Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Chamar o desastre ocorrido em Mariana de crime, só pra ganhar aplausos fáceis, é desonestidade intelectual. Colocar a Vale no mesmo patamar dos incendiários criminosos não faz o menor sentido.

    Responda
  2. José Bernardo

    Magistral! Quisera este artigo tivesse reverberação proporcional à sua qualidade e à gravidade do que retrata!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Assino embaixo. E peço a Zeus que te ôva!

  3. Ivan Bastos

    Não veremos país nenhum. Previsão: falta de água, falta de alimentos, inflação disparada, extremos climáticos. Seremos um Haiti por escolha própria.

    Responda
  4. Fabrício Schweitzer

    O ecocídio passa pelo egocídio, podercídio, capiatalicídio e muita ignorância. Pintaram tudo de cinza....

    Responda
  5. Giovana Madalosso

    Eu sempre leio, Marcos. E já te conheço pelos comentários bem escritos e cheios de humor. Besos!

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Óia, Conrado, cê me iluminou e eu já aconselhei três colegas, que perguntavam sobre bons crimes, na coluna do Ruy Castro: pra enriquecer, vai de crime ambiental; eles, bobinhos, propunham prostituição, tráfico de drogas e alguma outra bobagem insossa. Nádegas, vamo de mata-mato, o futuro taí, bobos.

    Responda
    1. José Bernardo

      Na mesma situação, Marcos: de saída daqui. Há articulistas na FSP que fazem hesitar - Conrado é justamente um destes - mas não dá mais para apoiar e, de algum modo, ainda que indiretamente, financiar a postura editorial adotada ultimamente pelo jornal...

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Sai não Marcão, é isso que querem as potestades! Vamos resistir. Às barricadas de París. Bom, se não der París, pelo menos Praça da Sé ou Belenzinho. Em último e derradeiro caso, empastelamos o pasquim, com o avassalador poder do deboche. Às armas mes enfants!

    3. Marcos Benassi

      Eita, sô, saravá, Axé é pouco. O icl, que descobri ter textos, é minha próxima aposta, junto com meus tradicionais Ggn, do Luis Nassif, e o do Leonardo Sakamoto, que fazem consistentemente um jornalismo decente, há anos. Tô na fase de despedida, sem urgência, mas não dá mais. É muita Únda-molice aqui nessa phôia, pra mim já deu. Meus45anos de leitura de folha ensinaram-me o que procurar, e não é mais aqui. Servição, né não? Hahahahah!

    4. ADONAY ANTHONY EVANS

      Prezado Marcão, Axé pra nois tudo. O Instituto Conhecimento Liberta, tá lançando documentário sobre a nova praga das Bets. Num ano só inundação no Rio Grande, seca e fogo no resto, Musk aflorando do esgoto, Malafaia malafando, pagers e Marçal detonando, Caroline De Toni de tiara de florzinha zombis anistiando, só faltava mesmo a praga de crack das Bets. Agiotas, indignados, quando vão receber a prestação, a moradora do barraco, ao lado de dois barrigudinhos, diz que jogou tudo da pensão.

  7. Carla C Oliveira

    Análise perfeita. De forma geral, o crime compensa no Brasil, mas crime ecológico, é muito mais rentável.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Dedo no'zóio, caríssimo, não há *absolutamente nenhum* reparo a fazer nesse seu excelente arrazoado. Quer dizer, na verdade, há um complemento: jogo online também é uma pppiicaretagem que já se tornou um negocião, e tende ao infinito. Como não incomoda de maneira tão generalizada, só será combatido quando virar catástrofe. De resto, o Bozolóide que queima não consegue entender esse papo de "nexo causal". E os jornalões não são capazes de agir de modo consistente contra a barbárie.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, Carla, essa sençura ainda vai dar pano pra manga... Outra, quer ver? Qualquer coisa em maiúsculas, ainda que seja um acrônimo, mesmo que seja de uma instituição do governo, tipo Ibge, é bloqueado pela burrrice sençurolóide. Parece inacreditável, mas é fato comprovável. Até burrrice a gente tem que deformar pra passar... Não é o Baralho? Hahahahah!

    2. Carla C Oliveira

      Concordo, Marcos. E obrigada pelas dicas outro dia. Eu não sabia da pontuação e dos números.

  9. adenor Dias

    A verdade, é que a produção de alimento, não deveria ser fonte de enriquecimento. No mundo há muita gente querendo enriquecer, e quem já é rico, não para de querer. O sonho de ser bem sucedido está desde um Zé ninguém, até quem já possui recursos para viver três vidas. O fato é, que a natureza que criou esta praga voraz, só ela pode conter.

    Responda
  10. José Antônio

    Professor, estamos lascados. No atual Congresso há mais camisas amarelas do que aqueles 428 de dois mil e dezesseis. Quem dera que o Presidente Lula pudesse contar com 367 companheiros na Câmara e 61 no Senado.

    Responda
  11. ADONAY ANTHONY EVANS

    A História do Brasil não é o Crime Ambiental. Nem precisa ir à Amazônia. Aqui mesmo, na Serra do Mar. . Há uns 40 anos no Paraná, houve grita da Imprensa de que não havia mais florestas. Para apurar a verdade, o Governo do Estado fez levantamento aerofotogramétrico, tecnologia da época em todo o território. Publicado o resultado de que ainda havia sim expressivas reservas na região de Pitanga, na semana seguinte madeireiras já faziam file em acirrada disputa pelo patrimônio encontrado.

