Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Juliano Machado

    Com todo o respeito, Gaspari: chegar neste ponto do jornalismo, da vida e do país sendo uma viúva da lava jato é triste demais (tudo bem que pra conferir certa coerência sempre teve a eloquência com que exultou militares -- sobretudo generais).

    Responda
  2. sérgio dourado

    Figura colocar o doutor Enéas ao lado de Tiririca...aí é abusar da ignorância alheia, mesmo, que realmente costuma ir até o "volume morto" do poço.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Conheci a figura de perto. Enéas comparecia ao hospital onde supostamente trabalhava, apenas para assinar o ponto. Era odiado pelos funcionários.

  3. Arnaldo Facciotti

    Desculpe-me Elio mas, comparar Tiririca e Enéias é um erro crasso e grave, são coisas e pessoas que não se comparam , em qualquer situação, o mesmo que comparar JORNALISTA com " juornalista "

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Enéas comparecia apenas para assinar o ponto e não é conhecido no hospital nem pelos mais antigos funcionários da cardiologia. Após um período de licença não- remunerada terminado em novembro de 92, ele faltou ao trabalho 29 dias seguidos

    2. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Sinto te causar decepção, mas o país não sabe até hoje a mínima utilidade pra esses dois.

    3. MARCO ANTONIO PAPINI

      Arnaldo, Tiririca e Dr. Enéias são outsiders da politica, bem como o nobre coach( Jurista) Marçal. A única diferença é a formação intelectual, mas, todos os três não possuem a mínima ideia e competência para exercerem cargos políticos, principalmente do poder executivo.

    4. neli faria

      Leandro: ou qualquer outro politico! O Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos!

    5. Leandro Piva

      Disse o articulista: ganha um archote para produzir uma queimada quem souber das contribuições de Enéas e Tiririca para a vida do país.

    6. Flávio André

      A comparação é perfeita na medida que ambos nada fizeram de útil pro Brasil, como ele bem coloca.

  4. Rogerio Cerqueira

    A considerar cadeiradas, crimes e tantas outras atitudes de políticos na briga pelo poder, só me resta uma única certeza na cabeça : a mamata na política é algo absurdamente bom ! É matar ou morrer para garantir 4 anos ou mais de benesses inimagináveis.

    Responda
    1. neli faria

      Lógico que ué é! Um senador, ou melhor alguém que assume o Senado por pouco tempo tem plano de saúde vitalício! Ex presidente da República tem carro , assessores e segurançaS! Por isso que têm uma longa vida .Viúva de ex presidente tem pensão vitalícia: salário do presidente atual!

  5. NACIB HETTI

    O Brasil não é para principiantes. Eu votei pela primeira vez em 52, na eleição do Getúlio. Igual aos nossos analistas políticos eu também sou um neófito tentando aprender alguma coisa.

    Responda
  6. Frederico de Souza Cruz

    no caso de Cacareco e Enéas não tínhamos as redes e nem um apoio subliminar da grande imprensa normalizando candidatos como Bolsonaro e Marçal. Até a cadeirada a grande imprensa normalizava e mistificava Marçal. Matérias e mais matérias aplaudindo as "espertas" ações eleitorais do coach, que segundo alguns seria capaz até de bater bolsonaro. E alimentou o sonho da direita de se ter um candidato contra Lula. Não me lembro de tanto apoio ao Cacareco ou Enéas. Mas Marçal aparentemente flopou.

    Responda
  7. Alexandre Marcos Pereira

    Os jornais estão cheios de declarações inflamadas, enquanto as redes sociais se transformam em campos de batalha onde simpatizantes e opositores se degladiam com memes, xingamentos e teorias conspiratórias. Cada passo dos candidatos é seguido com lupa, e cada palavra mal colocada vira manchete, alimentando um ciclo incessante de trocas de farpas e frases feitas. Datena e Marçal, tão diferentes na aparência quanto na postura, têm mais em comum do que gostariam de admitir: carisma e populismo.

    Responda
  8. Valter Vicente

    Queira Deus que o voto bizarro seja apenas um protesto como foi com o Cacareco. Acredito mais que, em vez de protesto, há sobreposição de valores entre esses candidatos e seus eleitores.

    Responda
  9. neli faria

    Elio é uma luz de saber.Discordo em relação ao STF. Os ministros do STF eram os mesmos quando anularam o processo do lula, por entenderem que o caso deveria ser processado em Brasília.E quem se verga uma vez, nunca volta a posição normal. E se vergaram no passado ,ao militar, não teriam, após julgado favorável as pretensões do ,então, condenado. E o medo?Cacareco: podia escrever no passado,hoje, os votos vão para quem não merece.Melhor seria dar a nota zero zero!

