Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcus Büneker

    Caro Torres Freire, me desculpa, mas a UE não pode restringir nossas exportações. Eles podem restringir as importações deles a partir do Brasil. Que não comprem. Qdo será que exportaremos o óleo de soja ao invés do grão? O tecido ou invés do algodão? Qdo será que o Brasil terá um plano estratégico? Saudades do Guedes. O que mesmo essa Tebet está fazendo em Brasília?

    Responda
    1. sérgio dourado

      Desculpe-me, Marcus: mas o Guedes mudou algodão pra tecido; soja pra óleo!?

    2. Paulo Augusto

      Saudade do Guedes ? putz...

    3. Alexandre Avelar

      Qual Guedes? Aquele que disse que seríamos Venezuela em 6 meses e Argentina em ano e meio? Ora, Tenha vergonha na cara.

  2. Eduardo Galvao

    O alimento é o bem mais precioso da humanidade. Será que não existiria algum abençoado que inventasse uma fórmula para o Brasil produzir apenas para consumo interno? O que aconteceria, o Brasil quebraria? Vamos quebrar então com excesso de alimentos a disposição dos Brasileiros. Agradaria todo mundo e nossas florestas seria conservadas. Mas vamos nos armar, exame de esfomeados europeus viriam invadir o Brasil.

    Responda
  3. Gilberto Rosa

    A Folha e seus calunistas vira latas são fogo, literalmente. Atacam o governo e não o bilionário ogro que queima, como agora, de forma coordenada e criminosa. Protegem LIra e os dois terços podres do congresso, que junto com a grande imprensa, estão vendidos ao mega bilionário ogro negócio, que nõa paga impostos ao exportar e depois não paga impostos sobre dividendos aos seus donos, algo único em quase duzentos países no mundo.

    Responda
  4. Alexandre Marcos Pereira

    São velhas práticas disfarçadas de civilidade. Diplomacia e direito, é o que dizem, mas no fundo o que temos são instrumentos de poder. A lei, essa entidade que deveria proteger os fracos e corrigir os desvios, é, na verdade, um jogo de conveniências, movido pelos interesses de poucos, enquanto a maioria dança ao som que não escolheu. É uma análise amarga, mas difícil de contestar. Não precisa ir muito longe na história para encontrar exemplos disso. Vide as regras comerciais impostas a nós.

    Responda
  5. ISAIAS DA SILVA

    E tomara que China e EUA é demais sigam a UE. O agronegócio destruiu o Brasil, colocando em risco 200 milhões para enriquecimento de poucas famílias. Quando nada mais crescer, essas famílias terão dinheiro para o aeroporto e visto na gringa. E você, que defende o agro, vai ficar com o papel de bolo que lhe cabe. E um pedaço de terra em cinzas.

    Responda
    1. José Bueno

      O Presidente Lula sabe a importância que o agronegócio tem para o país e o apoia muito. O nosso agronegócio é que não sabe a inportância que o Lula tem para o Brasil e não o apoia em nada.

    2. ISAIAS DA SILVA

      Opa. Papel de bobo.

  6. fernando garcia de souza

    Europa está cada vez menos relevante no comércio exterior do Brasil . São países protecionistas , com uma população envelhecida

    Responda
    1. fernando garcia de souza

      Continuando.. estagnados economicamente. temos que incentivar comércio com a Ásia que estão com altas taxas de crescimento e comprando nossos produtos sem esses protecionismos exemplos China, Índia, Vietnam , Tailândia , Indonésia , Bangladesh e outros.

  7. Márcio Marques Alves

    Só o título expressa uma sabujice tremenda. É muito cedo para sabermos o que está provocando desequilíbrios climáticos. Sabemos que esta, não é a pior e nem a maior crise climática que vivemos. Sabemos que houveram outras piores no passado. Também podemos dizer que tudo o que o ocorre, não sejam apenas por ações humanas; há outros fatores que estão sendo ignorados por razões meramente econômicas, pois o terrorismo ambiental, visa razões econômicas. As leis europeias são prova disso.

    Responda
  8. ANTONIO MEDEIROS AMORIM

    Gostaria de saber como se plantar ou desenvolver a pecuária sem desmatamento! Ou seja, os europeus que fizeram isso antes, estão pousando de mocinhos!

    Responda
    1. José Bueno

      Se quer saber, pergunte para a nossa grande Ministra Marina, que não é ouvida, sobre tudo o que sabe e propõe sobre desenvolvimento sustentável. pelos nossos toscos e predatórios selvagens agropecuaristas.

    2. José Bueno

      Se quer saber, pergunte para a nossa grande Ministra Marina, que não é ouvida, sobre tudo o que sabe e propõe sobre desenvolvimento sustentável. pelos nossos toscos e predatórios selvagens agropecuaristas.

    3. Roberto Cardoso Santos

      Pecuária intensiva.

  9. Robson J Oliveira

    Os desmatmentos e problemas ambientais comecaram quandos os Europeus pisaram aqui e se ampliou com a sede de ouro e comodities agricolas puxados por companias multinacionais intermediarias que ganham trilhos todo ano .impulsionaram a producao de cana cafe soja e milho em todas as matas brasileiras.. Muita Hipocrisia e malandragem nesta historia

    Responda
  10. mauricio silva

    Não era só passar a boiada????

    Responda
  11. Luciano Napoleão de Souza

    A Foice, bem ao estilo Alexandrino, censurou meu comentário só pq acusei a velha imprensa de ter culpa no cartório. Vergonha.