    Responda
  12. ADONAY ANTHONY EVANS

    A Causa de preservação do meio ambiente, merece outra campanha como a das Diretas Já. Só que naquela época o entusiasmo da juventude era pelas grandes causas. Hoje a maior parte da juventude se tornou de Extrema Direita. Vai ser difícil.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Óia, compadre, não sei quanto cê tá correto sobre a garotada Bozolóide, não: tem muito moleque com alguma perspectiva mais avançada na cabeça. Agora, não são poucos os que creem mesmo na santidade dos influencers e, portanto, na justa réplica Divina em dar-lhes grana e fama. Mas tem tanto moleque que não vota em réptil mental, meu caro...

  13. Andre Moraes

    Eu já não tenho mais esperanças. Temos uma congresso tomado pela plutocracia agropecuária, que se recusa a trabalhar em uma legislação moderna que possibilite conter os atuais níveis de destruição de nossos biomas; de outro lado, temos ineptos apoiadores do Monstro das Joias e do Meio Ambiente, que ao invés de cobrar posição do congresso e do governo, preferem ficar polarizando com suas infantilidades. Me sinto preso a suicidas com bombas presas a seus corpos querendo explodir tudo.

    Responda
  14. Bruno Sebastião Neto

    Tudo em nome do poder(Tentativa de escapar da ca deia) É evidente que tem a digital do Sr. Bolsonaro e sua turma nesse cataclismo tupiniquim ,suas inúmeras tentativas de desestabilizar o governo e o judiciário fracassaram até agora ,como o desespero bateu, deram uma de " Nero"( vamos quei mar tudo ) Estão mostrando que o saco de ma ldade não tem fundo, e fica a pergunta ? Qual será a próxima mal dade ?

    Responda
  15. Florentino Fernandes Junior

    E o nosso rei dos pedalinhos, ja pode ser chamado de fogocida?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sei não, Florentino. Todavia, aos que proferem bobagens singelas, pode-se pespegar o carimbo de iiiddiota útil. Eu, inútil, vou dançar um carimbó: não tenho filhos, devo morrer antes do fogo cozinhar-nos a todEs, resta bailar.

    2. Marcelo Fernandes

      Não adianta se esconder. Todo bolsonarista tem culpa neste desastre.

  16. Fernando Lima

    Muito bom! A história evolutiva de centenas de milhares de anos da espécie humana mostra que o "desenvolvimento" dela no planeta foi totalmente atrelado ao ecocídio e ao biocídio. Onde o humano chegava, quase todo resto morria ou sumia.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      "Todo o resto", não, Fernando: os neandertais, segundo consta, não sumiram porque chegamos. Até fizeram uns filhotes em comum, porque parece que há um tanto de DNA neandertal em certos grupos étnicos humanos. Claro, a ciência é muito conservadora e, às vezes, procura nos lugares errados: procurasse aqui no Brasil, veria que tem neandertais com leves traços de homo sapiens. Seria uma revolução! Hahahahah!

  17. Hernandez Piras

    Quando a União Europeia e outros mercados tomarem tal desregramento como pretexto para sancionar nossas exportações, então, à esquerda e à direita. surgirá uma torrente inesgotável de patriotas indignados. Mas, há muito tempo que o aviso está dado e tem sido solenemente ignorado.

    Responda
  18. MARIO LUCIO CAMARGOS

    "Premiamos o político que pratica o populismo do pânico e circo. Justamente ele, que se esmera na manutenção do crime para continuar a ser eleito na plataforma de guerra ao crime." Este trecho descreve a biota de crápulas que surfam em ondas de sangue e mantém em pleno vapor a máquina do genocídio brasileiro.

    Responda
    1. MARIO LUCIO CAMARGOS

      Correção. e mantêm em pleno vapor

  19. Aderval Rossetto

    Culpa dos eleitores de direita!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Adenor, creio que a humanidade sobreviverá mais cem anos, resta saber em que condições, mas o Brasil não sobreviverá mais cinquenta, só como descrito no livro "Não Verás País Nenhum".

    2. adenor Dias

      O povo está buscando o suicídio coletivo. Sem querer, as ideias do Reverendo Jin Jones vem aí. Em nome do sucesso, escapa a esperança numa vida futura. Eu já estou velho, não sei se vejo o fim do mundo, mas talvez a humanidade não sobreviva mais cem anos.

    3. Hernandez Piras

      E da hipocrisia da esquerda.

  20. maria eloisa montero miguez

    Excelente retrato de nossa destruidora realidade realizada pelas mãos daqueles que deviam liderar a proteção ambiental, que é proteção da vida. A protecao das riquezas ambientais faria do Brasil um gigante e reduziria drasticamente nossas mazelas, mas a inteligência curta que permeia essa gente nos tornará pequenos e insignificantes.

    Responda
  21. Giovana Madalosso

    Coluna excelente!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, minha cara, se não der para dar risada, eu morro. Antidepressivo segura a onda, reconheço, mas quem é que dialoga com pílula? Aqui, em uns articulistas seletos, dá debate do bom. Inteligência salva! (E bom humor ajuda pacarái.)

    2. Marcos Benassi

      Ai que bom que existe articulista que lê os colegas e bota sua cara por aqui. É um mínimo de gente - na verdade, só você e a Mirian Goldemberg o fazem. Saudações!