    Responda
    1. neli faria

      José Antonio, se entendi o que o senhor disse, culpado é após o trânsito em julgado da condenação. Quando não cabe nenhum recurso.Prisão: após a segunda Instância é constitucional. O STF sempre decidiu assim na vigência da Constituição de oitenta e oito. Teve um habeas corpus que mudou o entendimento e agora voltou ao que fora no passado. Se não puder ter prisão, seriam inconstitucionais as prisões: flagrante, preventiva, por alimentos,essa é civil. Nenhum deles foi julgado em definitivo.

    2. José Antônio

      Como você interpretaria o inciso LVII ("ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória") do 5º artigo da Constituição Federal? Não vele consultar um hermeneutólogo ou uma hermeneutóloga com pós-doutorado em hermenêutica, óbvio. De fato, a ''dificílima hermenêutica'' do inciso não é para qualquer um. Não é mesmo? Mas ouvi falar que inciso valeu para umas pessoas de um tal de banco da chuva, um tal de lamaçal e outros.

  10. Rondon De Castro

    O autor está defendendo o voto impresso?

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Como é eloquente e inteligente essa dona Neli.

    2. PAULO EDSON DE NORONHA

      Oi Rondon, não percebi que o ilustre Elio ali defendeu o voto impresso ; creio que isso ele e as pessoas corretas e de bom senso não querem . O que precisamos defender, em todas as eleições, é que haja a IMPRESSÃO DE CADA VOTO DADO, providência diferente e única que permitirá conferir, a posteriori, a real votação havida, o que daria segurança efetiva ás urnas eletronicas, hoje inexistente, só com a divulgação " final " do resultado, possível de ser manipulada por I.A. e etc ...

    3. neli faria

      Para anular, muito melhor. Na última eleição com ele, segundo turno eleição Maluf e Suplicy: saí de alma lavada com o que escrevi.

  11. joao torres

    Queria fazer a Bomba A. + Pagava era outro pra dar plantão no lugar dele ... Excelente pesquisador sim senhor, Um Expert, e que cobrava por seus cursos de Eletro dados com a mesma velocidade que proferia nas inserções da TV.... Meu nome é Enéas 56!!!!!! Morri.

    Responda
  12. Anete Araujo Guedes

    Não é apenas no zoológico que se produzem animais de estimação. Peças pitorescas acabam ganhando relevância momentânea, mas logo se apagam, seja pela falta de peso político ou pela inutilidade. Trata-se de fenômenos, de triste episódios que deixam um rastro amargo de destruição. Assim foi Bolsonaro, filhos e aliados políticos. A prisão de Lula, para atender a uma ameaça do comandante do exército, retirou-o de uma disputa em que se encontrava em 1o lugar. Do antipetismo surgiu o inelegível.

    Responda
  13. Filipe Quintans

    O doutor segue saudoso da Gloriosa e do Golbery.

    Responda
  14. José Cardoso

    Acontece em todo o país, mas com mais frequência em SP. Sobre a vaia teve um daqueles festivais dos anos 60 em que a diversão da plateia era vaiar os artistas. O Datena da vez foi o Sergio Ricardo que quebrou um violão e jogou no público.

    Responda
  15. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Excelente médico e pesquisador

    Responda
    1. Celia Moura

      "Enéas comparecia apenas para assinar o ponto e não é conhecido no hospital nem pelos mais antigos funcionários da cardiologia. Após um período de licença não- remunerada terminado em novembro de 92, ele faltou ao trabalho 29 dias seguidos."

  16. Antonio Augusto Freitas

    .relaxado Tem que parar de passar pano para os eleitores.Tudo eh culpa dos políticos .Ora,se os eleitores se informassem ( na verdade eles sabem e votam mesmo assim )eles não existiriam.Parar com essa das “ vitimas “eleitorais.Mais um pouco eles atiram- se no chão e ficam de bua , bua para não fazer nada e a realidade mudar como eles querem . Sintomático que adorem coachs não precisa trabalhar,em 3 anos vc vai ser multimilionário.Parar de passar pano para vaga bundos que votam nos seus iguais

    Responda
  17. Antonio Augusto Freitas

    Tentamos esquecer estas aber rações todas citadas no texto. Até pq todos sabem e sabiam quem eram . O que precisa eh parar de ter esta indulgência, passar pano , achar o motivo do eleitor fazer isso etc e, este motivo eh sempre culpa dos outros . Não eh. Eh do eleitor mesmo que vota sabendo exatamente o que fazendo . Existem maus políticos? Óbvio. Existem ( bem menos ) bons . Eh soh votar neles . Parar com essa que o eleitor eh “ desiludido “, vitima etc . Eh ( entre outras coisas ) relaxado…..

    Responda
  18. joão moreira

    Um absurdo colocar Tiririca e Eneas no mesmo nível que um perissodáctilo. Se eu fosse um rinoceronte eu reclamava na ouvidoria da FSP.