    Responda
  12. maria eloisa montero miguez

    Se a lei europeia fosse tão hipócrita, agricultores europeus não estariam protestando (Alemanha, França, Espanha) com destruição de alimentos e tratoraços. Se é para por freio na destruição ambiental brasileira que seja por pressão externa, ainda que hipócrita, uma vez que nossas "belas leis" tem encontrado caminhos e descaminhos para saciar a sanha dos que só enxergam seus negócios, seus lucros e seu poder.

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      OLha a ideia de Jerico de quem tem síndrome de vyra latas!

  13. Luís Santiago Málaga

    entre a lei severa e mal feita dos europeus e deixar o ogrobusiness aqui dando as cartas e com toda a moral, estou com os europeus. eles tem a lei e podem aprimorar ela. nós estamos perdendo o que temos e precisamos de ajuda dos estrangeiros para melhorar. sinto muito, mas é a verdade. não é porque os ruralistas são brasileiros que os ambientalistas brasileiros precisam formar com eles

    Responda
  14. Daniel Gonçalves

    Pelo direito de desmatar!

    Responda
    1. Daniel Gonçalves

      Ah, perdão. Eu não fui claro, estava sendo irônico. Eu não acredito no progresso através da destruição do planeta (modelo atual). Estamos do mesmo lado.

    2. José Bueno

      Desmatar sem competência gerencial e responsabilidade social?!

    3. Daniel Gonçalves

      Que coincidência, José, que só tem criminoso lucrando!

    4. José Bueno

      Produzir e ter lucros não precisa ser crime.

  15. José Cardoso

    Como o texto ressalta, há muita coisa produzida em áreas que satisfazem os novos requisitos. As áreas que não satisfazem tem a China, oriente médio, o mundo é grande.

    Responda
  16. Sergio Saraiva

    É o que eu digo: livre comércio no produto dos outros é refresco.

    Responda
  17. João Leite Leite

    Quem destruiu a imagem e a economia do Brasil foram os políticos de esquerda e direita. Uniram políticos e empresários para saquear os cofres públicos. Aumentam seus salários até em 300% e dão R$7,00 de aumento no salario mínimo que está defasado em 500%. Reservam mais de R$50 bilhões do orçamento para comprar apoio e fazer benfeitoria em suas fazendas. A pobreza aumenta mais do que tiririca e eles cada vez mais ricos.

    Responda
    1. Nelson Santos

      Os empresários do agro são isentos?

  18. Luiz Antônio I

    A diferença é que, na Europa já não tem mais o que devastar, aqui ainda tem, pouco mas tem.

    Responda
  19. Newton Broetto

    Vai ser um freio de arrumação num setor que há 500 anos explora e apronta neste país.

    Responda
  20. Amarildo Caetano

    Parte do agro devasta a natureza ,fizerem passar a boiada ,como disse o ministro bozoloide .A fatura chegou.

    Responda
  21. Neucir Valentim

    Um país onde o Agro ajuda a incendiá-lo, a questão é: "quem vãi colocar o guizo no jacaré? O agronegócio não tem escrúpulos. Mesmo perdendo mercado. Um bando fanáticos!

    Responda
  22. Humberto Giovine

    Tanto lá como cá vale a regra do programa de Silvio Santos: "Tudo por dinheiro"!!!

    Responda
  23. max ribas

    Boa notícia. Afinal,a comida vai ficar mais barata aqui dentro. A propósito, proponho que os empréstimos com juros de paí pra filho para o agro sejam estendidos a todas as atividades econômicas. E também que seja revogada a Lei Kandir.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      E junta a isto a isenção de dividendos, ou seja, a empresa não paga imposto ao exportar e o dono não paga imposto ao transferir da empresa para si, parasitagem única no mundo, com esse dinheiro compram a bancada bolsonarista ruralista, e liberaram venenos para nossa mesa.

  24. Luciano Napoleão de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Gilberto Rosa

      Gente, neste caso não são os jornalistas, nem os brasileiros que literalmente queimam a imagem, é o ogro bolsonarista, que agora criminosamente e coordenadamente se juntou para provocar queimadas. Algo que até a Globo está mostrando, mas a Folha do estado de Tarcísio, esconde, vergonhosamente.

  25. Zelis P F

    Brasil nunca teve tão desacreditado. Ministros capengas. Não pode mais culpar o agro tudo registrado.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Esse tal de Lis esteve a um passo do abismo da ignorância e, não satisfeito, seguiu marchando.

    2. Luiz Antônio I

      Por isso o banco Safra faliu?!

    3. Amarildo Caetano

      Capenga é seu mito que nem se reelegeu .

    4. Maria Lopes

      Lis, tenha um pouco de dignidade, poupe-se. Não exiba tanta esqualidez a todo momento.

  26. adenor Dias

    Avisa aos europeus que se eles não tivesse invadido o Brasil no século XVI, toda a floresta estaria intacta nas mãos dos índios.

    Responda
  27. Zelis P F

    Porque não é o Agro.Existe satélite e ninguém é bobo. Vai piorar e muito já que o Agro que sustenta o Brasil perdeu tudo. O nome disso é incompetencia

    Responda
  28. Dionisio DeBarros

    Tenho uma sugestão. Por que não cobrar I5% de impostos sobre as exportações do agro, e destinar essa verba para consertar a devastação causada pelo agro? Se não resolver, que se aumente a alíquota. Já seria um bom começo.

    Responda