistema, anti-polÃtica, os que vieram para destruir tudo o que está aÃ, sem nada para colocar no lugar. São os que arrebatam os ressentidos, os desinformados, os desiludidos, os desesperançados, que atestam a decadência ou falência do sistema capitalista/neoliberal, e que partem para o tudo ou nada.
À serÃssima e sempre oportuna colega Anete, meus comprimentos. Embora nem sempre ouvida, presta um servição.
Seu Ricardo, prezadÃssimo, é "Bozocracia", "sistema de desgoverno que se inicia com um cccrrápula no trono, e prossegue contaminando um sem-número de cidadãos, muitos deles desavisados, outros avisadÃssimos, com ideias tortas e autoritárias, permitindo que membros da matilha devorem as instituições (e bens) públicas". Trago essa sócio-sarcásmica definição pra aliviar um 'cadim; também porque, nesse alto nÃvel que o senhor propõe, não dá jogo; o jogo de hoje é de cena, infelizmente.
A “democracia” grega era sustentada pelo braço escravizado, ou seja sempre foi um mito acerca dos privilegiados. A lei, hoje, cumpre esse papel…
Marilza minha cara, também não participavam dessa democracia as mulheres - muito embora eu creia, sem base em estudos só na observação do gênero - que elas deviam ter razoável poder na esfera Ãntima. Acrescente os estranjas, aqueles que não eram "cidadãos", mesmo sendo livres. Não era pouca gente excluÃda, não. Hoje, lei e mercado financeirizado, nossa lógica subjacente à existência, faz o papel de feitor, se você me permite ampliar sua frase.
Na Grécia antiga também existiram os so-fistas, no Brasil moderno temos os sa-fhados, quase todos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > A 'democracia bolsonariana' Voltar
Comente este texto