Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. omar alves abbud

    Olá, Dr. Kelman. Estive na Aneel por quatro anos e meio, antes da sua chegada. De volta ao Senado, produzimos alguns trabalhos sobre o tema desse artigo. Esses trabalhos contêm muita informação a respeito do que vem sendo feito contra a construção de hidrelétricas no Brasil, vide Belo Monte, sem reservatório. Posso disponibilizá-los se for de interesse. Esse assunto merece aprofundamento!

    Responda
  2. Gildasio Fernandes Dantas

    Eu acho que ficar só nesse mantra "Não queimar combustível fóssil" não é suficiente para resolver o problema ambiental. A construção de barragens controla a devastação provocadas pelas cheias ao mesmo tempo ameniza os problemas das secas. Mas neste assunto só um grupo é o dono da verdade.

    Responda
  3. José Cardoso

    Exato. Temos os reservatórios gigantes de Sobradinho no rio São Francisco, e Tucuruí no Tocantins. Falta um para os afluentes mais ocidentais do rio Amazonas como o Madeira. Nuda o clima, devem mudar os conceitos.

    Responda
  4. ADONAY ANTHONY EVANS

    O colunista não usa apenas muita diplomacia com os órgãos ambientais, mas sim muita responsabilidade. Como Engenheiro Agrônomo, com formação em geologia, mas também bioquímica, genética, botânica, zoologia e sociologia, sei quão delicado é o equilíbrio ambiental. Só leigos ou especuladores veem o papel dos órgãos reguladores como danoso. Acrescento que medidas drásticas como juros subsidiados deveriam ser mantidos apenas para produtores com área mínima de reservatórios.

    Responda
    1. Gildasio Fernandes Dantas

      Se não fosse as hidroelétricas construídas no passado, que talvez hoje não fosse aprovado pelos órgãos ambientais, o Brasil não estaria hoje com está excelente matriz energética. Estaríamos queimando carvão ou petróleo para gerar energia.

  5. David Waisman

    O que o colunista afirma com muita diplomacia é que o ambientalismo oficial no Brasil deve abandonar seu preconceito irracional contra grandes reservatórios de hidrelétricas. A população brasileira já foi muito lesada, e continua sendo lesada, por esse preconceito.

    Responda
  6. Matheus Lourenço

    Muito oportuna a coluna! Precisamos debater o tema e buscar soluções urgentemente!!

    Responda