    Responda
  19. Eduardo Nogueira

    O pouco tempo da campanha eleitoral, reduzido qdo o governo passou a bancar os partidos, facilitou a vida dos bufões, isso associado às redes sociais têm colocado a democracia em crise, não precisamos de menos política, muito pelo contrário precisamos de mais política, mais tempo dedicado a isso nas escolas e meios de comunicação, precisamos formar uma geração q entenda o significado de política, mas isso acabaria com a palhaçada atual... E aí ninguém se interessa.

    Responda
  20. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Existe uns 15 a 20 porcento de eleitores que são da anarquia política, há décadas é assim. Não entendem de políticas públicas, nao se importam com progresso social , na verdade não entendem de quase nada. Para esse grupo o que vale é atrapalhar, atrasar, incendiar. Perdoe Deus , não sabem o que fazem

    Responda
  21. Antonio Rubio

    Caro Elio, admiro muito sua trajetória e análises mas está incorrendo em delito ao prestigiar Pepe e Sininho na campanha, embora sejam mais qualificados que a maioria dos candidatos, rsrs. Paulo Francis ,seu amigo, votaria neles.

    Responda
  22. Roberto Ferreira

    Escriba de alto nível não tinha lado, mas agora ?

    Responda
  23. marcos fernando dauner

    kakareko e tiririka seria uma dupla muito melhor do que esses que SP tem hoje à disposição .

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Puxa, você acaba de sugerir um excelente nome de dupla caipira! Nada de "sertanejo", caipira mesmo, raiz. Vou registrar esse nome e vender seu uso para a melhor oferta: sem sempre ser "coach" é a única forma de ficar rico rapidinho...

  24. Carlos Eduardo Gomes

    Lamentável essa coluna. Desmerece o Dr Cardiologista que tem seus vídeos até hoje reverenciados. Total falta de respeito com alguém que já foi e não pode se defender.

    Responda
    1. Carlos Eduardo Gomes

      Se ele era fascista, o que não acredito, pelo seu comportamento humanitário, então ele é socialista. O Fascismo é resultado de uma divisão no Movimento Socialista Italiano. Voltando ao Dr, ele era nacionalista desenvolvimentista. Jogavam a alcunha de fascista por ele ser rigoroso e não tolerar o erro.

    2. Flávio André

      Não é o único cardiologista que conheço com pensamento fascista. Já foi tarde esse.

    3. Celia Moura

      Cardiologista e absenteísta.

    4. Marcelo Moreira Cunha

      Cardiologista e facista.

    5. joão moreira

      Ótimo como cardoologista, mas um fascista em potencial

  25. MARIO RAMIRO

    O enfoque da matéria é revelador da "campanha" conduzida por este jornal em favor de um nome que é "notícia" todos os dias. Alguém poderá contar quantas menções ao Lamarçal escorrem pelas manchetes desde que o condenado fez sua estreia como candidato.

    Responda
  26. Gaya Becker

    Não teve um macaco q foi eleito? Parece q o nome era Simão. Eu ouvi essa história em algum lugar.

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Ele se elegeu, mas não pode tomar posse porque não tinha gravata.

    2. Luiz Candido Borges

      Foi o macaco Tião, um chipanzé do zoológico do Rio. Foi uma forma explícita de protesto. Entre ele e o Marçal, eu votaria no priminho primata, tranquilamente...

    3. Edison Luciano

      Tião

  27. Luciano Napoleão de Souza

    Para quem é minimamente informado hoje, que sabe distinguir informação de militância de redação, fica fácil entender que quem é Cacareco é a velha imprensa!!

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Napo, vai rezar pro pneu.

    2. Leandro Piva

      Pra velha imprensa, o q importa são os trocados q vc deposita na conta dela pra vir aqui ofende-la em vão...

    3. Luciano Napoleão de Souza

      Humberto, quem escreve besteira por aqui são os "massa de manobra" da esquerda feito vc, que deve ter ganhado a assinatura da Foice para fazer proselitismo esquerdo-pata aqui nos comentários.

    4. Humberto Giovine

      Napoleão. Você dá "palpites" (não são comentários) em quase todas as matérias deste jornal, acusando-o de parcialidade. Na verdade, parcial é você, ao não aceitar o esterco que é esta extrema direita representada por bolsonaro. E quanto a informação, deixe as redes sociais, que é o seu ponto de apoio. Do contrário não escreveria tanta bes@tei#ras!

  28. Luís Cláudio Marchesi

    O rinoceronte nunca disse besteira nem foi a debates. Nem usou a internet para dar golpes em velhinhos. Aquele Cacareco não foi condenado. Prefiro o Cacareco dos anos 60!

    Responda
  29. José Eduardo de Oliveira

    infeliz de um pais que tem políticos como esses. aliás, só tivemos políticos como esses...

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Temos, é que esbanjam recursos públicos, que viram dívida pública.

  30. Carlos Jardim

    Além disso Cacareco era fêmea.

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Dios mio, então era a Cacareca?